Questões de Concurso Sobre imunologia e vacina em veterinária

Foram encontradas 258 questões

Q3077651 Veterinária
A vacina é um imunobiológico que atua de forma preventiva. Para produzir a resposta imune, inocula-se um agente patogênico em um organismo, que prepara o sistema imunológico para se defender quando o corpo tiver contato com esse micro-organismo novamente. Normalmente, os imunizantes utilizam vírus fragmentados ou vírus inteiros inativados (mortos), que não são capazes de adoecer o indivíduo (Butantan, 2022). A resposta imunológica induzida pela vacina é chamada de:
Alternativas
Q3066089 Veterinária
Vacinas são substâncias que, ao serem introduzidas no organismo de um animal, induzem uma reação do sistema imunológico (sistema de defesa) semelhante à que ocorreria no caso de uma infecção por um determinado agente (micróbio), tornando esse animal imune (protegido) a esse agente e às doenças por ele provocadas. A seguir, são apresentadas as finalidades de algumas das vacinas para bovinos de acordo o manual Boas Práticas de Manejo, Vacinação / Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (2013).
1. Proteger a fêmea bovina contra a infecção pelo microrganismo _________, que pode causar aborto e/ou infertilidade.
2. Proteger o bovino contra infecção pelos microrganismos do gênero _________, que são causadores de enfermidades que podem levar à morte. Dentre as doenças mais comuns causadas por esses microrganismos, podemos citar: carbúnculo sintomático, gangrena gasosa, enterotoxemia, morte súbita e tétano.
3. Proteger o bovino contra infecção pelo vírus da _________, que causa a morte desses animais e pode contaminar o ser humano.
4. Proteger o bovino contra infecção pelos microrganismos do gênero _________, que podem causar nos animais infertilidade, aborto, mastite e até a morte.

Marque a alternativa que preenche CORRETAMENTE as lacunas do texto, na ordem:
Alternativas
Q3044062 Veterinária
O veneno crotálico é uma mistura complexa de proteínas e polipeptídeos com ações neurotóxicas, miotóxicas e coagulantes. As espécies animais mais sensíveis são bovinas, equinas e ovinas. As alterações clínicas em bubalinos são similares às descritas em bovinos, EXCETO a 
Alternativas
Q3029062 Veterinária
Em casos de infecção por Streptococcus equi, os achados microscópicos são obtidos por infiltração: 
Alternativas
Q3029043 Veterinária
Em relação aos achados microscópicos da Osteodistrofia Fibrosa, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3029036 Veterinária
O exame microscópico de fragmento de glândula mamária, corado pelo método da HE, de fêmea bovina de cinco anos de idade, com histórico de mastite crônica, revelou: lesão limitada cuja área central é constituída centralmente por neutrófilos circundados por material intensamente eosinofílico, limitado por tecido de granulação, entremeado por células epitelioides e mais raramente por células gigantes. Coloração pelo Ziehl-Neelsen não revelou bactérias álcool-ácido-resistentes. A lesão descrita é compatível com o diagnóstico de: 
Alternativas
Q3027545 Veterinária
Imunidade é a capacidade do organismo de se defender contra agentes patogênicos, como bactérias, vírus, fungos e parasitas, bem como contra substâncias estranhas e células anormais. Existem dois tipos principais de imunidade:

I. Imunidade inata (ou natural): É a primeira linha de defesa e inclui barreiras físicas, células especializadas e proteínas. É uma resposta rápida e não específica, agindo contra uma ampla gama de patógenos.
II. Imunidade adquirida (ou adaptativa): É mais específica e envolve a ativação de células que reconhecem e atacam patógenos específicos. Esse tipo de imunidade tem memória, o que permite uma resposta mais rápida e eficaz em exposições subsequentes ao mesmo patógeno.

As alternativas a seguir apresentam células relacionadas à Imunidade Inata, EXCETO
Alternativas
Q2955212 Veterinária

A IN nº 5, de 1º de março de 2002, aprova as Normas Técnicas para o controle da raiva dos herbívoros domésticos. No capítulo 3 do seu anexo, estão descritas as normas técnicas para vacinação e, de acordo com o Art. 10 dessa legislação, a duração da imunidade das vacinas para uso em herbívoros, para efeito de revacinação, será de no máximo de quantos meses?

Alternativas
Q2946163 Veterinária

A resposta adptativa é uma característica

Alternativas
Q2946145 Veterinária

Nos ruminantes domésticos, que percentual de imunoglobulinas são transferidas por meio da placenta?

Alternativas
Ano: 2009 Banca: COSEAC Órgão: MDA Prova: COSEAC - 2009 - MDA - Médico veterinário |
Q2926847 Veterinária
O MAPA (Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento), através da INSTRUÇÃO NORMATIVA SDA nº 33, DE 24 DEAGOSTO DE 2007, estabelece as condições para a vacinação de bovinos contra brucelose, utilizando vacina não indutora da formação de anticorpos aglutinantes, amostra RB51 e define que a vacina deve ser aplicada:
Alternativas
Q2823378 Veterinária
O manejo profilático e a higienização de instalações e equipamentos consistem em práticas indispensáveis na atividade pecuária. A saúde animal, juntamente com a alimentação balanceada e o melhoramento genético, é a base para a otimização da produção. Acerca desse assunto, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2808905 Veterinária

Sobre imunobiológicos em aves é correto afirmar:

Alternativas
Q2791284 Veterinária

Na indústria de vacinas para uso veterinário, o armazenamento destas deve seguir as Instruções Normativas da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). É CORRETO afirmar:

Alternativas
Q2791254 Veterinária

Tratam-se de vacinas específicas para as espécies equina, caprina, ovina, bovina e nas aves:

Alternativas
Q2785956 Veterinária

Analise as seguintes proposições e assinale (V) verdadeira ou (F) falsa.


( ) Imunoglobulinas M (IGM) – são sintetizadas e secretadas pelos plasmócitos do baço, linfonodos e medula óssea.

( ) Imunoglobulinas M (IGM) – desempenham importante papel especialmente nas reações de aglutinação, fixação de complemento e favorecem a fagocitose por leucócitos e macrófagos.

( ) Imunoglobulinas E (IGE) – produzidas por plasmócitos localizados abaixo da pele e mucosas e ao longo dos vasos sanguíneos no tecido conjuntivo, desempenham importante papel nas reações de hipersensibilidades frente a alérgenos.

( ) Nos processos inflamatórios não tem influências a classe dos agentes infecciosos em ação e nem a capacidade de defesa do organismo, uma vez que as imunoglobulinas assumem toda a proteção.


Marque a alternativa que contém a sequência CORRETA:

Alternativas
Q2781592 Veterinária

Um determinado médico veterinário gerenciou uma campanha de vacinação antirrábica em cães e gatos em seu município de atuação. Ao final foram vacinados 4.450 cães e 1.230 gatos de uma população estimada de 5.800 para a primeira e 1.660 para a segunda espécie. Utilizou-se a fórmula de cálculo de cobertura vacinal e foram obtidos os seguintes valores:

Alternativas
Ano: 2016 Banca: IF-CE Órgão: IF-CE Prova: IF-CE - 2016 - IF-CE - Médico Veterinário |
Q2765088 Veterinária

Adjuvantes imunológicos são substâncias capazes de

Alternativas
Ano: 2018 Banca: UTFPR Órgão: UTFPR Prova: UTFPR - 2018 - UTFPR - Médico Veterinário |
Q2752457 Veterinária

As reações inflamatórias agudas podem ser iniciadas pela presença excessiva de imunocomplexos. Estes são formados pela combinação de anticorpos com antígenos, que ligados ativam o Sistema Complemento produzindo peptídeos quimiotáticos que atraem neutrófilos, que podem liberar substâncias oxidantes e enzimas, causando a inflamação aguda e destruição de tecidos. Dependendo do local de depósito dos imunocomplexos, podem ocorrer casos de vasculite, artrite e mesmo de glomerulonefrite. Esse tipo de reação do organismo caracteriza uma reação de:

Alternativas
Q2739913 Veterinária
Na leishmaniose visceral canina, a interface leishmânia-cão é caracterizada por uma interação imunológica complexa, em virtude de(do)(da)(s)
Alternativas
Respostas
1: E
2: B
3: E
4: A
5: A
6: E
7: B
8: A
9: B
10: C
11: D
12: D
13: D
14: C
15: E
16: D
17: B
18: C
19: C
20: B