Questões de Concurso
Comentadas sobre biotério e animais de laboratório em veterinária
Foram encontradas 368 questões
A criação, a manutenção e a utilização de animais em biotérios envolvem processos que vão desde o manejo dos animais até a higienização de materiais e descarte de resíduos. Existem instrumentos que promovem a qualidade e a segurança das atividades na produção ou na pesquisa e asseguram que toda a equipe envolvida nessas atividades realize as tarefas da mesma maneira, a qualquer tempo, evitando-se erros ou possíveis acidentes.
O texto acima refere-se a
Quando fêmeas de camundongo entram em gestação e são expostas a machos de outras linhagens ou a seus feromônios durante as primeiras 24 horas, ocorre uma reabsorção em mais de 50% dos embriões.
Disponível em: <https://static.scielo.org/scielobooks/sfwtj/pdf/andrade9788575413869.pdf>. Acesso em: 15 ago. 2024.
O texto refere-se a qual efeito?
Os filhotes são desmamados aos 40 dias de idade. Deve-se retirar a mãe da gaiola e manter a ninhada por uma semana, evitando mudança brusca de habitat. Na segunda semana após o desmame, separa-se machos e fêmeas agrupando-os com outras ninhadas que tenham o mesmo tamanho.
Disponível em: <https://static.scielo.org/scielobooks/sfwtj/pdf/andrade9788575413869.pdf>. Acesso em: 15 ago. 2024.
O texto refere-se a qual espécie?
A Erlichiose Monocítica Canima (EMC) é uma doença transmitida pelo carrapato da espécie Rhipicephalus sanguineus, altamente adaptado ao ambiente urbano. Com o advento da biologia molecular, o diagnóstico da EMC ficou mais seguro e preciso. No entanto, o controle da infestação de carrapatos é algo necessário, pois a alta densidade e prevalência deste poderão vir a causar aumento na incidência de Erlichiose, Babesiose e Febre Maculosa, como antropozoonoses emergentes. São produtos utilizados para o combate do carrapato no ambiente:
Em relação às serpentes peçonhentas brasileiras, avalie se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas a seguir:
I - Toda serpente peçonhenta brasileira possui fosseta loreal.
II - As jararacas são responsáveis por, aproximadamente, 80% dos acidentes ofídicos no Brasil.
III - As jararacas são ovíparas.
As afirmativas I, II e III são, respectivamente:
Em um biotério de serpentes peçonhentas os EPIs mais utilizados são:
Os principais fatores abióticos que podem interferir na criação de animais de laboratório, silvestres e exóticos em cativeiro são: