Questões de Concurso Sobre medicina veterinária legal em veterinária

Foram encontradas 73 questões

Ano: 2016 Banca: IF-PA Órgão: IF-PA Prova: IF-PA - 2016 - IF-PA - Médico Veterinário |
Q2795999 Veterinária

O veterinário que tem em sua rotina profissional o hábito de fazer necropsias precisa conhecer as alterações que acontecem na carcaça de um animal após a sua morte. As alterações pós-mortais são um problema constante na interpretação de lesões uma vez que estas afetam tanto os tecidos normais como os doentes. E por meio de fenômenos autolíticos e putrefativos, após a morte, produzem nos tecidos manchas cadavéricas e graus variáveis de dissolução e liquefação que mascaram as lesões produzidas antes da morte e prejudicam o exame macroscópico. Assim, marque a alternativa que NÃO corresponde a uma alteração pós-mortal:

Alternativas
Q2749569 Veterinária

De acordo com o código de ética profissional do médico veterinário, o mesmo, pode escolher livremente seus clientes ou pacientes, com exceção de três casos. Assinale o caso falso:

Alternativas
Q2749556 Veterinária

De acordo com a Lei Estadual nº 10.083/98, a penalidade para quem construir ou fazer funcionar todo e qualquer estabelecimento de criação, manutenção e reprodução de animais, contrariando as normas legais e regulamentos pertinentes, será de:

Alternativas
Q2730246 Veterinária

Distinguindo-se dos princípios fundamentais do código de ética profissional do Médico Veterinário, um dos deveres do profissional é:

Alternativas
Q2700656 Veterinária

Em relação à conduta ética profissional do médico veterinário, analise as afirmações a seguir e assinale a afirmativa correta:

Alternativas
Q2568258 Veterinária
Considerando a falta de definição na legislação, e objetivando menor subjetividade nas interpretações, o Conselho Federal de Medicina Veterinária, em sua Resolução Nº 1236 de 2018, estabeleceu os conceitos de maus-tratos. crueldade e abuso contra animais. Com base nessa resolução, assinale a alternativa que apresenta qual é a definição de abuso contra animais.
Alternativas
Q2568257 Veterinária
Os exames periciais, em sua essência, devem ter como base a experimentação científica, garantindo que possam ser verificados, repetidos e eventualmente refutados. Assim, em casos relacionados à maus-tratos a animais, utiliza-se o Protocolo de Perícia em Bem-estar Animal (PPBEA). Em relação a este protocolo, o qual baseia-se no princípio das 5 liberdades, assinale a alternativa que apresenta qual é a classificação utilizada na avaliação dos 4 indicadores, nutricionais, de conforto, sanitários e comportamentais?
Alternativas
Q2568255 Veterinária
O material para análise histopatológica deve ser coletado imediatamente após o falecimento do animal. Isso ocorre porque a probabilidade de autólise dos tecidos aumenta com o passar do tempo após a morte. Assinale a alternativa que apresenta qual é o fixador de eleição na conservação de material para exame histopatológico.
Alternativas
Q2568253 Veterinária
A necropsia é um procedimento que envolve a inspeção detalhada de um animal em óbito, visando determinar a causa da morte. Vários instrumentos são usados durante este processo, assinale a alternativa que apresenta quais instrumentos são utilizados para a abertura do cadáver. 
Alternativas
Q2568251 Veterinária
Durante a necropsia de cães e gatos, assinale a alternativa que apresenta qual é a sequência correta de início para a avaliação do coração.
Alternativas
Q2554624 Veterinária
A instalação destinada à criação de bovinos de corte ou de leite está relacionada ao sistema de criação adotado. No sistema intensivo, os cochos são cobertos com sentido:
Alternativas
Q2539640 Veterinária
Em relação à doença de Chagas em pessoas no Brasil, a estimativa é de que haja mais de 1 milhão de pessoas infectadas, sendo essa zoonose parasitária uma das doenças mais preocupantes na América Latina por envolver entre 16 e 18 milhões de habitantes. Em relação à doença de Chagas nos animais, analise as assertivas a seguir:

I. Os cães podem sobreviver à fase aguda da doença e permanecerem infectados por cerca de 8 anos.

II. Na fase aguda, os cães desenvolvem intensa miocardite, que se inicia nos átrios e se propaga aos ventrículos.

III. O ciclo de vida do agente envolve a passagem obrigatória por hospedeiros mamíferos, e a transmissão é feita pelos vetores denominados triatomíneos.

IV. O protozoário causador da doença de Chagas é eliminado pela saliva do artrópode vetor e, durante sua alimentação, é inoculado no hospedeiro mamífero.


Quais estão corretas?
Alternativas
Q2539637 Veterinária
O médico-veterinário constatou a ocorrência de blefaroespasmo ao examinar um equino da raça Puro Sangue Inglês participante de competições esportivas como o turfe. Esse sinal clínico observado durante o exame do animal significa uma alteração cuja localização é:
Alternativas
Q2539632 Veterinária
O processamento de leites fluidos, como o leite pasteurizado ou o leite UHT (longa vida), envolve a utilização de tecnologias térmicas que estão relacionadas à segurança do alimento e à proteção do consumidor. Em relação a algumas características do leite UHT, analise as assertivas a seguir, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) A enzima lactoperoxidase está presente no leite cru e no leite pasteurizado e ausente no leite UHT. ( ) Segundo o Regulamento de Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal (RIISPOA), é permitido que esse leite seja reprocessado no máximo duas vezes quando destinado ao consumo humano direto. ( ) A acidez normal do leite UHT, medida em graus Dornic, deve se apresentar dentro do mesmo intervalo para os tipos de leite desnatado, semidesnatado ou integral.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q2539629 Veterinária
Em ambientes onde são elaborados, produzidos, armazenados e/ou comercializados alimentos, sejam eles destinados ao consumo animal ou humano, a implementação e manutenção de medidas higiênicas é um fator de extrema importância. Uma das medidas sanitárias e econômicas a ser adotada é o controle de roedores. Considerando o exercício do controle de roedores nesses estabelecimentos, analise as assertivas a seguir, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Os roedores sinantrópicos comensais do gênero Rattus (R. norvegicus e R. rattus) são animais com marcada neofobia. ( ) Um dos sinais da presença de roedores, além de materiais roídos e a presença de fezes no ambiente, são as marcas de gordura na base das paredes, causadas pelo atrito corporal. ( ) Entre os roedores sinantrópicos comensais, os da espécie Mus musculus (camundongo) são os mais importantes animais envolvidos no ciclo de manutenção/transmissão da leptospirose.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q2539626 Veterinária
Os vírus da família Orthomyxoviridae possuem nucleocapsídeo helicoidal e são envelopados. Nesse envelope, estão presentes duas glicoproteínas importantes: uma hemaglutinina (HA) que faz a ligação a receptores celulares e outra com atividade de neuraminidase (NA) que promove tanto a entrada no vírus como a liberação dos virions das células infectadas. Os subtipos do vírus da influenza A são patógenos significativos para humanos e animais. Nesse sentido, analise as assertivas a seguir:
I. Os subtipos antigênicos H7N7 e H3N8 são associados aos casos de influenza equina. II. Influenza equina é uma doença que nunca foi registrada no Brasil. III. Nos equinos, a doença apresenta baixa taxa de mortalidade, enquanto a morbidade pode alcançar 100% dos animais.
Quais estão corretas? 
Alternativas
Q2539625 Veterinária
De um total de mais de 56.000 galináceos, dos quais quase 40.000 são representados por galinhas (IBGE, 2022), a avicultura comercial desenvolvida no município de Santa Rosa contribui para que o Brasil seja considerado líder mundial na exportação de carne de aves e importante exportador de material genético avícola. Considerando as notificações de casos de gripe aviária no país, analise as assertivas a seguir, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Com a ocorrência de casos de gripe aviária em aves silvestres no banhado do Taim/RS e em mamíferos aquáticos (lobos-marinhos) em Torres/RS, os plantéis de aves comerciais começaram a ser vacinados contra a doença. ( ) A possibilidade de transmissão do vírus aos mamíferos, como ocorreu com os lobos-marinhos, obrigou os criadores de aves comerciais a vacinarem outros animais na propriedade, como cães, bovinos e suínos. ( ) Mesmo com esses casos reportados, não houve alteração no status sanitário a ponto de iniciar a vacinação das aves como medida preventiva e controle da gripe aviária.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q2539623 Veterinária
O estudo das doenças transmissíveis, tenham elas caráter zoonótico ou não, envolve o conhecimento de certas particularidades das fases da infecção que ocorre no hospedeiro, seja ele um animal doméstico, selvagem ou humano. Os termos adsorção/ligação, penetração, desnudamento, replicação, montagem e liberação, por exemplo, são empregados nos casos de doenças causadas por:
Alternativas
Q2539621 Veterinária
Suínos com sinais de intoxicação por sal (sal de cozinha, NaCl) inicialmente apresentam sede e constipação; no entanto, esses sinais podem não ser observados. Com a evolução do processo, episódios convulsivos intermitentes ocorrem em intervalos de 2 a 3 minutos e, entre um episódio e outro, os animais podem permanecer quietos em um canto da pocilga, permanecer na posição de “cão sentado”, cambaleando ou apoiando a cabeça na parede. Nesse sentido, analise as assertivas a seguir a respeito da intoxicação por sal em suínos, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) A intoxicação por sal ocorre pela ingestão de quantidades excessivas de sal ou pela privação do fornecimento de água em quantidade suficiente. ( ) Entre as causas da ingestão insuficiente de água estão as falhas no equipamento e água de baixa palatabilidade, por exemplo. ( ) Em suínos alimentados com sobras industriais, como o soro do queijo, a intoxicação também pode ser observada.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q2539620 Veterinária
Ainda em relação à vaca da questão anterior, havendo desconhecimento do passado dessa vaca, qual medida sanitária deveria ser adotada para o controle da brucelose nesse animal? 
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: A
4: D
5: B
6: B
7: A
8: B
9: C
10: B
11: D
12: C
13: E
14: B
15: C
16: C
17: E
18: B
19: A
20: B