Questões de Concurso Sobre medicina veterinária legal em veterinária

Foram encontradas 89 questões

Ano: 2025 Banca: IGEDUC Órgão: CRMV-BA Prova: IGEDUC - 2025 - CRMV-BA - Assistente Fiscal |
Q3299681 Veterinária

O desempenho adequado do auxiliar de veterinário depende do conhecimento dos limites legais de sua função. Acerca do assunto, marque V, para as afirmativas verdadeiras, e F, para as falsas:


( )O auxiliar pode ministrar medicamentos prescritos, desde que capacitado, autorizado e registre no prontuário.


( )Curativos simples podem ser realizados sem prescrição, desde que o auxiliar tenha experiência comprovada.


( )Alimentar o animal e realizar atividades físicas sob orientação médica está entre as atribuições permitidas ao auxiliar.


( )A higienização do local de estada dos animais é atividade permitida ao auxiliar.


A sequência está correta em: 

Alternativas
Q3241846 Veterinária
André atendeu uma vaca que apresentava nódulo em um dos tetos craniais e precisava realizar uma biópsia para fechar o diagnóstico. Assinalar a alternativa que apresenta apenas técnicas de bloqueio anestésico regional das tetas e do úbere:
Alternativas
Q3241845 Veterinária

Os ossos são estruturas que formam o esqueleto animal e possuem como função proteger e sustentar os tecidos moles dos animais vertebrados. Sabendo-se que o membro pélvico apresenta algumas estruturas, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.


( ) O coxal é o maior osso plano do corpo e pode ser dividido em três partes conhecidas como: ílio, púbis e ísquio.


( ) A união do ílio e púbis forma o acetábulo, cavidade de grande importância, pois faz articulação com o fêmur.


( ) A união do ílio e ísquio forma o acetábulo, cavidade de grande importância, pois faz articulação com o fêmur.

Alternativas
Q3241678 Veterinária
A família Pasteurellaceae contém espécies de importância médica, como patógenos oportunistas que geralmente causam septicemia e sequelas associadas. São gêneros de bactérias pertencentes a esta família:
Alternativas
Q2568258 Veterinária
Considerando a falta de definição na legislação, e objetivando menor subjetividade nas interpretações, o Conselho Federal de Medicina Veterinária, em sua Resolução Nº 1236 de 2018, estabeleceu os conceitos de maus-tratos. crueldade e abuso contra animais. Com base nessa resolução, assinale a alternativa que apresenta qual é a definição de abuso contra animais.
Alternativas
Q2568257 Veterinária
Os exames periciais, em sua essência, devem ter como base a experimentação científica, garantindo que possam ser verificados, repetidos e eventualmente refutados. Assim, em casos relacionados à maus-tratos a animais, utiliza-se o Protocolo de Perícia em Bem-estar Animal (PPBEA). Em relação a este protocolo, o qual baseia-se no princípio das 5 liberdades, assinale a alternativa que apresenta qual é a classificação utilizada na avaliação dos 4 indicadores, nutricionais, de conforto, sanitários e comportamentais?
Alternativas
Q2568255 Veterinária
O material para análise histopatológica deve ser coletado imediatamente após o falecimento do animal. Isso ocorre porque a probabilidade de autólise dos tecidos aumenta com o passar do tempo após a morte. Assinale a alternativa que apresenta qual é o fixador de eleição na conservação de material para exame histopatológico.
Alternativas
Q2568253 Veterinária
A necropsia é um procedimento que envolve a inspeção detalhada de um animal em óbito, visando determinar a causa da morte. Vários instrumentos são usados durante este processo, assinale a alternativa que apresenta quais instrumentos são utilizados para a abertura do cadáver. 
Alternativas
Q2568251 Veterinária
Durante a necropsia de cães e gatos, assinale a alternativa que apresenta qual é a sequência correta de início para a avaliação do coração.
Alternativas
Q2554624 Veterinária
A instalação destinada à criação de bovinos de corte ou de leite está relacionada ao sistema de criação adotado. No sistema intensivo, os cochos são cobertos com sentido:
Alternativas
Q2554615 Veterinária
As principais raças criadas no Brasil são Landrace, Large White e Duroc. As três apresentam boa capacidade de produzir leitões, crescimento rápido e produção de ótimas carcaças. Na ordem de importância, por ocasião da compra das fêmeas, entre as características listadas abaixo, deve ser observado e priorizado:
Alternativas
Q2539641 Veterinária
O conhecimento da anemia hemolítica e suas principais causas é de extrema importância, pois sua incidência tem aumentado na clínica de grandes e pequenos animais. É necessário ter o histórico do animal para facilitar o diagnóstico, juntamente com os sinais clínicos e exames laboratoriais, estabelecendo o tratamento específico para cada espécie animal e proporcionando um bom prognóstico. Nesse sentido, assinale a alternativa que cita algumas causas de anemia hemolítica em animais domésticos.
Alternativas
Q2539640 Veterinária
Em relação à doença de Chagas em pessoas no Brasil, a estimativa é de que haja mais de 1 milhão de pessoas infectadas, sendo essa zoonose parasitária uma das doenças mais preocupantes na América Latina por envolver entre 16 e 18 milhões de habitantes. Em relação à doença de Chagas nos animais, analise as assertivas a seguir:

I. Os cães podem sobreviver à fase aguda da doença e permanecerem infectados por cerca de 8 anos.

II. Na fase aguda, os cães desenvolvem intensa miocardite, que se inicia nos átrios e se propaga aos ventrículos.

III. O ciclo de vida do agente envolve a passagem obrigatória por hospedeiros mamíferos, e a transmissão é feita pelos vetores denominados triatomíneos.

IV. O protozoário causador da doença de Chagas é eliminado pela saliva do artrópode vetor e, durante sua alimentação, é inoculado no hospedeiro mamífero.


Quais estão corretas?
Alternativas
Q2539639 Veterinária
A realização do teste de diagnóstico para monitoramento da tuberculose em um rebanho leiteiro revelou que 3 dos 60 animais testados foram considerados reagentes positivos. Considerando o histórico de ausência dessa doença entre os animais da propriedade, o teste confirmatório foi realizado dentro do prazo determinado e as reações positivas foram confirmadas. Os três animais foram enviados para abate em estabelecimento sob inspeção sanitária federal. Para tomar essa decisão sobre o destino desses animais, o médico-veterinário observou que, no teste confirmatório realizado, pôde ser observada qual reação? 
Alternativas
Q2539638 Veterinária
A doença popularmente conhecida como “espichamento” ou “espichação” em bovinos, bubalinos e ovinos é uma enfermidade de caráter crônico, caracterizada clinicamente por emagrecimento progressivo e dificuldade na locomoção. O animal apresenta andar rígido, apoia-se mais na ponta dos cascos dos membros anteriores, às vezes apresentando o carpo ligeiramente flexionado, dando aspecto de “espichado”. Essa doença está associada à ingestão do arbusto identificado como Solanum glaucophyllum (S. malacoxylon), uma planta tóxica cujo princípio ativo é: 
Alternativas
Q2539637 Veterinária
O médico-veterinário constatou a ocorrência de blefaroespasmo ao examinar um equino da raça Puro Sangue Inglês participante de competições esportivas como o turfe. Esse sinal clínico observado durante o exame do animal significa uma alteração cuja localização é:
Alternativas
Q2539632 Veterinária
O processamento de leites fluidos, como o leite pasteurizado ou o leite UHT (longa vida), envolve a utilização de tecnologias térmicas que estão relacionadas à segurança do alimento e à proteção do consumidor. Em relação a algumas características do leite UHT, analise as assertivas a seguir, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) A enzima lactoperoxidase está presente no leite cru e no leite pasteurizado e ausente no leite UHT. ( ) Segundo o Regulamento de Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal (RIISPOA), é permitido que esse leite seja reprocessado no máximo duas vezes quando destinado ao consumo humano direto. ( ) A acidez normal do leite UHT, medida em graus Dornic, deve se apresentar dentro do mesmo intervalo para os tipos de leite desnatado, semidesnatado ou integral.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q2539631 Veterinária
Entre os microrganismos patogênicos que podem estar presentes em um alimento de origem animal, um deles apresenta variações na intensidade dos sintomas clínicos, que podem variar desde diarreia menos grave até diarreia com sangue, podendo evoluir para a síndrome urêmica hemorrágica e para a púrpura trombocitopênica. Essas linhagens patogênicas, designadas como enteropatogência, enterotoxigênica, enteroinvasiva e entero-hemorrágica, são denominações que designam as linhagens patogênicas de qual bactéria?
Alternativas
Q2539630 Veterinária
Entre as medidas adotadas para a manutenção da higiene dos estabelecimentos envolvidos com alimentos, destaca-se o controle das baratas, que são mais ativas à noite, quando saem dos seus esconderijos para alimentação, oviposição, dispersão e voo. Durante o dia, elas ficam abrigadas da luz e da presença de pessoas. Em relação a essas pragas urbanas, analise as assertivas abaixo:
I. Periplaneta americana é a popular “barata do esgoto” por viver em redes de esgoto, caixas de gordura, fossas e latrinas, por exemplo. II. A barata conhecida como “alemãzinha” ou “paulistinha” é menor que a P. americana e deposita sua ooteca atrás de móveis ou em frestas nas paredes ou no piso. III. Blatella germanica, a “alemãzinha”, é a de maior prevalência em residências, supermercados, açougues, padarias, fábricas de alimentos, lanchonetes, entre outros.

Quais estão corretas?
Alternativas
Q2539629 Veterinária
Em ambientes onde são elaborados, produzidos, armazenados e/ou comercializados alimentos, sejam eles destinados ao consumo animal ou humano, a implementação e manutenção de medidas higiênicas é um fator de extrema importância. Uma das medidas sanitárias e econômicas a ser adotada é o controle de roedores. Considerando o exercício do controle de roedores nesses estabelecimentos, analise as assertivas a seguir, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Os roedores sinantrópicos comensais do gênero Rattus (R. norvegicus e R. rattus) são animais com marcada neofobia. ( ) Um dos sinais da presença de roedores, além de materiais roídos e a presença de fezes no ambiente, são as marcas de gordura na base das paredes, causadas pelo atrito corporal. ( ) Entre os roedores sinantrópicos comensais, os da espécie Mus musculus (camundongo) são os mais importantes animais envolvidos no ciclo de manutenção/transmissão da leptospirose.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Respostas
1: D
2: D
3: B
4: A
5: B
6: A
7: B
8: C
9: B
10: D
11: B
12: A
13: C
14: D
15: A
16: E
17: B
18: A
19: D
20: C