Questões de Concurso Sobre apicultura em veterinária

Foram encontradas 36 questões

Q3044064 Veterinária
Diante da representatividade que o mel possui no quadro econômico mundial, torna-se fundamental um levantamento ou acompanhamento da sua qualidade. A umidade é o critério de qualidade que influencia a capacidade do mel de se manter estável e livre de fermentação. A umidade máxima permitida é de 
Alternativas
Q2693975 Veterinária

As abelhas da espécie Apis melífera vivem de formas complexas em que as tarefas são repartidas com extrema organização entre os indivíduos, a ponto de alguns cientistas considerarem a colméia um “superorganismo”.

Qual a relação ecológica que representa as Colméias de abelhas?

Alternativas
Q2682320 Veterinária

As colmeias devem entrar no inverno com pólen estocado e, no mínimo, de 8 a 10kg (equivalente a X quadros de ninho) de mel para sua mantença. Na falta, é necessário remanejar quadros com mel excedentes de outras colmeias (Epagri, 2021). Assinale a alternativa CORRETA que corresponde ao valor de X:

Alternativas
Q2583570 Veterinária

A importância das abelhas africanizadas (Apis melífera) no âmbito da saúde relaciona-se ao fato de ser considerada um animal peçonhento. Sua picada pode causar reações alérgicas, cuja gravidade depende da sensibilidade do indivíduo, local e número de ferroadas. Nesse sentido, o que é recomendado como medida preventiva à instalação de uma colmeia?

Alternativas
Q2536038 Veterinária

Julgue o item subsequente. 


Um dos principais desafios na apicultura brasileira é o manejo integrado de doenças e parasitas que afetam as colônias de abelhas, como a varroose (Varroa destructor) e a nosenose (Nosema spp.). Essas doenças podem enfraquecer as colônias, reduzir a produção de mel e aumentar a mortalidade das abelhas jovens, representando uma ameaça significativa para a sustentabilidade econômica e ambiental da atividade apícola. 

Alternativas
Q2536008 Veterinária

Julgue o item subsequente. 


A apicultura no Brasil enfrenta desafios significativos relacionados à sustentabilidade ambiental, como a perda de habitat natural devido ao desmatamento e à expansão agrícola, que impactam diretamente as populações de abelhas e a disponibilidade de recursos florais para a produção de mel. Além disso, as mudanças climáticas, como variações nas condições de temperatura e precipitação, afetam os padrões de floração das plantas e podem comprometer a disponibilidade de néctar e pólen, prejudicando a saúde e o desenvolvimento das colônias de abelhas. 

Alternativas
Q2528287 Veterinária
Para trabalhar com abelhas, é importante que o apicultor esteja bem protegido, a fim de tornar o trabalho mais confortável e seguro, evitando possíveis ferroadas e a morte de muitas abelhas. Para isso, a indumentária do apicultor deve ser constituída por 
Alternativas
Q2528286 Veterinária
As abelhas operárias são responsáveis por todas as tarefas dentro e fora da colmeia. Suas atividades vão obedecer a uma escala de trabalho que, normalmente, está associada à idade do indivíduo. Em épocas de grande atividade no campo, as operárias vivem em torno de 35 dias, embora sua vida média seja de quarenta a sessenta dias. Sendo assim, ao longo de sua vida, a divisão do trabalho de uma abelha operária é:
Alternativas
Q2510892 Veterinária
A apicultura requer materiais e equipamentos especiais para as atividades desenvolvidas no campo, como o preparo e manutenção das colmeias.
O instrumento de metal, que apresenta forma de espátula, utilizado pelo apicultor para auxiliar na abertura da colmeia, além da raspagem da própolis, retirada de traças, entre outros, é chamado
Alternativas
Q2358230 Veterinária
Analise as afirmativas a seguir:
I. As abelhas são animais pertencentes ao Reino Animalia, Filo Arthropoda, Classe Insecta, Ordem Hymenoptera, Superfamília Apoidea, dividida em três Famílias: Apidae, Anthophoridae e Megachilidae, sendo as abelhas produtoras de mel pertencentes à Família Anthophoridae.
II. O corpo da abelha é dividido em cabeça, tórax e abdome, com um esqueleto externo chamado exoesqueleto, constituído de quitina.
Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q2358211 Veterinária
Analise as afirmativas a seguir:
I. As abelhas possuem grande importância no serviço da polinização cruzada, que constitui uma importante adaptação evolutiva das plantas, aumentando o vigor das espécies, possibilitando novas combinações de fatores hereditários e aumentando a produção de frutos e sementes.
II. A maior eficiência das abelhas como polinizadores se dá, tanto pelo seu número na natureza, quanto por sua melhor adaptação às complexas estruturas florais como, por exemplo, peças bucais e corpos adaptados para embeber o néctar das flores e coletar pólen, respectivamente.
III. Na evolução da vida, as abelhas surgiram há cerca de cem milhões de anos, junto com o desenvolvimento das flores. Desde então, esses dois grupos biológicos mantêm intensa relação de parasitismo.
Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q2335613 Veterinária
A criação de abelhas é uma atividade lucrativa e pode ser praticada pelo pequeno produtor rural ou agricultor familiar, com bons resultados. Com relação às vantagens da criação racional de abelhas, avalie as afirmações a seguir.

I.    Para essa atividade, o produtor rural precisar ter uma grande propriedade para sua exploração. II.   Além do mel, as abelhas produzem própolis, cera, que são excelentes polinizadores naturais. III. Não polui e nem destrói o meio ambiente e ainda produz um produto chamado de apitoxina.

É CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q2302055 Veterinária
Considerando-se as doenças que devem ser monitoradas nos apiários do Sul do Brasil, assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE:

A Cria ______________ é uma doença causada pelo fungo Ascosphaera apis e ocorre normalmente em colônias com baixa população de abelhas e em apiários instalados em locais úmidos. Normalmente não causa a morte da colônia, embora possa comprometer sua produtividade. Devido aos sinais de fácil identificação, o diagnóstico pode ser feito por meio da inspeção dos favos, observando a existência dos seguintes sintomas: favos com falhas; opérculos geralmente furados ou com um rasgo na borda; a morte ocorre na fase de pré-pupa ou pupa; não apresenta cheiro pútrido; e a cria morta apresenta coloração de branca a cinza-escuro, com aspecto rígido, seco e mumificado. 
Alternativas
Q2240440 Veterinária
A reação de Fiehe no mel é utilizada para: 
Alternativas
Ano: 2023 Banca: UFPR Órgão: IF-PR Prova: UFPR - 2023 - IF-PR - Zootecnia |
Q2183154 Veterinária
Um dos grandes desafios na produção de abelha-sem-ferrão são os invasores das colônias. Um dos principais invasores caracteriza-se por ser um inseto pequeno e rápido, que deposita seus ovos sobre o pólen estocado nas colônias. Após a eclosão, suas larvas consomem todos os itens proteicos da colmeia, inclusive a cria. Em casos mais severos de infestação, as colmeias podem ser destruídas em poucos dias. O invasor de colmeias de abelha-sem-ferrão a que o texto se refere é o/a:
Alternativas
Q2113954 Veterinária
Produzidos pelas abelhas a partir do néctar das flores, o mel é mais um daqueles alimentos que ganharam status de elixir. Porém, devemos ficar atentos à sua procedência, natureza, pureza e ao selo que certifica a qualidade do produto. O mel contaminado pode representar alto poder destrutivo ao organismo, em especial ao sistema nervoso central podendo levar o indivíduo à morte pelo Clostridium:
Alternativas
Ano: 2022 Banca: UFSM Órgão: UFSM Prova: UFSM - 2022 - UFSM - Zootecnista |
Q2091699 Veterinária
No Brasil, as abelhas Apis mellifera são conhecidas como africanizadas por serem o resultado do cruzamento de abelhas europeias (Ligústica, Carnica, Melífera e Caucasiana) com abelhas africanas (Scutelata). Sobre essas abelhas, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) em cada afirmativa a seguir. 
( ) As abelhas do gênero Apis não realizam pilhagem com frequência, pois, como trabalham até mais tarde, sempre possuem grande reserva de alimento.( ) O zangão nasce de um ovo não fecundado. ( ) A rainha nasce de um ovo fecundado, e a operária, de um ovo não fecundado. ( ) As rainhas armazenam uma quantidade de espermatozoides para as fecundações e, sempre que necessário, fazem voos para realizar novas cópulas e manter o estoque.
A sequência correta é
Alternativas
Ano: 2022 Banca: FEPESE Órgão: UDESC Prova: FEPESE - 2022 - UDESC - Zootecnista |
Q1997741 Veterinária
Assinale a alternativa correta sobre apicultura.
Alternativas
Q1931260 Veterinária

Dos padrões de identidade e qualidade de produtos de abelhas e derivados dispostos no Regulamento da Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal (RIISPOA) do Decreto nº 9.013, de 29 de março de 2017, analise os itens a seguir:


I. __________ é o produto da secreção do sistema glandular cefálico, formado pelas glândulas hipofaringeanas e mandibulares de abelhas operárias, colhida em até setenta e duas horas.


II. __________ é o produto oriundo de substâncias resinosas, gomosas e balsâmicas, colhidas pelas abelhas de brotos, de flores e de exsudatos de plantas, nas quais as abelhas acrescentam secreções salivares, cera e pólen para a elaboração final do produto.


III. __________ é o produto secretado pelas abelhas para formação dos favos nas colmeias, de consistência plástica, de cor amarelada e muito fusível.


Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas. 

Alternativas
Q1814398 Veterinária
A criação de abelhas é uma atividade lucrativa e pode ser praticada pelo pequeno produtor rural ou agricultor familiar, com bons resultados. Para obter sucesso na atividade, o apicultor precisa conhecer vários aspectos da vida das abelhas, bem como os métodos de beneficiamento utilizados para transformar o mel in natura. Nesse sentido, é correto afirmar o seguinte:
Alternativas
Respostas
1: C
2: E
3: A
4: D
5: C
6: C
7: C
8: A
9: B
10: C
11: D
12: C
13: B
14: E
15: D
16: C
17: C
18: A
19: A
20: C