Questões de Concurso Sobre meio ambiente na engenharia ambiental e sanitária em engenharia ambiental e sanitária

Foram encontradas 3.743 questões

Q3296843 Engenharia Ambiental e Sanitária
A turbidez é um dos parâmetros utilizados para a avaliação da qualidade da água para consumo humano. Um valor de turbidez acima do limite máximo permitido pela legislação vigente pode ser indicativo de que:
Alternativas
Q3280502 Engenharia Ambiental e Sanitária
O controle da potabilidade da água é regulamentado pela Portaria do Ministério da Saúde nº 2914/2011, que estabelece padrões de qualidade e limites para diversos parâmetros físico-químicos e biológicos. Acerca desse tema, marque V, para as afirmativas verdadeiras, e F, para as falsas:

(__)O controle de cloro residual é obrigatório para assegurar a desinfecção da água e prevenir a recontaminação ao longo do sistema de distribuição.
(__)A portaria permite a isenção do monitoramento de coliformes totais em regiões onde a turbidez da água esteja dentro dos padrões estabelecidos.
(__)O pH da água potável deve estar na faixa de 4 a 10, pois valores dentro desse intervalo não afetam a eficiência do tratamento ou a saúde humana.
(__)A análise da presença de substâncias químicas, como nitratos e fluoretos, deve ser realizada para verificar se seus níveis estão abaixo dos limites máximos permitidos pela legislação.

A sequência está correta em:
Alternativas
Q3280499 Engenharia Ambiental e Sanitária
O lançamento de esgoto sem tratamento nos cursos de água gera impactos significativos para o meio ambiente e a saúde pública. Acerca desse tema, marque V, para as afirmativas verdadeiras, e F, para as falsas:

(__)O lançamento de esgoto sem tratamento em rios reduz a proliferação de micro-organismos, pois dilui substâncias orgânicas na água.
(__)O aumento da matéria orgânica em corpos d'água devido ao esgoto sem tratamento causa a eutrofização, reduzindo os níveis de oxigênio e prejudicando a vida aquática.
(__)A descarga de esgoto não tratado contribui para o aumento da biodiversidade aquática, ao fornecer nutrientes que favorecem o crescimento de diversas espécies.
(__)A poluição por esgoto não tratado pode causar surtos de doenças de veiculação hídrica, como cólera e hepatite A, em populações expostas.

A sequência está correta em:
Alternativas
Q3274356 Engenharia Ambiental e Sanitária
A preocupação com a sustentabilidade ambiental da piscicultura é crescente. Cada vez mais, os órgãos ambientais exigem que a atividade aquícola exerça a menor influência possível nos corpos d’água e mantenha a diversidade natural e o equilíbrio dos ecossistemas. Para isso, todos os fatores que possam gerar um impacto ao ambiente devem ser manejados correta e cuidadosamente. São práticas de manejo que minimizam os impactos ambientais de uma piscicultura:

I. Utilizar adequadas taxas de lotação (densidade de estocagem) para reduzir a renovação de água e a liberação de excretas nos corpos d’água.
II. Utilizar sistemas de tratamento de água, como telas e filtros mecânicos, para reduzir os sólidos na água do efluente (métodos físicos); e lagoas de decantação e estabilização para reduzir os nutrientes do efluente (métodos químicos).
III. Monitorar os parâmetros da qualidade de água com o uso de kits, sondas multiparâmetros, disco de Secchi, entre outros, nas condições, frequências e horários ideais para a realização das medidas.
IV. Estimular a produção de híbridos interespecíficos de animais nativos e possibilitar seu escape para o ambiente natural como estratégia para a manutenção da estabilidade populacional e do equilíbrio ecológico.

Quais estão corretas?
Alternativas
Q3270331 Engenharia Ambiental e Sanitária
Impacto Ambiental é 
Alternativas
Q3270330 Engenharia Ambiental e Sanitária
As siglas EIA/RIMA/CONAMA significam, respectivamente:
Alternativas
Q3270326 Engenharia Ambiental e Sanitária
O ar é um recurso natural indispensável à manutenção da vida no planeta. No entanto, a ação humana tem colocado a sua disponibilidade em risco. Assinale a atividade humana que NÃO intensifica a poluição do ar.
Alternativas
Q3270324 Engenharia Ambiental e Sanitária
Sobre os instrumentos para formulação e implantação da Política Estadual de Saneamento Básico, analise as afirmativas seguintes:

I. Sistema Estadual de Saneamento Básico.
II. Plano Estadual de Saneamento Básico.
III. Sistema Estadual de Informações em Saneamento Básico.

Está(ão) correto(s):
Alternativas
Q3270323 Engenharia Ambiental e Sanitária
A definição de saneamento básico, Capítulo I da Política Estadual de Saneamento Básico, é: conjunto de serviços, infraestrutura e instalações de abastecimento de água potável, de esgotamento sanitário, de limpeza e manejo de __________ e de drenagem, e manejo das __________.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do texto acima.
Alternativas
Q3270318 Engenharia Ambiental e Sanitária
Considere para o Rio Tapajós, tributário do rio Amazonas, os seguintes valores de parâmetros de qualidade: oxigênio dissolvido 5,05 mg/L; pH 6,7; e turbidez 2,3 UNT. Com base nessas informações e ainda considerando a Resolução CONAMA 357, é correto afirmar que, quanto às condições de qualidade da água, a Classe indicativa para o Rio Tapajós corresponde à
Alternativas
Q3262189 Engenharia Ambiental e Sanitária

Em relação às normas e práticas de qualidade e meio ambiente, sobre o conceito de ciclo de vida de produtos e serviços, assinale a afirmativa INCORRETA.

Alternativas
Q3262188 Engenharia Ambiental e Sanitária

Considerando as estratégias para a implementação de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) eficaz dentro de uma organização, trata-se uma abordagem apropriada para reduzir os impactos ambientais e melhorar a performance ambiental de um processo industrial:

Alternativas
Q3262184 Engenharia Ambiental e Sanitária

No contexto de ecoeficiência e produção mais limpa, diversas práticas e tecnologias têm sido aplicadas pelas indústrias para melhorar o seu desempenho ambiental, econômico e social. São consideradas estratégias alinhadas com os princípios de ecoeficiência, EXCETO:

Alternativas
Q3262178 Engenharia Ambiental e Sanitária

Uma indústria de produção de plásticos, localizada em uma região próxima a um corpo hídrico e áreas urbanas, tem gerado preocupação quanto aos riscos ambientais associados às suas atividades. O processo de fabricação da empresa gera resíduos tóxicos, poluição do ar e contaminação do solo. A comunidade local tem se manifestado sobre os impactos negativos e a empresa foi orientada a adotar estratégias de mitigação para minimizar os riscos ambientais e melhorar o seu desempenho socioambiental. Com base na situação hipotética descrita, analise as afirmativas a seguir.




1. A implantação de sistemas de tratamento de efluentes líquidos e a adoção de tecnologias mais limpas podem ser medidas eficazes para reduzir a poluição da água e o impacto no corpo hídrico próximo à indústria.


2. A utilização de tecnologias para a redução de emissões de gases de efeito estufa e a instalação de filtros para a diminuição da poluição do ar contribuem significativamente para a melhoria da qualidade do ar e a mitigação dos impactos sobre a saúde pública.


3. A implementação de um plano de gerenciamento de resíduos que envolva a redução, reutilização e reciclagem pode ser fundamental para reduzir os riscos de contaminação do solo e do meio ambiente, além de gerar uma economia circular dentro da empresa.


4. A adoção de medidas que promovam a compensação ambiental, como a compra de créditos de carbono, pode ser uma estratégia válida, mas não deve ser considerada como a principal medida de mitigação, visto que é mais eficaz em contextos de impactos globais do que locais.



Assinale a sequência correta das implicações de cada estratégia.

Alternativas
Q3252096 Engenharia Ambiental e Sanitária
De acordo com a Resolução nº 09/2003 da ANVISA, que trata da Qualidade do Ar Interior em ambientes climatizados de uso público e coletivo, qual das afirmativas está correta?
Alternativas
Q3245188 Engenharia Ambiental e Sanitária
A Lei Municipal n°7.839/20 estabelece normas de proteção e bem-estar animal no Município de Guarulhos, no qual os órgãos municipais responsáveis pela proteção animal e pela conservação da biodiversidade vinculados à Secretaria Municipal do Meio Ambiente desenvolverão e executarão as políticas públicas envolvendo animais domésticos, exóticos e silvestres no Município de Guarulhos. O art. 2º dessa legislação diz para os efeitos deste Código entende-se da seguinte forma. 

(I)Animal: toda espécie abrangida pelos táxons definidos nos termos da Lei Federal nº 11.794, de 08/10/2008, ou em legislação posterior que venha a substituí-la.
(II)Animal doméstico: animal que através de processos tradicionais e sistematizados de manejo e/ou melhoramento zootécnico torna-se doméstico, apresentando características biológicas e comportamentais em estreita dependência do homem, podendo manifestar fenótipo variável, diferente da espécie silvestre originária, cuja espécie encontra-se relacionada no Anexo I da Portaria IBAMA nº 93 de 07/07/1998, ou em documento posterior que venha a substituí-la.
(III)Animal silvestre: aquele de espécie que naturalmente nasce e vive em ambientes domésticos como florestas, savanas e rios.
(IV)Animal silvestre domesticado: espécime proveniente da fauna silvestre, que sofreu interferência humana, podendo apresentar o estado de agressividade, e que a sua sobrevivência em habitat natural se torna favorável devido a sua capacidade de responder a estímulos que estão normalmente presentes no seu habitat de origem.

Estão corretas somente as afirmações:
Alternativas
Q3245187 Engenharia Ambiental e Sanitária
"Artigo 4º - Estão sujeitos apenas ao Parecer Técnico da CETESB - Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, relativo à poluição ambiental. Sobre a legislação vigente analise as afirmativas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.

I. Os jardins zoológicos cujo somatório de área construída e área de atividades ao ar livre seja inferiores a 10.000,00 m2 e igual ou superior a 2.000,00 m2 ou cuja capacidade máxima para atendimento seja inferior a 2.000 pessoas-dia.
II. Os criadouros comerciais e científicos e mantenedores de fauna silvestre cujo somatório de área construída e área de atividades ao ar livre seja inferior a 10.000,00 m2 e igual ou superior a 2.000,00 m2.
Alternativas
Q3245186 Engenharia Ambiental e Sanitária
O artigo 14 da Lei Federal nº 9.605/98 (Lei de Crimes contra o Meio Ambiente) trata das circunstâncias que atenuam a pena. Analise as afirmativas abaixo e, em seguida, assinale aquela que estiver correta.

(I) Alto grau de instrução ou escolaridade do agente.
(II) Arrependimento do infrator, manifestado pela espontânea reparação do dano ou pela limitação significativa da degradação ambiental causada.
(III) Comunicação prévia pelo agente do perigo iminente de degradação ambiental.
(IV) Colaboração com os agentes encarregados da vigilância e do controle ambiental.
Alternativas
Q3245185 Engenharia Ambiental e Sanitária
A violência contra os animais, uma preocupação global em constante crescimento, abrange diversas formas de crueldade, como maus-tratos, abandono, caça ilegal e rinhas. Além do desafio ético, essa violência confronta a proteção legal dos animais, mas nosso país segue com avanços notáveis nas legislações, como a Lei de Crimes Ambientais no Brasil. Sobre os artigos descritos na lei federal nº9.605/98 analise as alternativas abaixo e, em seguida, assinale a que estiver correta.
Alternativas
Q3245184 Engenharia Ambiental e Sanitária
Segundo o Art. 5º da Lei Municipal n°7.839/20 são considerados maus-tratos qualquer ato direto ou indireto, comissivo ou omissivo, que intencionalmente ou por negligência, imperícia ou imprudência provoque dor ou sofrimento desnecessário aos animais de pequeno, médio e grande porte. Sobre maus-tratos diretos ou indiretos analise as alternativas abaixo e, em seguida, assinale aquela que estiver correta. 
Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: D
4: D
5: D
6: A
7: C
8: D
9: A
10: B
11: A
12: D
13: D
14: A
15: D
16: C
17: E
18: E
19: A
20: A