Questões de Concurso
Sobre poluição das águas em engenharia ambiental e sanitária
Foram encontradas 414 questões
Com base nesse contexto, analise as assertivas abaixo sobre os impactos ambientais da indústria e a gestão de resíduos industriais:
I. A indústria de metais pesados, como a de galvanoplastia, gera resíduos ricos em metais tóxicos, como cádmio e mercúrio, que podem contaminar solos e corpos d'água, representando um risco significativo ao meio ambiente e à saúde pública.
II. O tratamento de efluentes industriais geralmente envolve processos físicos, químicos e biológicos, sendo a filtração a única etapa necessária para a remoção de poluentes tóxicos presentes nas águas residuais.
III. A eficiência energética nas indústrias pode ser melhorada pela adoção de tecnologias de cogeração de energia, que aproveitam o calor residual dos processos industriais para gerar eletricidade ou vapor, contribuindo para a redução de emissões de gases de efeito estufa.
IV. A logística reversa é uma estratégia de gestão de resíduos que visa à recuperação e reutilização de materiais descartados após o consumo, sendo amplamente aplicada em setores como o de eletrônicos, embalagens e pneus.
Assinale a alternativa correta:
No que se refere à poluição do solo e da água subterrânea, ao gerenciamento de resíduos sólidos e à remediação de solos e de água subterrânea, julgue o item seguinte.
A aplicação e a disposição de efluentes e de resíduos no solo deverão observar os critérios e exigências definidos pelos órgãos competentes e não poderão conferir às águas subterrâneas características em desacordo com o seu enquadramento.
No que se refere à poluição do solo e da água subterrânea, ao gerenciamento de resíduos sólidos e à remediação de solos e de água subterrânea, julgue o item seguinte.
Um indicador de poluição difusa de água subterrânea é o nitrogênio amoniacal. Sendo a amônia uma forma estável de nitrogênio em condições anaeróbias, ela pode ser considerada persistente e sua remoção da água para atendimento ao padrão de potabilidade é onerosa e, por vezes, tecnicamente inviável, o que prejudica o abastecimento público e privado.
No que se refere à poluição do solo e da água subterrânea, ao gerenciamento de resíduos sólidos e à remediação de solos e de água subterrânea, julgue o item seguinte.
Para a monitoração do nível da água subterrânea do lençol freático, são utilizados piezômetros.
No que se refere à poluição do solo e da água subterrânea, ao gerenciamento de resíduos sólidos e à remediação de solos e de água subterrânea, julgue o item seguinte.
Além de comprometer a saúde das pessoas, o descarte irresponsável de resíduos causa graves problemas ambientais: nos lixões, a decomposição dos resíduos ao ar livre e diretamente sobre o solo causa infiltrações, o que leva a contaminação para o lençol freático, além de atrair vetores de doenças.
A figura a seguir apresenta um corpo d’água com quantidade excessiva de algas causadas pelo acúmulo de nutrientes dissolvidos na água.
Esse fenômeno, ligado diretamente à poluição do corpo d’água, é denominado
I. O aquecimento global é um causador de poluição hídrica, pois temperaturas mais altas aquecem a água reduzindo os níveis de oxigênio no meio.
II. O aumento dos níveis de CO2 na atmosfera também é uma fonte de poluição hídrica, pois pode causar a acidificação dos oceanos, cujos efeitos sobre a vida marinha são bastante danosos.
III. Poluição e contaminação da água são processos equivalentes, isto é, pode-se considerar que toda água poluída está contaminada.
Está correto o que se afirma em
Sobre esse tipo de poluição, analise as afirmativas a seguir.
I. Devido às baixas velocidades de infiltração e aos processos biológicos, físicos e químicos que ocorrem no solo e na zona não saturada, os aquíferos são naturalmente mais protegidos da poluição.
II. Os gradientes hidráulicos (diferença de pressão entre dois pontos) e a litologia são características relacionadas ao risco potencial de um determinado aquífero ser contaminado.
III. A contaminação da água subterrânea pode ser direta ou indireta. Um exemplo de forma de contaminação direta são os poços mal construídos e/ou abandonados, enquanto as atividades agrícolas, depositando fertilizantes e agrotóxicos no solo, podem se constituir em fonte de contaminação indireta dos aquíferos.
Está correto o que se afirma em
Substâncias poluentes envenenam os rios e impactam a comunidade biológica, causando, entre outros, o fenômeno denominado de eutrofização ou eutroficação. Assinale a alternativa que define corretamente este fenômeno:
Sobre a relação da concentração de oxigênio dissolvido com o grau de poluição da água, assinale a alternativa correta.
Qual alternativa apresenta a correspondência correta entre a doença de veiculação hídrica e a profilaxia (medida de prevenir a enfermidade)?
O percolado de águas de chuva de aterros de resíduos não contaminados é um líquido de odor nauseante e coloração escura. Com relação à este líquido, também chamado de chorume, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) Ele adquire coloração escura quando a água da chuva percola através depósitos de resíduos orgânicos em decomposição lixiviando grandes quantidades de matéria orgânica.
( ) A DBO do líquido percolado de um aterro com 10 anos é maior que a DBO do líquido percolado desse mesmo aterro obtida durante o segundo ano.
( ) Este resíduo atende aos padrões de lançamento de um rio classe I após passar por uma ETE com caixa de areia e decantador primário.
As afirmativas são, respectivamente,
Uma indústria, com o equivalente populacional de 50.000 habitantes e vazão de 25.000 m3/dia, lança efluentes em um rio que, antes do ponto de lançamento, possuía uma vazão de 100.000 m3/dia e uma concentração de DBO de 10,0 mg/L. Sabendo que a contribuição por pessoa de DBO é de 50 g/(hab.dia), assinale a alternativa que indica a concentração de DBO do rio após o ponto de lançamento.
Dica: considere válida a hipótese de mistura completa.
A Eutrofização manifesta-se pelo aumento da produção biológica de um lago, com a proliferação de algas e de outros vegetais aquáticos macroscópicos, devido ao enriquecimento nutricional das águas. Dentro da sucessão ecológica de transformação de um ecossistema lacustre em terrestre, esse é um processo natural. Entretanto, devido à ação humana, esse processo pode ser acelerado, gerando ambientes eutróficos.
NÃO representa consequência danosa da aceleração antrópica desse processo o(a)
Por serem fatores limitantes, os sais de fósforo ou de nitrogênio, dissolvidos na água de um lago, têm sua concentração aumentada.
Esse fato pode gerar a
O aumento da produtividade biológica e a proliferação de algas nos rios tornam a água turva, com deficiência de oxigênio, aumentando sua toxidez para organismos como os peixes. A proliferação pode ser causada por processos de erosão e posterior decomposição de materiais orgânicos, sendo denominado:
A eutrofização, processo que ocorre nos ambientes aquáticos, caracteriza-se pela entrada excessiva de nutrientes, o que acarreta aumento das taxas de produção primária e de geração de biomassa, alterando a diversidade biológica local e os processos sedimentares (eutrofização natural).
Um tipo de eutrofização é a cultural, que é um processo
Um corpo aquático poluído por lançamento de compostos orgânicos biodegradáveis passa por processo natural de recuperação denominado autodepuração. Sobre esse processo, é correto afirmar:
A construção de barragens para armazenamento de águas de abastecimento pode provocar uma série de impactos ambientais. À jusante há a diminuição da vazão, podendo repercutir sobre as características da água e sobre os componentes bióticos. Sobre o enunciado é CORRETO afirmar que