Questões de Concurso Comentadas sobre diagnóstico por imagem em veterinária

Foram encontradas 62 questões

Q3027541 Veterinária
As modalidades de diagnóstico por imagem, ou simplesmente imagenologia, são termos abrangentes que refletem todas as metodologias de diagnóstico utilizadas para criar uma representação visual das estruturas do corpo. As imagens de diagnóstico são de valor considerável na veterinária para o ensino de disciplinas pré-clínicas, e as imagens seccionais são particularmente úteis para ilustrar relações anatômicas complexas (KÖNIG; LIEBICH, 2021).
Considerando as características morfológicas dos sistemas que compõem o organismo animal e seus acessos para a realização de exames de diagnóstico por imagem, analise as afirmativas a seguir e considere V para AFIRMATIVAS VERDADEIRAS e F para AFIRMATIVAS FALSAS.

( ) A radiologia é o exame complementar de escolha na avaliação de lesões em tendões e ligamentos de animais.
( ) A tomografia é uma técnica não invasiva utilizada em várias áreas da veterinária, incluindo diagnóstico de doenças, planejamento cirúrgico e monitoramento de tratamentos.
( ) A endoscopia é um exame complementar que consiste na introdução de um tubo flexível através de orifícios naturais do animal, permitindo a visualização das estruturas internas.
( ) Dobrar a distância em relação ao tubo de raio-X diminui quatro vezes a exposição à radiação.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo:
Alternativas
Q3027538 Veterinária
As técnicas de imagem criam uma representação visual (imagem) dos atributos mensuráveis de uma estrutura real. Além de reproduzir as características morfológicas das estruturas do corpo (imagem estrutural), certas modalidades de imagem são úteis para avaliar aspectos de sua função (imagem funcional) (KÖNIG; LIEBICH, 2021).
Com relação aos exames de imagem, analise as afirmativas a seguir:

I. Quando observado ao exame utrassonográfico, o leite da paciente com mastite possui aumento da ecogenicidade, pela alteração da celularidade.
II. Cães mais idosos, com doença articular degenerativa são diagnosticados displásicos a partir da mensuração do deslocamento da cabeça do fêmur em relação ao acetábulo.
III. Ecogenicidade descreve o aspecto resultante da interação da densidade dos tecidos com o feixe sonoro e a amplitude do eco retornado.
IV. Os raios-X são produzidos quando elétrons em alta velocidade atingem metais e estes têm a capacidade de penetrar nos tecidos animais de diferentes densidades.

Está CORRETO o que se afirma em 
Alternativas
Ano: 2016 Banca: IF-RS Órgão: IF-RS Prova: IF-RS - 2016 - IF-RS - Médico Veterinário |
Q2737739 Veterinária

Assinale a alternativa INCORRETA sobre ultrassonografia do sistema reprodutor feminino:

Alternativas
Ano: 2016 Banca: IF-RS Órgão: IF-RS Prova: IF-RS - 2016 - IF-RS - Médico Veterinário |
Q2737735 Veterinária

Assinale a alternativa INCORRETA a respeito de ultrassonografia na sexagem fetal de bovinos:

Alternativas
Ano: 2016 Banca: IF-RS Órgão: IF-RS Prova: IF-RS - 2016 - IF-RS - Médico Veterinário |
Q2737734 Veterinária

Assinale a alternativa INCORRETA a respeito de ultrassonografia do sistema reprodutor feminino de bovinos:

Alternativas
Ano: 2016 Banca: IF-RS Órgão: IF-RS Prova: IF-RS - 2016 - IF-RS - Médico Veterinário |
Q2737732 Veterinária

Assinale a alternativa CORRETA que descreve a ecogenicidade e coloração das estruturas do sistema reprodutivo de fêmeas bovinas na ultrassonografia:

Alternativas
Q2703533 Veterinária

Os gatos domésticos possuem alta incidência de afecções orais particulares. Atualmente, tem utilizado-se técnicas radiográficas para buscar informações que venham auxiliam nos tratamentos. Existem dois tipos de técnicas radiográficas intraorais mais utilizadas na odontologia veterinária: a técnica ___________, onde o filme é colocado paralelo ao longo do eixo do dente, e o feixe de raios X direcionado, perpendicularmente, ao plano do dente e do filme. E a técnica __________, a qual é realizada quando o dente a ser radiografado não está em paralelo com o filme radiográfico; existe um ângulo entre eles e esse ângulo é bisseccionado com uma linha imaginária e, assim, o feixe de raios X é direcionado para essa linha de bissecção.

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas acima:

Alternativas
Q2333967 Veterinária

Julgue o item que se segue. 


A endoscopia é um exame complementar que consiste na introdução de um tubo flexível através de orifícios naturais do animal, permitindo a visualização das estruturas internas.

Alternativas
Q2333953 Veterinária

Julgue o item que se segue. 


A radiologia é o exame complementar de escolha na avaliação de lesões em tendões e ligamentos de animais.

Alternativas
Q2333928 Veterinária

Julgue o item que se segue. 


A tomografia é utilizada em várias áreas da veterinária, incluindo diagnóstico de doenças, planejamento cirúrgico e monitoramento de tratamentos.

Alternativas
Q2333925 Veterinária

Julgue o item que se segue. 


Segundo o CBR, os profissionais que operam os equipamentos de tomografia, ressonância magnética, raios X e similares, são tecnólogos, técnicos em radiologia e biomédicos. Levando em consideração a afirmativa é correto dizer que a interpretação de uma imagem tomográfica é fácil e não requer conhecimento especializado.

Alternativas
Q2238872 Veterinária
Com o auxílio do exame ultrassonográfico é possível avaliar de modo preciso a morfologia do úbere de animais em lactação, assim como determinar a área da cisterna da glândula mamária e dos tetos, a espessura da parede do teto e a relação existente entre esses parâmetros com resistência à mastite, além de revelar alterações de ecogenicidade, indicando lesões como mastite, hematoma, edema, abscesso, atrofia, fibrose, fístulas e obstruções intraluminais. A esse respeito, assinale alternativa correta.
Alternativas
Q2210930 Veterinária
A dilatação anormal, permanente e irreversível do brônquio, com destruição dos componentes elásticos e musculares de suas paredes, que pode ser decorrente de processos infecciosos ou inflamatórios, radiograficamente visualizada como um aumento do tamanho e paredes saculares, denomina-se: 
Alternativas
Q2210929 Veterinária
ECOGENICIDADE pode ser definida como aquela que: 
Alternativas
Q2210928 Veterinária
NÃO é possível determinar pela ultrassonografia torácica a seguinte alteração:
Alternativas
Q2210927 Veterinária
Dentre as características ultrassonográficas descritas a seguir, a que NÃO se refere a um indício de neoplasia para os linfonodos é: 
Alternativas
Q2210924 Veterinária
Foram observadas as seguintes características no exame ultrassonográfico de uma cadela maltês: rim esquerdo com dimensões aumentadas (7 cm de comprimento), formato arredondado, perda de definição da arquitetura interna, perda de definição dos limites corticomedulares, pelve dilatada medindo aproximadamente 4,1 cm. A impressão diagnóstica CORRETA para as características ultrassonográficas renais apresentadas pela paciente é:
Alternativas
Q2210922 Veterinária
No exame radiográfico abdominal, a avaliação do espaço peritoneal é uma das etapas. A perda de contraste abdominal provocada por opacidade líquida aumentada pode ser provocada por várias causas, EXCETO: 
Alternativas
Q2210920 Veterinária
A ultrassonografia do trato gastrointestinal em pequenos animais é um exame complementar que pode oferecer informações valiosas, contudo requer experiência do operador a fim de minimizar eventuais equívocos. Uma das etapas do exame é a avaliação da estratificação parietal dos segmentos intestinais. Assinale a opção que indica a sequência correta dessas camadas no duodeno na direção de dentro para fora da alça: 
Alternativas
Q2210918 Veterinária
Ao realizar a varredura ultrassonográfica renal de um canino, foi visualizada uma linha hiperecogênica na região medular, paralela à junção corticomedular. O nome desse achado ultrassonográfico é:
Alternativas
Respostas
1: E
2: B
3: D
4: C
5: D
6: B
7: A
8: C
9: E
10: C
11: E
12: E
13: E
14: C
15: A
16: B
17: B
18: A
19: D
20: B