Questões de Concurso Sobre meio ambiente na veterinária em veterinária

Foram encontradas 116 questões

Q3230632 Veterinária

Julgue o item a seguir, considerando os efeitos do ambiente sobre o rebanho e os mecanismos de termorregulação dos animais de produção. 


Em ambientes quentes e com umidade do ar elevada, os animais terão dificuldade de perder calor pelas vias evaporativas. 

Alternativas
Q3226199 Veterinária

Julgue o item a seguir, considerando os efeitos do ambiente sobre o rebanho e os mecanismos de termorregulação dos animais de produção.


Quando o animal se encontra na zona de termoneutralidade, a frequência respiratória é normal, e ocorre perda de calor por sudorese.

Alternativas
Q3226197 Veterinária

Julgue o item a seguir, considerando os efeitos do ambiente sobre o rebanho e os mecanismos de termorregulação dos animais de produção.


Animais mantidos em estresse térmico diminuem o consumo de alimentos para reduzir a termogênese proveniente da fermentação ruminal.

Alternativas
Q3149989 Veterinária
A biologia da conservação em medicina veterinária tem como objetivo proteger a biodiversidade, incluindo o manejo de espécies ameaçadas e a preservação dos ecossistemas. Com o crescimento das atividades humanas, como a urbanização e a expansão agrícola, o impacto sobre os habitats naturais tem aumentado, ameaçando várias espécies nativas. Imagine que um veterinário é consultado para avaliar o impacto ambiental em uma área onde uma espécie de roedor nativo está em risco de extinção devido à introdução de um predador exótico. Considerando o cenário apresentado, qual das práticas a seguir poderia agravar a perda de biodiversidade?
Alternativas
Q3064491 Veterinária

Quando se trata da drenagem e tratamento de efluentes em instalações de produtos de origem animal, qual é o principal objetivo das normas de higiene?

Alternativas
Q3036535 Veterinária
Os procedimentos de fiscalização ambiental são essenciais, tanto em ambientes rurais quanto urbanos, pois garantem a proteção dos recursos naturais e a qualidade de vida da população.
Sobre os procedimentos de fiscalização em diferentes ambientes urbanos e rurais para fiscalização ambiental, qual das afirmações a seguir está correta?
Alternativas
Q3036060 Veterinária
Suponha que o veterinário responsável por organizar uma campanha de saúde única na prefeitura da cidade onde trabalha foi encarregado da conscientização da população sobre a importância do controle dos ectoparasitos e que a região está apresentando uma epidemia de tungíase.

Sobre a campanha de Saúde Única e a tungíase, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I - A população deve entender que a tungíase é causada por fêmeas do ácaro Tunga penetrans, popularmente chamado como bicho de pé; este ácaro gosta de ambientes secos e solos arenosos, e se alimenta do sangue de humanos e de animais.
DESSA FORMA,
II - é importante que a campanha de saúde única informe a população da cidade dos riscos de infecções bacterianas secundárias causadas pela tungíase, pois é comum que a pessoa tente tirar os ectoparasitos da lesão sem conhecimento técnico de como removê-los completamente, e sem material estéril. Nessas condições o bicho de pé pode causar, em uma situação extrema, a amputação do membro acometido.

Sobre as asserções, é correto afirmar que  
Alternativas
Q2609002 Veterinária

Considere as afirmações abaixo, e em seguida assinale a alternativa correta:


I - A compactação do solo pode ser revertida através do afrouxamento provocado pelo crescimento das raízes e dos organismos do solo como as minhocas. Assim, a presença de grande número de minhocas e o bom crescimento das raízes são indicativos de que o solo está bem.

II - O tipo de cobertura do solo afeta o quanto de energia fica no sistema (absorvida), influenciando a temperatura do solo. Assim, para evitar temperaturas elevadas no solo, o agricultor moderno procura manter o solo coberto o máximo de tempo. Essa cobertura pode ser realizada por meio de vegetação (culturas, plantios de cobertura, etc) ou de resíduos de culturas já colhidas, chamados de palhada ou palha.

III - Existe uma reciprocidade entre o solo e as raízes das plantas, ou seja, ao mesmo tempo que o solo "sustenta" fisicamente as raízes, essas liberam substâncias que ajudam na estruturação do solo (união das partículas soltas do solo), o que é altamente benéfico para proteção contra a erosão, infiltração e movimentação da água, penetração e aeração do sistema radicular.

Alternativas
Q2582536 Veterinária

As medidas profiláticas se caracterizam pelos recursos adotados na prevenção, controle e erradicação. Portanto são medidas de erradicação:

Alternativas
Q2383680 Veterinária
Considerando a legislação brasileira, fauna sinantrópica refere-se a 
Alternativas
Q2634013 Veterinária

Sobre os métodos de destinação final de animais de médio e grande porte analise os itens a seguir:


I. A técnica de enterro tem algumas variações. Basicamente é cavada uma cova de 1 a 1,2 metro de profundidade, sendo que a largura e comprimento varia de acordo com o tamanho do animal morto.

II. Podemos definir a “queima” como um processo de descarte de animais mortos utilizando vários materiais combustíveis como: palha, galhos de árvores e restos de madeira em geral.

III. A disposição no ambiente envolve a oferta de alimento, que é o animal morto, para a população local de carniceiros e predadores. Este método necessita de pouco trabalho porém, o risco de transmissão de doenças é alto.

IV. A incineração envolve a queima de material orgânico em um sistema construído com material refratário (container, câmara, recipiente) utilizando ar forçado. Um soprador força um fluxo de ar dentro de uma câmara criando um ambiente com alta temperatura que aumenta a eficiência da incineração. As temperaturas podem chegar a 1.000°C.

V. O Processamento do animal morto (reciclagem industrial de animais). Este processo é utilizado quando a causa mortis é conhecida e atestada por um profissional indicando a não patogenicidade. São normalmente animais mortos em atropelamento, por raio, queda em buracos, por picada de cobra, intoxicação alimentar, entre outros.


Estão CORRETOS:

Alternativas
Q2337491 Veterinária
A fauna sinantrópica pode ser nociva ao homem, podendo transmitir doenças ou causar agravos à saúde. O IBAMA, desde 2006, possui uma instrução normativa que regulamenta o controle e o manejo ambiental da fauna sinantrópica nociva.
Assinale a opção que indica a forma de manejo ambiental da fauna sinantrópica nociva.
Alternativas
Q2337490 Veterinária
Os acidentes com escorpiões, devido à sua alta adaptação ao meio urbano e reprodução eficiente, são bastante comuns.
Sobre os procedimentos a serem adotados em um caso de escorpionismo, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q2335612 Veterinária
A má distribuição e a irregularidade de chuvas no semiárido são responsáveis por estiagens prolongadas, resultando em sérios prejuízos econômicos para os pecuaristas, que, assim, são forçados a se organizarem para conseguirem alimentar os animais na época seca. Com relação ao manejo nutricional de ovinos e à utilização da palma forrageira como alternativa alimentar na época da seca, podemos afirmar que:
Alternativas
Q2335599 Veterinária
Os pombos são animais sinantrópicos encontrados no mundo todo, com exceção das regiões polares. Alimentam-se preferencialmente de grãos, mas podem reaproveitar restos de alimentos ou até mesmo lixo. O controle desses animais em áreas urbanas pode ser feito de diferentes formas, EXCETO:
Alternativas
Q2335596 Veterinária
As plantas forrageiras são todo vegetal que o animal consome para se alimentar. As plantas forrageiras, que apresentam uma ótima taxa fotossintética, apresentam uma fisiologia fotossintética denominada de Ciclo de Hatch-Slack, e a fixação do CO2 ocorre pela Rubisco e pela PEPcase. Sendo assim, as plantas forrageiras são da família das:
Alternativas
Q2335588 Veterinária
A água é um dos recursos naturais de maior importância na produção animal, sendo amplamente usada na produção de alimentos e de insumos, na higienização das instalações, no abate e no processamento dos produtos. Com relação à água de bebida e à água coloidal que são fornecidas ao animal, assinale a afirmativa CORRETA.
Alternativas
Q2333981 Veterinária

Julgue o item que se segue. 


A criação de reservas naturais é a única medida eficaz para a conservação da biodiversidade. 

Alternativas
Q2333955 Veterinária

Julgue o item que se segue. 


O conservacionismo implica na preservação de todas as espécies, independentemente de seu valor econômico ou cultural.

Alternativas
Q2319013 Veterinária
O planejamento em extensão rural fundamenta-se na descrição metódica de como deverá ser organizado o conjunto de ações a serem executadas. Normalmente é baseado no diagnóstico da área e envolve a coleta e análise de informações sobre:

I. As características econômicas, sociais, culturais e outras do grupo social com o qual se objetiva trabalhar.

II. Os sistemas de produção predominantes: tipos de atividades e suas interrelações, produção, produtividade, tecnologia empregada, mão-de-obra, crédito e outras políticas públicas disponíveis; limitações e potencialidades.

III. Os recursos naturais como a topografia, o solo, a água, o clima, as áreas de preservação.

IV. Caracterização geral do país onde será realizado.

Estão corretas:
Alternativas
Respostas
1: C
2: E
3: C
4: B
5: A
6: D
7: B
8: D
9: C
10: C
11: E
12: D
13: C
14: C
15: A
16: B
17: B
18: E
19: C
20: C