Questões de Concurso
Sobre poluição das águas em engenharia ambiental e sanitária
Foram encontradas 468 questões
( ) A poluição da água refere-se à introdução de substâncias ou agentes poluentes nas águas superficiais, ou subterrâneas, tornando-as inadequadas para uso humano.
( ) Uma das causas de poluição da água é o descarte inadequado de resíduos sólidos, e o acúmulo de lixo nas margens dos rios e oceanos.
( ) A poluição física da água refere-se à presença de sólidos suspensos, sedimentos e materiais particulados na água. Atividades como desmatamento, construção civil e mineração contribuem significativamente para esse tipo de poluição.
(__)O lançamento de esgoto sem tratamento em rios reduz a proliferação de micro-organismos, pois dilui substâncias orgânicas na água.
(__)O aumento da matéria orgânica em corpos d'água devido ao esgoto sem tratamento causa a eutrofização, reduzindo os níveis de oxigênio e prejudicando a vida aquática.
(__)A descarga de esgoto não tratado contribui para o aumento da biodiversidade aquática, ao fornecer nutrientes que favorecem o crescimento de diversas espécies.
(__)A poluição por esgoto não tratado pode causar surtos de doenças de veiculação hídrica, como cólera e hepatite A, em populações expostas.
A sequência está correta em:
I. Utilizar adequadas taxas de lotação (densidade de estocagem) para reduzir a renovação de água e a liberação de excretas nos corpos d’água.
II. Utilizar sistemas de tratamento de água, como telas e filtros mecânicos, para reduzir os sólidos na água do efluente (métodos físicos); e lagoas de decantação e estabilização para reduzir os nutrientes do efluente (métodos químicos).
III. Monitorar os parâmetros da qualidade de água com o uso de kits, sondas multiparâmetros, disco de Secchi, entre outros, nas condições, frequências e horários ideais para a realização das medidas.
IV. Estimular a produção de híbridos interespecíficos de animais nativos e possibilitar seu escape para o ambiente natural como estratégia para a manutenção da estabilidade populacional e do equilíbrio ecológico.
Quais estão corretas?
Uma indústria de produção de plásticos, localizada em uma região próxima a um corpo hídrico e áreas urbanas, tem gerado preocupação quanto aos riscos ambientais associados às suas atividades. O processo de fabricação da empresa gera resíduos tóxicos, poluição do ar e contaminação do solo. A comunidade local tem se manifestado sobre os impactos negativos e a empresa foi orientada a adotar estratégias de mitigação para minimizar os riscos ambientais e melhorar o seu desempenho socioambiental. Com base na situação hipotética descrita, analise as afirmativas a seguir.
1. A implantação de sistemas de tratamento de efluentes líquidos e a adoção de tecnologias mais limpas podem ser medidas eficazes para reduzir a poluição da água e o impacto no corpo hídrico próximo à indústria.
2. A utilização de tecnologias para a redução de emissões de gases de efeito estufa e a instalação de filtros para a diminuição da poluição do ar contribuem significativamente para a melhoria da qualidade do ar e a mitigação dos impactos sobre a saúde pública.
3. A implementação de um plano de gerenciamento de resíduos que envolva a redução, reutilização e reciclagem pode ser fundamental para reduzir os riscos de contaminação do solo e do meio ambiente, além de gerar uma economia circular dentro da empresa.
4. A adoção de medidas que promovam a compensação ambiental, como a compra de créditos de carbono, pode ser uma estratégia válida, mas não deve ser considerada como a principal medida de mitigação, visto que é mais eficaz em contextos de impactos globais do que locais.
Assinale a sequência correta das implicações de cada estratégia.
I. Quando a poluição de um determinado corpo d’água prejudica a saúde do homem, diz-se que a água está "purificada". Assim, a purificação é um caso particular da poluição, no qual a água apresenta substâncias químicas ou radioativas e microrganismos que podem causar malefícios ao homem.
II. A água apresenta-se como um recurso essencial para a vida do planeta. Ela representa um componente obrigatório para a geração e a manutenção da vida e é fonte de hidrogênio. Dessa maneira, a existência dos seres vivos na Terra se deve graças à presença da água em seu estado líquido na biosfera.
III. A poluição hídrica é caracterizada por qualquer alteração nas condições naturais de um recurso hídrico de modo a torná-lo prejudicial para os seres que dele dependam ou que dificulte ou impeça um uso definido a ele.
IV. São as principais fontes de poluição hídrica: as de origem natural, as águas residuárias, as águas do escoamento superficial, as de origem agropastoris, e os resíduos sólidos. Estão excluídos desse montante: os esgotos domésticos e industriais.
As afirmativas acima estão corretas, EXCETO:
A respeito do monitoramento, da mitigação de contaminações e dos impactos de ações antrópicas em reservatórios e microbacias de água no semiárido, julgue o item a seguir.
Considere que a sub-bacia Choró, no estado do Ceará, apresenta um volume total de armazenamento de 1.451 hm3 e um escoamento potencial de 451 hm3/ano. Considere, ainda, que o índice do grau de saturação da açudagem (IGAS), definido como sendo a razão entre o volume armazenado na bacia e a vazão afluente anual útil para a média e a grande açudagem, é considerado muito alto em situações onde o IGAS > 3,0. Nessas condições, é correto afirmar que a sub-bacia Choró apresenta um bom potencial para expansão da açudagem.
Acerca de poluição hídrica e qualidade da água, julgue o item que se segue.
As doenças veiculadas pela água poluída são causadas por patógenos de etiologia entérica, ou seja, provenientes do intestino de humanos ou animais, transmitidos por via fecal-oral.
Acerca de poluição hídrica e qualidade da água, julgue o item que se segue.
Os metais provenientes de efluentes industriais podem se apresentar na forma de íons hidratados de complexos estáveis ou de partículas inorgânicas.