Questões de Concurso Sobre conceitos e fundamentos em meio ambiente em engenharia ambiental e sanitária

Foram encontradas 678 questões

Q3118419 Engenharia Ambiental e Sanitária
Sobre as causas naturais da erosão costeira, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. Dinâmica de circulação costeira: presença de zonas de barlamar ou centros de divergência de células de deriva litorânea em determinados locais mais ou menos fixos da linha de costa (efeito “foco estável”).
II. Presença de amplas zonas de transporte ou trânsito de sedimentos (by-pass), contribuindo para a não permanência dos sedimentos em certos segmentos de praia.
III. Evolução quaternária das planícies costeiras: balanço sedimentar de longo prazo negativo, e dinâmica e circulação costeira atuante na época.
IV. Fatores tectônicos: subsidências e soerguimentos da planície costeira.
Alternativas
Q3118416 Engenharia Ambiental e Sanitária
O clima da região de um certo ecossistema brasileiro é subtropical úmido, com verões quentes e sem estação seca. A imensidão das paisagens abertas, com sua vegetação baixa que permite ver o horizonte e ocupa uma área de 176,5 mil km² (cerca de 2% do território nacional), é elemento essencial da identidade e do sentimento de pertencimento para grande parte da população local. No ano 2002, sua transformação em lavouras e plantações de árvores já havia chegado a 50% de sua área de distribuição original. Estima-se que atualmente restam menos de 40%. Embora o uso pastoril seja importante do ponto de vista econômico e ecológico, frequentemente a não adoção de boas práticas de manejo dessa atividade pode levar à depauperação desses ecossistemas e facilitar a invasão por espécies exóticas. O texto acima refere-se ao ecossistema:
Alternativas
Q3117062 Engenharia Ambiental e Sanitária
Analise os excertos abaixo:

Excerto I. A compostagem é um processo de bioxidação anaeróbia endotérmica de um substrato orgânico homogêneo, no estado sólido ou líquido, caracterizado pela produção de CO2, água e liberação de substâncias minerais e formação de matéria orgânica estável.

Excerto II. O processo de compostagem é desenvolvido por uma população diversificada de microrganismos e envolve necessariamente duas fases distintas, a primeira chamada de degradação ativa e a segunda de maturação ou cura.

Fonte: SANTOS, Mirlaine Queiroz. Compostagem de resíduos biodegradáveis desviados dos aterros em Araguari-MG. 2003.

Sobre os excertos, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3026446 Engenharia Ambiental e Sanitária
A queima de carvão e de combustíveis fósseis é responsável pelo(a):
I.Chuva ácida. II.Aumento do efeito estufa. III.Redução da quantidade de oxigênio na atmosfera.

É correto o que se afirma em:
Alternativas
Q3024116 Engenharia Ambiental e Sanitária
São componentes básicos da Vigilância em Saúde Ambiental: a Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano; a Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Substâncias Químicas; e a Vigilância em Saúde Ambiental e Qualidade do Ar. Marque a alternativa em que os instrumentos utilizados pela Vigilância em Saúde Ambiental não estão CORRETAMENTE descritos:
Alternativas
Q3007288 Engenharia Ambiental e Sanitária
Os pneumatóforos são uma característica da vegetação do seguinte bioma brasileiro.
Alternativas
Ano: 2013 Banca: FGV Órgão: CONDER Prova: FGV - 2013 - CONDER - Engenheiro Sanitarista |
Q2912208 Engenharia Ambiental e Sanitária

As doenças de veiculação hídrica podem ser causadas por vírus, protozoários, bactérias e helmintos. Assinale a alternativa que apresenta um exemplo de doença de veiculação hídrica causada por protozoário.

Alternativas
Q2863200 Engenharia Ambiental e Sanitária
Em ambientes de depósito arenoso, paralelo à linha da costa, de forma geralmente alongada, produzidos por processos de sedimentação, encontram-se diferentes comunidades que recebem influência marinha, com cobertura vegetal em mosaico, em praias, cordões arenosos, dunas e depressões, apresentando, de acordo com o estágio sucessional, estrato herbáceo, arbustivo e arbóreo, este último mais interiorizado. Esses ambientes são denominados:
Alternativas
Q2768726 Engenharia Ambiental e Sanitária

Considere a seguinte definição:


“__________ é o estado de higidez em que vive a população urbana e rural, tanto no que se refere a sua capacidade de inibir, prevenir ou impedir a ocorrência de endemias ou epidemias veiculadas pelo meio ambiente, como no tocante ao seu potencial de promover o aperfeiçoamento de condições mesológicas favoráveis ao pleno gozo de saúde e bem-estar”.


O espaço na definição acima é preenchido corretamente por:

Alternativas
Q2752520 Engenharia Ambiental e Sanitária

Na economia do meio ambiente, um recurso ambiental possui valores associados aos seus atributos que são didaticamente separados em componentes.

Com relação aos valores de um recurso ambiental, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.


( ) O valor de existência é dado pelas pessoas para o recurso, visando ao uso direto ou indireto futuro, seja pelas próprias pessoas ou pelas novas gerações.

( ) O valor do recurso é dado pela soma dos valores de uso direto, de uso indireto, de opção e de existência.

( ) O cidadão que compra milho para se alimentar está atribuindo a esse recurso ambiental um valor de uso indireto.


As afirmativas são, respectivamente,

Alternativas
Q2752518 Engenharia Ambiental e Sanitária

Diversas são as relações entre as espécies que convivem em um mesmo habitat, podendo ser indiferentes, favoráveis ou desfavoráveis para uma ou para todas as participantes da relação.

Os líquens são formados pela relação entre algas e fungos, em que a alga realiza a fotossíntese e cede ao fungo parte da matéria orgânica sintetizada e, o fungo, além de proteger a alga, cede-lhe a umidade e os sais minerais que absorve.

Esse tipo de relação é benéfico para ambos e permite a sobrevivência do líquen em lugares onde, isoladamente, a alga e o fungo não teriam chance.

Essa relação é denominada

Alternativas
Q2752517 Engenharia Ambiental e Sanitária

Relacione os conceitos fundamentais de ecologia às respectivas definições.


1. Ecótono

2. Nicho Ecológico

3. Biocenose

4. Habitat


( ) É a região de transição entre duas comunidades ou entre dois ecossistemas.

( ) É o conjunto de populações de diversas espécies que habita uma mesma região num determinado período.

( ) É o lugar específico onde uma espécie pode ser encontrada, isto é, o seu "endereço" dentro do ecossistema.

( ) É o papel que o organismo desempenha no ecossistema, isto é, a "profissão" do organismo no ecossistema.


Assinale a opção que indica a relação correta, de cima para baixo.

Alternativas
Q2719726 Engenharia Ambiental e Sanitária

A mudança no meio ambiente, tanto positiva quanto negativa, total ou parcial, resultante das atividades, produto ou serviços da organização, é chamada de

Alternativas
Ano: 2018 Banca: IF-MT Órgão: IF-MT Prova: IF-MT - 2018 - IF-MT - Engenharia Sanitária |
Q2715950 Engenharia Ambiental e Sanitária

A autodepuração é decorrente da associação de vários processos de natureza física (diluição, sedimentação e reaeração atmosférica), química e biológica (oxidação e decomposição). No processo de autodepuração, há um balanço entre as fontes de consumo e de produção de oxigênio. Nesse contexto, sobre os principais fenômenos integrantes no consumo de oxigênio, assinale com (V) as afirmativas verdadeiras e (F) as falsas.


( ) A oxidação da matéria orgânica.

( ) A nitrificação.

( ) A demanda bentônica.

( ) Reaeração.

( ) Fotossíntese.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

Alternativas
Q2678654 Engenharia Ambiental e Sanitária

Constituí uma reação àquilo que considera como insuficiências dos princípios-base da economia tradicional, em face da natureza dos processos ecológicos nos ecossistemas e na biosfera, que são determinantes do equilíbrio e da qualidade do ambiente. Estamos falando de

Alternativas
Q2678632 Engenharia Ambiental e Sanitária

Em relação a Avaliação do Ciclo de Vida dos materiais, é INCORRETO afirmar que a(o)(s)

Alternativas
Q2678621 Engenharia Ambiental e Sanitária

Os recursos naturais podem ser classificados em dois grandes grupos: os renováveis e os não-renováveis. Em relação ao assunto, é CORRETO afirmar que

Alternativas
Q2665979 Engenharia Ambiental e Sanitária

Em relação a definição de áreas degradadas é correto afirmar:

Alternativas
Q2629891 Engenharia Ambiental e Sanitária

São práticas que previnem ou minimizam problemas ambientais, tais como o elevado consumo de insumos, a poluição e a geração de resíduos. Trazem benefícios econômicos concomitantes aos ganhos ambientais, uma vez que atuam para prevenir ou reduzir a poluição ainda na fonte geradora e concentram esforços na racionalização do uso de recursos naturais. O trecho refere-se a:

Alternativas
Q2612480 Engenharia Ambiental e Sanitária

Os recursos minerais são todos os minérios, rochas e pedras preciosas, sendo caracterizados como materiais inorgânicos presentes na crosta terrestre e associados a grande valor econômico. Entre os recursos não metálicos, encontra-se:

Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: D
4: B
5: E
6: E
7: B
8: A
9: C
10: D
11: D
12: A
13: E
14: B
15: E
16: D
17: A
18: A
19: C
20: C