Questões de Concurso Sobre recursos hídricos em engenharia ambiental e sanitária

Foram encontradas 2.956 questões

Q3196247 Engenharia Ambiental e Sanitária
Conforme o Cadernos de Educação Ambiental- Recursos Hídricos 2014, qual alternativa pode ser considerada incorreta?
Alternativas
Q3196143 Engenharia Ambiental e Sanitária
Qual é a principal função do tratamento terciário da água em uma estação de tratamento? 
Alternativas
Q3196088 Engenharia Ambiental e Sanitária
Assinale a alternativa correta, sobre bacias hidrográficas:
Alternativas
Q3195733 Engenharia Ambiental e Sanitária
No Caderno de Educação Ambiental - Recursos Hídricos 2014, encontramos a seguinte informação: o ciclo hidrológico é o moto perpétuo da água entre oceanos, atmosfera e continentes, no processo constante de renovação quantitativa e qualitativa da água, em períodos variáveis, de horas a milênios - de uma altura de ___________ acima da superfície, à profundidade de quase ____________ - para devolver ao planeta a água, doce, livre de impurezas e possibilitar a vida.
Indique a alternativa que complete, respectivamente, as lacunas do texto.
Alternativas
Q3189384 Engenharia Ambiental e Sanitária
No controle da qualidade da água, são realizados exames físicos, químicos e biológicos, com o objetivo de determinar elementos ou substâncias que possam ser nocivas à população. Sempre que uma água apresentar contaminação por bactérias do grupo coliforme, principalmente por Escherichia coli, pode-se afirmar que ocorreu uma contaminação por fezes. Um dos métodos utilizados para identificação e quantificação de bactérias do grupo coliforme são os tubos múltiplos. Qual alternativa descreve CORRETAMENTE a técnica de tubos múltiplos?
Alternativas
Q3189380 Engenharia Ambiental e Sanitária
A lógica vigente no projeto convencional de sistemas de drenagem tem como princípio básico de escoar a água precipitada o mais rapidamente possível para jusante. Esta lógica aumenta em várias ordens de magnitude a vazão máxima, a frequência e o nível de inundação de jusante. Entretanto, os avanços no campo da hidrologia urbana e do controle de inundações resultaram no que se conhece como drenagem urbana sustentável, que pode ser implementada por meio de técnicas compensatórias. Qual alternativa se insere CORRETAMENTE no conceito de drenagem urbana sustentável como técnica compensatória?
Alternativas
Q3189379 Engenharia Ambiental e Sanitária
Drenagem é o termo empregado na designação das instalações destinadas a escoar o excesso de água, seja em rodovias, na zona rural ou na malha urbana. Já a microdrenagem urbana é definida pelo sistema de condutos pluviais a nível de loteamento ou de rede primária urbana. Os poços de visita têm a função primordial de permitir o acesso às canalizações de limpeza e inspeção, de modo que possam mantê-las em bom estado de funcionamento. A locação dos poços de visita em sistemas de microdrenagem urbana é indicada CORRETAMENTE na situação indicada em: 
Alternativas
Q3189369 Engenharia Ambiental e Sanitária
Aquíferos são reservatórios subterrâneos de água, caracterizado por camadas ou formações geológicas suficientemente permeáveis, capazes de armazenar e transmitir água em quantidades que possam ser aproveitadas como fonte de abastecimento para diferentes usos. Em uma classificação de aquíferos, pode-se AFIRMAR que: 
Alternativas
Q3189368 Engenharia Ambiental e Sanitária
As águas subterrâneas correspondem a, aproximadamente, 30% das reservas de água doce do mundo. A cerca dos conceitos relacionados às águas subterrâneas, é CORRETO afirmar:
Alternativas
Q3189365 Engenharia Ambiental e Sanitária
Durante a seca que atingiu o Semiárido Brasileiro na década de 2010, foi amplamente utilizada a estratégia de distribuição de água através de carro-pipa por meio da Operação Carro-Pipa Federal (OCP). Na Paraíba, entre 2012 e 2016, a Operação Carro-Pipa Federal esteve presente em 173 dos 223 municípios. Diante desse contexto, e segundo a Portaria nº 888/2021 do Ministério da Saúde, que dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade, avalie as proposições a seguir:

I – Por ser uma ação emergencial, é dispensável a solicitação de autorização para transporte de água para consumo humano e, consequentemente, cadastramento do carro-pipa.
II – O carro-pipa deve ser exclusivamente abastecido com água potável, proveniente de sistema ou solução alternativa coletiva de abastecimento de água.
III – Deve-se manter o teor mínimo de cloro residual livre de 0,5 mg/L.
IV – É possível o transporte de água potável em carro-pipa, em tanque compartimentado, utilizado para transporte de outras cargas.
V – Devem ser mantidas as condições higiênicosanitárias do carro-pipa exigidas pela autoridade de saúde pública.

A partir do exposto, é CORRETO concluir o que se afirma em:
Alternativas
Q3189364 Engenharia Ambiental e Sanitária
Um corpo de água poluído por lançamentos de matéria orgânica biodegradável sofre um processo natural de recuperação denominado de autodepuração. Ela se realiza por meio de processos físicos (diluição, sedimentação), químicos (oxidação) e biológicos. Ainda em 1925 foi proposto um modelo matemático que representa o processo de autodepuração em função do déficit de oxigênio dissolvido na água ao longo do tempo. Esse modelo é mundialmente conhecido como:
Alternativas
Q3189360 Engenharia Ambiental e Sanitária
O tempo de concentração de uma bacia hidrográfica é o tempo de viagem da gota de água de chuva que atinge a região mais remota da bacia, desde o início do seu escoamento, até o momento que atinge o exutório. Qual alternativa contém apenas fatores que influenciam diretamente no tempo de concentração?
Alternativas
Q3189359 Engenharia Ambiental e Sanitária
O potencial hídrico de uma bacia hidrográfica está sendo avaliado para fins de aproveitamento de água para abastecimento humano de uma grande região metropolitana com cerca de 3 milhões de habitantes (consumo médio per capita de 200 L/hab/dia). Considerando que a vazão necessária para o atendimento dessa população é da ordem de 7 m³/s, indique qual a bacia que atende a esse requisito:
Alternativas
Q3189358 Engenharia Ambiental e Sanitária
O ciclo hidrológico é o fenômeno global de circulação fechada da água entre a superfície terrestre e a atmosfera, impulsionado fundamentalmente pela energia solar associada à gravidade e à rotação terrestre. Sobre os processos constituintes do ciclo hidrológico, indique a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q3188066 Engenharia Ambiental e Sanitária
Relacione as técnicas de tratamento de água apresentadas na a seguir com suas respectivas características. 

1. Coagulação 2. Filtração 3. Floculação

( ) Introdução de energia na massa líquida, capaz de propiciar o contato de partículas desestabilizadas para que se agreguem, ganhem tamanho, peso e densidade compatíveis com as etapas de remoção sólido-líquido subsequentes.
( ) Remoção de partículas residuais, não retidas no decantador, por meio da passagem da água por um leito de material granular.
( ) Aplicação de produtos químicos para desestabilização das partículas coloidais e em suspensão presentes na água, caracterizadas, principalmente, por sua cor e turbidez.

Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada. 
Alternativas
Q3178873 Engenharia Ambiental e Sanitária

Relacione as colunas a seguir, associando os tipos de sistemas de suprimento de água:



Coluna 1:


1. Sistema Direto


2. Sistema Indireto por Gravidade


3. Sistema Indireto Hidropneumático



Coluna 2:


( ) A rede de distribuição do edifício é alimentada a partir de um reservatório elevado.


( ) É aquele em que todas as peças de utilização do edifício são ligadas diretamente à rede pública, através de uma rede de distribuição.


( ) A rede de distribuição é pressurizada através de um tanque de pressão que contém água e ar.



Assinale a alternativa com a sequência CORRETA:

Alternativas
Q3177843 Engenharia Ambiental e Sanitária
A desinfecção da água em Estações de Tratamento de Água (ETAs) é fundamental para assegurar a qualidade microbiológica da água para consumo humano. Sobre métodos de desinfecção, analise as assertivas a seguir:

I. A cloração, apesar de ser um método eficaz e de baixo custo, apresenta como desvantagem a formação de subprodutos clorados, como os trihalometanos (THMs), que podem ser prejudiciais à saúde.
II. A ozonização é um método de desinfecção mais eficiente que a cloração, pois inativa uma ampla variedade de microrganismos e não gera subprodutos clorados. Além disso, o ozônio não é tóxico e os custos de implantação do sistema de tratamento é relativamente baixo.
III. A radiação ultravioleta (UV) é um método físico de desinfecção que não produz subprodutos, mas sua eficácia pode ser comprometida pela turbidez da água e pela presença de matéria orgânica.
IV. A desinfecção com dióxido de cloro é uma alternativa à cloração, pois combina a eficácia da cloração com a formação reduzida de subprodutos.

Quais estão corretas?
Alternativas
Q3177839 Engenharia Ambiental e Sanitária

Uma cidade situada em uma região semiárida não possui cursos hídricos próximos e depende exclusivamente de fontes de água para abastecimento. O planejamento da captação de água deve considerar as diferenças entre as fontes subterrâneas e superficiais. Nesse sentido, assinale a alternativa que apresenta corretamente as principais diferenças entre a captação de água subterrânea e a captação de água superficial.

Alternativas
Q3177835 Engenharia Ambiental e Sanitária
Uma estação de bombeamento de água que abastece uma cidade está apresentando uma vazão inferior à projetada, comprometendo o fornecimento de água para a população. Considerando os diversos fatores que podem influenciar a vazão de uma bomba, quais das seguintes situações podem estar causando essa redução na vazão?
Alternativas
Q3177834 Engenharia Ambiental e Sanitária
De acordo com a Portaria nº 888/2021 do Ministério da Saúde, que estabelece os padrões de qualidade da água para consumo humano, quais dos seguintes parâmetros microbiológicos são obrigatoriamente analisados para garantir a potabilidade da água?
Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: A
4: C
5: A
6: E
7: D
8: D
9: B
10: C
11: A
12: E
13: E
14: A
15: E
16: D
17: C
18: B
19: C
20: B