Questões de Concurso Sobre disposição final em engenharia ambiental e sanitária

Foram encontradas 262 questões

Q3088756 Engenharia Ambiental e Sanitária
Em uma obra de construção civil de grande porte, a gestão de resíduos é fundamental para garantir a sustentabilidade e a segurança no canteiro. A separação adequada de materiais recicláveis, o descarte correto de entulhos, e o controle de qualidade no recebimento e estocagem de materiais contribuem para a eficiência da obra e a redução de impactos ambientais. Além disso, é essencial que todos os envolvidos tenham zelo pelo patrimônio público, respeitando normas de descarte e preservação dos recursos disponibilizados.

Julgue o item a seguir, a respeito do texto acima.


O descarte de entulhos deve seguir as normas locais de gestão de resíduos, garantindo que os materiais sejam enviados para locais autorizados de disposição final.

Alternativas
Q3085625 Engenharia Ambiental e Sanitária
Qual das alternativas abaixo especifica CORRETAMENTE a diferença entre lixões e aterros sanitários?
Alternativas
Q3056002 Engenharia Ambiental e Sanitária
Em relação à técnica de aterro sanitário para disposição de resíduos sólidos, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) As camadas de lixo são compactadas e cobertas com terra.
( ) Instalam-se dutos captadores de gases e um sistema de captação de chorume.
( ) O solo deve ser protegido com uma manta permeável.

As afirmativas são, respectivamente,
Alternativas
Q3046528 Engenharia Ambiental e Sanitária
O texto seguinte servirá de base para responder à questão.

Recicláveis e entulhos são categorias de resíduos com tratamentos distintos na gestão ambiental. Enquanto materiais recicláveis, como plástico, papel, vidro e metal podem ser reprocessados e reintroduzidos na cadeia produtiva, os entulhos geralmente provenientes de construção civil, requerem processos específicos de descarte. Quando possível, de reciclagem para reduzir seu impacto ambiental e melhorar a sustentabilidade das práticas de construção. Julgue o item a seguir no que diz respeito ao descarte adequado e à separação de recicláveis e entulhos.

Entulhos provenientes de demolições e construções podem ser descartados junto com o lixo orgânico, pois ambos são considerados resíduos sólidos urbanos. 
Alternativas
Q3024119 Engenharia Ambiental e Sanitária
Assinale a alternativa que NÃO contempla uma forma de destinação final para resíduos sólidos urbanos:
Alternativas
Q3010425 Engenharia Ambiental e Sanitária
Em relação ao panorama geral de saneamento básico no Brasil e seus respectivos aspectos e impactos, assinale a opção correta. 
Alternativas
Q3010409 Engenharia Ambiental e Sanitária
      Em um parque público que está utilizando água de reúso, proveniente de estações de tratamento de esgoto, para irrigar os gramados e jardins, após uma análise de rotina, foi constatada alta concentração de sódio no solo.
Nessa situação hipotética, a medida mais adequada para evitar a degradação do solo e garantir a saúde das plantas é 
Alternativas
Q3007420 Engenharia Ambiental e Sanitária
A compostagem é um processo natural de decomposição de resíduos de matéria orgânica de origem animal ou vegetal. Sobre esse processo, analise as afirmativas a seguir.

I. A acidez dos resíduos dificulta a colonização inicial por fungos e bactérias responsáveis pela compostagem.
II. O excesso de água no processo pode impedir a difusão de ar na leira de compostagem.
III. Resíduos com baixa relação carbono/nitrogênio (inferior a 30) indica tem degradação mais lenta e tem função estruturante.

Está correto o que se afirma em 
Alternativas
Q3007419 Engenharia Ambiental e Sanitária
Relacione as formas de disposição final de resíduos sólidos, apresentadas na coluna da esquerda, às suas respectivas definições apresentadas na coluna da direita.

(1) Aterro sanitário (2) Aterro controlado (3) Vazadouro


( ) Forma de disposição inadequada de resíduos sólidos urbanos, que se caracteriza pela simples descarga sobre o solo, sem medidas de proteção ao meio ambiente ou à saúde pública 

( ) Método no qual se confinam adequadamente os resíduos sólidos urbanos sem poluir o ambiente externo, porém sem promover a coleta e o tratamento dos efluentes líquidos e gasosos produzidos. 

( ) Método de disposição final de resíduos sólidos urbanos, sobre terreno natural, através de seu confinamento em camadas cobertas com material inerte, geralmente solo, segundo normas específicas, de modo a evitar danos ao meio ambiente, em particular à saúde e à segurança pública. 


A sequência correta, de cima para baixo, é
Alternativas
Q2909279 Engenharia Ambiental e Sanitária

Os mecanismos biológicos de degradação dos resíduos sólidos urbanos em um aterro sanitário são predominantemente aeróbio e anaeróbio, os quais estão condicionados à disponibilidade de oxigênio gasoso nas camadas dos resíduos. Nesse sentido, a decomposição anaeróbia é uma forma conhecida de tratamento da parte orgânica dos resíduos sólidos urbanos que ocorre em fases ou estágios sucessivos, culminando com a formação dos produtos finais. A respeito das fases ou estágios do processo de decomposição anaeróbia de resíduos sólidos urbanos, considere as afirmações abaixo.

I - A acetogênese ocorre na terceira fase do processo de decomposição anaeróbica de resíduos sólidos urbanos.

II - A acidogênese ocorre na segunda fase do processo de decomposição anaeróbica de resíduos sólidos urbanos.

III - A hidrólise ocorre na primeira fase do processo de decomposição anaeróbica de resíduos sólidos urbanos.

É correto APENAS o que se afirma em

Alternativas
Q2909275 Engenharia Ambiental e Sanitária

O gerenciamento de resíduos sólidos urbanos engloba um conjunto de atividades e técnicas de manejo, envolvendo sua coleta, transporte, acondicionamento, tratamento e disposição final, objetivando transformá-los em produtos que causem pouco ou nenhum impacto ao meio ambiente.

A esse respeito, o método de transformação que objetiva exclusivamente a redução do volume dos resíduos sólidos, transformando-os em partes menores, é denominado

Alternativas
Q2902412 Engenharia Ambiental e Sanitária

A desativação de áreas ocupadas por lixões é feita, muitas vezes, sem critérios técnicos, realizando-se apenas o encerramento da disposição de resíduos no local, fechamento e abandono da área. A escolha da melhor técnica a ser utilizada deverá estar pautada em um estudo prévio detalhado do local o qual avalie as condições físicas e o comprometimento ambiental da área. Esse estudo deve contemplar, no mínimo,

Alternativas
Q2902407 Engenharia Ambiental e Sanitária

Compostagem é o processo de transformação de resíduos sólidos orgânicos por meio de reações bioquímicas em composto orgânico estável. Também pode ser definido como um processo biológico aeróbio de estabilização controlada de resíduos orgânicos para produção de húmus. Dentre os fatores que afetam o processo, destacam-se:

Alternativas
Q2896984 Engenharia Ambiental e Sanitária

Uma vez que as características dos resíduos industriais são extremamente variadas, os processos de tratamento possíveis também compartilham essas variações. É CORRETO afirmar que se trata de exemplos de tratamento para o respectivo resíduo:

Alternativas
Q2891191 Engenharia Ambiental e Sanitária

O emprego da modalidade de incineração como um dos processos de tratamento de lixo gera um impacto direto sobre o meio ambiente decorrente da

Alternativas
Q2873636 Engenharia Ambiental e Sanitária
Destinação final CORRETA do lixo residencial:
Alternativas
Q2861067 Engenharia Ambiental e Sanitária
Durante o funcionamento e após o encerramento da operação do aterro sanitário, a degradação dos resíduos sólidos promove a geração de chorume. O efluente resultante da dissolução do chorume nas águas pluviais que percolam na massa de resíduos denomina-se “percolado ou lixiviado”. Esse efluente
Alternativas
Q2815011 Engenharia Ambiental e Sanitária
Sobre o tratamento e a disposição final dos resíduos sólidos urbanos, leia as alternativas a seguir e marque a opção INCORRETA.
Alternativas
Q2796485 Engenharia Ambiental e Sanitária

A distância mínima para aterros sanitários, acima ou abaixo do nível do terreno, para os corpos d’água, deve ser de:

Alternativas
Q2752488 Engenharia Ambiental e Sanitária

A NBR 13.969 de 1997 define as condicionantes de projeto, construção e operação de unidades de tratamento complementar e de disposição final dos efluentes líquidos pré-tratados em fossas sépticas.

Assinale a opção que indica, respectivamente, uma forma de tratamento complementar e uma forma de destinação final, após um tanque séptico.

Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: C
4: E
5: D
6: E
7: E
8: C
9: E
10: E
11: D
12: C
13: A
14: B
15: C
16: B
17: B
18: D
19: C
20: C