Questões de Concurso
Sobre poluição das águas em engenharia ambiental e sanitária
Foram encontradas 435 questões
A respeito do monitoramento, da mitigação de contaminações e dos impactos de ações antrópicas em reservatórios e microbacias de água no semiárido, julgue o item a seguir.
Considere que a sub-bacia Choró, no estado do Ceará, apresenta um volume total de armazenamento de 1.451 hm3 e um escoamento potencial de 451 hm3/ano. Considere, ainda, que o índice do grau de saturação da açudagem (IGAS), definido como sendo a razão entre o volume armazenado na bacia e a vazão afluente anual útil para a média e a grande açudagem, é considerado muito alto em situações onde o IGAS > 3,0. Nessas condições, é correto afirmar que a sub-bacia Choró apresenta um bom potencial para expansão da açudagem.
Acerca de poluição hídrica e qualidade da água, julgue o item que se segue.
As doenças veiculadas pela água poluída são causadas por patógenos de etiologia entérica, ou seja, provenientes do intestino de humanos ou animais, transmitidos por via fecal-oral.
Acerca de poluição hídrica e qualidade da água, julgue o item que se segue.
Os metais provenientes de efluentes industriais podem se apresentar na forma de íons hidratados de complexos estáveis ou de partículas inorgânicas.
( ) O potencial hidrogêniônico (pH) representa a intensidade das condições ácidas ou alcalinas do meio líquido por meio da medição da presença de íons hidrogênio (H+). É calculado em escala antilogarítmica, abrangendo a faixa de 0 a 14 (inferior a 7: condições alcalinas; superior a 7: condições ácidas)
( ) Matéria orgânica é responsável pelo principal problema de poluição das águas, que é a redução na concentração de oxigênio dissolvido.
( ) O padrão de potabilidade das águas determina valores máximos de 0,3 mg/L para o ferro e 0,1 mg/L para o manganês.
( ) Quanto maior a população de coliformes em uma amostra de água, menor é a chance de que haja contaminação por organismos patogênicos.
Coluna I
1. Esgotos urbanos.
2. Origem agropecuária.
3. Efluentes industriais.
Coluna II
a. São aqueles gerados principalmente em residências, edifícios comerciais ou qualquer edificação que contenha instalações de banheiros, cozinhas, lavandeiras ou que utilize água para fins domésticos.
b. Apresentam características bastante variadas, mesmo se tratando de efluentes de um mesmo setor, pois estas características dependem das matérias-primas utilizadas e tecnologias utilizadas nos processos.
c. Está relacionada aos excrementos de animais e ao uso de defensivos agrícolas e fertilizantes.
Fonte: Fundamentos do Controle de Poluição das Águas. Disponível em: https://cetesb.sp.gov.br/wp-content/uploads /sites/33/2018/07/Apostila-Fundamentos-do-Controle-de Poluicao-das-Aguas.pdf
Correlacione as colunas I e II, e assinale a alternativa correta.
Com base nesse contexto, analise as assertivas abaixo sobre os impactos ambientais da indústria e a gestão de resíduos industriais:
I. A indústria de metais pesados, como a de galvanoplastia, gera resíduos ricos em metais tóxicos, como cádmio e mercúrio, que podem contaminar solos e corpos d'água, representando um risco significativo ao meio ambiente e à saúde pública.
II. O tratamento de efluentes industriais geralmente envolve processos físicos, químicos e biológicos, sendo a filtração a única etapa necessária para a remoção de poluentes tóxicos presentes nas águas residuais.
III. A eficiência energética nas indústrias pode ser melhorada pela adoção de tecnologias de cogeração de energia, que aproveitam o calor residual dos processos industriais para gerar eletricidade ou vapor, contribuindo para a redução de emissões de gases de efeito estufa.
IV. A logística reversa é uma estratégia de gestão de resíduos que visa à recuperação e reutilização de materiais descartados após o consumo, sendo amplamente aplicada em setores como o de eletrônicos, embalagens e pneus.
Assinale a alternativa correta: