Questões de Concurso
Sobre crise ambiental em engenharia ambiental e sanitária
Foram encontradas 234 questões
I. Supressão de vegetação e degradação do solo.
II. Assoreamento de cursos d'água.
III. Aumento do risco de perda da estabilidade das estruturas de pontes e residências.
IV.Comprometimento da qualidade das águas superficiais e subterrâneas e alterações de nível do lençol freático.
Está CORRETO o que se afirma:
I. As águas elevam-se de forma paulatina e previsível; mantêm-se em situação de cheia durante algum tempo e, a seguir, escoam-se gradualmente.
II. São intensificadas por variáveis climatológicas de médio e longo prazos e pouco influenciáveis por variações diárias do tempo. Relacionam-se muito mais com períodos demorados de chuvas contínuas do que com chuvas intensas e concentradas. O fenômeno caracteriza-se por sua abrangência e grande extensão.
III. São provocadas por chuvas intensas e concentradas, em regiões de relevo acidentado, caracterizando-se por produzirem súbitas e violentas elevações dos caudais, os quais escoam-se de forma rápida e intensa.
IV. São águas acumuladas no leito das ruas e nos perímetros urbanos por fortes precipitações pluviométricas, em cidades com sistemas de drenagem deficientes.
(__) Inundações graduais.
(__) Enchentes.
(__) Alagamentos.
(__) Enxurradas.
A sequência correta é:
A respeito dos impactos e das principais causas de mudanças climáticas, julgue o item a seguir.
Resultante de vários fatores e vetores, incluindo variações climáticas e atividades humanas, a desertificação é a degradação ambiental e socioambiental que ocorre, particularmente, em zonas áridas, semiáridas e subúmidas secas.
A respeito dos impactos e das principais causas de mudanças climáticas, julgue o item a seguir.
Mudanças climáticas levarão à homogeneização da grande maioria das comunidades de mamíferos terrestres da caatinga, com poucas espécies generalistas substituindo as raras e especialistas.
A respeito dos impactos e das principais causas de mudanças climáticas, julgue o item a seguir.
Causado pelo aquecimento global, o processo de transformação do bioma cerrado em bioma caatinga denomina-se savanização.
A respeito dos impactos e das principais causas de mudanças climáticas, julgue o item a seguir.
Considerando a equação de Clausius-Clapeyron, o aumento de 0,5 °C na temperatura média da Terra eleva em, aproximadamente, 7% a capacidade de a atmosfera reter vapor de água sem que ocorra condensação.
A respeito dos impactos e das principais causas de mudanças climáticas, julgue o item a seguir.
Mudanças climáticas podem fazer que a disponibilidade hídrica no Brasil caia mais de 40% em regiões hidrográficas do Norte, Nordeste, Centro-Oeste e parte do Sudeste nos próximos 20 anos.
I. Pode ser definido como absorção de energia seguida da emissão desta em forma calorífica.
II. A energia emitida pelo solo é absorvida por moléculas de vapor de água e gases denominados “gases estufa”.
III. A industrialização e o aumento da queima de combustíveis fósseis são atividades que não agravam esse fenômeno, uma vez que a emissão de gases é insignificante em processos que envolvem combustão.
IV. O vapor de água na atmosfera não contribui para o efeito estufa, pois ele é apenas um subproduto natural do ciclo hidrológico.
Quais estão corretas?
A exploração da pastagem sem manejo causa um grave problema de degradação e compromete o desempenho animal e a rentabilidade do sistema de produção. Assinale a alternativa que indica fatores que originam ou intensificam os processos de degradação.
Qual a alternativa que apresenta uma descrição incorreta de um dos principais tipos de riscos ambientais?
A queima dos combustíveis fósseis (carvão, derivados de petróleo e gás natural) origina uma série de poluentes atmosféricos. A variável determinante no agravamento da poluição urbano-industrial e na formação das chuvas ácidas, é o teor de: