Questões de Concurso Sobre doenças infecciosas em veterinária

Foram encontradas 1.157 questões

Q3234621 Veterinária
Sobre a Panleucopenia Infecciosa Felina (PIF), assinale a alternativa CORRETA: 
Alternativas
Q3234612 Veterinária
É um vírus que, quando produz uma infecção congênita, é capaz de produzir uma hipoplasia cerebelar, que irá produzir como sinais clínicos tremores de cabeça e falta de coordenação. Este vírus é o:
Alternativas
Q3234602 Veterinária
Os vírus da família Poxviridae também infectam vários animais, inclusive muitas aves. Diversos vírus dessa família apresentam uma limitada variação de hospedeiros. Uma doença infecciosa causada por um vírus dessa família é a:
Alternativas
Q3224115 Veterinária
A parvovirose canina é uma das mais importantes doenças infecciosas que acometem os cães. Sobre a doença é CORRETO afirmar que:
Alternativas
Q3224112 Veterinária
Na cidade X, alguns habitantes que passaram por um período de febre, dores abdominais e diarreia começaram a apresentar um quadro grave de distúrbios neurológicos, sendo diagnosticados com síndrome de Guillain-Barré. A bactéria e o alimento responsáveis por esse quadro são: 
Alternativas
Q3219969 Veterinária
Um morador de uma determinada cidade procurou o serviço de saúde municipal se queixando de fortes dores de cabeça, febre e tosse leve. Após ser atendido, recebeu o diagnóstico de “suspeita de sinusite”, sendo liberado para ir para casa. Aproximadamente quatro meses após, o quadro se agravou, e o paciente foi levado novamente ao atendimento médico por apresentar fraqueza muscular, perda de visão, vômitos, dificuldade para respirar e convulsões, além do desenvolvimento de uma meningite aguda, que o levaram a imediata internação hospitalar. Depois de realizar vários exames, entre eles, o do líquor da medula, detectou-se, neste último, a presença de um parasita que é comum nas fezes de pombos, transmitido, principalmente, pela inalação da poeira dos dejetos. De acordo com o relato acima, assinale a alternativa CORRETA. 
Alternativas
Q3219967 Veterinária
O Serviço Veterinário Oficial (SVO), após receber uma notificação de um Médico Veterinário autônomo, que atendeu a um chamado em uma granja de produção de suínos, verificou o seguinte. Ao chegar à propriedade, o SVO se deparou com animais apresentando febre que variava de 40,5 a 42°C, apatia, anorexia, letargia, animais amontoados, conjuntivite, lesões hemorrágicas na pele, cianose (orelhas, membros, focinho e cauda), paresia de membros posteriores, ataxia, sinais clínicos respiratórios e reprodutivos (abortos), em que 100% dos leitões foram a óbito. Nos exames Post-Mortem, verificaram-se hemorragias em múltiplos órgãos, esplenomegalia, aumento dos linfonodos, pneumonia lobular e úlceras necróticas em forma de botão na mucosa do trato gastrointestinal. Foram coletadas amostras de materiais para análise laboratorial. No resultado, constatou-se que a doença era causada por vírus RNA, da família Flaviviridae, do gênero Pestivirus, da categoria 2 do anexo da IN nº 50/2013. Após todas essas informações, concluiu-se que tratava-se de:
Alternativas
Q3219961 Veterinária
A tuberculose bovina, causada pelo Mycobacterium bovis, é uma doença de evolução crônica responsável por consideráveis perdas econômicas. Esta enfermidade se caracteriza pelo desenvolvimento progressivo de lesões nodulares denominadas tubérculos, que podem localizar-se em qualquer órgão ou tecido. Em relação à doença, analise as alternativas abaixo e assinale a CORRETA. 
Alternativas
Q3219960 Veterinária
A Leishmaniose Visceral é uma doença grave, causada pelo protozoário Leishmania chagasi, que é transmitido através da picada de um inseto chamado flebotomíneo (Lutzomyia longipalpis), popularmente conhecido como mosquito palha, e que pode atingir pessoas e animais, principalmente o cão. De forma geral, a leishmaniose visceral pode atingir crianças até os dez anos de idade e é considerada: 
Alternativas
Q3219957 Veterinária
Um senhor procurou uma unidade de saúde com queixa de fraqueza, diminuição da força muscular, perda progressiva de peso, aumento do abdome, hipertrofia de linfonodos, cefaleias e febre persistente. Após coleta de sangue e análise laboratorial do paciente, verificou-se uma anemia severa. Os sintomas estão relacionados com a:
Alternativas
Q3219956 Veterinária
A raiva é uma doença infecciosa viral aguda, que acomete mamíferos, inclusive os seres humanos, caracterizando-se como uma encefalite progressiva com letalidade de aproximadamente 100%. A morte ocorre, aproximadamente: 
Alternativas
Q3219955 Veterinária
Doença viral de suínos que pode acometer outros mamíferos com sintomatologia nervosa associada a prurido intenso e automutilação, motivo pelo qual também é conhecida como “peste de coçar”. Trata-se da:
Alternativas
Q3217862 Veterinária
O ____________ é causado pela bactéria _________. As lesões se desenvolvem principalmente no _________, baço, pulmões e linfonodos, mas também podem ser encontradas em qualquer tecido e órgão. Essa bactéria produz piogranulomas típicos caracterizados por um núcleo central de detritos necróticos misturados com fibrina e neutrófilos intactos e degenerados.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Alternativas
Q3217861 Veterinária
Sobre a cinomose canina, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. A doença sistêmica consiste em lesões epiteliais disseminadas: dermatite pustular, conjuntivite, gastrenterite e broncopneumonia mucopurulentas, acompanhadas de imunossupressão acentuada.

PORQUE

II. A maioria dos casos é descrita em animais não vacinados.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Q3217856 Veterinária
A leptospirose é uma zoonose bacteriana de distribuição mundial causada por espiroquetas patogênicas do gênero Leptospira spp. Sobre a leptospirose em cães, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. As Leptospiras patogênicas colonizam o fígado de uma ampla variedade de hospedeiros domésticos e silvestres, considerados reservatórios ou hospedeiros de manutenção.

PORQUE

II. A Leptospira se dissemina por todos os tecidos e é eliminada de todos eles pelo sistema imunológico, exceto do fígado.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3217852 Veterinária
Em relação à criptococose, analise as assertivas a seguir e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) A criptococose é a infecção fúngica sistêmica mais comum em gatos e deve ser considerada um diagnóstico diferencial em gatos com evidências clínicas de doença do trato respiratório superior ou inferior.
( ) A anemia regenerativa e a basofilia são as anomalias hematológicas mais comuns em gatos com criptococose.
( ) Lesões granulomatosas com extrusão das narinas externas, deformidade facial sobre a ponte nasal e lesões ulcerativas no plano nasal são comuns em casos de criptococose.
( ) O diagnóstico definitivo de criptococose baseia-se no exame clínico, na avaliação hematológica e no crescimento do fungo em cultura de ágar gel.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 
Alternativas
Q3217845 Veterinária
Togaviridae e Flaviviridae são duas famílias semelhantes de vírus de RNA envelopado de fita simples de sentido positivo. Em relação às doenças causadas por vírus dessas famílias, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3211822 Veterinária
Um gato foi diagnosticado com giardíase, e seu tutor relatou contato frequente do animal com crianças pequenas e um familiar imunocomprometido.
Diante desse cenário, qual a conduta mais adequada a ser adotada pelo médico veterinário em relação ao risco zoonótico?
Alternativas
Q3211821 Veterinária
Um gato doméstico é levado ao veterinário após o proprietário notar várias lesões na pele. O exame revela que as lesões começaram como pequenas pápulas na cabeça e membros, que progrediram para nódulos ulcerados com necrose central. O veterinário observa que algumas dessas lesões estão dispostas em cadeias lineares, dando um aspecto de “rosário”. As lesões não respondem à antibioticoterapia e apresentam rápida evolução, difundindo-se pelo corpo. Além disso, o gato apresenta linfonodos aumentados, febre e letargia.
Com base nesses sinais clínicos, qual é o diagnóstico mais provável?
Alternativas
Q3211818 Veterinária
A identificação correta das espécies de fungos dermatológicos é fundamental para o manejo das dermatofitoses em animais e para a prevenção de zoonoses.
Assinale a alternativa correta sobre as principais espécies de fungos dermatológicos e zoonóticos. 
Alternativas
Respostas
1: B
2: B
3: D
4: B
5: C
6: D
7: C
8: D
9: C
10: B
11: A
12: B
13: E
14: B
15: E
16: D
17: E
18: C
19: D
20: C