Questões de Concurso Sobre acondicionamento, coleta e transporte em engenharia ambiental e sanitária

Foram encontradas 207 questões

Q3054340 Engenharia Ambiental e Sanitária
Em relação aos vários tipos de lixo e suas características principais, relacionar as colunas e assinalar a sequência correspondente.

(1) Rejeitos. (2) Lixo Hospitalar. (3) Lixo Eletrônico.
( ) Resíduos provenientes de unidades de saúde, contendo materiais infectantes e cortantes.
( ) Materiais que não podem ser reciclados, como papel higiênico usado e guardanapos sujos.
( ) Engloba peças de computadores, celulares, televisores e monitores.
Alternativas
Q3030707 Engenharia Ambiental e Sanitária
Foram retiradas várias lixeiras do local para que a parede fosse pintada e as placas indicadoras recolocadas, porém agora você tem que recolocar as lixeiras com as cores corretas para cada resíduo. Avalie a sequência das placas dos resíduos e assinale a alternativa da sequência das cores das lixeiras corretas:    Imagem associada para resolução da questão
Alternativas
Ano: 2009 Banca: ACAFE Órgão: MPE-SC Prova: ACAFE - 2009 - MPE-SC - Engenheiro Sanitarista |
Q2916543 Engenharia Ambiental e Sanitária

O transporte de resíduos sólidos urbanos deve ser feito com veículos especiais, ágeis e de tamanho apropriados para a remoção destes resíduos. O caminhão utilizado para a remoção de grandes volumes oriundos da capinação, de entulhos e que não deve ser utilizado para a coleta de lixo domiciliar ou similar é o:

Alternativas
Q2909277 Engenharia Ambiental e Sanitária
No gerenciamento de resíduos, o instrumento de controle que permite ao órgão ambiental acompanhar os resíduos desde a sua origem até a disposição final, bem como conhecer o gerador, o transportador e o receptor dos resíduos, é conhecido como
Alternativas
Q2902409 Engenharia Ambiental e Sanitária

Define-se como resíduos sólidos restos das atividades humanas, considerados pelos geradores como inúteis, indesejáveis ou descartáveis, podendo-se apresentar no estado sólido, semi-sólido ou líquido, desde que não seja passível de tratamento convencional. (Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT). Os resíduos sólidos apresentam características físicas, químicas e biológicas determinantes para o planejamento, o dimensionamento e a operação do sistema de coleta, de transporte, de tratamento e de destino final dos resíduos. Nesse aspecto, é correto afirmar que

Alternativas
Q2900403 Engenharia Ambiental e Sanitária

Sobre os recipientes de acondicionamento dos resíduos sólidos, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Q2900402 Engenharia Ambiental e Sanitária

Existem várias maneiras de acondicionar os resíduos sólidos nas fontes produtoras. Dentre as alternativas abaixo, assinale aquela que associa corretamente o tipo de resíduo ao recipiente adequado para o seu acondicionamento.

Alternativas
Q2873926 Engenharia Ambiental e Sanitária
O bota-fora licenciado é um local destinado a receber:
Alternativas
Q2861062 Engenharia Ambiental e Sanitária
O aumento populacional e a crescente urbanização demandam a necessidade de novos locais para disposição de resíduos sólidos urbanos. Estes locais estão cada vez mais afastados dos centros urbanos, o que faz da estação de transferência ou de transbordo uma opção que
Alternativas
Q2861054 Engenharia Ambiental e Sanitária
Dentre os fatores importantes para a eficiência da prestação dos serviços limpeza de pública, está o de coleta de resíduos sólidos urbanos. A coleta desses resíduos
Alternativas
Q2861050 Engenharia Ambiental e Sanitária
Foi realizada a caracterização física dos resíduos sólidos urbanos (RSU) do município de Caldas Novas e, dentre os resultados, determinou-se um peso específico de 0,3 ton/m3. Sabendo-se que o serviço de coleta atende 100% da população e transporta 150 m3/dia de RSU para a área de disposição final, quantos quilos de RSU Caldas Novas gera por dia?
Alternativas
Q2815011 Engenharia Ambiental e Sanitária
Sobre o tratamento e a disposição final dos resíduos sólidos urbanos, leia as alternativas a seguir e marque a opção INCORRETA.
Alternativas
Q2796485 Engenharia Ambiental e Sanitária

A distância mínima para aterros sanitários, acima ou abaixo do nível do terreno, para os corpos d’água, deve ser de:

Alternativas
Q2752488 Engenharia Ambiental e Sanitária

A NBR 13.969 de 1997 define as condicionantes de projeto, construção e operação de unidades de tratamento complementar e de disposição final dos efluentes líquidos pré-tratados em fossas sépticas.

Assinale a opção que indica, respectivamente, uma forma de tratamento complementar e uma forma de destinação final, após um tanque séptico.

Alternativas
Q2679756 Engenharia Ambiental e Sanitária

Analise as afirmativas a seguir:


I. A prática de coleta seletiva não pode ser utilizada como uma forma de sensibilizar a comunidade sobre os problemas da poluição causada pelo lixo.

II. Os fatores que influenciam a decisão sobre a frequência de coleta do lixo incluem, por exemplo, o tipo de lixo gerado e as condições climáticas.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Q2679754 Engenharia Ambiental e Sanitária

Analise as afirmativas a seguir:


I. As fitas adesivas, o papel higiênico já utilizado, os restos de embalagens de alimentos e o papel carbono são exemplos de materiais que podem ser facilmente reciclados.

II. Os resíduos domiciliares não são passíveis de tratamento para uma futura utilização como matéria-prima na manufatura de novos produtos, independentemente da forma como se apresentam.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Q2679752 Engenharia Ambiental e Sanitária

Analise as afirmativas a seguir:


I. A separação de plásticos do restante do lixo traz uma série de danos à sociedade, como, por exemplo, a redução da vida útil dos aterros, a redução de empregos relacionados à reciclagem e o aumento do gasto de energia nas indústrias.

II. A coleta do lixo de uma cidade deve ter como meta atender indistintamente a toda a população, pois o lixo não coletado de uma determinada área, lançado em terrenos baldios, por exemplo, causará problemas sanitários.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Q2679750 Engenharia Ambiental e Sanitária

Analise as afirmativas a seguir:


I. Os resíduos volumosos, como móveis, veículos abandonados e materiais de demolição podem necessitar de um serviço especial para sua retirada, podendo, portanto, ser cobrada uma taxa dos usuários dos serviços públicos de limpeza, conforme as regras e normas municipais vigentes.

II. É recomendável lavar bem as mãos após manusear lixo e outros resíduos residenciais e industriais.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Q2679748 Engenharia Ambiental e Sanitária

Analise as afirmativas a seguir:


I. Para a remoção do lixo domiciliar, é possível realizar a separação, na fonte geradora (domicílios), dos seus diversos componentes recicláveis (papel, plásticos, vidros, metais etc.) e da sua fração orgânica.

II. São exemplos de tipos de lixo que devem ser coletados pela Administração Pública, o domiciliar e o dos grandes estabelecimentos comerciais.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Q2679741 Engenharia Ambiental e Sanitária

Analise as afirmativas a seguir:


I. O lixo industrial – quando não tóxico ou perigoso – e o de unidades de saúde e de farmácias devem ser recolhidos pelos serviços públicos ou por empresas privadas, conforme as normas municipais, estaduais e federais vigentes.

II. Os recursos materiais e humanos à disposição do órgão prestador de serviço de coleta de lixo são fatores que influenciam a decisão sobre a frequência de coleta do lixo.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: A
4: D
5: C
6: D
7: C
8: B
9: D
10: D
11: D
12: D
13: C
14: C
15: C
16: D
17: C
18: A
19: A
20: A