Questões de Concurso
Sobre clínica cirúrgica e anestesiologia em veterinária
Foram encontradas 634 questões
A classificação de unidades e serviços na área médico-veterinária depende da complexidade dos procedimentos realizados e do porte dos animais atendidos. Acerca do assunto, marque V, para as afirmativas verdadeiras, e F, para as falsas:
(__)Estabelecimentos médico-veterinários são definidos como unidades onde se realizam quaisquer tipos de intervenção médico-veterinária.
(__)Animais de estimação de pequeno porte incluem cães, gatos, aves e répteis, quando considerados animais de companhia.
(__)Procedimentos ambulatoriais envolvem intervenções de média complexidade que exigem anestesia geral.
(__)Procedimentos como curativos, coletas e fluidoterapia são considerados ambulatoriais apenas quando realizados sem anestesia geral.
A sequência está correta em:
Acerca dos primeiros socorros em animais, julgue o item a seguir.
Em situações de sangramento, é essencial aplicar pressão na área do ferimento, utilizando-se panos limpos, para conter a perda de sangue.
Nos surtos epidêmicos de fonte propagada, a transmissão da doença ocorre de um indivíduo a outro por via respiratória, anal, oral, genital ou por vetores. Os principais fatores que determinam a propagação desse tipo de epidemia são:
I. O tipo de patógeno envolvido.
II. O número de indivíduos suscetíveis.
III. As principais fontes de propagação.
IV. As potenciais fontes de infecção.
Está CORRETO o que se afirma:
I - Dor aguda é o resultado de um evento traumático, cirúrgico, médico ou infeccioso que começa abruptamente e tem uma duração esperada em relação à sua gravidade. Pode normalmente ser aliviada através da escolha correta de medicamentos analgésicos, mais comumente opioides, agentes antiinflamatórios não esteroidais (AINEs) e técnicas de anestesia local.
II - Dor neuropática é uma dor que surge em consequência direta de uma lesão ou doença do sistema somatossensorial. É um fenômeno mal adaptativo que envolve atividade sensorial ectópica espontânea aberrante, neuroplasticidade, sensibilização periférica e central, modulação inibitória endógena prejudicada e ativação da glia, entre outros.
III - Hiperalgesia é uma condição em que estímulos que normalmente não provocariam dor, são percebidos como dolorosos.
IV - São exemplos de analgésicos opioides agonistas μ (mu): morfina, meperidina, metadona, fentanil, remifentanil e nalbufina.
V - Medicamentos adjuvantes não são considerados analgésicos “isoladamente”, mas podem ser incorporados em um protocolo de manejo da dor em conjunto com opioides, AINEs e anestésicos locais, ou como substituto, quando há contraindicação a uma das classes de analgésicos citados.
É CORRETO concluir o que se afirma em

I - Possui odor agradável, sendo o agente de eleição para indução por máscara.
II - É o fármaco que atualmente apresenta a indução e recuperação anestésica mais rápidas.
III - Alto risco de nefrotoxicidade. IV - Não sensibiliza o miocárdio à ação de catecolaminas.
V - Dentre os halogenados atuais, possui o melhor custo-benefício, sendo o agente mais utilizado na rotina clínica veterinária.
É CORRETO concluir o que se afirma em:
I - Pressão de vapor determina a tendência de as moléculas na superfície de um líquido passarem para o estado gasoso. Quanto maior a pressão de vapor, mais volátil é a substância.
II - A pressão de vapor varia com a temperatura. Quanto menor a temperatura, mais alta ela será.
III - Os anestésicos inalatórios com um coeficiente de solubilidade sangue: gás elevado, são mais solúveis no sangue e, consequentemente demoram mais para atingir o equilíbrio da pressão parcial entre o gás alveolar e o sangue arterial. Por este motivo, a mudança do plano de anestesia, eliminação e recuperação ocorrem mais lentamente.
É CORRETO concluir o que se afirma em:
I - A duração da imobilização produzida pela tiletamina é mais prolongada que a da cetamina;
II - Em gatos, devido à curta duração de ação do benzodiazepínico, a tiletamina, pode promover excitação e hipertonia muscular durante a recuperação da anestesia.
III - Em gatos, a maioria da cetamina administrada é biotransformada no fígado, e somente pequena amostra é excretada via renal, sem ser biotransformada.
É CORRETO concluir o que se afirma em: