Questões de Concurso Sobre grandes animais em veterinária

Foram encontradas 156 questões

Q2373335 Veterinária
O criptorquidismo consiste em um distúrbio caracterizado pela falha na descida de um ou ambos os testículos para o escroto, sendo considerado como o mais prevalente defeito do desenvolvimento não letal do cavalo. A respeito dessa enfermidade,
Alternativas
Q2308179 Veterinária
Quase todos os grandes animais, a menos que tenham uma demanda baixa de oxigênio, têm um sistema de distribuição voltado para o movimento de líquido, chamado sangue. São funções do sangue:


I. Transporte de nutrientes e hormônios. II. Transporte de gases. III. Transporte de calor. IV. Transmissão de força hidráulica.


Estão CORRETOS:
Alternativas
Q2303147 Veterinária
A diarreia de bezerros neonatos é um problema de bem-estar, além de ser um importante fator econômico em razão das taxas de morbidade e de mortalidade, dos custos do tratamento e do retardo no desenvolvimento dos animais. Trata-se de um exemplo de doença complexa ou multifatorial que resulta da interação de fatores relacionados ao bezerro, ao ambiente, ao manejo nutricional e aos microrganismos infecciosos. Em relação à doença e seus diversos aspectos, analise as assertivas a seguir e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Escherichia coli é um microrganismo frequentemente associado aos casos de diarreia de bezerros recém-nascidos.
( ) Dictyocaulus viviparus é um parasito causador de lesões na mucosa do intestino grosso dos animais até os 15 dias de vida.
( ) A enterite viral causa redução das microvilosidades e diarreia por má absorção devido à diminuição da superfície que tem função de absorver.
( ) A adesão da Escherichia coli à superfície mucosa dos enterócitos é mediada por estruturas proteicas filamentosas denominadas fímbrias.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 
Alternativas
Q2245084 Veterinária
Dadas as afirmativas sobre a transfusão sanguínea em equinos e bovinos,
I. O plasma colhido, separado e armazenado a -18 °C até 12 horas após a colheita, é chamado de plasma fresco congelado. O congelamento protege os fatores de coagulação lábeis V e VIII, e, portanto, o plasma fresco congelado contém todos os fatores de coagulação, além de todas as proteínas plasmáticas e imunoglobulinas (Ig).
II. A transfusão sanguínea em grandes animais deve ser vista como medida terapêutica emergencial e de efeito limitado e transitório, visto que o tempo de vida das hemácias transfundidas é bastante curto: 2 (dois) a 6 (seis) dias em equinos e 2 (dois) a 3 (três) dias em bovinos.
III. Em equinos, em casos de hemorragia aguda intensa em andamento, um Ht menor que 20% representa um esgotamento de reservas esplênicas de hemácias e indica necessidade de transfusão.
verifica-se que está/ão correta/s
Alternativas
Q2240454 Veterinária
Quanto à monitoração anestésica em pacientes pediátricos, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2240451 Veterinária
Assinale a alternativa que apresenta a dose correta de xilazina (aplicação por via intravenosa) para cães, equinos, bovinos e ovinos, respectivamente.
Alternativas
Q2240397 Veterinária
O deslocamento do abomaso é uma causa frequente de intervenções cirúrgicas em bovinos leiteiros. Sobre o tratamento dessa afecção, assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Q2240389 Veterinária
São suturas recomendadas para cirurgias de órgãos ocos em grandes animais, EXCETO a sutura de:
Alternativas
Q2240388 Veterinária
Uma vaca da raça Nelore, adulta, pesando 500 kg, precisa passar por um procedimento cirúrgico. Como protocolo pré-operatório, o médico veterinário responsável avaliou o grau de desidratação em 8%. Sendo assim, quantos litros de fluidoterapia intravenosa o veterinário deve aplicar em 24h?
Alternativas
Q2240387 Veterinária
Em relação à castração de bezerros, analise as assertivas abaixo:
I. A recomendação para bezerros em fase de amamentação é que sejam castrados entre a primeira e a quarta semana de vida.
II. Bezerros que não receberam amamentação materna devem ser castrados com até três semanas de idade.
III. A imunização dos bezerros é obrigatória antes da castração.
IV. Os bezerros devem ficar em observação por aproximadamente 24 horas para detectar possível hemorragia.
V. O ácido 2-hidroxipropanoico é um método de castração química em bezerros.
Quais estão corretas?
Alternativas
Q2210963 Veterinária
A técnica para colocação de cânulas no ceco é descrita como um procedimento realizado em um ou dois tempos cirúrgicos. Sugere-se a técnica em dois tempos cirúrgicos para prevenir o extravasamento de conteúdo cecal para a cavidade peritoneal. Assinale a opção que contém as técnicas CORRETAS.
Alternativas
Q2210962 Veterinária
Um equino, macho, de 4 anos de idade, pesando 420 kg de peso vivo, foi atendido com a queixa de que estava mancando após cortar a pele do membro torácico direito em um disco de arado. Após constatada laceração dos tendões flexores, o animal foi encaminhado para a realização de tenorrafia. O padrão de sutura mais indicado seria:
Alternativas
Q2210960 Veterinária
Com relação a vacas em trabalho de parto e que podem ser submetidas à cesariana, assinale a opção VERDADEIRA:
Alternativas
Q2210958 Veterinária
Com relação à realização da amputação do dígito bovino, assinale a opção FALSA:
Alternativas
Q2210957 Veterinária
Com relação às técnicas empregadas para correção do deslocamento de abomaso à esquerda e à direita (dilatação de abomaso), assinale a opção FALSA: 
Alternativas
Q2210956 Veterinária
A respeito da laparotomia pelo flanco esquerdo e rumenotomia, assinale a opção INCORRETA:
Alternativas
Q2210948 Veterinária
Com relação à fixação dorsal da patela em bovinos responda a opção VERDADEIRA:
Alternativas
Q2210944 Veterinária
Após a cesariana em éguas, podem ser observadas sequelas graves. Entre as citadas a seguir, assinale a opção que apresenta uma sequela que não é proveniente deste procedimento cirúrgico.
Alternativas
Q2200381 Veterinária
Assinalar a alternativa CORRETA sobre o procedimento cirúrgico rumenotomia em bovinos:
Alternativas
Q2162844 Veterinária

Julgue o item subsequente. 


A anestesia inalatória é sempre a melhor opção para animais de todas as espécies e tamanhos, pois é mais segura e eficaz do que a anestesia intravenosa. 

Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: B
4: B
5: C
6: E
7: B
8: D
9: C
10: B
11: A
12: C
13: D
14: E
15: E
16: A
17: B
18: D
19: A
20: E