Questões de Concurso
Sobre resíduos sólidos em engenharia ambiental e sanitária
Foram encontradas 1.439 questões
Acerca do uso de madeira e seu potencial tecnológico, julgue o item a seguir.
A indústria de celulose e papel tem sido modelo no gerenciamento de resíduos e tem alcançado elevadas taxas de reaproveitamento, de modo a proporcionar oportunidades econômicas para diversas áreas do setor agroindustrial.
Julgue o item subsequente, relativo a aproveitamento bioenergético e de subprodutos de sistemas de produção.
A queima direta de resíduos animais para a geração de energia é mais eficiente que a digestão anaeróbia.
Julgue o próximo item, referente ao saneamento ambiental.
A destinação final ambientalmente adequada inclui, entre outras ações, a reutilização, a reciclagem, a compostagem, a recuperação e o aproveitamento energético.
Julgue o próximo item, referente ao saneamento ambiental.
Gerenciamento de resíduos sólidos é definido como o conjunto de ações voltadas para a busca de soluções para esses resíduos, consideradas as dimensões política, econômica, ambiental, cultural e social, com controle social e sob a premissa do desenvolvimento sustentável.
Julgue o próximo item, referente ao saneamento ambiental.
Estabelecido um sistema de coleta seletiva pelo plano municipal de gestão integrada de resíduos sólidos, os consumidores devem acondicionar adequadamente e de forma diferenciada os resíduos sólidos gerados.
Julgue o próximo item, referente ao saneamento ambiental.
Uma das formas de destinação final de resíduos é o aterro sanitário, que deve ser operado unicamente pelo método da trincheira, de modo a se evitar dano ambiental.
Julgue o item que se segue, relativo ao controle da poluição ambiental.
A gaseificação consiste na oxidação total de um material carbonáceo, como os resíduos sólidos, em temperatura elevada e pressão controlada, na presença de ar.
Em uma área destinada a receber os resíduos urbanos de um pequeno município, os resíduos coletados são depositados diretamente sobre o solo, sem qualquer cuidado de proteção ao ambiente. A deposição desses resíduos no solo sem proteção adequada favorece a proliferação de vetores de doenças (moscas, baratas, ratos), além de gerar odores e contaminar águas superficiais e subterrâneas pelo escoamento e infiltração de chorume. Essas características referem-se a que local?
Considerando os aspectos ambientais e a sustentabilidade de bioprocessos, julgue o item que se segue.
Os processos de gestão de resíduos orgânicos, quando inadequados, podem levar a emissões de metano, um potente gás de efeito estufa. Entretanto, quando bem geridos, esses processos podem ser menos poluentes que a queima de combustíveis fósseis.
Considerando os aspectos ambientais e a sustentabilidade de bioprocessos, julgue o item que se segue.
A utilização de resíduos lignocelulósicos evita a competição com culturas alimentares, promovendo a sustentabilidade, por exemplo, para a produção de biocombustíveis de segunda geração, como o etanol.
À luz dos conceitos de bioenergia e rotas tecnológicas para energia renovável, julgue o item subsequente.
Uma estratégia sustentável para a geração de energia pode ser aplicada a partir do aproveitamento de materiais naturalmente descartados ou subutilizados, o que envolve a conversão, por exemplo, de resíduos orgânicos (como restos de alimentos, esterco, resíduos agrícolas e industriais) e subprodutos (como bagaço de cana, cascas de arroz) em bioenergia.
Acerca das tecnologias de produção por pirólise, julgue o item subsequente.
Os processos de conversão térmica por pirólise de resíduos agroindustriais e florestais constituem importantes processos químicos para a redução de passivos ambientais e o aproveitamento energético.
A respeito desse tema, assinale a afirmativa correta.
Julgue o próximo item, relativo a aproveitamento bioenergético de subprodutos e resíduos.
Resíduos biológicos ricos em água são propícios a uma recuperação energética mais adequada por meio da digestão anaeróbica do que pela incineração.
Julgue o próximo item, relativo a aproveitamento bioenergético de subprodutos e resíduos.
A recuperação de energia de subprodutos e resíduos é amplamente representada por técnicas como incineração de resíduos, gaseificação, pirólise e digestão aeróbica.