Questões de Concurso
Sobre apicultura em veterinária
Foram encontradas 44 questões
(1) Nosemose. (2) Cria pútrida americana ou loque americana. (3) Cria pútrida europeia ou loque europeia. (4) Varrose.
( ) Atualmente, é uma doença existente em todo o mundo, considerada como impossível de se erradicar, que causa os maiores e mais graves prejuízos para apicultura mundial. É um parasita de abelhas adultas e de suas crias a partir da fase de pré-pupa.
( ) É uma doença causada pela bactéria Gram-positiva Paenibacillus larvae, altamente contagiosa e de difícil tratamento. Por isso, sua ocorrência é de notificação obrigatória e imediata de qualquer caso suspeito, de acordo com as normas sanitárias nacionais vigentes.
( ) É uma doença causada pela bactéria anaeróbica Grampositiva Melissococcus plutonius, que acomete as crias de abelhas A. melífera.
( ) É uma doença causada por fungos, cujos sintomas a campo são diferentes, e o nível de infecção é sazonal.
Julgue o item subsequente, considerando técnicas de monitoramento e diagnóstico de doenças em abelhas.
A acariose é uma doença para a qual o diagnóstico diferencial em campo é muito difícil, visto que o ácaro Tropilaelaps spp. pode ser confundido com o ácaro Varroa destructor que ainda não atingiu a fase adulta; dessa forma, para o diagnóstico correto do agente patogênico da acariose, é importante a identificação morfológica do ácaro ou a análise de PCR em laboratório.
Em relação a métodos de controle de patógenos e parasitas de abelhas, julgue o item que se segue.
O controle de patógenos e parasitas de abelhas deve se restringir tanto à seleção de animais mais resistentes às doenças como à adoção controlada do uso de produtos químicos, que são formas de diminuir o risco de perdas por doenças nos apiários.
Acerca do diagnóstico de doenças de abelhas, julgue o item a seguir.
O diagnóstico de doenças de abelhas pode ser feito sem a necessidade de avaliação do estado de toda a colônia, sendo suficiente, para a obtenção de um diagnóstico preciso, observar somente as abelhas adultas.
Julgue o item a seguir, relativo ao controle de doenças e a infestações relacionadas à produção apícola.
O veneno de abelhas melíferas é considerado uma mercadoria segura em relação à loque americana, independentemente da situação sanitária do país de origem.
Julgue o item a seguir, relativo ao controle de doenças e a infestações relacionadas à produção apícola.
A infecção pelo Paenibacillus larvae ocorre exclusivamente por meio de seus esporos.
( ) Fazer a seleção de abelhas rainhas fora da propriedade ou região, para que ocorra a introdução de um novo material genético para aumentar a produção.
( ) Manter as colônias bem nutridas, com boa quantidade de crias e abelhas em todas as épocas do ano, atentando-se principalmente nas épocas de escassez de floradas e fornecendo, se necessário, alimento energético e proteico.
( ) Ao instalar as caixas, deixá-las levemente inclinadas para trás, a fim de se evitar o acúmulo de água no fundo da caixa.
A importância das abelhas africanizadas (Apis melífera) no âmbito da saúde relaciona-se ao fato de ser considerada um animal peçonhento. Sua picada pode causar reações alérgicas, cuja gravidade depende da sensibilidade do indivíduo, local e número de ferroadas. Nesse sentido, o que é recomendado como medida preventiva à instalação de uma colmeia?
Julgue o item subsequente.
Um dos principais desafios na apicultura brasileira é o
manejo integrado de doenças e parasitas que afetam as
colônias de abelhas, como a varroose (Varroa destructor)
e a nosenose (Nosema spp.). Essas doenças podem
enfraquecer as colônias, reduzir a produção de mel e
aumentar a mortalidade das abelhas jovens,
representando uma ameaça significativa para a
sustentabilidade econômica e ambiental da atividade
apícola.
Julgue o item subsequente.
A apicultura no Brasil enfrenta desafios significativos
relacionados à sustentabilidade ambiental, como a perda
de habitat natural devido ao desmatamento e à expansão
agrícola, que impactam diretamente as populações de
abelhas e a disponibilidade de recursos florais para a
produção de mel. Além disso, as mudanças climáticas,
como variações nas condições de temperatura e
precipitação, afetam os padrões de floração das plantas e
podem comprometer a disponibilidade de néctar e pólen,
prejudicando a saúde e o desenvolvimento das colônias
de abelhas.
O instrumento de metal, que apresenta forma de espátula, utilizado pelo apicultor para auxiliar na abertura da colmeia, além da raspagem da própolis, retirada de traças, entre outros, é chamado
I. As abelhas são animais pertencentes ao Reino Animalia, Filo Arthropoda, Classe Insecta, Ordem Hymenoptera, Superfamília Apoidea, dividida em três Famílias: Apidae, Anthophoridae e Megachilidae, sendo as abelhas produtoras de mel pertencentes à Família Anthophoridae.
II. O corpo da abelha é dividido em cabeça, tórax e abdome, com um esqueleto externo chamado exoesqueleto, constituído de quitina.
Marque a alternativa CORRETA:
I. As abelhas possuem grande importância no serviço da polinização cruzada, que constitui uma importante adaptação evolutiva das plantas, aumentando o vigor das espécies, possibilitando novas combinações de fatores hereditários e aumentando a produção de frutos e sementes.
II. A maior eficiência das abelhas como polinizadores se dá, tanto pelo seu número na natureza, quanto por sua melhor adaptação às complexas estruturas florais como, por exemplo, peças bucais e corpos adaptados para embeber o néctar das flores e coletar pólen, respectivamente.
III. Na evolução da vida, as abelhas surgiram há cerca de cem milhões de anos, junto com o desenvolvimento das flores. Desde então, esses dois grupos biológicos mantêm intensa relação de parasitismo.
Marque a alternativa CORRETA:
I. Para essa atividade, o produtor rural precisar ter uma grande propriedade para sua exploração. II. Além do mel, as abelhas produzem própolis, cera, que são excelentes polinizadores naturais. III. Não polui e nem destrói o meio ambiente e ainda produz um produto chamado de apitoxina.
É CORRETO o que se afirma em:
A Cria ______________ é uma doença causada pelo fungo Ascosphaera apis e ocorre normalmente em colônias com baixa população de abelhas e em apiários instalados em locais úmidos. Normalmente não causa a morte da colônia, embora possa comprometer sua produtividade. Devido aos sinais de fácil identificação, o diagnóstico pode ser feito por meio da inspeção dos favos, observando a existência dos seguintes sintomas: favos com falhas; opérculos geralmente furados ou com um rasgo na borda; a morte ocorre na fase de pré-pupa ou pupa; não apresenta cheiro pútrido; e a cria morta apresenta coloração de branca a cinza-escuro, com aspecto rígido, seco e mumificado.