Questões de Concurso
Sobre clínica cirúrgica e anestesiologia dos animais exóticos em veterinária
Foram encontradas 49 questões
I. As afecções oftálmicas encontradas nos equinos possuem diferentes etiologias e patogenias, as quais comprometem em graus variados sua visão.
II. A conjuntivite é a alteração mais encontrada nos olhos dos equinos por estar associada com várias outras enfermidades.
III. Para a recuperação do animal, o tratamento não dependerá: do agente etiológico, da estrutura acometida, da gravidade da lesão, da evolução do caso e do temperamento do animal.
Marque a alternativa CORRETA:
A anestesia de répteis é conhecida por apresentar múltiplos desafios. A classe reptilia é representada por animais de diferentes tamanhos, comportamentos e fisiologias.
Sobre as características do sistema respiratório dos quelônios, indique a opção correta.
Julgue o item subsequente.
A anestesia inalatória é sempre a melhor opção para
animais de todas as espécies e tamanhos, pois é mais
segura e eficaz do que a anestesia intravenosa.
Ao longo do tempo, a anestesiologia tem proporcionado à medicina veterinária melhores condições para o domínio da farmacodinâmica e da farmacocinética de substâncias anestésicas e de aparelhos anestésicos.
No que se refere a definições aplicadas à anestesiologia, assinale a opção correta.
Considerando-se os conceitos adotados para os fins do Decreto nº 9.013/2017, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(1) Desinfecção.
(2) Higienização.
(3) Limpeza.
(_) Procedimento que consiste na execução de duas etapas distintas: limpeza e sanitização.
(_) Procedimento que consiste na eliminação de agentes infecciosos por meio de tratamentos físicos ou agentes químicos.
(_) Remoção física de resíduos orgânicos, inorgânicos ou de outro material indesejável das superfícies das instalações, dos equipamentos e dos utensílios.
I. A lidocaína em infusão contínua na dosagem de 15 a 30 mcg/kg/minuto pode contribuir para analgesia visceral e aumentar a motilidade gastrointestinal em cães, tornando-se uma escolha apropriada em situações de gastroenterites complicadas por íleo.
II. A metadona pode promover analgesia visceral e é considerada melhor escolha que a morfina pelo menor risco de causar êmese em cães com gastroenterites.
III. O butorfanol promove potente analgesia visceral e é indicado em combinação com a morfina ou com a metadona em casos de cães com gastroenterites e dor abdominal intensa.
Está CORRETO o que se afirma em:
1. Sutura em Jaquetão. 2. Sutura em “X” ou Sultan. 3. Sutura de Mayo. 4. Sutura de Halsted.

1. Sutura de Parker-Kerr. 2. Sutura Festonada ou de Reverdin. 3. Sutura de Cushing. 4. Sutura de sapateiro ou de Vachetta.
( ) É uma modificação da sutura contínua simples. Pode ser utilizada em pele, fáscia muscular, vesícula urinária e estômago. Esse tipo de sutura é empregado quando se tem necessidade de tornar a sutura mais firme, com mais resistência. ( ) Esse tipo de sutura é muito utilizado para conter hemorragias em órgãos ocos. É um tipo de sutura compressiva, evitando assim o sangramento. Utilizada em órgãos parenquimatosos como o baço. ( ) Este padrão de sutura trabalha apenas a seromuscular das vísceras, portanto não oferece muito risco de contaminação. Pode ser utilizada em associação com outra sutura, sendo o seu segundo plano. Quando ela é feita em dois planos, é um tipo de sutura invaginante. Pode ser utilizada em estômago e vesícula urinária. ( ) É uma sutura utilizada em dois planos, sendo o primeiro plano confeccionado com um padrão de Cushing aplicado sobre uma pinça de hemostasia. Após o término, a pinça é retirada lentamente e o fio tracionado. As bordas se invertem e, em seguida, fazse uma sutura de Lambert contínua. É utilizada em coto uterino.