Questões de Concurso Sobre clinica médica para suínos em veterinária

Foram encontradas 157 questões

Ano: 2016 Banca: IF-RS Órgão: IF-RS Prova: IF-RS - 2016 - IF-RS - Médico Veterinário |
Q2737738 Veterinária

Assinale a alternativa INCORRETA sobre Diarreia pós desmame em suínos:

Alternativas
Ano: 2016 Banca: IF-RS Órgão: IF-RS Prova: IF-RS - 2016 - IF-RS - Médico Veterinário |
Q2737737 Veterinária

Assinale a alternativa CORRETA sobre Pneumonia enzoótica dos suínos:

Alternativas
Ano: 2016 Banca: IF-RS Órgão: IF-RS Prova: IF-RS - 2016 - IF-RS - Médico Veterinário |
Q2737720 Veterinária

O produtor de uma granja de suínos chamou o Médico Veterinário para realização de um atendimento clínico. Na anamnese relatada pelo proprietário, de um lote de suínos com aproximadamente 10 semanas de idade, aproximadamente 50% começaram a apresentar sinais de incoordenação motora dos membros posteriores, com dificuldades em se levantar e, alguns casos, precedidos de diarreia. Tal fato foi observado após o desmame, com formação de novo lote, com mistura de leitões de mais de uma leitegada na mesma baia e mudança na alimentação. O técnico observou, no exame clínico, edema de pálpebras e da face. Devido à morte súbita ocorrida em dois animais, realizou-se a necropsia de ambos. Observou-se edema de parede gástrica e do mesocolon, excesso de liquido pleural, peritoneal, pericárdico e palidez dos músculos esqueléticos. Com essas informações, qual o patógeno envolvido?

Alternativas
Q2690396 Veterinária

A peste suína clássica é uma doença altamente contagiosa, que na forma aguda se caracteriza por quadros hemorrágicos severos, elevada morbidade e mortalidade. Sobre essa doença assinale a opção correta:

Alternativas
Q2668491 Veterinária

A Peste Suína Clássica é uma patologia altamente contagiosa que acomete suínos domésticos e asselvajados, causada por um vírus RNA que pertence à família Flaviviridae.


Assinale a alternativa que corresponde corretamente aos principais sinais clínicos observados nos animais acometidos por essa doença.

Alternativas
Q2551581 Veterinária
Assinale a alternativa correta. Em suínos, há uma das patologias entéricas mais importantes no recém-nascido e é observada principalmente em leitões de 1 a 7 dias de vida. As lesões concentram-se, essencialmente, no intestino grosso. O edema do meso-cólon é também uma lesão macroscópica clássica, embora alguns autores afirmem que não é patognomônica. O exame histopatológico dos animais afetados, por sua vez, revela uma colite ulcerativa fibrinopurulenta multifocal ou localmente extensa. Qual o agente etiológico dessa enfermidade?
Alternativas
Q2408701 Veterinária

Assinale a alternativa correta. As alterações macroscópicas que melhor se relacionam com a ocorrência de infecções do Clostridium difficile na necropsia de leitões são:

Alternativas
Q2355665 Veterinária
Analise as afirmativas a seguir:
I. O aumento da longevidade dos cães refletiu diretamente na frequência da identificação de afecções cardíacas que apresentam sinais clínicos como dispneia, cianose, tosse seca e síncope.
II. A estratégia fundamental no tratamento de cardiopatias, não é o controle pressórico através do bloqueio do sistema renina-angiotensina-aldosterona.
Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q2335849 Veterinária
Na suinocultura moderna, o aumento da velocidade de crescimento dos animais levou à necessidade de suplementação de ferro nos leitões até o terceiro dia de vida, para evitar o desenvolvimento da anemia ferropriva. Essa suplementação justifica-se pelo fato de que o leitão:
Alternativas
Q2335848 Veterinária
Na produção de suínos, o flushing é um recurso amplamente utilizado. O flushing consiste em: 
Alternativas
Q2333246 Veterinária
A Doença de Aujeszky possui uma ampla variedade de hospedeiro, sendo os suínos e javalis os únicos hospedeiros naturais do(a):
Alternativas
Q2303151 Veterinária
Os vermes pulmonares dos suínos estão representados por várias espécies de parasitas do gênero Metastrongylus, localizando-se mais precisamente nos brônquios e bronquíolos, que, uma vez afetados, tornam-se obstruídos, interferindo na respiração normal. As lesões pulmonares são, em geral, restritas às extremidades caudais dos bordos diafragmáticos do pulmão. Considerando que, em algumas fases da vida, as larvas desse parasita necessitam de hospedeiro intermediário, assinale a alternativa que indica esse hospedeiro.
Alternativas
Q2302448 Veterinária
Considerando-se as glândulas mamárias dos suínos, assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE:

As glândulas mamárias nos suínos estão distribuídas em duas fileiras paralelas ao longo da porção _________ do corpo e se estendem da região _________ até a região _________. As tetas situadas na área caudal são geralmente ____________, e as craniais são as que _________ produzem leite.
Alternativas
Q2302445 Veterinária
Sobre o colostro nas diferentes espécies, analisar os itens abaixo:

I. Nos caninos, a IgM predomina no colostro e no leite.
II. Em suínos e equinos, a IgG predomina no colostro, mas sua concentração cai rapidamente durante a lactação; assim, há predominância de IgA no leite.
III. Nos ruminantes, a IgG é a imunoglobulina predominante tanto no leite quanto no colostro.

Está(ão) CORRETO(S):
Alternativas
Q2298091 Veterinária
A insensibilização dos suínos pode ser realizada das seguintes maneiras, EXCETO:
Alternativas
Q2298090 Veterinária
Um suíno com erisipela, que apresenta lesão de pele discreta e localizada, sem comprometimento de órgão ou da carcaça, após remoção da área atingida, deve ser:
Alternativas
Ano: 2023 Banca: FAU Órgão: UNIOESTE Prova: FAU - 2023 - UNIOESTE - Médico Veterinário |
Q2251096 Veterinária
Assinale a alternativa correta. Das enfermidades abaixo qual não é considerada uma zoonose na espécie suína?
Alternativas
Q2238870 Veterinária
Acerca do complexo teníase-cisticercose, importante zoonose causada pelo cestódeo em diferentes fases de vida, assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Q2238861 Veterinária
A hepatose dietética dos suínos é uma doença que se origina de falha na alimentação desses animais. Assinale a alternativa que apresenta corretamente os nutrientes envolvidos nessa afecção. 
Alternativas
Q2231679 Veterinária
A bactéria Pasteurella multocida (Pm) é considerada um importante microrganismo que faz parte da microbiota residente no trato respiratório dos suínos. Até o momento, foram identificados cinco sorotipos capsulares (A, B, D, E e F) e 16 sorotipos somáticos. O sorotipo A, objeto da pesquisa da Embrapa, é um dos mais encontrados em lesões pneumônicas em suínos. No Rio Grande do Sul, por exemplo, em suínos de abate com lesões de pneumonia e pleurite, o índice é de 43%. Em Santa Catarina, o número fica em 51,3%, em lesões responsáveis por desvio de carcaças pelo serviço de inspeção sanitária (Embrapa, 2023).
Sobre a pasteurolose suína, podemos afirmar que: 
Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: C
4: A
5: C
6: A
7: E
8: B
9: B
10: C
11: A
12: B
13: C
14: D
15: C
16: D
17: E
18: C
19: B
20: D