Questões de Concurso Sobre roedores e lagomorfos em veterinária

Foram encontradas 111 questões

Q3112083 Veterinária
Entre as principais doenças na cunicultura, está a Mixomatose, que se caracteriza pelos seguintes sintomas:
Alternativas
Q3112077 Veterinária
As cobaias são fundamentalmente herbívoras e comem a maioria dos tipos de grãos, verduras e pasto. Na alimentação das cobaias, a deficiência do seguinte nutriente é responsável pelo aparecimento de sinais e sintomas característicos que começam com a redução no consumo de alimento e perda de peso, seguidas por anemia e hemorragia generalizada:
Alternativas
Q3044059 Veterinária
Os roedores das espécies Mus musculus, Rattus, e principalmente o Rattus norvergieus, estão envolvidos na epidemiologia da leptospirose por eliminarem a leptospira por períodos prolongados. Nos cães, a leptospirose assume um caráter de doença aguda, cujos principais sorovares envolvidos são o 
Alternativas
Q3035553 Veterinária
O controle de roedores é crucial em ambientes rurais e urbanos para prevenir a transmissão de doenças e proteger a produção agrícola e a saúde pública. Os principais métodos de controle de roedores incluem a utilização de iscas e armadilhas, bem como medidas de manejo ambiental e sanitário. As iscas podem ser químicas (contendo anticoagulantes) ou naturais (como produtos alimentares não tóxicos), e as armadilhas podem ser mecânicas ou adesivas. Além disso, é fundamental realizar a eliminação de possíveis fontes de alimento e abrigo, e adotar estratégias de prevenção para evitar a reocorrência de infestações.
Sobre o controle de roedores, assinale a alternativa CORRETA
Alternativas
Q2955175 Veterinária

Roedores são animais sinantrópicos diretamente envolvidos na saúde pública por serem transmissores de zoonoses graves como a leptospirose. São conhecidas três espécies urbanas, dentre as quais se destaca o Rattus novergicus, o qual apresenta as características: o

Alternativas
Q2790532 Veterinária

Sobre as técnicas de coleta de sangue de roedores e lagomorfos, a que deve ser terminal e realizada sob anestesia profunda é:

Alternativas
Q2790529 Veterinária

Sobre a contenção física de roedores e coelhos é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Q2790524 Veterinária

No que se refere à criação e manejo de ratos podemos afirmar que:

Alternativas
Q2790512 Veterinária

Com relação à gestação de camundongos, analise as afirmativas:


I- O período de gestação é de 15 a 18 dias e em fêmeas que estão amamentando a gestação pode ser prolongada por até três dias.

II- O período de gestação é de 19 a 21 dias e em fêmeas que estão amamentando a gestação pode ser prolongada por até cinco dias.

III- Após o décimo dia de gestação já se observa um aumento do abdômen.



Das afirmativas acima, pode-se dizer que:

Alternativas
Q2790505 Veterinária

Com relação ao enriquecimento ambiental para camundongos e ratos é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Q2790495 Veterinária

Com relação aos sistemas e métodos de acasalamento utilizados em colônias de camundongos é correto afirmar que:

Alternativas
Q2790480 Veterinária

Com relação à criação e manejo de coelhos, analise as afirmativas:


I - Os machos e as fêmeas devem ter seis meses de idade para iniciarem os acasalamentos.

II - Os filhotes devem ser desmamados por volta de 40 dias de idade, com peso em torno de 800 a 1.500g.

III - A distância ano-genital nos machos recém-nascidos é visivelmente maior do que nas fêmeas.


Das afirmativas acima, pode-se dizer que:

Alternativas
Q2692099 Veterinária

Qual dos itens abaixo não representa uma característica clínica indicativa de estresse em camundongos?

Alternativas
Q2692081 Veterinária

Com relação à anatomia do rato (Rattus norvegicus), pode-se afirmar que, exceto:

Alternativas
Q2629231 Veterinária

A rotina de anestesia de coelhos, mantidos por tutores como animais de companhia, tem crescido e, com isso, também tem crescido o uso de protocolos e técnicas mais refinados, visando mais segurança, individualização e bem-estar desses pacientes.


A respeito das particularidades da anestesia de lagomorfos, assinale a opção correta.

Alternativas
Q2588799 Veterinária

Locais escuros e muito úmidos são extremamente prejudiciais aos coelhos, portanto a iluminação deve ser de boa qualidade. Com relação às fêmeas, admite-se que a seguinte quantidade de horas de luz diária regularizam seu ciclo estral:

Alternativas
Q2550123 Veterinária
Julgue o item que se segue. 

Roedores de estimação, como coelhos e porquinhos-daíndia, dependem de uma dieta rica em proteínas para manter a saúde gastrointestinal. A ingestão insuficiente de proteínas pode levar a problemas como obstrução intestinal, distúrbios gastrointestinais e problemas dentários, devido à falta de desgaste adequado dos dentes. 
Alternativas
Q2454628 Veterinária
Das espécies de roedores sinantrópicos, três apresentam distribuição cosmopolita e são responsáveis por grande parte dos prejuízos sanitários causados à população humana. Dessas, qual é a de mais difícil controle e causa grande incômodo devido ao tamanho relativamente grande (100 a 200 gramas), ao hábito de adentrar as residências e aos ruídos que fazem ao percorrer o forro das casas durante a noite?
Alternativas
Q2408695 Veterinária

Assinale a alternativa correta. Carcinicultura e cunicultura referem-se, respectivamente, as criações de:

Alternativas
Q2343337 Veterinária
Os roedores sinantrópicos possuem grande relevância em saúde pública, dada sua participação no ciclo da transmissão de doenças. Compreender a biologia e o comportamento desses animais é fundamental para planejamento e controle eficiente. A respeito do controle de roedores, analise as afirmativas a seguir:

I. A forma mais eficiente de controlar ratazanas é por meio da aplicação rodenticida em pó no interior de suas tocas, uma vez que esse roedor apresenta comportamento neofóbico.
II. O controle químico de camundongos exige cautela, devido ao hábito intradomiciliar desses roedores e potenciais riscos de acidentes com crianças e animais domésticos, sendo proibido o uso de formulações à base de carbamatos.
III. Atualmente, no Brasil, os únicos rodenticidas permitidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) são os anticoagulantes à base de hidroxicumarina.
IV. Os locais de ocorrência endêmica e epidêmica de leptospirose ao longo do tempo devem receber ações permanentes de controle de roedores, até que ações de manejo ambiental ou de infraestrutura urbana reduzam significativamente o risco de infecção da população humana.
V. Em áreas classificadas como de risco para a transmissão de doenças de relevância para a saúde pública, as ações de controle devem ocorrer em caráter permanente para evitar o efeito bumerangue (aumento do número de roedores infestantes em determinada área onde foi praticada a desratização anteriormente).

Estão corretas:
Alternativas
Respostas
1: A
2: A
3: C
4: C
5: C
6: E
7: D
8: B
9: C
10: B
11: E
12: E
13: A
14: C
15: D
16: D
17: E
18: D
19: A
20: D