Questões de Concurso Sobre poluição atmoférica em engenharia ambiental e sanitária

Foram encontradas 465 questões

Q3211752 Engenharia Ambiental e Sanitária
. As emissões antrópicas de poluentes atmosféricos incluem
Alternativas
Q3208742 Engenharia Ambiental e Sanitária
O controle de poluentes é uma das principais preocupações ambientais em todo o mundo, devido aos impactos negativos que a liberação de substâncias tóxicas pode causar na saúde humana, biodiversidade e ecossistemas. O controle é feito através de diversas medidas que visam minimizar a emissão de substâncias tóxicas no meio ambiente, podendo ser implementadas em diferentes setores da sociedade, desde o industrial até o individual.
Dentre essas medidas pode-se citar:

I. Regulamentação. II. Tecnologias de controle de poluição. III. Mudanças no processo produtivo. IV. Uso de fontes de energia renováveis. V. Educação e conscientização.

Estão CORRETAS:
Alternativas
Q3204566 Engenharia Ambiental e Sanitária
Os impactos da poluição atmosférica são amplamente estudados na degradação ambiental e na saúde pública. Sobre os principais poluentes atmosféricos assinale a afirmação CORRETA.
Alternativas
Q3192052 Engenharia Ambiental e Sanitária
A poluição atmosférica é um dos principais problemas ambientais decorrentes das atividades humanas, e sua análise envolve a compreensão de diferentes tipos de poluentes e seus efeitos. Considere as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta:

I. O Monóxido de Carbono (CO) é um gás incolor e inodoro que resulta da queima incompleta de combustíveis de origem orgânica (combustíveis fósseis, biomassa etc.). Em geral é encontrado em maiores concentrações nas cidades, emitido principalmente por veículos automotores. Altas concentrações de CO são encontradas em áreas de intensa circulação de veículos; 
II. Óxidos de Nitrogênio (NOx) resulta principalmente da queima de combustíveis que contém enxofre, como óleo diesel, óleo combustível industrial e gasolina. É um dos principais formadores da chuva ácida;
III. Os Compostos Orgânicos Voláteis (COVs) são gases e vapores resultantes da queima incompleta e evaporação de combustíveis e de outros produtos orgânicos, sendo emitidos pelos veículos, pelas indústrias, pelos processos de estocagem e transferência de combustível etc. Muitos desses compostos, participam ativamente das reações de formação do ozônio. 
Alternativas
Q3175493 Engenharia Ambiental e Sanitária
Quanto à poluição atmosférica, é correto afirmar que o principal poluente precursor da chuva ácida é o:
Alternativas
Q3175465 Engenharia Ambiental e Sanitária
O uso de líquens como bioindicadores de qualidade do ar está relacionado principalmente à sua sensibilidade a:
Alternativas
Q3175464 Engenharia Ambiental e Sanitária
Qual das alternativas a seguir representa uma técnica comum de controle de emissões de material particulado em indústrias?
Alternativas
Q3175457 Engenharia Ambiental e Sanitária
Qual das substâncias abaixo é um poluente secundário formado na atmosfera a partir de reações químicas entre compostos primários?
Alternativas
Q3137338 Engenharia Ambiental e Sanitária
Qual é o principal efeito da poluição atmosférica causada pelo dióxido de enxofre (SO₂), gerado principalmente nas áreas urbanas?
Alternativas
Q3137333 Engenharia Ambiental e Sanitária
Qual é o principal indicador da qualidade do ar em uma cidade, considerando seus impactos na saúde humana e no ecossistema local?
Alternativas
Q3090630 Engenharia Ambiental e Sanitária
A indústria é uma das principais fontes de impactos ambientais, gerando resíduos sólidos, líquidos e gasosos que podem contaminar o solo, a água e o ar, afetando a saúde pública e a biodiversidade. Além disso, a gestão adequada de resíduos industriais e a adoção de práticas sustentáveis, como a eficiência energética e a logística reversa, são fundamentais para mitigar esses impactos e promover a sustentabilidade nas atividades industriais.
Com base nesse contexto, analise as assertivas abaixo sobre os impactos ambientais da indústria e a gestão de resíduos industriais:
I. A indústria de metais pesados, como a de galvanoplastia, gera resíduos ricos em metais tóxicos, como cádmio e mercúrio, que podem contaminar solos e corpos d'água, representando um risco significativo ao meio ambiente e à saúde pública.
II. O tratamento de efluentes industriais geralmente envolve processos físicos, químicos e biológicos, sendo a filtração a única etapa necessária para a remoção de poluentes tóxicos presentes nas águas residuais.
III. A eficiência energética nas indústrias pode ser melhorada pela adoção de tecnologias de cogeração de energia, que aproveitam o calor residual dos processos industriais para gerar eletricidade ou vapor, contribuindo para a redução de emissões de gases de efeito estufa.
IV. A logística reversa é uma estratégia de gestão de resíduos que visa à recuperação e reutilização de materiais descartados após o consumo, sendo amplamente aplicada em setores como o de eletrônicos, embalagens e pneus.

Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q3082022 Engenharia Ambiental e Sanitária
Quanto à Poluição Atmosférica, os contaminantes diretamente emitidos no ambiente, a exemplo dos gases provenientes do tubo de escapamento de veículo e da chaminé de uma fábrica, são classificados quanto à origem, de Poluentes
Alternativas
Q3063395 Engenharia Ambiental e Sanitária
O Índice de Qualidade do Ar (IQAr) é definido como
Alternativas
Q3063383 Engenharia Ambiental e Sanitária
Considere os seguintes impactos ambientais:
I Acidificação de águas de reservatórios. II Destruição de obras civis. III Destruição de vegetação. IV Destruição de monumentos históricos.
São consequências de chuvas ácidas
Alternativas
Q3055981 Engenharia Ambiental e Sanitária
Uma das consequências da poluição do ar é o aumento da temperatura média do planeta causado pelo acúmulo de gases retentores de calor na atmosfera. A esse fenômeno dá-se o nome de efeito estufa.
Entre os gases apresentados nas alternativas a seguir, aquele presente em grande quantidade na atmosfera sendo um dos principais responsáveis por este fenômeno é o
Alternativas
Q3048781 Engenharia Ambiental e Sanitária
Os precursores do ozônio troposférico e das chuvas ácidas causam severos danos à saúde humana e aos materiais urbanos notadamente. São eles, respectivamente:
Alternativas
Q3029155 Engenharia Ambiental e Sanitária
Os poluentes atmosféricos podem ser classificados em primários e secundários. Sobre os poluentes primários, é correto afirmar que: 
Alternativas
Q3018413 Engenharia Ambiental e Sanitária
No contexto do licenciamento e fiscalização ambiental de atividades industriais em áreas urbanas, analise as seguintes afirmações:

I.A amostragem isocinética em chaminés é essencial para a correta determinação da concentração de material particulado em emissões atmosféricas industriais. II.O uso de amostradores passivos para compostos orgânicos voláteis (COVs) é uma alternativa viável para o monitoramento de longo prazo da qualidade do ar em áreas industriais, devido ao seu baixo custo e facilidade de operação. III.A determinação da Demanda Química de Oxigênio (DQO) em efluentes industriais é sempre um indicador mais preciso de poluição orgânica do que a Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO).

É correto o que se afirma em:
Alternativas
Q3007417 Engenharia Ambiental e Sanitária
Os poluentes atmosféricos podem se classificar em primários ou secundários dependendo se são lançados diretamente da fonte de emissão ou se são produto de reação química na atmosfera.
Assim, dentre as alternativas a seguir, aquela que apresenta um poluente atmosférico primário é o
Alternativas
Q3006283 Engenharia Ambiental e Sanitária
Através do disposto na Lei N.º 8.723, de 28 de outubro de 1993, sobre a redução de emissão de poluentes por veículos automotores, em seu Art. 3º são definidos os órgãos competentes para estabelecer procedimentos de ensaio, medição, certificação, licenciamento e avaliação dos níveis de emissão dos veículos, bem como todas as medidas complementares relativas ao controle de poluentes por veículos automotores. Qual dos seguintes órgãos NÃO FAZ parte dessa lista?
Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: B
4: D
5: D
6: C
7: B
8: A
9: C
10: A
11: B
12: A
13: D
14: D
15: B
16: C
17: C
18: B
19: B
20: C