Questões de Concurso Sobre diagnósticos em patologia

Foram encontradas 306 questões

Q3301771 Patologia
O mieloma múltiplo é uma neoplasia hematológica de células plasmáticas malignas, caracterizada pela proliferação descontrolada de plasmócitos clonais na medula óssea. Esses plasmócitos anormais produzem grandes quantidades de proteínas monoclonais (imunoglobulinas), levando a complicações como lesões ósseas líticas, hipercalcemia, insuficiência renal e anemia. Uma das características morfológicas observadas em mieloma múltiplo é a presença de células de Mott no esfregaço sanguíneo periférico. Assinale a alternativa que apresenta um linfócito com morfologia característica da célula de Mott.
Alternativas
Q3301328 Patologia
A análise das alterações morfológicas presentes nas lâminas de sangue periférico podem oferecer indícios importantes para o diagnóstico de diversas doenças.

Considerando possíveis alterações observadas em hemogramas e suas características morfológicas, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Pacientes com anemia por deficiência de ferro crônica apresentam hemácias hipocrômicas, poiquilocitose e anisocitose.
( ) Pacientes com anemia megaloblástica apresentam hemácias macrocíticas e neutrófilos plurissegmentados.
( ) A anemia falciforme é uma doença de origem genética que causa alteração na hemoglobina, e se caracteriza por apresentar hemácias em forma de foice.

As afirmativas são, respectivamente, 
Alternativas
Q3296211 Patologia
A análise citológica serve para detectar alterações celulares precoces, auxiliando na prevenção de doenças em diversos tecidos. Assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q3283190 Patologia
O aumento significativo de qual enzima sérica é um dos principais indicadores laboratoriais de rabdomiólise, especialmente utilizado para o diagnóstico precoce desta condição?
Alternativas
Q3280575 Patologia
Na investigação da amiloidose com mutação na molécula de transtirretina, imunofixação sérica e urinária das imunoglobulinas negativas, cintilografia cardíaca com pirofosfato positiva e acometimento renal predominando na região peritubular e intersticial.
Trata-se da
Alternativas
Q3280574 Patologia

Observe as imagens a seguir, referentes a uma biópsia renal:


Imagem associada para resolução da questão


Assinale a alternativa que apresenta corretamente o diagnóstico provável.

Alternativas
Q3279924 Patologia
Paciente masculino, 43 anos, com nódulo de crescimento lento na superfície da amígdala esquerda. A microscopia da lesão demonstrou ser composta por células fusiformes a ovoides dispostas aleatoriamente, com citoplasma eosinofílico pálido e indistinto em um estroma variavelmente colagenoso, misturado com vasos sanguíneos ramificados e hialinizados em forma de chifre de veado.
Diante da descrição exposta, qual o diagnóstico correspondente? 
Alternativas
Q3279922 Patologia
Paciente masculino, 41 anos, com diagnóstico de linfoma difuso de grandes células de cervical tratado há seis anos. Procura o pronto atendimento com dor abdominal intensa e difusa. Realizada laparotomia exploradora, com retirada do apêndice cecal e 40 cm do intestino delgado devido à presença de nódulos na serosa e linfonodos mesentéricos aumentados de tamanho, que foram biopsiados e enviados para análise anatomopatológica. À microscopia, foi observada neoplasia linfoide com infiltração difusa, constituída por células grandes com núcleos pleomórficos e citoplasma. O estudo imuno-histoquímico revelou positividade para CD20, PAX5, CD79a, MUM1, CD30 e P53; BCL6, BCL2, CD10 e ALK negativos, com índice de proliferação celular alto.
Considerando o exposto, qual o provável diagnóstico? 
Alternativas
Q3279920 Patologia
A biópsia endomiocárdica traz informações importantes para o diagnóstico das miocardites e da rejeição nos transplantes de coração.
Com relação à avaliação das biópsias cardíacas, é correto afirmar:
Alternativas
Q3279918 Patologia
O estudo imuno-histoquímico faz parte do diagnóstico morfológico dos linfomas e das leucemias.
Nesse contexto, é correto afirmar: 
Alternativas
Q3279917 Patologia
O linfoma folicular clássico é uma neoplasia maligna de linfócitos B maduros, afeta principalmente linfonodos com envolvimento frequente da medula óssea.
Considerando a informação apresentada, é correto afirmar: 
Alternativas
Q3279913 Patologia
As lesões musculares podem ser causadas por contusões, estiramentos ou lacerações. Mais de 90% de todas as lesões relacionadas ao esporte são contusões ou estiramento. Já as lacerações musculares são as lesões menos frequentes no esporte. A força tênsil exercida sobre o músculo leva a um excessivo estiramento das miofibrilas e, consequentemente, a uma ruptura próxima à junção miotendínea. (Lesão muscular: fisiopatologia, diagnóstico, tratamento e apresentação clínica. Revista Brasileira de Ortopedia, 2011).
Sobre as lesões musculares, assinale a alternativa INCORRETA: 
Alternativas
Q3262724 Patologia
Um paciente de 29 anos chega ao pronto atendimento com lesão ulcerativa indolor na região genital. A sífilis é considerada na hipótese diagnóstica e testes sorológicos foram solicitados para investigação. Sabendo-se que há diferentes abordagens sorológicas para o diagnóstico de sífilis, o método mais comumente utilizado como teste confirmatório para a infecção por Treponema pallidum, quando o teste inicial não treponêmico apresenta resultado reagente, é:
Alternativas
Q3262706 Patologia
Um paciente de 45 anos, com queixas de cansaço extremo, palidez e infecções recorrentes foi submetido a um hemograma, que revelou pancitopenia. A biópsia de medula óssea mostrou hipocelularidade acentuada e ausência de infiltração tumoral. Após investigações adicionais, foram descartadas deficiências nutricionais. O diagnóstico mais provável é:
Alternativas
Q3169469 Patologia

Considerando que, para a emissão de atestado médico, há obrigatoriedade legal de notificação periódica de determinadas patologias, julgue o item a seguir.  


Os casos de dengue devem ser notificados semanalmente, porém, em caso de óbito, a notificação deve ocorrer em até 24 horas.  

Alternativas
Q3169468 Patologia

Considerando que, para a emissão de atestado médico, há obrigatoriedade legal de notificação periódica de determinadas patologias, julgue o item a seguir.  


A periodicidade de notificação do acidente do trabalho com exposição a material biológico é semanal, porém, em caso de acidente grave ou fatal, ela deve ocorrer em até 24 horas.

Alternativas
Q3169433 Patologia

Acerca dos efeitos da radiação do espectro óptico sobre o organismo do trabalhador, julgue o item que se segue. 


A radiação infravermelha penetra a pele em muita profundidade, o que explica as queimaduras decorrentes da exposição ocupacional ao agente.

Alternativas
Q3169432 Patologia

Acerca dos efeitos da radiação do espectro óptico sobre o organismo do trabalhador, julgue o item que se segue. 


Fotoqueratite e fotoconjuntivite são os efeitos imediatos mais típicos da exposição à radiação ultravioleta.

Alternativas
Q3169431 Patologia
        Pedro, com 54 anos de idade, trabalha com análise de processos em um gabinete há 15 anos. Em atendimento no ambulatório de saúde ocupacional, queixa-se de dor na região lombar, que se irradia de forma difusa para membros inferiores. Ele não consegue precisar bem a localização da dor. Informa que o quadro doloroso piora com o decúbito dorsal e durante a noite. Nega outros sintomas. Ao exame clínico, apresenta sinal de Lasègue positivo à esquerda.

Considerando essa situação hipotética, julgue o item subsequente.  


O fato de Pedro apresentar sinal de Lasègue positivo indica que ele não consegue andar com as pontas dos pés.

Alternativas
Q3169424 Patologia
        João, que tem 40 anos de idade e trabalha em um setor administrativo de uma grande empresa há 12 anos, refere ter começado com quadro de falta de ar e tosse crônica nos últimos meses, embora não consiga precisar bem o período de início. O quadro tende a se manifestar com maior intensidade no ambiente de trabalho, mas se mantém também nos finais de semana. Ao exame clínico, apresenta sibilos difusos em ambos os pulmões, sem crepitação nem outros sinais relevantes para o caso. Nega febre associada ao quadro e histórico de asma brônquica. 

Com base nesse caso clínico hipotético, julgue o item a seguir.  


O fato de o quadro de João se manter nos finais de semana afasta o diagnóstico de asma.

Alternativas
Respostas
1: B
2: E
3: A
4: B
5: E
6: E
7: D
8: A
9: D
10: A
11: C
12: E
13: B
14: C
15: C
16: C
17: E
18: C
19: E
20: E