Questões de Concurso Comentadas sobre clinica médica para suínos em veterinária

Foram encontradas 148 questões

Ano: 2024 Banca: UFSM Órgão: UFSM Prova: UFSM - 2024 - UFSM - Médico Veterinário |
Q3114563 Veterinária
A erisipela é uma doença bacteriana infectocontagiosa do tipo hemorrágica, caracterizada por lesões cutâneas, cardíacas, septicemia e por causar aborto, infectando uma grande variedade de aves, peixes e mamíferos, dentre eles os suínos.
Sobre essa enfermidade, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Ano: 2024 Banca: UFSM Órgão: UFSM Prova: UFSM - 2024 - UFSM - Médico Veterinário |
Q3114549 Veterinária
A Pneumonia Enzooótica (PE) é uma das enfermidades respiratórias de maior ocorrência em suínos, sendo motivo de grande preocupação para a suinocultura ao redor do planeta. A PE ocorre, principalmente, em animais nas fases de crescimento e terminação, gerando prejuízos devido à condenação de carcaças, ao aumento do uso de medicações e à diminuição do desempenho produtivo de suínos.

Sobre essa enfermidade, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) em cada afirmativa a seguir.

( ) A PE apresenta como agente etiológico a bactéria Pasteurella multocida, que pode ou não estar associada a outros microrganismos.
( ) Dentre os fatores predisponentes para a ocorrência da enfermidade, podemos listar a falta de higiene, a alta lotação animal e a realização de vazios sanitários entre os lotes.
( ) A enfermidade é caracterizada por elevada morbidade, porém com baixa mortalidade, com sinais clínicos de tosse crônica e o atraso de crescimento do suíno.

A sequência correta é
Alternativas
Q2551581 Veterinária
Assinale a alternativa correta. Em suínos, há uma das patologias entéricas mais importantes no recém-nascido e é observada principalmente em leitões de 1 a 7 dias de vida. As lesões concentram-se, essencialmente, no intestino grosso. O edema do meso-cólon é também uma lesão macroscópica clássica, embora alguns autores afirmem que não é patognomônica. O exame histopatológico dos animais afetados, por sua vez, revela uma colite ulcerativa fibrinopurulenta multifocal ou localmente extensa. Qual o agente etiológico dessa enfermidade?
Alternativas
Q2355665 Veterinária
Analise as afirmativas a seguir:
I. O aumento da longevidade dos cães refletiu diretamente na frequência da identificação de afecções cardíacas que apresentam sinais clínicos como dispneia, cianose, tosse seca e síncope.
II. A estratégia fundamental no tratamento de cardiopatias, não é o controle pressórico através do bloqueio do sistema renina-angiotensina-aldosterona.
Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q2335849 Veterinária
Na suinocultura moderna, o aumento da velocidade de crescimento dos animais levou à necessidade de suplementação de ferro nos leitões até o terceiro dia de vida, para evitar o desenvolvimento da anemia ferropriva. Essa suplementação justifica-se pelo fato de que o leitão:
Alternativas
Q2335848 Veterinária
Na produção de suínos, o flushing é um recurso amplamente utilizado. O flushing consiste em: 
Alternativas
Q2333246 Veterinária
A Doença de Aujeszky possui uma ampla variedade de hospedeiro, sendo os suínos e javalis os únicos hospedeiros naturais do(a):
Alternativas
Q2303151 Veterinária
Os vermes pulmonares dos suínos estão representados por várias espécies de parasitas do gênero Metastrongylus, localizando-se mais precisamente nos brônquios e bronquíolos, que, uma vez afetados, tornam-se obstruídos, interferindo na respiração normal. As lesões pulmonares são, em geral, restritas às extremidades caudais dos bordos diafragmáticos do pulmão. Considerando que, em algumas fases da vida, as larvas desse parasita necessitam de hospedeiro intermediário, assinale a alternativa que indica esse hospedeiro.
Alternativas
Q2302448 Veterinária
Considerando-se as glândulas mamárias dos suínos, assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE:

As glândulas mamárias nos suínos estão distribuídas em duas fileiras paralelas ao longo da porção _________ do corpo e se estendem da região _________ até a região _________. As tetas situadas na área caudal são geralmente ____________, e as craniais são as que _________ produzem leite.
Alternativas
Q2302445 Veterinária
Sobre o colostro nas diferentes espécies, analisar os itens abaixo:

I. Nos caninos, a IgM predomina no colostro e no leite.
II. Em suínos e equinos, a IgG predomina no colostro, mas sua concentração cai rapidamente durante a lactação; assim, há predominância de IgA no leite.
III. Nos ruminantes, a IgG é a imunoglobulina predominante tanto no leite quanto no colostro.

Está(ão) CORRETO(S):
Alternativas
Q2298091 Veterinária
A insensibilização dos suínos pode ser realizada das seguintes maneiras, EXCETO:
Alternativas
Q2298090 Veterinária
Um suíno com erisipela, que apresenta lesão de pele discreta e localizada, sem comprometimento de órgão ou da carcaça, após remoção da área atingida, deve ser:
Alternativas
Q2238861 Veterinária
A hepatose dietética dos suínos é uma doença que se origina de falha na alimentação desses animais. Assinale a alternativa que apresenta corretamente os nutrientes envolvidos nessa afecção. 
Alternativas
Q2231679 Veterinária
A bactéria Pasteurella multocida (Pm) é considerada um importante microrganismo que faz parte da microbiota residente no trato respiratório dos suínos. Até o momento, foram identificados cinco sorotipos capsulares (A, B, D, E e F) e 16 sorotipos somáticos. O sorotipo A, objeto da pesquisa da Embrapa, é um dos mais encontrados em lesões pneumônicas em suínos. No Rio Grande do Sul, por exemplo, em suínos de abate com lesões de pneumonia e pleurite, o índice é de 43%. Em Santa Catarina, o número fica em 51,3%, em lesões responsáveis por desvio de carcaças pelo serviço de inspeção sanitária (Embrapa, 2023).
Sobre a pasteurolose suína, podemos afirmar que: 
Alternativas
Q2231670 Veterinária
O carbúnculo hemático, é causado por uma bactéria anaeróbica e gram-positiva, sendo considerada uma zoonose que ataca principalmente bovinos, ovinos e eqüinos causando uma septicemia rapidamente mortal, não sendo em alguns casos possível o tratamento, pois um dos primeiros sintomas cursa com a morte do animal infectado. Podemos afirmar sobre essa patologia:
Fonte: http://faef.revista.inf.br/imagens_arquivos/arquivos_ destaque/xcnEgwSWEHnk5RO_2013-5-29-10-51-49.pdf
Alternativas
Q2227936 Veterinária
A ocorrência de enterite hemorrágica causada por uma bactéria do gênero Clostridium em bezerros, potros, leitões e cordeiros neonatos é mundial. Em outras espécies, inclusive em humanos e raramente em aves, o microrganismo também pode causar enterite necrótica. Trata-se do:
Alternativas
Q2186282 Veterinária
As glândulas genitais acessórias situam-se na extensão da parte pélvica da uretra. Sua presença varia entre as espécies e pode incluir algumas das seguintes: Ampola do ducto deferente; Glândula vesicular; Próstata e Glândula bulbouretral. Um animal que possui o conjunto completo são os:
Alternativas
Q2172040 Veterinária
O criptorquidismo pode ocorrer em várias espécies de animais, porém é mais frequente nos suínos e equinos, com elevada frequência em cavalos da raça Quarto de Milha e também em pôneis. Assinale a alternativa correta sobre o significado do termo criptorquidismo. 
Alternativas
Q2100278 Veterinária
Considere o trecho a seguir sobre a escala de coma de Glasgow modificada aplicável durante a determinação de prognóstico neurológico após um traumatismo cranioencefálico.
A escala de coma de Glasgow modificada fornece ao clínico uma ferramenta objetiva para classificar o paciente na admissão e monitorar a resposta ao tratamento. A escala incorpora três domínios: ________________; _________________; e _________________.
Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.  
Alternativas
Q2082536 Veterinária

Sobre a família Tingidae, atente-se aos itens:


I - Parasitam principalmente suínos, cães e o homem. Têm tórax com segmentos fusionados.

II - Os insetos mais conhecidos dessa família são vulgarmente chamados de bicho-de-pé (Tunga penetrans).

III – da importância veterinária do inseto Tunga penetrans, sabe-se que são pulgas semipenetrantes, cujas fêmeas, após a cópula, ficam com a cabeça e o tórax dentro da pele do animal e o abdome para fora, promovendo a formação de nódulos subcutâneos. Esses nódulos podem levar a infecção secundária com desenvolvimento de tétano, gangrena.


É correto o que se afirma em:

Alternativas
Respostas
1: D
2: D
3: A
4: B
5: B
6: C
7: A
8: B
9: C
10: D
11: C
12: D
13: B
14: D
15: C
16: C
17: D
18: C
19: C
20: E