Questões de Concurso
Sobre meio ambiente na engenharia ambiental e sanitária em engenharia ambiental e sanitária
Foram encontradas 3.529 questões
I. A composição do solo, especialmente em relação ao teor de argila, matéria orgânica e a presença de microrganismos, determina a capacidade de retenção de nutrientes. Isso regula a disponibilidade de nitrogênio, fósforo e outros elementos essenciais às plantas. A eficiência na absorção de nutrientes pelas raízes das plantas impacta diretamente o crescimento vegetal, influenciando a produtividade primária e a ciclagem de carbono nos ecossistemas.
II. A capacidade de drenagem do solo, relacionada à sua porosidade e estrutura, afeta a velocidade de escoamento da água da chuva e a capacidade de infiltração. Solo mal estruturado pode gerar menor retenção de água, afetando a disponibilidade hídrica para as plantas. A falta de água ou o acúmulo excessivo de água no solo também interfere na atividade biológica do solo, influenciando negativamente a produtividade primária.
III. A circulação de gases atmosféricos no solo, como oxigênio e dióxido de carbono, depende da estrutura porosa do solo. Solos compactados ou mal arejados dificultam a troca de gases, o que pode afetar processos como a respiração das raízes e a fixação de nitrogênio. Tais processos são essenciais para manter a produção de biomassa no ecossistema e, consequentemente, afetam a produtividade primária.
Sobre esse assunto, assinale a alternativa correta.
“No estado de Minas Gerais a classificação das atividades passíveis de licenciamento ambiental se baseia no enquadramento dos empreendimentos em seis classes, seguindo a correlação entre o porte e o potencial poluidor ou degradador da atividade sobre o meio ambiente, conforme a Deliberação Normativa Copam nº 74/2004 (Minas Gerais, 2004). A referida norma descreve a metodologia utilizada para a classificação do empreendimento, cuja classe é calculada e inserida automaticamente ao processo de licenciamento e autorizações para intervenção ambiental pelo Sistema Integrado de Informações Ambientais (Siam) após a inserção dos dados pelo empreendedor.”
Disponível em: https://pnla.mma.gov.br/images/2018/08/ VERS%C3%83O-FINAL-E-BOOK-Procedimentos-doLincenciamento-Ambiental-WEB.pdf Acesso em: 26 set. 2024.
Sobre o assunto abordado no texto, assinale a alternativa incorreta.
I. Dinâmica de circulação costeira: presença de zonas de barlamar ou centros de divergência de células de deriva litorânea em determinados locais mais ou menos fixos da linha de costa (efeito “foco estável”).
II. Presença de amplas zonas de transporte ou trânsito de sedimentos (by-pass), contribuindo para a não permanência dos sedimentos em certos segmentos de praia.
III. Evolução quaternária das planícies costeiras: balanço sedimentar de longo prazo negativo, e dinâmica e circulação costeira atuante na época.
IV. Fatores tectônicos: subsidências e soerguimentos da planície costeira.
Excerto I. A compostagem é um processo de bioxidação anaeróbia endotérmica de um substrato orgânico homogêneo, no estado sólido ou líquido, caracterizado pela produção de CO2, água e liberação de substâncias minerais e formação de matéria orgânica estável.
Excerto II. O processo de compostagem é desenvolvido por uma população diversificada de microrganismos e envolve necessariamente duas fases distintas, a primeira chamada de degradação ativa e a segunda de maturação ou cura.
Fonte: SANTOS, Mirlaine Queiroz. Compostagem de resíduos biodegradáveis desviados dos aterros em Araguari-MG. 2003.
Sobre os excertos, assinale a alternativa correta.
Coluna I
1. Esgotos urbanos.
2. Origem agropecuária.
3. Efluentes industriais.
Coluna II
a. São aqueles gerados principalmente em residências, edifícios comerciais ou qualquer edificação que contenha instalações de banheiros, cozinhas, lavandeiras ou que utilize água para fins domésticos.
b. Apresentam características bastante variadas, mesmo se tratando de efluentes de um mesmo setor, pois estas características dependem das matérias-primas utilizadas e tecnologias utilizadas nos processos.
c. Está relacionada aos excrementos de animais e ao uso de defensivos agrícolas e fertilizantes.
Fonte: Fundamentos do Controle de Poluição das Águas. Disponível em: https://cetesb.sp.gov.br/wp-content/uploads /sites/33/2018/07/Apostila-Fundamentos-do-Controle-de Poluicao-das-Aguas.pdf
Correlacione as colunas I e II, e assinale a alternativa correta.
(_)O Zoneamento é a maneira que a edificação ocupa o lote, em função das normas e parâmetros urbanísticos incidentes sobre os mesmos, que são: índice de aproveitamento, número de pavimentos / gabarito, recuo, taxa de ocupação e taxa de permeabilidade.
(_)O Índice de Aproveitamento é o valor que se deve multiplicar pela área do terreno para se obter a área máxima a construir, variável para cada Zona.
(_)A Taxa de Ocupação é a proporção entre a área máxima da edificação projetada sobre o lote e a área deste mesmo lote.
Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento esteja correta:
1.(_)Constitui serviço público a ação de saneamento executada por meio de soluções individuais, desde que o usuário não dependa de terceiros para operar os serviços, bem como as ações e serviços de saneamento básico de responsabilidade privada, incluindo o manejo de resíduos de responsabilidade do gerador.
2.(_)O lixo originário de atividades comerciais, industriais e de serviços cuja responsabilidade pelo manejo não seja atribuída ao gerador pode, por decisão do poder público, ser considerado resíduo sólido urbano.
3.(_)Os recursos hídricos não integram os serviços públicos de saneamento básico.
Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento esteja correta:
I.O controle social é definido como o conjunto de mecanismos e procedimentos que garantem à sociedade informações, representações técnicas e participações nos processos de formulação de políticas, de planejamento e de avaliação relacionados aos serviços públicos de saneamento básico.
II.Limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos é constituído pelas atividades, infraestruturas e instalações operacionais de coleta, transporte, tratamento e disposição final adequados dos esgotos sanitários, desde as ligações prediais até o seu lançamento final no meio ambiente.
III.O Plano Municipal de Saneamento Básico, instituído por esta lei, será avaliado anualmente e revisado a cada 5 (cinco) anos.
Assinale a alternativa correta:
I.O sistema de coleta convencional de resíduos sólidos deverá ter uma abrangência de 100% da área urbana e rural, coletando todos os resíduos gerados pela população.
II.O PMGIRS estabeleceu uma meta para atender 100% da população urbana com sistema de compostagem em até 20 anos.
III.Em virtude da possibilidade de alterações significativas que podem colocar em risco a implementação do PMGIRS é que se faz necessária sua revisão a cada 5 (cinco) anos.
Assinale a alternativa correta:
I.Universalização do acesso e efetiva prestação do serviço.
II.Controle social.
III.Adoção de métodos, técnicas e processos que considerem as peculiaridades locais e regionais.
Assinale a alternativa que apresenta, dos itens acima, todos que descrevem princípios fundamentais do saneamento básico: