Questões de Concurso Comentadas sobre patologias em avicultura em veterinária

Foram encontradas 98 questões

Q2946153 Veterinária

Anemia Infecciosa Eqüina e Salmonelose Aviária caracterizam-se por

Alternativas
Ano: 2016 Banca: IF-CE Órgão: IF-CE Prova: IF-CE - 2016 - IF-CE - Médico Veterinário |
Q2765092 Veterinária

A doença é considerada uma zoonose, sendo de notificação obrigatória e acarreta grandes perdas econômicas. É causada pelo vírus da família Orthomyxoviridae e, como sinais clínicos, as aves apresentam depressão severa; edema facial, com crista e barbela inchada e de coloração arroxeada; dificuldade respiratória com descarga nasal; queda na postura; diminuição do consumo de água e ração; morte súbita que pode chegar a 100% do plantel, em até 48 horas. A referida doença é denominada

Alternativas
Q2718770 Veterinária

Algumas bactérias do gênero Salmonella causam doenças em aves domésticas e também nos homens. Lotes de aves infectados por essas bactérias estão entre os mais importantes reservatórios, que podem ser transmitidas ao homem pela cadeia alimentar. Os produtores de carne de aves e ovos estão encarando pressão dos órgãos regulatórios de saúde pública a fim de evitar que seus produtos causem doença aos seres humanos. Sobre a salmonelose em aves, é correto afirmar que

Alternativas
Q2700140 Veterinária

Micoplasmose é a denominação que se dá à infecção causada por bactérias do gênero Mycoplasma. Quatro espécies, M. gallisepticum, M. synoviae, M. meleagridis e M. iowae, causam doenças que tem significado para a indústria avícola. Devido à importância econômica desta doença nos planteis de aves comerciais, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) instituiu no Plano Nacional de Sanidade Avícola (PNSA), normas técnicas para controle e certificação de estabelecimentos avícolas para a Micoplasmose Aviária.


Sobre a Micoplasmose Aviária, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Q2690395 Veterinária

Sobre as principais zoonoses bacterianas de aves, é correto afirmar:

Alternativas
Q2639108 Veterinária

Segundo a Instrução Normativa nº 50/2013, algumas doenças de aves são de notificação obrigatória, sendo elas erradicadas ou nunca registradas no país. Assinale a alternativa que apresenta corretamente essas doenças.

Alternativas
Q2443945 Veterinária
É uma das principais zoonoses causadas por uma bactéria de origem aviária que, no homem, é responsável por infecção respiratória decorrente de contato direto ou indireto com aves infectadas, particularmente psitacídeos, pombos, perus ou patos, sendo que o manuseio da plumagem ou dos tecidos de aves infectadas e, em casos raros, o contato boca a bico representam um risco zoonótico. O trecho refere-se à doença conhecida como:
Alternativas
Q2408702 Veterinária

Assinale a alternativa correta. A cólera aviária é capaz de proporcionar processo septicêmico, atingir rebanhos e causar muitos prejuízos ao avicultor. Trata-se de uma enfermidade contagiosa que acomete todas as aves de criação industrial, aves silvestres, aves de fundo de quintal, incluindo os perus. Qual é o agente etiológico dessa enfermidade?

Alternativas
Q2344917 Veterinária
Aves de diversas granjas, de subsistência e industriais, de uma mesma região apresentaram queda de postura, tosse, espirros, corrimento nasal e ocular, sinusite, necrose de crista e barbela, e diarreia. À necropsia, observaram-se petéquias no tecido subcutâneo, moela e proventrículo; ulcerações na crista; edema e cianose da cabeça. A região onde ocorre o surto dessa doença era rota de patos silvestres. Marque a alternativa que apresenta o provável diagnóstico e a conduta para determinação do correto diagnóstico:
Alternativas
Q2339173 Veterinária
Mediante a notificação ao Serviço Veterinário Oficial de caso suspeito de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade, um Médico Veterinário Oficial irá à propriedade em até 12 horas. Caso o diagnóstico seja positivo, em função do risco de disseminação do vírus, será delimitada a área ao redor do foco. Para a zona perifocal, qual a área ao redor do foco deverá delimitada?
Alternativas
Q2339172 Veterinária
O Ministério da Agricultura, através da Portaria n. º 587, de 22 de maio de 2023, declarou estado de emergência zoossanitária em todo o território nacional, por um período de 180 dias, em função da detecção da infecção pelo vírus da influenza aviária de alta patogenicidade em aves silvestres no Brasil. Qual a variante responsável pelos casos de influenza aviária?
Alternativas
Q2319018 Veterinária
Os médicos veterinários, técnicos, proprietários, produtores, prestadores de serviço, pesquisadores e demais envolvidos com a criação de aves domésticas, devem notificar imediatamente ao serviço veterinário oficial os casos suspeitos de:
Alternativas
Q2303150 Veterinária
A varíola aviária, também conhecida como ______________, é uma doença de origem ______________ caracterizada por lesões ______________ nodulares nas partes desprovidas de penas e por lesões diftéricas no trato digestivo superior e no trato respiratório.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Alternativas
Ano: 2023 Banca: FAU Órgão: UNIOESTE Prova: FAU - 2023 - UNIOESTE - Médico Veterinário |
Q2251111 Veterinária
Assinale a alternativa correta. Doença linfoproliferativa, infecciosa e contagiosa, causada por um herpesvírus que induz uma proliferação tumoral de células linfóides, em diferentes órgãos e tecidos. Afeta as galinhas e, mais raramente, os perus em contacto direto com as galinhas. Qual é essa enfermidade?
Alternativas
Q2232261 Veterinária
A influenza aviária é uma doença de notificação obrigatória à Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA). Ela é uma doença viral altamente contagiosa que afeta várias espécies de aves domésticas e silvestres. Em um abatedouro-frigorífico de aves, que abate frangos de corte, aves de reprodução e aves de postura descarte, é considerado um caso suspeito de influenza aviária quando: 
Alternativas
Q2206121 Veterinária
Borrelia anserina é o agente etiológico da espiroquetose aviária, uma doença aguda grave que pode acarretar perdas econômicas em lotes de aves. Esse agente etiológico é um tipo de: 
Alternativas
Q2198420 Veterinária
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, através da Instrução Normativa nº44, de 23 de agosto de 2001, aprova as Normas Técnicas para o Controle e a Certificação de Núcleos e Estabelecimentos Avícolas para a Micoplasmose Aviária (Mycoplasma gallisepticum, synoviae e melleagridis). A respeito desse assunto, é correto afirmar:
Alternativas
Q2172046 Veterinária
O confinamento na produção de aves resultou no estreitamento do espaço físico com o uso de gaiolas e no aumento de animais criados por metro quadrado, principalmente nas granjas de aves de postura. Em função disso, eleva-se o nível de atenção que o produtor deve ter em relação à sanidade da instalação no que se refere ao acúmulo de resíduos como esterco e restos de ração, que podem se tornar um meio ideal para a proliferação de ectoparasitas como o chamado “piolho da galinha”. Esses piolhos são ácaros de hábitos hematófagos noturnos que, ao se alimentarem com o sangue da ave, adquirem uma coloração avermelhada e por essa razão também são conhecidos como ácaro vermelho. Durante o dia, escondem-se nas frestas e esconderijos nas instalações das aves. O nome científico desse ácaro de hábitos alimentares noturnos é:
Alternativas
Q2103392 Veterinária
Sobre o Programa Nacional de Sanidade Avícola, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2070447 Veterinária

Em atenção ao aumento dos casos de influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP – vírus H5N1) na América do Sul, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) intensificou as medidas de prevenção da doença no Brasil.


Assinale a alternativa correta em relação ao tema.

Alternativas
Respostas
1: E
2: E
3: C
4: A
5: A
6: C
7: C
8: C
9: B
10: A
11: A
12: A
13: A
14: B
15: A
16: C
17: C
18: A
19: C
20: C