Questões de Concurso Sobre caprinocultura em veterinária

Foram encontradas 94 questões

Q3123254 Veterinária
Do ponto de vista da saúde pública, o leite ocupa lugar de destaque em nutrição humana. O controle higiênico-sanitário dos rebanhos e da ordenha é fundamental para garantir a composição ideal do leite e reduzir o risco de transmissão de agentes de doença.

Com relação à inspeção da qualidade e / ou ao controle da produção do leite e / ou à distribuição do leite ao consumidor, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3117610 Veterinária
O manejo reprodutivo de ovinos é um dos pilares para o sucesso na produção de carne e leite. Em uma propriedade rural, o produtor relatou baixos índices de natalidade, falhas na cobertura e aumento nos intervalos entre partos. Durante a inspeção, foi identificado que os carneiros estavam apresentando diminuição na libido, perda de peso e lesões nos cascos, enquanto as fêmeas mostravam anestro prolongado. Além disso, o pasto utilizado como base alimentar apresentava sinais de degradação e baixa disponibilidade de nutrientes. Com base no caso descrito, qual seria a estratégia mais adequada para melhorar os índices reprodutivos dos ovinos na propriedade? 
Alternativas
Q3112080 Veterinária
Para os caprinos e ovinos, a vacinação contra às Clostridioses, deve seguir a seguinte recomendação: 
Alternativas
Q3074870 Veterinária
A avaliação parasitológica de fezes é fundamental no monitoramento sanitário de rebanhos caprinos. Sobre a coleta adequada de amostras fecais nessa espécie, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q3034542 Veterinária
O sistema de criação ou sistema de produção de ovinos ou caprinos depende de quatro elementos essenciais: pessoas envolvidas, animais, recursos naturais disponíveis e recursos tecnológicos empregados, que devem funcionar em perfeito equilíbrio. Basicamente esses sistemas variam em três tipos. Aquele que demanda o uso de manejos específicos e acompanhamento dos animais em menor intervalo de tempo, que tem como objetivo a maior produtividade  por animal ou maior produção por área, por meio da melhor utilização de recursos tecnológicos, além de possuir todas as ações muito bem planejadas, visto que os custos de produção são superiores aos demais, tratase do:
Alternativas
Q3029042 Veterinária
Considere a seguinte história clínica e achados anatomopatológicos:

Caprino, fêmea, três anos de idade, gestante, desenvolveu quadro clínico de isolamento, desorientação, cegueira, depressão, resistência para andar e, quando o fazia, era em círculo, pressionava a cabeça contra obstáculos, tremores musculares, salivação, desvio da cabeça, prostração em decúbito e morte. O curso da doença foi de cinco dias. À necropsia, encontrou-se atrofia parcial das gorduras subepicárdicas, discreto aumento do líquido pericárdico, torácico e peritoneal; o fígado encontravase amarelado. A microscopia revelou: vacuolização dos hepatócitos difusamente e vacuolização do epitélio tubular.

O quadro apresentado é compatível com diagnóstico de:
Alternativas
Q3022851 Veterinária
Um caprino em fase final de gestação e com uma gestação simples entrou subitamente em decúbito permanente e foi trazido ao Hospital Veterinário. Segundo o proprietário, a alimentação do animal era composta por forragens nativas e restos de frutas de mercado. Durante exame clínico, não foram identificadas alterações no comportamento do animal, e ele mantinha o apetite. No exame do sistema nervoso, as alterações observadas foram hiporreflexia nos membros anteriores e posteriores e paralisia flácida. No hemograma, não foram identificadas alterações significativas, e a urinálise demonstrou presença de corpos cetônicos. Com base na anamnese e sintomatologia apresentada, quais enfermidades deveriam ser consideradas no diagnóstico presuntivo? 
Alternativas
Q3022828 Veterinária
Em relação à intoxicação por cobre, assinale a alternativa incorreta
Alternativas
Q2791283 Veterinária

O Nordeste concentra a maior parte do rebanho brasileiro de ovinos e caprinos. É CORRETO afirmar sobre as espécies:

I) As duas espécies (caprina e ovina) possuem raças com aptidão para produzir carne ou leite.

II) O tempo de gestação das duas espécies é de aproximadamente 150 dias

III) O intervalo entre partos é de aproximadamente de 10 meses.

IV) É extremamente raro gestações gemelares nas duas espécies.

Assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Q2688696 Veterinária
A Artrite Encefalite Caprina, conhecida mundialmente como “CAE”, é uma enfermidade multissistêmica crônica sendo importante para a caprinocultura brasileira, pois acarreta perdas consideradas neste setor, devido ao descarte de animais soropositivos e perdas de produtividade. Assinale a alternativa CORRETA a respeito da CAE.
Alternativas
Q2688372 Veterinária

É importante que o produtor esteja familiarizado com o comportamento de caprinos e ovinos, para que possa reconhecer, imediatamente, qualquer alteração de saúde nos animais. Caprino e ovino saudáveis apresentam

I. vivacidade e altivez.

II. apetite normal (come, com prazer, alimentos de boa qualidade).

III. pelos lisos e brilhantes.

IV. tristeza e isolamento do rebanho.

V. ruminação presente.

VI. urina de coloração escura, vermelha e com cheiro “diferente”.

Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.

Alternativas
Q2682319 Veterinária

Logo após o nascimento do cabrito, a fonte de alimento é o colostro, que deve ser ingerido o mais rápido possível, já que a imunidade transmitida por ele diminui progressivamente com o passar do tempo (SENAR, 2020). É CORRETO afirmar que recomenda-se que seja ingerida, pelo cabrito, a quantidade equivalente a:

Alternativas
Q2623285 Veterinária
A artrite encefalite caprina (CAEV) é uma enfermidade viral crônica de evolução lenta com sinais clínicos variados. Em animais jovens, a encefalomielite é o principal quadro clínico. Já em animais adultos, observa-se o aumento de volume das articulações, principalmente do carpo, pneumonia intersticial crônica e mamites severas com perda de peso progressiva e diminuição da produção leiteira. Em relação ao agente etiológico desta enfermidade, marque a alternativa CORRETA: 
Alternativas
Q2586095 Veterinária

São consideradas raças de caprinos, selecionadas para a produção de leite, EXCETO:

Alternativas
Q2563982 Veterinária
As enfermidades, muitas vezes, refletem manifestações clínicas diretamente relacionadas às particularidades anatomofisiológicas das diferentes espécies animais. Assim, considerando a anatomia do trato urinário de carneiros e bodes, em qual sítio anatômico é esperado o acúmulo de urólitos seguido de obstrução?
Alternativas
Q2528296 Veterinária
A cunicultura é uma atividade agropecuária relacionada à criação racional de coelhos, de forma produtiva e econômica, que oferece aos produtores a oportunidade de aproveitar o animal quase por completo (carne, pele e dejetos), além de poder utilizá-lo como animais de companhia. Avalie, a seguir, as afirmativas sobre a cunicultura.
I. O período de gestação das coelhas varia de 29 a 35 dias, com duração média 30 dias. II. Para a cobertura, o coelho deve ser levado até a fêmea. III. Em dietas para coelhos, exige-se um baixo teor de fibra. IV. Os coelhos pertencentes à raça Belier, possuem orelhas caídas e pode atingir até 60 cm de comprimento.
Das afirmativas, estão corretas
Alternativas
Q2528293 Veterinária
Entre os principais entraves para que a caprinovinocultura se torne autossustentável e comercialmente viável, destacam-se os problemas parasitários, causados, principalmente, por nematoides gastrintestinais. Os principais nematoides gastrintestinais encontrados nesses pequenos ruminantes são representados pelos gêneros
Alternativas
Q2528292 Veterinária
Entre os parasitas que acometem os caprinos e ovinos, destaca-se o Haemonchus contortus. Causador da hemoncose, é uma parasitose de distribuição cosmopolita cuja ocorrência regional varia em função do clima, da raça dos animais e do manejo, que gera lesões hemorrágicas, fator que resulta em perdas na produção ou morte. Dessa forma, é um parasito hematófago, que se localiza no
Alternativas
Q2527930 Veterinária
Ovinos e caprinos afetados por linfadenite caseosa exibem abscessos próximos a linfonodos periféricos (forma externa). Os abscessos também podem se formar em linfonodos internos ou órgãos (forma interna). Qual dos seguintes é o agente causador da linfadenite caseosa de ovinos e caprinos? 
Alternativas
Q2485223 Veterinária
A artrite-encefalite dos caprinos (também conhecida por CAE) é caracterizada como uma enfermidade ___________. Entre as principais manifestações clínicas descritas estão a ___________ nos animais adultos e ___________ nos cabritos. 
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: D
4: A
5: D
6: D
7: A
8: A
9: A
10: A
11: E
12: A
13: B
14: C
15: B
16: C
17: D
18: A
19: B
20: C