Questões de Concurso
Sobre genética em medicina veterinária em veterinária
Foram encontradas 72 questões
A transferência de embrião é uma biotecnologia da reprodução que visa acelerar o melhoramento genético de um rebanho. De uma propriedade de vacas leiteiras, o proprietário adquiriu alguns embriões sexados de fêmea de um rebanho de alta produção, com média diária próxima aos 40 litros de leite por animal. Após preparar as receptoras, o médico veterinário procedeu à implantação dos embriões. O objetivo da técnica de transferência de embrião nesta propriedade é:
Analise as afirmativas identificando com “V” as VERDADEIRAS e com “F” as FALSAS assinalando a seguir a alternativa CORRETA, na sequência de cima para baixo:
( ) Endogamia é um sistema de acasalamento entre indivíduos mais aparentados que a média da população.
( ) Endogamia leva ao aumento da homozigose.
( ) Endogamia leva ao aumento da heterozigose.
( ) O coeficiente de endogamia mede a probabilidade de que dois alelos, de qualquer locus, sejam idênticos por descendência.
( ) O coeficiente de endogamia de um indivíduo corresponde a 1/3 do grau de parentesco entre seus pais.
Característica comum em animais domésticos intimamente provenientes de genes recessivos, caracterizando-se como doença autossômica recessiva. Dentre as diversas características, há ausência completa do desenvolvimento de um órgão. Trata-se da
A técnica de superovulação e colheita de embriões consiste em recolher embriões de uma fêmea doadora, que serão transferidos para uma fêmea receptora com a finalidade de completarem o período de gestação. Sobre o tema, analise as asserções a seguir e verifique a relação proposta entre elas:
Os protocolos de superovulação visam promover o crescimento e ovulação de todos os folículos recrutados. Para tanto, a onda folicular é sincronizada, e altas doses de GnRH são administradas aos animais antes que se estabeleça a dominância.
PORQUE
Assim, os efeitos inibitórios do folículo dominante sobre o crescimento dos demais folículos são bloqueados, e os efeitos benéficos da atresia sobre a qualidade dos oócitos ovulados são estimulados.
A Genética Quantitativa lida com características determinadas por muitos pares de genes e influenciadas, em parte pelo ambiente. As características quantitativas são aquelas que apresentam variações contínuas ou descontínuas e são, parcialmente, de origem não-genética. Considerando as variáveis abaixo, assinale a alternativa correta:
P = valor fenotípico; A = valor genético aditivo; D = efeito da dominância; | = efeito da epistasia; E = efeito ambiental.
As pequenas moléculas de DNA circular, extra cromossomal, capazes de se reproduzir independentemente do DNA cromossômico e que carregam consigo informações genéticas e até mesmo genes responsáveis por resistência a antibióticos, por exemplo, são conhecidas como:
O animal com alterações do desenvolvimento que resultam em ambiguidade na diferenciação sexual, ou seja, quando possui gônadas ou órgãos genitais de ambos os sexos, é considerado intersexo, condição também conhecida como hermafroditismo. Portanto, o indivíduo hermafrodita, ou com características de intersexualidade, é aquele que tem órgãos genitais masculinos e femininos. Entre os animais domésticos, a intersexualidade é mais frequente em qual(is) da(s) espécie(s) abaixo?
A heterogeneidade genética e o potencial de adaptação rápida em populações de mosquitos podem complicar os esforços de controle de doenças transmitidas por vetores. Por exemplo, a variabilidade genética pode influenciar a resistência a inseticidas e a competência vetorial, afetando a eficácia das estratégias de controle.
Em muitas espécies de animais selvagens, o sexo é determinado geneticamente, com base nos cromossomos sexuais (XX para fêmeas e XY para machos em mamíferos, por exemplo). No entanto, em algumas espécies, fatores ambientais, como a temperatura de incubação de ovos em répteis, podem influenciar a determinação do sexo, levando a proporções diferentes de machos e fêmeas em uma ninhada.
Considerando o referido registro, são critérios básicos para a inclusão de um animal no registro genealógico
I.Os príons são compostos exclusivamente por uma forma anormal da proteína PrP (proteína prion), que também é encontrada em uma forma normal e funcional na superfície celular de muitos tipos de células, especialmente nos neurônios.
II.A transmissão de príons pode ocorrer por relação sexual, pela ingestão de tecido infectado ou pelo sistema respiratório.
III.A forma patogênica dos príons tem uma estrutura tridimensional diferente da forma normal, sendo mais resistente à degradação enzimática e capaz de se aglomerar em fibrilas amiloides.
Está(ão) CORRETA(S) a(s) seguinte(s) proposição(ões).