Questões de Concurso
Comentadas sobre ovinocultura em veterinária
Foram encontradas 82 questões
O Nordeste concentra a maior parte do rebanho brasileiro de ovinos e caprinos. É CORRETO afirmar sobre as espécies:
I) As duas espécies (caprina e ovina) possuem raças com aptidão para produzir carne ou leite.
II) O tempo de gestação das duas espécies é de aproximadamente 150 dias
III) O intervalo entre partos é de aproximadamente de 10 meses.
IV) É extremamente raro gestações gemelares nas duas espécies.
Assinale a alternativa CORRETA:
Em relação à brucelose ovina, cujo agente etiológico é a Brucella ovis, é correto afirmar que:
É CORRETO afirmar que, para reconhecimento de um borrego ou borrega, a carcaça tem peso mínimo de:
Os ovinos e, em menor grau, os bovinos são as espécies mais suscetíveis à doença denominada coenurose, mas outros ruminantes, equinos e o homem também podem ser afetados. Essa é uma doença do sistema nervoso central causada por Coenurus cerebralis, que é a forma larval de um cestódeo cuja forma adulta parasita os cães e outros carnívoros. Coenurus cerebralis é a forma larval de qual parasito?
Assinale a alternativa que apresenta uma raça de ovino deslanado:
Independentemente do avanço na área da produção animal, a hemoncose ainda compreende uma das principais parasitoses nos ruminantes, incluindo ovinos, caprinos e bovinos. O exame necroscópico é definitivo ao seu diagnóstico naqueles animais que morrem em decorrência da doença, especialmente porque grande quantidade de parasitas será encontrada no
Entre as características de principal impacto na ovinocultura e caprinocultura, tanto produtivo quanto econômico, destaca-se a sobrevivência das crias, do nascimento à desmama. A respeito das práticas de manejo com as crias,
A qual doença se refere essa descrição?
Julgue o item subsequente.
Doenças como a verminose e a clostridiose são comuns
na ovinocultura brasileira e podem causar sérios
prejuízos econômicos aos criadores, se não forem
adequadamente controladas por meio de práticas de
manejo sanitário e uso de medicamentos veterinários.
Em um rebanho bovino voltado à cria, bezerros em desenvolvimento apresentaram letargia, emagrecimento, fezes de coloração escura e edema de barbela. Ao exame necroscópico de um animal em que o quadro evoluiu ao óbito, havia hidroperitônio, hidrotórax, palidez generalizada da carcaça e órgãos, atrofia gelatinosa da gordura pericárdica e grande quantidade de parasitas nematoides junto ao conteúdo abomasal.
Considerando as informações do caso, qual a parasitose presente no rebanho?
I. Os fatores históricos e geoclimáticos no Nordeste foram determinantes para a pujança da caprino e ovinocultura, mesmo que rudimentar.
II. Um dos fatores pelo qual a caprino e a ovinocultura tradicional nordestina vai muito bem é o planejamento forrageiro, principalmente no tocante à convivência com a seca.
III. Um dos caminhos para a melhoria do setor caprino-ovinocultor é a formação e o fortalecimento de associações e cooperativas de criadores, que passam a suprir necessidades individuais a partir das diferenças coletivas e proporcionam ou devem proporcionar, dessa forma, a implementação da melhoria produtiva dos associados.
Marque a alternativa CORRETA:
I. O parasitismo por nematóides gastrointestinais se constitui em uma das principais enfermidades de ovinos sendo causa da redução de produtividade e da mortalidade.
II. Normalmente os ovinos são criados em pequenas áreas e com superlotação, fazendo com que o alto índice de larvas nas pastagens seja uma fonte de constante contaminação.
Marque a alternativa CORRETA:
I. Cabras e ovelhas de reposição não necessitam de um manejo nutricional adequado, pois não estão produzindo dentro da propriedade. II. O fornecimento de níveis nutricionais elevados antes e durante a estação de monta é, reconhecidamente, um método eficaz para aumentar as taxas de fertilidade, a gestação e a natalidade. Essa prática de manejo é conhecida como “flushing”. III. Cabras e ovelhas lactantes (paridas) possuem o dobro das exigências nutricionais do final de gestação.
É CORRETO o que se afirma em: