Questões de Engenharia Ambiental e Sanitária - Poluição Atmoférica para Concurso

Foram encontradas 450 questões

Q3063395 Engenharia Ambiental e Sanitária
O Índice de Qualidade do Ar (IQAr) é definido como
Alternativas
Q3063383 Engenharia Ambiental e Sanitária
Considere os seguintes impactos ambientais:
I Acidificação de águas de reservatórios. II Destruição de obras civis. III Destruição de vegetação. IV Destruição de monumentos históricos.
São consequências de chuvas ácidas
Alternativas
Q3055981 Engenharia Ambiental e Sanitária
Uma das consequências da poluição do ar é o aumento da temperatura média do planeta causado pelo acúmulo de gases retentores de calor na atmosfera. A esse fenômeno dá-se o nome de efeito estufa.
Entre os gases apresentados nas alternativas a seguir, aquele presente em grande quantidade na atmosfera sendo um dos principais responsáveis por este fenômeno é o
Alternativas
Q3048781 Engenharia Ambiental e Sanitária
Os precursores do ozônio troposférico e das chuvas ácidas causam severos danos à saúde humana e aos materiais urbanos notadamente. São eles, respectivamente:
Alternativas
Q3018413 Engenharia Ambiental e Sanitária
No contexto do licenciamento e fiscalização ambiental de atividades industriais em áreas urbanas, analise as seguintes afirmações:

I.A amostragem isocinética em chaminés é essencial para a correta determinação da concentração de material particulado em emissões atmosféricas industriais. II.O uso de amostradores passivos para compostos orgânicos voláteis (COVs) é uma alternativa viável para o monitoramento de longo prazo da qualidade do ar em áreas industriais, devido ao seu baixo custo e facilidade de operação. III.A determinação da Demanda Química de Oxigênio (DQO) em efluentes industriais é sempre um indicador mais preciso de poluição orgânica do que a Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO).

É correto o que se afirma em:
Alternativas
Q3007417 Engenharia Ambiental e Sanitária
Os poluentes atmosféricos podem se classificar em primários ou secundários dependendo se são lançados diretamente da fonte de emissão ou se são produto de reação química na atmosfera.
Assim, dentre as alternativas a seguir, aquela que apresenta um poluente atmosférico primário é o
Alternativas
Q3006283 Engenharia Ambiental e Sanitária
Através do disposto na Lei N.º 8.723, de 28 de outubro de 1993, sobre a redução de emissão de poluentes por veículos automotores, em seu Art. 3º são definidos os órgãos competentes para estabelecer procedimentos de ensaio, medição, certificação, licenciamento e avaliação dos níveis de emissão dos veículos, bem como todas as medidas complementares relativas ao controle de poluentes por veículos automotores. Qual dos seguintes órgãos NÃO FAZ parte dessa lista?
Alternativas
Q2965278 Engenharia Ambiental e Sanitária

Para medir o total de materiais particulados suspensos (PTS), um técnico usou um amostrador de grande volume (Hi-Vol). O filtro limpo pesou 15 g e a vazão inicial de ar passando era de 150 m3/h. Depois de 24 h o filtro sujo de particulado pesou 15,36 g e a vazão passando era de 90 m3/h.

A concentração de particulados suspensos do ar é de

Alternativas
Q2932420 Engenharia Ambiental e Sanitária

Analise os itens abaixo:


I. clima do planeta

II. doenças em seres humanos

III. extinção de seres vivos

IV. redução da camada de ozônio


Podem ser afetados pela poluição atmosférica:

Alternativas
Ano: 2009 Banca: ACAFE Órgão: MPE-SC Prova: ACAFE - 2009 - MPE-SC - Engenheiro Sanitarista |
Q2916535 Engenharia Ambiental e Sanitária

O controle de poluentes atmosféricos pode ser feito de várias maneiras: com controle da emissão na fonte e com a instalação de equipamentos de retenção. É considerado equipamento para o controle da emissão de gases:

Alternativas
Ano: 2009 Banca: ACAFE Órgão: MPE-SC Prova: ACAFE - 2009 - MPE-SC - Engenheiro Sanitarista |
Q2916534 Engenharia Ambiental e Sanitária

Os impactos da poluição do ar dependem de fatores como a dispersão, a distância de alcance, a concentração e o tempo de exposição.


É considerado impacto de alcance regional o (a):

Alternativas
Ano: 2009 Banca: ACAFE Órgão: MPE-SC Prova: ACAFE - 2009 - MPE-SC - Engenheiro Sanitarista |
Q2916532 Engenharia Ambiental e Sanitária

A poluição do ar é caracterizada quando o ar contém uma ou mais substâncias químicas em concentrações suficientes para causar danos aos seres vivos ou aos materiais.


Entre os poluentes atmosféricos considerados primários consta:

Alternativas
Q2909324 Engenharia Ambiental e Sanitária

A operação de usinas termelétricas gera efluentes aéreos constituídos por gases e materiais particulados, capazes de afetar a atmosfera de forma física e/ou química.

Na emissão desses efluentes aéreos das usinas termelétricas, os(as)

Alternativas
Q2909306 Engenharia Ambiental e Sanitária

O enxofre apresenta um ciclo que passa entre o ar e os sedimentos, existindo um grande depósito na crosta terrestre e nos sedimentos e, por outro lado, um depósito menor na atmosfera. Apesar de este último ser menor, em certas situações esse dióxido de enxofre atmosférico pode ter efeitos danosos aos organismos vivos, quando ocorrem as precipitações ácidas e o smog industrial em momentos de inversão térmica. Várias fontes contribuem para o enxofre da atmosfera.

Nessas circunstâncias, NÃO é um exemplo de emissão antrópica a

Alternativas
Q2909294 Engenharia Ambiental e Sanitária

A emissão de partículas finas na atmosfera provoca os maiores danos à saúde humana.

Entre os dispositivos comumente utilizados na remoção de material particulado, conseguem evitar a emissão de partículas finas os

Alternativas
Q2909293 Engenharia Ambiental e Sanitária

A massa de poluentes lançados continuamente na atmosfera por uma chaminé forma uma pluma cujo modo de dispersão lhe dá nome e é responsável por diferentes efeitos nos índices de poluição.

Sobre as diferentes formas das plumas e as circunstâncias em que elas ocorrem, a pluma do tipo

Alternativas
Q2909292 Engenharia Ambiental e Sanitária

Dentre os principais poluentes que podem ser encontrados na atmosfera, destacam-se o dióxido de enxofre (SO2), o monóxido de carbono (CO), os óxidos de nitrogênio (NOx), o ácido sulfúrico (H2SO4) e a amônia (NH3), os quais apresentam fontes diversas e são classificados como poluentes primários ou secundários.

A fonte principal

Alternativas
Q2909291 Engenharia Ambiental e Sanitária

Alguns gases de origem antropogênica são capazes de aumentar a quantidade de energia que é mantida na atmosfera devido à absorção do calor refletido ou emitido pela superfície. O dióxido de carbono (CO2), o metano (CH4), os clorofluorcarbonetos (CFC) e o óxido nitroso (N2O) são gases desse tipo e podem provocar a elevação da temperatura média do planeta.

Sobre tais gases, as emissões de

Alternativas
Q2908790 Engenharia Ambiental e Sanitária

Os poluentes emitidos na atmosfera diretamente pelas fontes de emissão são classificados como

Alternativas
Q2906891 Engenharia Ambiental e Sanitária

O efeito estufa terá consequências diversas na produtividade dos ambientes terrestres.

Entre essas consequências, encontra-se a(o)

Alternativas
Respostas
1: D
2: D
3: B
4: C
5: B
6: B
7: C
8: D
9: E
10: C
11: B
12: A
13: C
14: E
15: C
16: A
17: A
18: C
19: B
20: C