Questões de Concurso
Sobre epidemiologia veterinária em veterinária
Foram encontradas 630 questões
Coluna 1
1. Febre maculosa brasileira.
2. Peste bubônica.
3. Leishmanioses.
Coluna 2
( ) Amblyomma.
( ) Lutzomyia.
( ) Xenopsylla.
( ) Ctenocephalides.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Analise as afirmativas a seguir sobre epidemiologia veterinária em programas sanitários e controle de focos.
I- Além de garantir o status sanitário de um rebanho, região ou país, a implantação e implementação de programas sanitários garantem a qualidade dos produtos de origem animal, favorecendo a exportação dos mesmos e dando suporte à economia.
II- Todos os programas sanitários estabelecidos no Brasil, bem como os planos de contingência, estão em conformidade com as determinações da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).
III- De acordo com a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), o foco é toda propriedade que contenha pelo menos um animal positivo em seu rebanho.
IV- Planos de contingência são ferramentas que ajudam a revelar os objetivos, orientar os procedimentos e as decisões emergenciais a serem tomadas no caso de ocorrência inesperada de um foco.
V- O estabelecimento das áreas de emergência veterinária depende das características geográficas e agroprodutivas da área envolvida, bem como das características de dispersão da doença, que depende da natureza do patógeno.
Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s)
Analise a tabela, extraída da Circular Técnica: “Epidemiologia veterinária aplicada ao desenvolvimento de programas sanitários e controle de focos”, e as afirmativas a seguir para responder a esta questão.
I- Antes que as estratégias de controle de uma doença sejam estabelecidas, é necessário conhecer a prevalência da doença em questão, bem como os fatores de risco a ela associados. A comparação das prevalências entre períodos é necessária para avaliar a eficiência das ações dos programas de controle.
II- Em um mesmo país, pode-se observar estados com evolução distinta em relação ao controle de uma doença, que pode ter tido a prevalência diminuída, aumentada ou mantida em determinada população.
III- O estado de São Paulo apresentou uma manutenção da prevalência da brucelose, indicando que as medidas de controle estabelecidas para esse estado no PNCEBT não foram adequadamente adotadas.
IV- O estado de Rondônia apresentou uma redução da prevalência após a adoção das medidas de controle definidas no PNCEBT, reflexo de uma disseminação intensa das medidas de controle da doença entre os produtores e de uma fiscalização efetiva por parte do serviço veterinário oficial do estado.
V- Diferentemente do estado de SP, SC já possuía uma baixa prevalência para a doença desde o início do programa, reflexo de uma ação efetiva do serviço veterinário oficial do estado em relação ao controle da doença.
Estão CORRETAS as afirmativas
Analise as afirmativas a seguir sobre epidemiologia veterinária e desinfecção em programas sanitários e controle de focos.
I- Entre as ações estabelecidas nos planos de contingência em saúde animal, algumas são frequentes, independente do patógeno em questão, como a desinfecção e vazio sanitário.
II- A desinfecção consiste na destruição de agentes infecciosos do meio ambiente através da aplicação direta de produtos químicos ou por meios físicos e deve ser realizada sempre que um agente infeccioso for identificado na propriedade.
III- Antes de iniciar o processo de desinfecção, deve-se realizar a limpeza do ambiente, de forma a remover, ao máximo, a matéria orgânica e potencializar a ação dos desinfetantes.
IV- Para doenças de notificação obrigatória, a forma correta de realizar a desinfecção, bem como os produtos a serem utilizados, são determinados pelos planos de controle de doenças específicos.
V- A desinfecção de instalações, equipamentos e objetos foi uma das medidas de controle da peste suína clássica adotada em propriedades afetadas no Brasil.
Estão CORRETAS as afirmativas