Questões de Concurso Sobre hipóteses diagnósticas em patologia

Foram encontradas 46 questões

Q3280575 Patologia
Na investigação da amiloidose com mutação na molécula de transtirretina, imunofixação sérica e urinária das imunoglobulinas negativas, cintilografia cardíaca com pirofosfato positiva e acometimento renal predominando na região peritubular e intersticial.
Trata-se da
Alternativas
Q3280574 Patologia

Observe as imagens a seguir, referentes a uma biópsia renal:


Imagem associada para resolução da questão


Assinale a alternativa que apresenta corretamente o diagnóstico provável.

Alternativas
Q3279924 Patologia
Paciente masculino, 43 anos, com nódulo de crescimento lento na superfície da amígdala esquerda. A microscopia da lesão demonstrou ser composta por células fusiformes a ovoides dispostas aleatoriamente, com citoplasma eosinofílico pálido e indistinto em um estroma variavelmente colagenoso, misturado com vasos sanguíneos ramificados e hialinizados em forma de chifre de veado.
Diante da descrição exposta, qual o diagnóstico correspondente? 
Alternativas
Q3279922 Patologia
Paciente masculino, 41 anos, com diagnóstico de linfoma difuso de grandes células de cervical tratado há seis anos. Procura o pronto atendimento com dor abdominal intensa e difusa. Realizada laparotomia exploradora, com retirada do apêndice cecal e 40 cm do intestino delgado devido à presença de nódulos na serosa e linfonodos mesentéricos aumentados de tamanho, que foram biopsiados e enviados para análise anatomopatológica. À microscopia, foi observada neoplasia linfoide com infiltração difusa, constituída por células grandes com núcleos pleomórficos e citoplasma. O estudo imuno-histoquímico revelou positividade para CD20, PAX5, CD79a, MUM1, CD30 e P53; BCL6, BCL2, CD10 e ALK negativos, com índice de proliferação celular alto.
Considerando o exposto, qual o provável diagnóstico? 
Alternativas
Q3279921 Patologia
Paciente feminina, 91 anos, com diagnóstico de mieloma múltiplo, sob cuidados paliativos. Mantém hipercalcemia, com quadro de náusea e vômitos esporádicos. Evoluiu com insuficiência respiratória e óbito. Na necrópsia, observou-se pulmões densos, com área acastanhada e friável em base pulmonar direita.
Com base nas informações apresentadas, qual o diagnóstico provável? 
Alternativas
Q3279920 Patologia
A biópsia endomiocárdica traz informações importantes para o diagnóstico das miocardites e da rejeição nos transplantes de coração.
Com relação à avaliação das biópsias cardíacas, é correto afirmar:
Alternativas
Q3279917 Patologia
O linfoma folicular clássico é uma neoplasia maligna de linfócitos B maduros, afeta principalmente linfonodos com envolvimento frequente da medula óssea.
Considerando a informação apresentada, é correto afirmar: 
Alternativas
Q3262706 Patologia
Um paciente de 45 anos, com queixas de cansaço extremo, palidez e infecções recorrentes foi submetido a um hemograma, que revelou pancitopenia. A biópsia de medula óssea mostrou hipocelularidade acentuada e ausência de infiltração tumoral. Após investigações adicionais, foram descartadas deficiências nutricionais. O diagnóstico mais provável é:
Alternativas
Q3262700 Patologia
O diagnóstico molecular das infecções pelos vírus HBV e HCV é uma ferramenta indispensável para confirmar a replicação viral ativa, especialmente em pacientes com sorologia inconclusiva ou para monitorar a carga viral. A técnica mais utilizada é a PCR, que permite detectar e quantificar o DNA do HBV e o RNA do HCV, garantindo maior precisão no diagnóstico e no acompanhamento terapêutico. Um paciente com níveis elevados de transaminases apresenta os seguintes resultados:
- HBsAg: Reagente - Anti-HCV: Reagente
Para esclarecer a infecção ativa, foi solicitado diagnóstico molecular com os seguintes achados:
- HBV DNA: Indetectável - HCV RNA: Detectável
A interpretação correta para o quadro do paciente é:
Alternativas
Q3321079 Patologia
Em relação às massas mediastinais, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q3303517 Patologia
Considere as seguintes informações:

    Neoplasia maligna de glândula salivar composta por uma mistura de células mioepiteliais e células ductais que pode apresentar um arranjo variado. São reconhecidos três principais padrões histopatológicos: cribriforme, tubular e sólido.

    A dor é o achado clínico mais comum e mais importante, ocorrendo ocasionalmente na fase precoce do curso da doença, antes que haja um aumento de volume clinicamente detectável. Um achado característico é a tendência à invasão perineural, que provavelmente corresponde ao achado clínico de dor nesses pacientes. A positividade das reações imuno-histoquímicas para CD43 e c-kit (CD117) é relatada como uma característica útil para o seu diagnóstico.

A descrição é coerente com
Alternativas
Q3303513 Patologia
O tumor benigno mais comum das glândulas salivares maiores e menores, composto de tipos celulares e estroma variados, é o
Alternativas
Q3303392 Patologia
Leia a definição a seguir.

“Tumores malignos, porém com crescimento lento, derivados de células embrionárias remanescentes da notocorda. Podem ocorrer em qualquer parte da coluna vertebral e na base do crânio, mais frequentes na região sacrococcígea. Quando acometem a base do crânio podem causar disfagia”.

O excerto refere-se ao 
Alternativas
Q3272828 Patologia
Dentre as diversas doenças reumáticas, destacamos as lesões periarticulares de causa não traumática como dor na coluna, bursites e tendinites; as síndromes dolorosas localizadas ou generalizadas como a dor miofascial e a fibromialgia; as metabólicas como a gota e a osteoporose; as degenerativas como a osteoartrite; as inflamatórias como as espondiloartrites, artrite reumatoide e artrite psoriásica; as autoimunes como o lúpus eritematoso sistêmico, esclerose sistêmica e doença seca; além das vasculites e doenças raras mais complexas.
A partir das duas afirmações que seguem escolha a opção que traz o melhor diagnóstico respectivamente.
1- Doença autoimune caracterizada pela destruição das glândulas exócrinas, principalmente as glândulas lacrimais e salivares. Os principais sintomas incluem:

• Sensação de boca seca e pegajosa.
• Dificuldade para engolir e falar.
• Fissuras nos lábios e cáries dentárias frequentes.

2- Doença autoimune crônica que pode afetar múltiplos órgãos e sistemas do corpo. Os sintomas podem variar amplamente, mas os mais comuns incluem:

• Fadiga extrema.
• Febre inexplicável.
• Perda de peso não intencional.
Alternativas
Ano: 2024 Banca: IDECAN Órgão: SES-PB Prova: IDECAN - 2024 - SES-PB - Enfermeiro |
Q3252393 Patologia
Leia o seguinte enunciado:

É uma inflamação da córnea, que pode ser provocada por bactérias, fungos, vírus, clamídias, protozoários, drogas (medicação antiviral e antibióticos de amplo espectro ou específicos, antiprotozoários e anti-inflamatórios), avitaminose A, processos imunológicos, lesão do nervo trigêmeo, situações nas quais a córnea não esteja adequadamente umedecida e coberta pelas pálpebras (exoftalmo, ectrópio, trauma de pálpebra, paralisia de Bell) e a exposição a certos agentes químicos e físicos presentes nos ambientes de trabalho.

O enunciado se refere a:
Alternativas
Ano: 2024 Banca: FGV Órgão: SES-MT Prova: FGV - 2024 - SES-MT - Médico Patologista |
Q2475000 Patologia
Paciente masculino, 18 anos, com quadro de derrame pleural a esclarecer. Relata episódios de febre vespertina há 1 mês, astenia e emagrecimento. Foi submetido a biópsia pleural, que demonstrou pleurite crônica granulomatosa (foram observados apenas dois granulomas, ambos sem necrose evidente, amostra escassa).
Com relação ao caso, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Ano: 2022 Banca: IBFC Órgão: EBSERH Prova: IBFC - 2022 - EBSERH - Médico - Patologia |
Q2194476 Patologia
Carcinoma mucinoso do tipo intestinal com expressão imuno-histoquímica positiva para CDX2 e imunonegatividade para PAX8. Com esse perfil imunofenotípico, Assinale a alternativa que apresenta qual é o sítio primário. 
Alternativas
Ano: 2022 Banca: IBFC Órgão: EBSERH Prova: IBFC - 2022 - EBSERH - Médico - Patologia |
Q2194463 Patologia
A biópsia retal, a 2 cm da linha pectínea, é utilizada na investigação de Doença de Hirschsprung. Sobre o assunto exposto, assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Ano: 2022 Banca: IBFC Órgão: EBSERH Prova: IBFC - 2022 - EBSERH - Médico - Patologia |
Q2194460 Patologia
Mulher, 74 anos, com linfonodomegalia e nódulos pulmonares. Enviado linfonodo cervical para exame anatomopatológico. À microscopia, observa-se linfonodo com arquitetura geral alterada às custas de infiltração difusa por linfócitos atípicos de tamanho intermediário e grande, por vezes com células binucleadas, associado a esclerose e infiltrado inflamatório mínimo. Há área com linfócitos pequenos, monótonos, com halo claro ao redor. Assinale a alternativa que apresenta qual o melhor painel imunohistoquímico, com 6 marcadores, para classificação desta neoplasia.
Alternativas
Q2019553 Patologia
Na atualidade, pela simplicidade, baixo custo e rapidez, a Citologia Clínica constitui recurso protocolado como de primeira linha que, trabalhando com competência e experiência, torna-se de alta segurança na colheita e de acerto elevado no diagnóstico.
Em relação à película citológica, é correto afirmar que 
Alternativas
Respostas
1: E
2: E
3: D
4: A
5: E
6: D
7: C
8: C
9: C
10: C
11: C
12: A
13: B
14: C
15: A
16: D
17: E
18: A
19: B
20: A