Questões de Concurso Sobre farmacologia veterinária em veterinária

Foram encontradas 415 questões

Q3314677 Veterinária

Julgue o item subsecutivo, relativo a clínica e terapêutica animal. 


 O índice terapêutico expressa a relação entre a dose efetiva e a dose letal, indicando a margem de segurança de um fármaco.

Alternativas
Q3293717 Veterinária
A ação de fármacos anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs) em animais de companhia deve ser acompanhada com cautela. Assinale a alternativa que contém a conduta recomendada ao prescrevê-los. 
Alternativas
Q3289634 Veterinária

Julgue o próximo item, relativo à vacinação e às boas práticas de aplicação de medicamentos em animais de produção. 


Em bovinos, é possível administrar medicamentos por via enteral, parenteral e tópica. 

Alternativas
Q3281278 Veterinária

Julgue o item subsequente, em relação ao uso de antimicrobianos, antiparasitários e quimioterápicos em medicina veterinária. 


A administração de antiparasitários em animais é sempre preventiva, não sendo necessário o diagnóstico de parasitoses prévias, o que evita, portanto, o sofrimento do animal. 

Alternativas
Q3277725 Veterinária
O sistema digestório é composto por diversos processos e funções, que podem sofrer alteração através da ação de uma variedade de fármacos. Quanto à farmacologia do sistema digestório, assinalar a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q3234604 Veterinária
Os expectorantes reflexos atuam por meio de estimulação de terminações nervosas vagais, na faringe, no esôfago e até mesmo na mucosa gástrica, levando ao aumento da produção de muco pelas células, em particular da mucosa respiratória. É um exemplo desta classe de medicamentos:
Alternativas
Q3224113 Veterinária
A abordagem lombossacra (L7 a S1) para anestesia epidural em cães e gatos é de execução tecnicamente fácil, devido ao espaço intervertebral relativamente grande nessa localização. Qual dos anestésicos a seguir é utilizado para anestesia epidural?
Alternativas
Q3217850 Veterinária
Os fenilpirazóis inibem não competitivamente o ácido d-aminobutírico (GABA), fixando-se ao receptor no interior do canal do cloro, inibindo o fluxo celular dos íons, anulando, assim, o efeito neurorregulador do GABA e causando a morte do parasito por hiperexcitação. É um antiparasitário dessa classe o:
Alternativas
Q3189412 Veterinária
Qual das alternativas abaixo descreve CORRETAMENTE o uso de anti-inflamatórios em cães e gatos?
Alternativas
Q3189403 Veterinária
A cardiotoxicidade em cães é comprovada como uma complicação que pode ocorrer pelo uso de qual dos quimioterápicos citados abaixo?
Alternativas
Q3189357 Veterinária
Assinale o fármaco que possui um mecanismo de ação analgésico misto, incluindo tanto a ativação de receptores opioides, quanto a inibição da recaptação de neurotransmissores específicos, como serotonina e norepinefrina:
Alternativas
Q3189336 Veterinária
A neuroleptoanalgesia é comumente empregada na medicação pré-anestésica como parte da anestesia balanceada. Nesse sentido, o uso de opioides se faz necessário. Pode-se apresentar, como exemplo, o seguinte opioide agonista-antagonista:
Alternativas
Q3189332 Veterinária
As vias de administração permitem que um mesmo fármaco apresente padrões distintos de farmacocinética. A escolha da via é de fundamental importância para qualquer tratamento. Observe o gráfico e responda o correto de acordo com as letras e os tracejados das curvas: 

Q25.png (492×312)
Alternativas
Q3189330 Veterinária
Entende-se por via parenteral de administração de medicamentos: 
Alternativas
Q3178032 Veterinária
Analise as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:

I. A furosemida inibe de forma irreversível uma conhecida proteína, denominada cotransportador Na+-K+-2Cl–, localizado na parte luminal do ramo ascendente espesso da alça de Henle.
PORQUE
II. Ao inibir o cotransportador Na+-K+2Cl–, consequentemente, é inibida a reabsorção de sódio, potássio e cloro e, com isso, mais sódio é encaminhado para os outros segmentos tubulares, até formar a urina com mais água que é atraída para luz tubular.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3178008 Veterinária
De acordo com Spinosa et al. (2023), a _____________ é a mais importante proteína plasmática envolvida na ligação com fármacos, porém não é a única, estando incluídas nesse grupo a betaglobulina e a _____________ parece haver preferência de fármacos _____________ pela primeira e de fármacos _____________ pelas demais.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Alternativas
Q3311366 Veterinária
Na Piscicultura, se é realmente necessária uma intervenção medicamentosa, deve-se estar atento ao controle do destino dos efluentes e ao impacto que ele possa causar ao ambiente de cultivo ou ao meio ambiente de modo geral. Sobre o uso de medicamentos na Piscicultura, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) Causar dano ao tecido do animal tratado. ( ) Apresentar degradação rápida. ( ) Não oferecer perigo a humanos e animais. ( ) Deixar resíduo na água, no substrato ou no tecido do animal tratado.
Alternativas
Q3308620 Veterinária
Na área da Medicina Veterinária, é fundamental o conhecimento sobre legislação e fiscalização sanitária, bem como sobre as práticas adequadas de manipulação e armazenamento de produtos de origem animal. Além disso, noções básicas em clínica médica e cirurgia veterinária são essenciais para instituir diagnósticos, prognósticos e tratamentos individuais adequados. Esse conhecimento abrange uma ampla gama de atividades, desde a prescrição de medicamentos até a realização de procedimentos cirúrgicos, sempre respeitando as normativas legais vigentes. Com isso, a legislação e a fiscalização sanitária são essenciais para garantir a segurança alimentar e a saúde pública, regulando o manejo, a manipulação e o armazenamento de produtos de origem animal. Por outro lado, na clínica médica e cirurgia veterinária, o entendimento sobre diferentes medicamentos e seus mecanismos de ação é crucial para o tratamento eficaz de diversas condições. Medicamentos antitrombóticos, por exemplo, são frequentemente usados para prevenir a formação de coágulos sanguíneos em várias condições clínicas. Nesse contexto, associe a segunda coluna de acordo com a primeira, que relaciona medicações antitrombóticas com mecanismos de ação:
Primeira coluna: medicação 1-Clopidrogrel.
2-Cilostazol.
3-Pentoxifilina.
Segunda coluna: mecanismo de ação (__)Melhora da deformidade das hemácias.
(__)Bloqueio da atividade plaquetária pelo ADP.
(__)Inibidor da fosfodiesterase III.

Assinale a alternativa que apresenta a correta associação entre as colunas:
Alternativas
Q3308577 Veterinária
Para indução da anestesia em equinos, a cetamina é o agente de indução anestésica preferido. O uso de relaxantes musculares de ação central melhora significativamente a qualidade da indução nos equinos. Uma opção de relaxantes musculares que pode ser associada com a cetamina é: 
Alternativas
Q3273058 Veterinária
Em uma clínica veterinária, foi administrada a um cão uma dose de um anti-inflamatório não esteroidal (AINE) para o tratamento de uma inflamação articular. No entanto, o cão começou a apresentar sinais de gastrite medicamentosa como efeito adverso da medicação. Qual das seguintes medidas é a mais apropriada para minimizar os efeitos adversos do uso prolongado de AINEs em cães? 
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: C
4: E
5: B
6: D
7: A
8: E
9: A
10: C
11: C
12: D
13: A
14: C
15: D
16: B
17: D
18: E
19: B
20: C