Questões de Concurso Comentadas sobre ovinocultura em veterinária

Foram encontradas 82 questões

Q3034542 Veterinária
O sistema de criação ou sistema de produção de ovinos ou caprinos depende de quatro elementos essenciais: pessoas envolvidas, animais, recursos naturais disponíveis e recursos tecnológicos empregados, que devem funcionar em perfeito equilíbrio. Basicamente esses sistemas variam em três tipos. Aquele que demanda o uso de manejos específicos e acompanhamento dos animais em menor intervalo de tempo, que tem como objetivo a maior produtividade  por animal ou maior produção por área, por meio da melhor utilização de recursos tecnológicos, além de possuir todas as ações muito bem planejadas, visto que os custos de produção são superiores aos demais, tratase do:
Alternativas
Q2791283 Veterinária

O Nordeste concentra a maior parte do rebanho brasileiro de ovinos e caprinos. É CORRETO afirmar sobre as espécies:

I) As duas espécies (caprina e ovina) possuem raças com aptidão para produzir carne ou leite.

II) O tempo de gestação das duas espécies é de aproximadamente 150 dias

III) O intervalo entre partos é de aproximadamente de 10 meses.

IV) É extremamente raro gestações gemelares nas duas espécies.

Assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Q2708678 Veterinária

Em relação à brucelose ovina, cujo agente etiológico é a Brucella ovis, é correto afirmar que:

Alternativas
Q2682324 Veterinária

É CORRETO afirmar que, para reconhecimento de um borrego ou borrega, a carcaça tem peso mínimo de:

Alternativas
Q2627706 Veterinária

Os ovinos e, em menor grau, os bovinos são as espécies mais suscetíveis à doença denominada coenurose, mas outros ruminantes, equinos e o homem também podem ser afetados. Essa é uma doença do sistema nervoso central causada por Coenurus cerebralis, que é a forma larval de um cestódeo cuja forma adulta parasita os cães e outros carnívoros. Coenurus cerebralis é a forma larval de qual parasito?

Alternativas
Q2586096 Veterinária

Assinale a alternativa que apresenta uma raça de ovino deslanado:

Alternativas
Q2583536 Veterinária

Independentemente do avanço na área da produção animal, a hemoncose ainda compreende uma das principais parasitoses nos ruminantes, incluindo ovinos, caprinos e bovinos. O exame necroscópico é definitivo ao seu diagnóstico naqueles animais que morrem em decorrência da doença, especialmente porque grande quantidade de parasitas será encontrada no

Alternativas
Q2580263 Veterinária

Entre as características de principal impacto na ovinocultura e caprinocultura, tanto produtivo quanto econômico, destaca-se a sobrevivência das crias, do nascimento à desmama. A respeito das práticas de manejo com as crias,

Alternativas
Q2541403 Veterinária
Trata-se de uma doença contagiosa, crônica e debilitante de ovinos e caprinos causada por uma bactéria denominada Corynebacterium pseudotuberculosis. Essa bactéria tem a característica de formar abscessos nos linfonodos superficiais, internos e em órgãos. A forma disseminada visceral é uma das causas da síndrome da ovelha magra, levando a prejuízos pela intensa redução da produção e morte do animal.
A qual doença se refere essa descrição?
Alternativas
Q2536027 Veterinária

Julgue o item subsequente. 


Doenças como a verminose e a clostridiose são comuns na ovinocultura brasileira e podem causar sérios prejuízos econômicos aos criadores, se não forem adequadamente controladas por meio de práticas de manejo sanitário e uso de medicamentos veterinários. 

Alternativas
Q2528291 Veterinária
No Rio Grande do Norte, a raça Soinga foi selecionada há, pelo menos, 30 anos. É um ovino rústico, precoce, pesado e prolífero, mesmo em habitat com condições adversas como o Semiárido. Ele é considerado pelos criadores como uma raça nobre, devido à sua carne marmorizada. O soinga é um animal tricross, pois sua origem ocorreu a partir dos cruzamentos realizados entre as raças 
Alternativas
Q2527930 Veterinária
Ovinos e caprinos afetados por linfadenite caseosa exibem abscessos próximos a linfonodos periféricos (forma externa). Os abscessos também podem se formar em linfonodos internos ou órgãos (forma interna). Qual dos seguintes é o agente causador da linfadenite caseosa de ovinos e caprinos? 
Alternativas
Q2525778 Veterinária
Um criador de ovinos observou que alguns de seus animais estavam apresentando anemia, perda de peso e pelagem áspera. Após exames laboratoriais, foi identificada a presença de ovos de parasitas no exame de fezes dos animais afetados. Qual dos seguintes parasitas é mais provável estar causando esses sintomas nos ovinos?
Alternativas
Q2485225 Veterinária
A linfadenite caseosa é uma doença infecciosa de grande importância na caprinocultura e ovinocultura brasileira, pois representa grandes perdas na produção, causando diminuição na produção de leite e queda na produção pela perda de peso do animal infectado. No Rio Grande do Sul, é principalmente uma doença subclínica, encontrada frequentemente em frigoríficos, razão pela qual causa perdas econômicas por condenação de carcaças ou parte dessas e pode significar um limitante para a exportação de carne ovina. Os caprinos são mais suscetíveis que os ovinos e, frequentemente, apresentam a doença clínica. O agente dessa doença é um bacilo Gram-positivo, pleomórfico, aeróbio, hemolítico, classificado como:
Alternativas
Q2481050 Veterinária
Os animais podem ser acometidos por diversas endoparasitoses. De acordo com o ciclo biológico de cada parasita, diferentes órgãos podem ser acometidos e, consequentemente, diferentes quadros clínicos podem ser apresentados. Assinale a alternativa que apresenta um parasita encontrado, na sua forma adulta, no abomaso de ovinos, sendo hematófago e consequentemente responsável por um quadro de anemia. 
Alternativas
Q2383682 Veterinária
Leia o caso clínico a seguir.


Em um rebanho bovino voltado à cria, bezerros em desenvolvimento apresentaram letargia, emagrecimento, fezes de coloração escura e edema de barbela. Ao exame necroscópico de um animal em que o quadro evoluiu ao óbito, havia hidroperitônio, hidrotórax, palidez generalizada da carcaça e órgãos, atrofia gelatinosa da gordura pericárdica e grande quantidade de parasitas nematoides junto ao conteúdo abomasal.


Considerando as informações do caso, qual a parasitose presente no rebanho? 
Alternativas
Q2358224 Veterinária
Analise as afirmativas a seguir:
I. Os fatores históricos e geoclimáticos no Nordeste foram determinantes para a pujança da caprino e ovinocultura, mesmo que rudimentar.
II. Um dos fatores pelo qual a caprino e a ovinocultura tradicional nordestina vai muito bem é o planejamento forrageiro, principalmente no tocante à convivência com a seca.
III. Um dos caminhos para a melhoria do setor caprino-ovinocultor é a formação e o fortalecimento de associações e cooperativas de criadores, que passam a suprir necessidades individuais a partir das diferenças coletivas e proporcionam ou devem proporcionar, dessa forma, a implementação da melhoria produtiva dos associados.
Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q2355669 Veterinária
Analise as afirmativas a seguir:
I. O parasitismo por nematóides gastrointestinais se constitui em uma das principais enfermidades de ovinos sendo causa da redução de produtividade e da mortalidade.
II. Normalmente os ovinos são criados em pequenas áreas e com superlotação, fazendo com que o alto índice de larvas nas pastagens seja uma fonte de constante contaminação.
Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q2335614 Veterinária
O planejamento das atividades do sistema de produção deve considerar as exigências de cada categoria animal, a disponibilidade e o custo dos alimentos ao longo do ano. Dessa forma, o programa nutricional de caprinos não é receita de bolo, e, por isso, deve ser feito para cada categoria animal. Com relação às diferentes categorias animais, avalie as afirmações a seguir.

I. Cabras e ovelhas de reposição não necessitam de um manejo nutricional adequado, pois não estão produzindo dentro da propriedade. II. O fornecimento de níveis nutricionais elevados antes e durante a estação de monta é, reconhecidamente, um método eficaz para aumentar as taxas de fertilidade, a gestação e a natalidade. Essa prática de manejo é conhecida como “flushing”. III. Cabras e ovelhas lactantes (paridas) possuem o dobro das exigências nutricionais do final de gestação.

É CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q2335604 Veterinária
Cocho cercado que permite a entrada somente das crias. Sua função é facilitar o desmame dos animais. Esse cerca pode ser feito de madeira, de tela de arame, de grades de ferro e de outros materiais, de maneira que permita a visão da mãe. O texto acima trata de qual componente das instalações de caprinos e de ovinos?
Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: A
4: B
5: E
6: D
7: B
8: A
9: D
10: C
11: D
12: B
13: A
14: E
15: A
16: B
17: D
18: A
19: C
20: A