Questões de Concurso Sobre drenagem na engenharia ambiental e sanitária em engenharia ambiental e sanitária

Foram encontradas 221 questões

Q3261415 Engenharia Ambiental e Sanitária

A gestão da drenagem pode ser realizada dentro de uma política nacional e transmitida para as municipalidades que atuam diretamente nos serviços. Os impactos decorrentes da drenagem urbana se iniciam a partir da modificação do espaço natural de drenagem do terreno, a partir da urbanização. À medida que a área é ocupada e o ambiente é transformado, os efeitos das águas pluviais sobre a área urbana e a jusante podem causar diversos impactos, que são:



I. Redução da recarga subterrânea.


II. Redução da qualidade da água pluvial.


III. Erosão e sedimentação.


IV. Aumento das vazões e inundações.



Está CORRETO o que se afirma:

Alternativas
Q3236724 Engenharia Ambiental e Sanitária
A Vigilância em Saúde Ambiental é um conjunto de ações voltadas para a prevenção e controle de fatores ambientais que possam representar riscos à saúde humana. As alternativas abaixo são ações voltadas ao saneamento básico, exceto:
Alternativas
Q3214824 Engenharia Ambiental e Sanitária

Considerando os variados aspectos atinentes ao saneamento ambiental, julgue o item a seguir.


Em um projeto de microdrenagem urbana, ao se dimensionar uma galeria, admite-se que o escoamento seja uniformemente variado.

Alternativas
Q3210647 Engenharia Ambiental e Sanitária
Assinale a alternativa que melhor descreve uma abordagem integrada para a gestão da drenagem urbana sustentável, visando minimizar os impactos ambientais negativos.
Alternativas
Q3189380 Engenharia Ambiental e Sanitária
A lógica vigente no projeto convencional de sistemas de drenagem tem como princípio básico de escoar a água precipitada o mais rapidamente possível para jusante. Esta lógica aumenta em várias ordens de magnitude a vazão máxima, a frequência e o nível de inundação de jusante. Entretanto, os avanços no campo da hidrologia urbana e do controle de inundações resultaram no que se conhece como drenagem urbana sustentável, que pode ser implementada por meio de técnicas compensatórias. Qual alternativa se insere CORRETAMENTE no conceito de drenagem urbana sustentável como técnica compensatória?
Alternativas
Q3189379 Engenharia Ambiental e Sanitária
Drenagem é o termo empregado na designação das instalações destinadas a escoar o excesso de água, seja em rodovias, na zona rural ou na malha urbana. Já a microdrenagem urbana é definida pelo sistema de condutos pluviais a nível de loteamento ou de rede primária urbana. Os poços de visita têm a função primordial de permitir o acesso às canalizações de limpeza e inspeção, de modo que possam mantê-las em bom estado de funcionamento. A locação dos poços de visita em sistemas de microdrenagem urbana é indicada CORRETAMENTE na situação indicada em: 
Alternativas
Q3177830 Engenharia Ambiental e Sanitária
Em obras de normalização e regularização de cursos d'água, com foco em drenagem e derrocamento, é fundamental a adoção de medidas que minimizem os impactos ambientais e garantam a segurança das obras. Considerando os conhecimentos em engenharia sanitária e as melhores práticas para essas intervenções, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3177821 Engenharia Ambiental e Sanitária
Um engenheiro sanitarista foi designado para desenvolver um sistema de drenagem para águas pluviais em uma nova área urbana. Um dos fatores cruciais que ele deve considerar é o coeficiente de runoff (ou deflúvio). Sobre o tema, analise as assertivas a seguir:

I. O coeficiente de runoff é um índice que representa a proporção da precipitação que se transforma em escoamento superficial, sendo afetado por fatores como a impermeabilização do solo e o tipo de cobertura vegetal.
II. O coeficiente de runoff não tem impacto significativo no planejamento de sistemas de drenagem, já que a água da chuva deve sempre infiltrar no solo.
III. O tempo de concentração é o intervalo necessário para que a água da chuva se desloque do ponto mais distante da bacia até o ponto de saída, sendo um parâmetro fundamental para o dimensionamento dos sistemas de drenagem.
IV. É fundamental levar em conta as características da bacia hidrográfica, incluindo topografia e uso do solo, para garantir que o sistema de drenagem funcione corretamente e minimize os riscos de alagamentos.

Quais estão corretas?
Alternativas
Q3154756 Engenharia Ambiental e Sanitária
A urbanização descontrolada e o uso inadequado do solo têm provocado a redução da capacidade natural de armazenamento das chuvas, modificando os padrões de drenagem de muitas bacias hidrográficas urbanas, gerando manchas de inundação locais. A solução do problema de cheias passa pelo emprego de diversas medidas. Algumas são de engenharia nas encostas das bacias, outras como reservatórios ou retificações são implantadas nas calhas de macrodrenagem, e existem ainda as medidas de ordem legal, educacional ou securitária.
As Melhores Práticas de Gestão (Best Management Practices - BMPs) e os Desenvolvimentos de Baixo Impacto (Low Impact Development - LIDs) são exemplos de medidas de engenharia empregadas nas encostas das bacias hidrográficas com o objetivo de favorecer a infiltração e a evapotranspiração, maximizar o tempo de concentração e melhorar a qualidade da água que flui para jusante.

Dessa forma, assinale a opção que indica como as BMPs e os LIDs são classificados como medidas de controle de cheias.
Alternativas
Q3231614 Engenharia Ambiental e Sanitária
Em uma região onde a escassez de água é um problema crescente, um estudo de disponibilidade hídrica identificou que os recursos hídricos superficiais e subterrâneos estão sendo explorados acima da sua capacidade de recarga natural. Como medida para garantir a sustentabilidade hídrica, é recomendada a implementação de uma gestão integrada de recursos hídricos. Assinale a alternativa CORRETA que corresponde a uma estratégia mais adequada para promover essa gestão integrada e assegurar a disponibilidade de água no longo prazo:
Alternativas
Q3142181 Engenharia Ambiental e Sanitária
Os reflexos da urbanização intensa sobre os processos hidrológicos têm evidenciado a limitação das soluções tradicionais de drenagem urbana. Elas são pouco flexíveis e adaptáveis a mudanças de uso do solo, frequentes em processos intensos de urbanização. Os gestores públicos, dessa forma, buscaram tecnologias alternativas ou compensatórias no trato dos problemas de drenagem pluvial. Tais técnicas procuram compensar ou minorar os impactos da urbanização sobre o ciclo hidrológico. Em relação a tais técnicas compensatórias em águas pluviais, é INCORRETO afirmar que: 
Alternativas
Q3123203 Engenharia Ambiental e Sanitária
Sobre a drenagem urbana, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.

( ) Tempo de concentração é o intervalo de tempo necessário para que toda a bacia hidrográfica passe a contribuir para a vazão na seção de drenagem.
( ) Quanto maior o tempo de concentração, maior a tendência de ocorrerem enchentes na área da bacia, uma vez que quanto mais próxima a forma da bacia é de um círculo, maior será o coeficiente de run off.
( ) A equação descreve o escoamento uniforme em condutos livres, em que V representa a velocidade do escoamento, C é o fator de resistência, RH é o raio hidráulico e I corresponde à declividade da linha de energia.


Assinale a sequência correta.
Alternativas
Q3091617 Engenharia Ambiental e Sanitária
Identifique a alternativa que complete a lacuna do texto. _______________ é o dispositivo de infiltração no solo, destinado a absorver as águas pluviais incidentes em um determinado lote, ou em determinada área, com o intuito de minimizar o impacto e reproduzir o volume de águas que se conectam ao sistema público de drenagem, ou cujo escoamento possa comprometer a integridade do meio ambiente.
Alternativas
Q3091230 Engenharia Ambiental e Sanitária
A principal vantagem de sistemas de infiltração da água de chuva em áreas urbanas, em relação ao escoamento superficial é 
Alternativas
Q3079515 Engenharia Ambiental e Sanitária
Diversos benefícios são contemplados em sistema de drenagem de águas superficiais ou subterrâneas. Sobre o assunto, assinale a alternativa incorreta: 
Alternativas
Q3063862 Engenharia Ambiental e Sanitária
Assinale a alternativa que indica corretamente um dos métodos mais utilizados para dimensionar sistemas de drenagem em pequenas bacias hidrográficas, relacionando a precipitação média sobre a área da bacia com o coeficiente de escoamento e o tempo de concentração da bacia.
Alternativas
Q3043835 Engenharia Ambiental e Sanitária
A respeito de drenagem e manejo das águas pluviais urbanas, é CORRETO afirmar que são constituídos pelas 
Alternativas
Q3034984 Engenharia Ambiental e Sanitária
Consideram-se serviços públicos de manejo das águas pluviais urbanas aqueles constituídos por 1 (uma) ou mais das seguintes atividades. Quanto aos serviços públicos de manejo das águas pluviais urbanas, avalie as afirmativas a seguir.

I. Drenagem urbana. 
II. Transporte de águas pluviais urbanas.
III. Coleta da água da chuva e direcionamento a rede pluvial.
IV. Detenção ou retenção de águas pluviais urbanas para amortecimento de vazões de cheias.
V. Reutilização de águas pluviais urbanas.
VI. Tratamento e disposição final de águas pluviais urbanas.

Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas. 
Alternativas
Q3029174 Engenharia Ambiental e Sanitária
No contexto da drenagem urbana, diferentes elementos são utilizados para gerenciar o escoamento das águas pluviais e prevenir inundações. São elementos relativos à macrodrenagem: 
Alternativas
Q3026429 Engenharia Ambiental e Sanitária
Analise as afirmações a seguir. Marque V, para verdadeiras, e F, para falsas. Quando destinados às aplicações diretas para a construção e infraestruturas de drenagem urbana, os estudos hidrológicos devem:
(__)Quantificar os volumes/vazão das águas pluviais. (__)Quantificar a evapotranspiração. (__)Determinar a condutividade hidráulica dos aquíferos subjacentes.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Alternativas
Respostas
1: D
2: E
3: E
4: C
5: E
6: D
7: D
8: D
9: A
10: D
11: D
12: C
13: A
14: B
15: C
16: A
17: X
18: D
19: A
20: B