Questões de Patologia - Patologia Clínica para Concurso

Foram encontradas 175 questões

Q3012067 Patologia
Escolar apresentou quadro febril havia 4 semanas, embora permanecesse em bom estado geral. Nesse período, foi medicado com antibióticos de amplo espectro diferentes em 2 ciclos completos, os quais não lograram êxito em cessar o sintoma febril. No exame físico, foi observado apenas hepatomegalia a 5 cm do rebordo costal direito. O exame de hemograma completo mostrou hemoglobina: 13 g/dL, hematócrito: 40%, leucócitos: 50.000/mm3 , com 60% de eosinófilos.

A partir desse caso clínico, julgue o item que se segue.  

O tratamento consiste na administração de mebendazol ou albendazol. 
Alternativas
Q2697605 Patologia

Existem algumas patologias que podem ser melhor avaliadas com a realização de incidências oblíquas de coluna lombar. No que se refere a uma patologia que pode ser bem avaliada nessas incidências, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Ano: 2024 Banca: FGV Órgão: SES-MT Prova: FGV - 2024 - SES-MT - Médico Patologista |
Q2475010 Patologia
Paciente masculino, 70 anos, exibindo extensa lesão tumoral no fêmur medindo 7,0 cm, envolvendo a cabeça femoral, região intertrocantérica e diáfise. Realizada biópsia por agulha, que demonstrou neoplasia cartilaginosa.
Com relação ao caso, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q2410032 Patologia

Em relação à proteinúrias, analise:


( ) - Os pacientes com teste de tira positivo (para proteínas ou qualquer outro componente) devem ser submetidos ao exame microscópico da urina de rotina;

( )- A tira reagente detecta primariamente albumina;

( ) - As técnicas de precipitação, tais como aquecimento e tiras de ácido sulfossalicílico, detectam apenas algumas proteínas;

( ) - As tiras reagentes são relativamente insensíveis para detecção de microalbuminúria e, sendo assim, um teste de tira reagente geralmente sugere proteinúria em excesso.


Considerando-se (V) como Verdadeiro e (F) como Falso, a SEQUÊNCIA CORRETA das proposições acima é:

Alternativas
Q2277886 Patologia
Homem, 32 anos, internado em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em atual investigação de sangramento ativo em sítios de acessos. Optou-se por realização de tromboelastograma com os seguintes achados:

EXTEM: - Firmeza máxima do coágulo: 30 mm - Tempo de formação do coágulo: 189 seg - Tempo de coagulação: 69 seg
INTEM: - Firmeza máxima do coágulo: 28 mm - Tempo de formação do coágulo: 169 seg
FIBTEM: - Firmeza máxima do coágulo: 18 mm

Qual é o diagnóstico mais provável? 
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: C
4: B
5: C