Questões de Concurso
Sobre química ambiental e técnicas de laboratório em engenharia ambiental e sanitária
Foram encontradas 410 questões
Descrição dos parâmetros:
1. Em sistemas biológicos formados nos tratamentos de esgotos, este parâmetro é considerado condição que influencia decisivamente no processo de tratamento. Normalmente, é a sua condição que corresponde à formação de um ecossistema mais diversificado, tanto em meios aeróbios como nos anaeróbios. Em reatores anaeróbios, por exemplo, a acidificação do meio é acusada pelo decréscimo desse parâmetro no lodo, indicando situação de desequilíbrio.
2. Uma fonte habitual desse parâmetro nas águas naturais decorre da presença do gás carbônico dissolvido (CO₂ livre) proveniente da atmosfera, da qual resulta a formação de H₂CO₃, e da decomposição biológica da matéria orgânica.
3. Este parâmetro é a medida da capacidade da água de precipitar sabão, isto é, nas águas que o possuem, os sabões transformam-se em complexos insolúveis, não formando espuma até que o processo se acabe.
4. Os principais componentes deste parâmetro são os sais do ácido carbônico, ou seja, bicarbonatos e carbonatos, assim como os hidróxidos.
Termos para associação:
● ( ) Acidez ● ( ) Alcalinidade ● ( ) Dureza ● ( ) pH
Julgue o item que se segue, relativo ao controle da poluição ambiental.
As análises de qualidade da água são de extrema importância, uma vez que concentrações anômalas de determinados elementos, a exemplo de arsênio, bário e cádmio, podem causar prejuízos à saúde pública e ao meio ambiente.
Acerca de contaminação e qualidade ambiental, julgue o item subsequente.
As dioxinas — substâncias de baixa toxicidade, persistência e propriedades de bioacumulação — são remediadores químicos que atuam no solo e que, por isso, são capazes de impedir a contaminação das águas.
Acerca de contaminação e qualidade ambiental, julgue o item subsequente.
A persistência no meio ambiente, um fator importante para a avaliação de risco toxicológico, é definida como a quantidade do produto original que permanece no solo, no sedimento ou na coluna de água após sua exposição.
y = 0,5000.x+0,0002
A curva de calibração apresentou um R2 de 0,9999, indicando um excelente ajuste dos dados ao modelo linear.
Sabendo que uma amostra coletada diretamente do efluente industrial apresentou uma absorbância de 0,2500 e que a Lei de Beer foi obedecida, qual é a concentração de Pb²⁺ nessa amostra?
Com base nesse cenário, qual das seguintes explicações é a mais provável para os valores elevados de absorbância?
(__)A DBO (Demanda Bioquímica de Oxigênio) mede a quantidade de oxigênio necessária para a decomposição biológica da matéria orgânica presente no esgoto, sendo um indicador de poluição orgânica.
(__)A DQO (Demanda Química de Oxigênio) mede exclusivamente a quantidade de oxigênio consumida na oxidação de substâncias orgânicas do esgoto, desconsiderando compostos químicos inorgânicos.
(__)Os coliformes totais presentes nos esgotos domésticos são exclusivamente de origem humana, indicando contaminação direta por fezes.
(__)O fósforo presente nos esgotos domésticos contribui para o processo de eutrofização em corpos d'água, caso não seja adequadamente removido no tratamento.
A sequência está correta em:
(__)O Jar Test permite determinar a dosagem ideal de coagulante, ajustando o pH e a velocidade de agitação para otimizar a formação de flocos e sua sedimentação.
(__)O Jar Test é utilizado para simular as condições reais do tratamento de água, permitindo ajustar parâmetros antes da aplicação em escala industrial.
(__)No Jar Test, a remoção de matéria orgânica é direta e não depende de ajustes no pH ou na dosagem de coagulante.
(__)A interpretação dos resultados do Jar Test inclui a análise da turbidez da água tratada, garantindo a eficiência do processo de coagulação/floculação.
A sequência está correta em:
O ensaio de coagulação/floculação, também conhecido como Jar Test, é utilizado para determinar as condições ideais de tratamento químico em sistemas de água. Acerca do assunto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
(__) O Jar Test permite avaliar a qualidade da água tratada, mas não a eficiência do coagulante utilizado, já que a eficiência depende exclusivamente da qualidade inicial da água.
(__) Durante o Jar Test, a formação de flocos é influenciada pela dosagem de coagulante, o tempo de mistura rápida e o gradiente de velocidade aplicado, sendo esses fatores ajustados para obter os melhores resultados.
(__) A análise visual dos flocos formados no Jar Test é suficiente para determinar a eficiência do processo, dispensando a medição de parâmetros como turbidez residual na água tratada.
(__) A etapa de floculação no Jar Test envolve uma atualização lenta da água para promover o crescimento e a agregação dos flocos, otimizando a remoção de partículas em suspensão.
A sequência é correta em:
Sobre amostragem de águas e análises físico-químicas, analisar os itens.
I. Os frascos de coleta de água para exames bacteriológicos devem ser estéreis, e a amostra deve ser recolhida sempre após as demais coletas. O frasco deve ser preenchido até ¾ de seu volume.
II. A alcalinidade total da água é dada pela soma da concentração de hidróxidos, carbonatos e bicarbonatos. As concentrações supramencionadas podem ser determinadas por análise espectrofotométrica de absorção eletrônica na região do visível.
III. O termo amostragem está relacionado à coleta de uma fração representativa de material, cuja composição seja de interesse. É considerada a etapa menos complexa de todo processo analítico, por não se relacionar à exatidão do procedimento.
IV. Os cloretos normalmente estão presentes em águas brutas e tratadas na forma de cloreto de sódio, cálcio e magnésio. Águas caracterizadas pela alta concentração de íons cloretos são impróprias para o consumo, devido às alterações no sabor e ao efeito laxativo que podem provocar. A análise de íons cloretos pode ser realizada por titulação, sendo o titulante uma solução padronizada de K2CrO4; o indicador, AgNO3; e o titulado, a amostra.
Está CORRETO o que se afirma:
C6H12O6 + NO3- + H+ → CO2 + H2O + N2 + energia
A reação acima é conduzida pela ação das bactérias do solo e é denominada de: