Questões de Veterinária - Genética em Medicina Veterinária para Concurso
Foram encontradas 53 questões
A transferência de embrião é uma biotecnologia da reprodução que visa acelerar o melhoramento genético de um rebanho. De uma propriedade de vacas leiteiras, o proprietário adquiriu alguns embriões sexados de fêmea de um rebanho de alta produção, com média diária próxima aos 40 litros de leite por animal. Após preparar as receptoras, o médico veterinário procedeu à implantação dos embriões. O objetivo da técnica de transferência de embrião nesta propriedade é:
A Genética Quantitativa lida com características determinadas por muitos pares de genes e influenciadas, em parte pelo ambiente. As características quantitativas são aquelas que apresentam variações contínuas ou descontínuas e são, parcialmente, de origem não-genética. Considerando as variáveis abaixo, assinale a alternativa correta:
P = valor fenotípico; A = valor genético aditivo; D = efeito da dominância; | = efeito da epistasia; E = efeito ambiental.
As pequenas moléculas de DNA circular, extra cromossomal, capazes de se reproduzir independentemente do DNA cromossômico e que carregam consigo informações genéticas e até mesmo genes responsáveis por resistência a antibióticos, por exemplo, são conhecidas como:
O animal com alterações do desenvolvimento que resultam em ambiguidade na diferenciação sexual, ou seja, quando possui gônadas ou órgãos genitais de ambos os sexos, é considerado intersexo, condição também conhecida como hermafroditismo. Portanto, o indivíduo hermafrodita, ou com características de intersexualidade, é aquele que tem órgãos genitais masculinos e femininos. Entre os animais domésticos, a intersexualidade é mais frequente em qual(is) da(s) espécie(s) abaixo?
A heterogeneidade genética e o potencial de adaptação rápida em populações de mosquitos podem complicar os esforços de controle de doenças transmitidas por vetores. Por exemplo, a variabilidade genética pode influenciar a resistência a inseticidas e a competência vetorial, afetando a eficácia das estratégias de controle.
Em muitas espécies de animais selvagens, o sexo é determinado geneticamente, com base nos cromossomos sexuais (XX para fêmeas e XY para machos em mamíferos, por exemplo). No entanto, em algumas espécies, fatores ambientais, como a temperatura de incubação de ovos em répteis, podem influenciar a determinação do sexo, levando a proporções diferentes de machos e fêmeas em uma ninhada.
Considerando o referido registro, são critérios básicos para a inclusão de um animal no registro genealógico
I.Os príons são compostos exclusivamente por uma forma anormal da proteína PrP (proteína prion), que também é encontrada em uma forma normal e funcional na superfície celular de muitos tipos de células, especialmente nos neurônios.
II.A transmissão de príons pode ocorrer por relação sexual, pela ingestão de tecido infectado ou pelo sistema respiratório.
III.A forma patogênica dos príons tem uma estrutura tridimensional diferente da forma normal, sendo mais resistente à degradação enzimática e capaz de se aglomerar em fibrilas amiloides.
Está(ão) CORRETA(S) a(s) seguinte(s) proposição(ões).
Assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE:
A via através da qual os anticorpos maternos alcançam o feto é determinada pela estrutura da placenta. Os cães e os gatos possuem uma placenta _______________, na qual o epitélio coriônico fica em contato com o endotélio dos capilares maternos. Nessas espécies, 5% a 10% da imunoglobulina _____ pode se transferir da mãe para os filhotes, mas a maior parte deve ser obtida através do colostro.
Há alguns anos, uma empresa do ramo veterinário foi alvo de criminosos, sendo do seu estoque roubadas mais de 50 mil doses de sêmen, além de alguns embriões. O prejuízo causado chegou a R$ 1,5 milhão. Baseado nos aspectos técnicos sobre o processo de congelamento e de manutenção do sêmen de bovinos criopreservado, assinale a alternativa INCORRETA.
I. Animais provenientes de acasalamento contínuo entre irmãos por 20 gerações consecutivas e que são empregados para a formação de novas linhagens consanguíneas.
II. Animais provenientes do acasalamento entre duas linhagens isogênicas.
III. Animais oriundos de acasalamento entre linhagens consanguíneas geralmente são mais resistentes e férteis.
IV. Seu principal objetivo é o de evitar o acasalamento de parentes próximos e assegurar que a próxima geração venha de um espectro mais amplo de pais do que ocorreria se fosse ao acaso.
Assinale a alternativa verdadeira referente aos conceitos apresentados nas afirmações de I a IV, respectivamente:
“A ______________ é o processo pelo qual a informação genética contida no DNA é copiada para uma molécula de ________________, através da leitura das bases nitrogenadas do DNA e da formação de pares de bases complementares no _______________. Esse processo ocorre no das células e é uma etapa essencial para a síntese de proteínas.”