Questões de Concurso
Sobre clínica médica para pequenos animais em veterinária
Foram encontradas 865 questões
Situação-problema:
"Um gato macho, cinco anos, apresenta histórico de apatia, anorexia e perda de peso progressiva. Os exames laboratoriais indicaram hematócrito de 18% (ref.: 30-45%), reticulócitos diminuídos, creatinina sérica de 4,2 mg/dL (ref.: 0,8-2,4 mg/dL) e densidade urinária de 1.015 (ref.: >1.035). O animal é atendido em uma região endêmica para leptospirose."
Situação-problema:
"Um felino de 3 anos, 4 kg, foi atropelado e apresenta hemotórax confirmado por ultrassonografia torácica. Os sinais clínicos incluem dispneia severa, frequência respiratória de 60 movimentos por minuto e mucosas cianóticas. Qual seria a conduta inicial mais indicada?"
( ) No hipotireoidismo, são comuns achados de anemia e hipercolesterolemia.
( ) O teste de supressão de dexametasona em dose baixa é um exame diagnóstico para o hiperadrenocorticismo.
( ) Deficiência de hormônios sexuais não causa manifestações dermatológicas compatíveis com alopecia endócrina.
( ) A alopecia X é um diagnóstico diferencial de alopecia endócrina, principalmente em raças como Lulu da Pomerânia.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
I. Aumento na secreção de muco do trato respiratório.
II. Redução do diâmetro das vias aéreas periféricas devido ao edema da mucosa.
III. Redução do diâmetro das vias aéreas periféricas devido à broncoconstrição.
Quais estão corretos?
I. A insulina, secretada pelas células β do pâncreas, reduz a concentração de glicose no sangue ao promover sua absorção nas células e inibir a produção hepática.
II. A hipoglicemia pode ocorrer em caninos e felinos com hiperadrenocorticismo, uma condição que resulta na insuficiência hormonal e, consequentemente, em hipoglicemia leve.
III. Exercício intenso, como em cães de caça, pode causar hipoglicemia devido à alta demanda de glicose pelos músculos, levando a sinais de fraqueza e desorientação.
IV. O xilitol, um adoçante em produtos sem açúcar, pode induzir hipoglicemia grave em cães ao provocar uma liberação excessiva de insulina, resultando em letargia e até convulsões.
V. A hipoglicemia juvenil, comum em filhotes de raças pequenas com menos de 6 meses, é frequentemente desencadeada por estresse, diarreia ou jejum, e está associada a estoques inadequados de glicogênio e proteína, além de níveis inapropriados de enzimas hepáticas que afetam a gliconeogênese.
( ) A agenesia renal é caracterizada pela ausência completa de um ou ambos os rins, sendo uma condição rara e geralmente compatível com a vida, mesmo quando bilateral.
( ) Na aplasia renal unilateral, o rim contralateral geralmente apresenta hipertrofia compensatória para suprir a ausência funcional do órgão afetado.
( ) A hipoplasia renal é uma condição rara em que há desenvolvimento incompleto do rim, com menor número de néfrons e lóbulos, podendo ser confundida com atrofia secundária a doenças renais crônicas.
( ) Os cistos renais podem ser de origem congênita ou adquirida, sendo os solitários mais comuns nos suínos, bovinos e cães, enquanto os rins policísticos são frequentemente observados em gatos da raça Persa.
( ) Na ectopia renal, o rim está fora da posição sublombar normal, sendo mais frequente em suínos, podendo resultar em complicações como hidronefrose e infecção urinária devido ao posicionamento incorreto do ureter.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Foi atendido um cão, 6 anos de idade, com início agudo de claudicação em membro pélvico esquerdo, sem histórico prévio de trauma. Durante o exame clínico-ortopédico, foi possível diagnosticar ruptura do ligamento cruzado cranial no membro acometido.
O diagnóstico da ruptura do ligamento cruzado cranial é dado por quais testes?