Questões de Concurso
Sobre química ambiental e técnicas de laboratório em engenharia ambiental e sanitária
Foram encontradas 368 questões
O ensaio de coagulação/floculação, também conhecido como Jar Test, é utilizado para determinar as condições ideais de tratamento químico em sistemas de água. Acerca do assunto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
(__) O Jar Test permite avaliar a qualidade da água tratada, mas não a eficiência do coagulante utilizado, já que a eficiência depende exclusivamente da qualidade inicial da água.
(__) Durante o Jar Test, a formação de flocos é influenciada pela dosagem de coagulante, o tempo de mistura rápida e o gradiente de velocidade aplicado, sendo esses fatores ajustados para obter os melhores resultados.
(__) A análise visual dos flocos formados no Jar Test é suficiente para determinar a eficiência do processo, dispensando a medição de parâmetros como turbidez residual na água tratada.
(__) A etapa de floculação no Jar Test envolve uma atualização lenta da água para promover o crescimento e a agregação dos flocos, otimizando a remoção de partículas em suspensão.
A sequência é correta em:
Sobre amostragem de águas e análises físico-químicas, analisar os itens.
I. Os frascos de coleta de água para exames bacteriológicos devem ser estéreis, e a amostra deve ser recolhida sempre após as demais coletas. O frasco deve ser preenchido até ¾ de seu volume.
II. A alcalinidade total da água é dada pela soma da concentração de hidróxidos, carbonatos e bicarbonatos. As concentrações supramencionadas podem ser determinadas por análise espectrofotométrica de absorção eletrônica na região do visível.
III. O termo amostragem está relacionado à coleta de uma fração representativa de material, cuja composição seja de interesse. É considerada a etapa menos complexa de todo processo analítico, por não se relacionar à exatidão do procedimento.
IV. Os cloretos normalmente estão presentes em águas brutas e tratadas na forma de cloreto de sódio, cálcio e magnésio. Águas caracterizadas pela alta concentração de íons cloretos são impróprias para o consumo, devido às alterações no sabor e ao efeito laxativo que podem provocar. A análise de íons cloretos pode ser realizada por titulação, sendo o titulante uma solução padronizada de K2CrO4; o indicador, AgNO3; e o titulado, a amostra.
Está CORRETO o que se afirma:

Com base nessas informações, julgue o item a seguir.
O desvio padrão amostral da precipitação acumulada é inferior ao desvio padrão amostral do volume de água coletado.

Com base nessas informações, julgue o item a seguir.
O coeficiente de correlação amostral de Pearson entre a precipitação acumulada e o volume de água coletado é igual a 8/13.

Considerando essa situação hipotética, julgue o item que se segue.
O experimento descrito pode ser caracterizado como delineamento de blocos casualizados, em que cada região representa um bloco.

Considerando essa situação hipotética, julgue o item que se segue.
A aplicação do teste F da ANOVA para comparação entre as médias dos volumes coletados nas quatro regiões exige que os dados atendam às condições de normalidade das distribuições dentro de cada grupo e de homogeneidade das variâncias entre os grupos.

Considerando essa situação hipotética, julgue o item que se segue.
O delineamento experimental retratado na situação hipotética pode ser caracterizado como medidas repetidas, havendo cinco observações para cada região.

Considerando essa situação hipotética, julgue o item que se segue.
Além da ANOVA, a identificação das diferenças entre os volumes coletados nas quatro regiões poderia ser feita de forma apropriada mediante aplicação do teste de postos sinalizados de Wilcoxon.
I. No meio físico, P é armazenado nos sedimentos, nos resíduos e na água; na biota não ocorre tal efeito devido às conformações genéticas específicas das macrófitas aquáticas. As interações entre os compartimentos dependem de condições ambientais como potencial redox e condutividade elétrica. O estado redox do leito (relacionado com o conteúdo de cloreto de sódio) é um fator determinante para que os processos envolvidos com o ciclo do fósforo ocorram.
II. As macrófitas aquáticas inseridas nas wetlands utilizam enzimas (nitrato redutase e nitrito redutase) para converter o N oxidado às formas usuais. Porém, a produção dessas enzimas diminui quando o N amoniacal está presente. Esse processo é relevante em ambientes em que se têm nitrato e amônia em concentrações elevadas, pois a assimilação pela planta poderá ser inibida e o nitrato pode não ser assimilado a contento.
III. A forma pela qual as macrófitas incorporam N na biomassa é a magnificação. Tal processo implica em uma variedade de processos físicos que convertem formas orgânicas de N em compostos inorgânicos que servem de reserva para as células e os tecidos de tais plantas. As duas formas de N usualmente utilizadas são o nitrito e o óxido nitroso.
IV. Como P é um macronutriente para as plantas, o aumento da biomassa vegetal não deve ser diretamente relacionado a uma capacidade de remoção deste P a longo prazo nas wetlands, uma vez que, ao morrer, os tecidos dessas plantas irão se decompor e liberar P novamente no ambiente.
V. A capacidade das wetlands removerem P é limitada, quando comparada com a capacidade de remoção de N – uma vez que não há nenhum “mecanismo de perda permanente” de fósforo nesses sistemas equivalente à desnitrificação. Dessa forma, o P tende a se acumular em wetlands em maior taxa do que o N.
Está correto o que se afirma apenas em
I A toxicidade é uma propriedade comum que algumas substâncias têm de produzir efeitos danosos a um determinado organismo.
II O efeito adverso é o conjunto de alterações genéticas, bioquímicas, morfológicas ou fisiológicas produzidas pela exposição a determinada substância química.
III A toxicologia ambiental estuda os efeitos de agentes químicos presentes no ambiente sobre os organismos vivos e a saúde humana.
Assinale a opção correta.
A variação da DBO no tempo pode ser considerada uma reação de primeira ordem do tipo:
A Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO) é uma medida da quantidade de oxigênio necessária para que microrganismos aeróbios estabilizem a matéria orgânica decomponível. Seu ensaio padrão é determinado no escuro a 20C durante cinco dias em uma garrafa padrão de 300 mL. Para o ensaio de DBO foi coletada uma amostra e preparada uma garrafa padrão colocando 1,5 mL da amostra e o restante de água de diluição. A figura abaixo mostra a variação da concentração de oxigênio dissolvido no tempo.
Com base nesses dados, a DBO5 20 é de
Assinale a alternativa que contém as chamadas de formas reduzidas de nitrogênio nas águas.
Algumas atividades antrópicas são as causas da presença de fósforo em águas naturais.
Assinale a alternativa em que não são enumeradas fontes importantes de descarga de fósforo nas águas naturais:
Em relação aos processos químicos de tratamento de efluentes industriais, é incorreto afirmar:
As reações empregadas em análise volumétrica podem ser divididas em classes principais. NÃO constitui uma classe de análise volumétrica: