Questões de Concurso Sobre répteis e anfíbios em veterinária

Foram encontradas 42 questões

Q3109003 Veterinária
A classe Amphibia reúne três ordens: Anura, Gymnophiona e Caudata. Dentre elas, os mais estudados no Brasil são os Anuros, sendo o grupo mais diversificado de anfíbios. São exemplos de Anuros: 
Alternativas
Q2633692 Veterinária

Os parasitos monexenos, do gênero Heterakis, utilizam a minhoca como hospedeiro paratênico, isto é, hospedeiro de transporte. Medem de 0,4 a 1,5 cm, apresentam boca trilabiada. O ciclo é direto, sem migração. No ceco dos hospedeiros, as fêmeas fazem a postura de ovos de casca espessa, que saem com as fezes do hospedeiro para o meio ambiente. O desenvolvimento da L1, L2 e L3 ocorre dentro do ovo e o hospedeiro definitivo infecta-se ingerindo os ovos com a forma infectante (ovo com a L3) ou ingerindo minhocas parasitadas por L3. Quais os principais hospedeiros definitivos do parasito citado?

Alternativas
Q2541115 Veterinária
Assinale a alternativa correta:

As serpentes abaixo são do gênero Bothrops, exceto: 
Alternativas
Q2527039 Veterinária
A retenção de ovos ou distocia trata-se de uma afecção comumente relatada em répteis ovíparos criados em cativeiro. São causas de distocia em répteis, EXCETO:
Alternativas
Q2498665 Veterinária
Os acidentes ofídicos têm importância médica em virtude de sua grande frequência e gravidade. Apesar da importância do diagnóstico clínico, que orienta a conduta na grande maioria dos acidentes, o animal causador deve, na medida do possível, ser encaminhado para identificação por técnico treinado.


Imagem associada para resolução da questão
Conferir figura correspondente com melhor resolução no anexo (FIGURA 3)



Quais características descrevem os acidentes por serpentes do gênero Bothrops?  
Alternativas
Q2487679 Veterinária

A respeito do manejo e da saúde dos animais de laboratório utilizados em experimentos, julgue o item subsequente.


Em razão do seu comportamento natural, roedores e lagomorfos devem ser alojados em pares ou em grupos, exceto em casos autorizados por comissão de ética no uso de animais ou em virtude de recomendações clínicas.

Alternativas
Q2464981 Veterinária
Assinale a alternativa correta. Qual das seguintes condições não é considerada um fator predisponente significativo para a ocorrência de acidentes ofídicos causados por serpentes em animais de fazenda? 
Alternativas
Q2408982 Veterinária

Sobre as ações, as atividades e as estratégias de controle da população de roedores sinantrópicos e vetores biológicos, devem-se respeitar todas as condições a seguir, EXCETO:

Alternativas
Q2319626 Veterinária
Após a fecundação do óvulo de um réptil, formação dos primeiros blastômeros e surgimento dos anexos embrionários, um pesquisador, utilizando um marcador proteico celular, resolveu introduzi-lo no saco vitelínico e averiguar o destino desta molécula. As primeiras células marcadas no indivíduo serão: 
Alternativas
Q2292157 Veterinária
O trabalho em um serpentário requer conhecimentos específicos de manejo e compreensão dos aspectos biológicos básicos das serpentes.
Em relação aos aspectos biológicos presentes em serpentes é correto afirmar que
Alternativas
Ano: 2023 Banca: FAU Órgão: UNIOESTE Prova: FAU - 2023 - UNIOESTE - Médico Veterinário |
Q2251098 Veterinária
Assinale a alternativa correta. Municípios que apresentam índices preocupantes de roedores e vetores de doenças transmissíveis dos animais ao ser humano, necessitam de programas sanitários que minimizem tais situações, evitando-se a proliferação de espécies consideradas de alto risco à população urbana e rural. Nesse aspecto, qual das alternativas abaixo representa o animal considerado hospedeiro amplificador da bactéria causadora da febre maculosa no homem?
Alternativas
Q2225548 Veterinária
Quais são as espécies de roedores sinantrópicos que apresentam distribuição cosmopolita e são responsáveis por grande parte dos prejuízos econômicos e sanitários causados à população humana?
Alternativas
Q2206137 Veterinária
Em locais infestados por roedores, se a desratização for malsucedida, o local/área pode sofrer nova infestação. Essa reinfestação é um fenômeno chamado: 
Alternativas
Q2168684 Veterinária
Um campo amplo de atuação do médico veterinário em saúde pública envolve a vigilância, prevenção e controle de acidentes causados por animais peçonhentos e venenosos, em especial os acidentes ofídicos. O ofidismo é uma condição médica resultante da picada de serpentes. Algumas espécies de serpentes possuem glândulas venenosas que produzem uma toxina capaz de interferir com os processos fisiológicos e bioquímicos normais da vítima, causando uma variedade de alterações, incluindo alterações colinérgicas, hemorrágicas, anticoagulantes, necróticas, miotóxicas, citolíticas e inflamatórias. Os acidentes causados por serpentes são divididos em quatro grupos, de acordo com o gênero da serpente causadora. Marque a alternativa que apresente corretamente essa relação e suas devidas informações:
Alternativas
Q2111232 Veterinária

São animais peçonhentos:

I. Serpentes.

II. Aranhas.

III. Abelhas.

Julgue os itens em verdadeiro ou falso:

Alternativas
Q2109791 Veterinária
Os artrópodes surgiram há cerca de 600 milhões de anos e têm como características a presença de articulações nas patas e um esqueleto externo. São o grupo de animais com a maior diversidade de espécies, sendo possível encontrá-los em todos os ecossistemas do planeta, inclusive nos ambientes criados pelo homem. Dentre os artrópodes, os escorpiões, por serem venenosos, representam importante perigo para animais domésticos e seres humanos. No Brasil, as espécies mais comuns são:
Alternativas
Q2103390 Veterinária
Quanto às características anatômicas e fisiológicas dos animais silvestres de interesse comercial, analise as afirmativas a seguir.
I. A determinação sexual nos crocodilianos não é cromossomial e sofre influência direta da temperatura a que os ovos são submetidos na incubação, durante o período de desenvolvimento embrionário.
II. Nas aves, o sistema urinário é constituído por um par de rins e de ureteres, que se encarregam de produzir e transportar a urina até o urodeo, localizado no interior da cloaca.
III. Os estudos de nutrição e fisiologia digestiva mostram que as capivaras podem utilizar os alimentos fibrosos tão eficientemente quanto os ruminantes. Experimentos conduzidos para comparar a utilização digestiva de alimentos (alimento concentrado comprimido e forragem desidratada comprimida) entre capivaras, carneiros e coelhos mostraram a eficiência de conversão dos alimentos pelas capivaras.
Estão corretas as afirmativas:
Alternativas
Q1957345 Veterinária
Os acidentes ofídicos têm importância médica em virtude de sua grande frequência e gravidade. A ocorrência do acidente ofídico está, em geral, relacionada a fatores climáticos e aumento da atividade humana nos trabalhos no campo. No Brasil, a fauna ofídica de interesse médico está representada principalmente pelos gêneros:
Alternativas
Q1906368 Veterinária
 “Acidentes com animais peçonhentos são frequentemente relatados nas áreas rurais do Brasil por fazendeiros, vaqueiros e também veterinários de campo, que acreditam que picadas de serpentes são responsáveis por mortes de animais, gerando assim perdas econômicas aos pecuaristas. Casos esporádicos de acidentes com serpentes desse gênero podem ocorrer em equinos, ovinos, bovinos, caprinos, suínos, caninos e felinos. Os ofídios desse gênero habitam lugares úmidos, plantações, pastagens e lugares não habitados pelo homem. Possuem hábitos noturnos, alimentam-se principalmente de pequenos roedores e atacam subitamente, erguendo o terço anterior do corpo sem serem percebidos. Os constituintes do veneno dos ofídios desse gênero causam inflamação local, necrose e dano ao epitélio vascular; ademais possui, também, ação proteolítica ou necrosante; coagulante; hemorrágica e nefrotóxica”. A qual gênero de serpente o texto se refere:
Alternativas
Q1823234 Veterinária
Sobre a criação de répteis em cativeiro, é correto afirmar:
Alternativas
Respostas
1: E
2: D
3: E
4: A
5: C
6: C
7: D
8: A
9: E
10: A
11: A
12: C
13: C
14: C
15: C
16: D
17: A
18: B
19: A
20: C