Questões de Concurso Sobre patologia clínica veterinária em veterinária

Foram encontradas 830 questões

Q3089260 Veterinária
A ceratoconjuntivite infecciosa bovina (CIB), é uma doença ocular altamente contagiosa causada por Moraxella bovis, que pode resultar em sérias complicações para a saúde ocular e a produtividade do rebanho. O tratamento é desafiador, pois envolve uma abordagem multifatorial. Sobre o manejo e o tratamento da ceratoconjuntivite infecciosa bovina, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q3082982 Veterinária
A anemia por corpúsculo de Heinz pode ser observada em qual doença?
Alternativas
Q3082971 Veterinária
A colite dorsal direita é um tipo específico de colite ulcerativa que afeta o cólon dorsal direito dos equinos. Essa doença é comumente associada ao uso de altas doses de 
Alternativas
Q3081866 Veterinária
O teste do Antígeno Acidificado Tamponado (AAT) é muito utilizado na realização do diagnóstico de brucelose. Com relação à técnica a ser aplicada a esse teste, analise as afirmativas a seguir.

I. Caso os soros estejam congelados, o período de equilíbrio à temperatura ambiente deve ser de uma hora.
II. Misturar, com movimentos circulares, o soro e o antígeno, de modo a obter um círculo de, aproximadamente, 2 cm.
III. Colocar a placa na caixa de leitura com luz indireta e proceder à leitura.
IV. Resultados positivos obtidos após os dez minutos de prova não deverão ser considerados.
V. Na interpretação de resultados, a presença de grumos = não reagente.

Está correto o que se afirma apenas em
Alternativas
Q3077647 Veterinária
Ao aumento na concentração de neutrófilos imaturos no sangue, que em geral envolve neutrófilos bastonetes, assim como metamielócitos e formas jovens que podem acompanhar o aumento dos bastonetes, chamamos de:
Alternativas
Q3074876 Veterinária
A raiva é uma zoonose de alta letalidade que afeta mamíferos, incluindo animais silvestres, domésticos e humanos. Considerando a vigilância da raiva em animais silvestres, qual das seguintes estratégias é a MAIS eficaz para o controle da doença em áreas de risco?
Alternativas
Q3074867 Veterinária
Indique qual dos seguintes procedimentos é o método padrão para confirmar a raiva em animais, uma zoonose viral fatal, e qual a característica clínica mais frequentemente associada à infecção.
Alternativas
Q3074866 Veterinária
Indique qual dos seguintes métodos de avaliação é utilizado para diagnosticar toxoplasmose em gatos, uma zoonose causada pelo protozoário Toxoplasma gondii, e qual a característica clínica frequentemente observada em animais infectados.
Alternativas
Q3074865 Veterinária
Indique qual dos seguintes métodos diagnósticos é utilizado para confirmar a leptospirose em animais, uma zoonose causada por bactérias do gênero Leptospira, e qual a característica clínica comum observada.
Alternativas
Q3070675 Veterinária
O gênero da bactéria responsável pela transmissão da febre maculosa, através da picada de carrapatos, denomina-se:
Alternativas
Q3070555 Veterinária
Sobre a Leishmaniose tegumentar, doença causada por protozoários do gênero Leishmania, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q3070554 Veterinária
A doença de Aujeszky (DA) é uma zoonose que pode acometer suínos domésticos e silvestres, e é de notificação imediata.
Sobre essa doença, assinale a afirmativa correta. 
Alternativas
Q3070551 Veterinária
Sobre as diferenças entre o músculo liso, músculo estriado esquelético e músculo cardíaco, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q3070363 Veterinária
A maioria dos desequilíbrios eletrolíticos decorre de uma perda líquida de eletrólitos associada com afecções do trato digestivo. Nesse sentido, analise as assertivas abaixo:

I. Hipocalemia pode ocorrer quando houver excessiva excreção renal de potássio.
I. Hipernatremia é caracterizada pelo aumento da concentração sérica de sódio.
III. Fornecimento de sal em excesso ou quando fornecido de forma adequada, porém com deficiente administração de água para os suínos, pode resultar em hipernatremia.

Quais estão corretas?
Alternativas
Q3044055 Veterinária
Os cuidados com a sanidade avícola têm acompanhado e favorecido a evolução da atividade no Brasil; entretanto, patógenos que afetam o peso e a qualidade da carcaça continuam a provocar grandes prejuízos à produção avícola. Sobre a patologia também conhecida como doença infecciosa da bolsa de Fabrício, é CORRETO afirmar que 
Alternativas
Q3033568 Veterinária
As micotoxinas são metabólitos secundários produzidas por fungos que se desenvolvem em produtos alimentícios, sendo capazes de originar uma ampla variedade de efeitos tóxicos em animais vertebrados. Diversas micotoxinas, como aflatoxinas, fumonisinas e ocratoxinas, têm sido identificadas em alimentos destinados ao consumo animal. A ocratoxina A (OTA) é produzida por fungos dos gêneros Penicillium e Aspergillus, e é encontrada contaminando grãos como milho, trigo, cevada e centeio. Assinale a alternativa que apresenta o órgão alvo de ação quando um suíno ingere uma ração contendo níveis elevados de OTA. 
Alternativas
Q3033564 Veterinária
Um médico-veterinário foi chamado para elucidar a morte de cinco bovinos, entre 12 e 24 meses de idade, causada por uma doença aguda. Os bovinos estavam em um campo nativo com boa oferta de gramíneas e vinham sendo suplementados com grande quantidade de resíduos de tangerina há algum tempo. Na última carga desse subproduto remetida para a propriedade, havia um grande número de limões sicilianos inteiros, acidentalmente misturados ao resíduo. Esses cinco animais apresentaram apatia, anorexia, mucosas cianóticas, sialorreia, acentuado aumento de volume do flanco esquerdo, dispneia e taquicardia. Na necropsia, foi observada a presença de limões inteiros no interior do rúmen e no esôfago. Os achados epidemiológicos, clínicos e necroscópicos permitiram que o profissional concluísse que a causa da morte dos animais foi em consequência de:
Alternativas
Q3029061 Veterinária
Considere a descrição da mucosa intestinal de um bovino, adulto.

Espessamento da mucosa e lâmina própria do íleo, ceco e cólon espessada e rugosa, e ulcerações. Edema, hiperemia e hemorragia na mucosa igualmente puderam ser vistas naqueles segmentos, além de linfonodos regionais aumentados de volume. À microscopia ótica, foram encontrados: intensa infiltração inflamatória mononuclear (macrófagos, células epitelioides ou gigantes, linfócitos, plasmócitos) e, mais raramente, alguns granulócitos, neutrófilos e eosinófilos. Organismos álcool-ácido resistentes foram encontrados no interior dos macrófagos.

O diagnóstico é enterite granulomatosa, relacionada à:
Alternativas
Q3029058 Veterinária
O material a ser colhido para o diagnóstico confirmatório da Encefalopatia Espongiforme Bovina (BSE) deve ser retirado do/da: 
Alternativas
Q3029057 Veterinária
Caprinos adultos com os seguintes sinais clínicos: desvio da cabeça, torcicolo, nistagmo, andar desequilibrado e quedas que acabavam em decúbito; morte no intervalo de 07 a 15 dias, após o aparecimento dos sinais. Exame microscópico revelou: manguitos perivasculares de células mononucleares (linfócitos, plasmócitos, macrófagos ativados) e mais raramente neutrófilos e perda do parênquima. Microabscessos no bulbo, ponte e mesencéfalo, e infiltrado neutrofílico e linfocítico multifocal, nos fascículos do nervo trigêmeo, próximo ao gânglio de Gasser, e nas leptomeninges do cerebelo.
A descrição corresponde a:
Alternativas
Respostas
1: D
2: D
3: C
4: D
5: D
6: C
7: C
8: B
9: A
10: A
11: D
12: B
13: B
14: E
15: D
16: A
17: C
18: A
19: A
20: B