Questões de Concurso
Sobre parasitologia em veterinária em veterinária
Foram encontradas 665 questões
Situação-problema:
"Um gato doméstico, dois anos de idade, apresenta prurido intenso, áreas de alopecia focal e crostas, principalmente na região cervical e caudal. Exames parasitológicos confirmaram a presença de ovos de Ctenocephalides felis. O tutor solicita orientações para o manejo ambiental e prevenção de novas infestações."
Foi levado para o atendimento clínico um cão adulto apresentando lesões papulocrostosas, com áreas alopécicas, prurido intenso (8/10) e hiperemia mais evidente em região ventral, axilar, codilhos (região do cotovelo), curvilhões (região calcanear) e focinho. Durante o exame físico, um odor rançoso também foi identificado.
Qual é o possível agente relacionado à alteração, qual o exame laboratorial que deve ser solicitado para a confirmação do agente causador da enfermidade e qual o medicamento que deve ser utilizado no tratamento, respectivamente?
Com relação a essa doença e / ou suas formas de transmissão, assinale a alternativa correta.
I. Síndromes clínicas agudas podem estar associadas a infecções hepáticas por fascíolas, dependendo da quantidade e do estágio de desenvolvimento do parasita e da presença ou ausência de Clostridium novyi. Doença fasciolar aguda ocorre durante a invasão hepática de metacercárias recém-ingeridas.
II. Doença fasciolar crônica está associada à presença de trematódeos adultos nos ductos biliares e é caracterizada pelos sinais clínicos clássicos de infecção hepática por fascíolas. Há perda gradual da condição física, fraqueza progressiva, anemia e hipoproteinemia com desenvolvimento de inchaços edematosos subcutâneos, especialmente no espaço intermandibular e sobre o abdômen.
III. O clorsulon (Curatrem®) é administrado oralmente para bovinos para o tratamento de infecções por F. hepática adultas e jovens. A dose de clorsulon (1 mg/kg) administrada com ivermectina, como Ivomec Plus, tem eficácia completa tanto para formas adultas de F. hepática como para as jovens.
( ) Os helmintos do gênero Dictyocaulus são os nematódeos mais frequentemente encontrados nos brônquios e bronquíolos dos suínos com verminose pulmonar.
( ) Minhocas são os hospedeiros intermediários dos helmintos, considerados agentes etiológicos da verminose pulmonar nos suínos.
( ) As lesões pulmonares dos suínos, quando decorrentes da metastrongilose, geralmente estão restritas às extremidades caudais dos bordos diafragmáticos dos pulmões.
( ) O princípio básico do controle da metastrongilose reside em impedir que os suínos entrem em contato com o hospedeiro intermediário (minhoca).
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
I. O Microsporum canis é a causa mais comum de dermatofitose em cães e gatos em diversos países. A doença, geralmente, apresenta-se como áreas de alopecia, descamação e pelos quebrados rodeados por zonas inflamatórias. Casos de infecções generalizadas podem estar associados com hiperadrenocorticismo e imunossupressão.
II. O Trichophyton bovis é causa comum de dermatofitoses em bovinos. Terneiros são afetados com mais frequência e normalmente desenvolvem lesões características na face e ao redor dos olhos. A infecção é mais comum nos meses de verão, e vários animais em geral são afetados.
III. Em equinos, Trichophyton equinum é a principal causa de dermatofitoses. A transmissão ocorre por contato direto ou por arreios, escovas e pentes contaminados. Equinos jovens, com menos de 4 anos de idade, são particularmente suscetíveis à dermatofitose.
Está CORRETO o que se afirma: