Questões de Concurso Sobre resíduos em engenharia ambiental e sanitária

Foram encontradas 445 questões

Q3119152 Engenharia Ambiental e Sanitária
A coleta e o acondicionamento de resíduos são etapas importantes para a manutenção da limpeza e higiene dos ambientes, além de contribuírem para a preservação ambiental. É fundamental conhecer os diferentes tipos de recipientes e a forma correta de descartar cada tipo de resíduo. Analise as afirmativas a seguir:

I. O lixo orgânico, como restos de alimentos e cascas de frutas, deve ser descartado em recipientes com tampa, evitando odores e a proliferação de insetos.
II. Materiais recicláveis, como papel, plástico e vidro, devem ser separados e descartados em recipientes específicos, contribuindo para a reciclagem e a redução do impacto ambiental.
III. Resíduos perigosos, como pilhas e baterias, podem ser descartados junto com o lixo comum, sem necessidade de tratamento especial.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q3117063 Engenharia Ambiental e Sanitária
Os materiais biodegradáveis são uma alternativa para mitigar os impactos negativos ambientais, econômicos e sociais decorrentes do uso dos plásticos não biodegradáveis, por exemplo. Sobre os materiais biodegradáveis, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

(__) São normalmente obtidos de fontes renováveis.
(__) Não são desintegrados por ação de microrganismos.
(__) Incorporam-se facilmente ao meio ambiente.

A sequência está correta em
Alternativas
Q3117062 Engenharia Ambiental e Sanitária
Analise os excertos abaixo:

Excerto I. A compostagem é um processo de bioxidação anaeróbia endotérmica de um substrato orgânico homogêneo, no estado sólido ou líquido, caracterizado pela produção de CO2, água e liberação de substâncias minerais e formação de matéria orgânica estável.

Excerto II. O processo de compostagem é desenvolvido por uma população diversificada de microrganismos e envolve necessariamente duas fases distintas, a primeira chamada de degradação ativa e a segunda de maturação ou cura.

Fonte: SANTOS, Mirlaine Queiroz. Compostagem de resíduos biodegradáveis desviados dos aterros em Araguari-MG. 2003.

Sobre os excertos, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3112900 Engenharia Ambiental e Sanitária
O que deve ser feito com resíduos de produção de óleos?
Alternativas
Q3093261 Engenharia Ambiental e Sanitária
A ABNT 10.004/2004 estabelece os critérios de classificação e os códigos para identificação dos resíduos sólidos de acordo com suas características, sendo que todos os resíduos ou substâncias têm uma letra para codificação, seguida de três dígitos. Considerando os resíduos perigosos:
Alternativas
Q3088756 Engenharia Ambiental e Sanitária
Em uma obra de construção civil de grande porte, a gestão de resíduos é fundamental para garantir a sustentabilidade e a segurança no canteiro. A separação adequada de materiais recicláveis, o descarte correto de entulhos, e o controle de qualidade no recebimento e estocagem de materiais contribuem para a eficiência da obra e a redução de impactos ambientais. Além disso, é essencial que todos os envolvidos tenham zelo pelo patrimônio público, respeitando normas de descarte e preservação dos recursos disponibilizados.

Julgue o item a seguir, a respeito do texto acima.


O descarte de entulhos deve seguir as normas locais de gestão de resíduos, garantindo que os materiais sejam enviados para locais autorizados de disposição final.

Alternativas
Q3067427 Engenharia Ambiental e Sanitária
São considerados resíduos especiais aqueles que, pela sua constituição, apresentam riscos maiores para a população, assim definidos: resíduos hospitalares, de laboratórios de análises e patologia clínicas, de farmácias e drogarias, químicos, radioativos, de clínicas e hospitais veterinários. Esses resíduos serão:
Alternativas
Q3059543 Engenharia Ambiental e Sanitária
O Sistema Estadual de Manifesto de Transporte de Resíduos (MTR), também denominado Sistema MTR-MG, é um sistema online, de uso gratuito, mantido e operado pela Semad, que permite a rastreabilidade dos resíduos gerados e/ou recebidos no estado de Minas Gerais, com base na emissão de três documentos na plataforma, pelos usuários: Manifesto de Transporte de Resíduos (MTR), Certificado de Destinação Final (CDF) e Declaração de Movimentação de Resíduos (DMR). São resíduos e rejeitos sujeitos apenas à DMR (Art. 11 da DN 232/2019): 
Alternativas
Q3059537 Engenharia Ambiental e Sanitária
Os resíduos de serviços em saúde podem ser classificados em cinco grupos de acordo com o risco que apresentam para o meio ambiente e o homem. A qual grupo pertencem os resíduos de material de assistência ao paciente, como por exemplo, gaze, algodão, chumaço, atadura, compressa inviável para lavagem, fita adesiva (esparadrapo, micropore, fita crepe), restos alimentares e sanitários de paciente com doença infectocontagiosa? 
Alternativas
Q3054349 Engenharia Ambiental e Sanitária
Dos grupos de resíduos abaixo, qual deles contém, exclusivamente, materiais não recicláveis?
Alternativas
Q3054340 Engenharia Ambiental e Sanitária
Em relação aos vários tipos de lixo e suas características principais, relacionar as colunas e assinalar a sequência correspondente.

(1) Rejeitos. (2) Lixo Hospitalar. (3) Lixo Eletrônico.
( ) Resíduos provenientes de unidades de saúde, contendo materiais infectantes e cortantes.
( ) Materiais que não podem ser reciclados, como papel higiênico usado e guardanapos sujos.
( ) Engloba peças de computadores, celulares, televisores e monitores.
Alternativas
Q3050632 Engenharia Ambiental e Sanitária
De acordo com a NBR 8419:1992, um “aterro sanitário é uma técnica de disposição de resíduos sólidos urbanos no solo, sem causar danos à saúde e à segurança públicas, utilizando-se princípios de engenharia, de tal modo a confinar o rejeito no menor volume possível, cobrindo-o com uma camada de terra ao fim do trabalho de cada dia, ou conforme o necessário”. Os aterros sanitários apresentam uma série de vantagens e desvantagens com relação a outras formas de destinação de resíduos sólidos.
Uma dessas vantagens é
Alternativas
Q3046531 Engenharia Ambiental e Sanitária
O texto seguinte servirá de base para responder à questão.

Recicláveis e entulhos são categorias de resíduos com tratamentos distintos na gestão ambiental. Enquanto materiais recicláveis, como plástico, papel, vidro e metal podem ser reprocessados e reintroduzidos na cadeia produtiva, os entulhos geralmente provenientes de construção civil, requerem processos específicos de descarte. Quando possível, de reciclagem para reduzir seu impacto ambiental e melhorar a sustentabilidade das práticas de construção. Julgue o item a seguir no que diz respeito ao descarte adequado e à separação de recicláveis e entulhos.

Resíduos são materiais descartados após o uso, provenientes de atividades humanas, industriais ou naturais, que não possuem mais utilidade imediata. Eles podem ser sólidos, líquidos ou gasosos e são classificados como orgânicos, recicláveis, perigosos ou inertes, dependendo de sua origem e composição. Os resíduos classe A são reutilizáveis ou recicláveis. 
Alternativas
Q3046530 Engenharia Ambiental e Sanitária
O texto seguinte servirá de base para responder à questão.

Recicláveis e entulhos são categorias de resíduos com tratamentos distintos na gestão ambiental. Enquanto materiais recicláveis, como plástico, papel, vidro e metal podem ser reprocessados e reintroduzidos na cadeia produtiva, os entulhos geralmente provenientes de construção civil, requerem processos específicos de descarte. Quando possível, de reciclagem para reduzir seu impacto ambiental e melhorar a sustentabilidade das práticas de construção. Julgue o item a seguir no que diz respeito ao descarte adequado e à separação de recicláveis e entulhos.

Os resíduos provenientes de demolições, como telhas cerâmicas, blocos, concreto são resíduos classe A. 
Alternativas
Q3043834 Engenharia Ambiental e Sanitária
São resíduos agrossilvopastoris, os 
Alternativas
Q3037873 Engenharia Ambiental e Sanitária
A gestão de resíduos sólidos é fundamental para a sociedade. Existem tipos diferentes de resíduos, e eles podem ser classificados de acordo com sua origem, composição e periculosidade. Avalies as respostas, marque a resposta INCORRETA quanto aos tipos referentes a Classificação de resíduos por origem.
Alternativas
Q3023901 Engenharia Ambiental e Sanitária
Os resíduos sólidos são todos os materiais que não tem mais serventia dentro dos processos de uma empresa e/ou residência, ou que chegaram ao fim de sua vida útil. Podendo ser perigosos e não perigosos.

Sobre a destinação ambientalmente correta desses resíduos, assinale:

1. Transformação.
2. Triagem.
3. Coleta.
4. Realocação.
( ) Tem o objetivo de destinar corretamente os materiais para reaproveitamento ou descarte adequado e reduzir o impacto ambiental gerado destes resíduos.
( )  Após a coleta de separação mais básica, o processo consiste na separação mais específica dos materiais de acordo com suas características físicas e químicas.
( )  Após a transformação destes resíduos, eles retornam ao mercado como matéria-prima.
( )  Esse resíduos passam por meio de mudanças em seu estado físico, físico-químico ou biológico, para que se tornem novamente matéria-prima de um novo produto.

A sequência CORRETA è:
Alternativas
Q3010411 Engenharia Ambiental e Sanitária
      Em extensa área anteriormente usada para descarte inadequado de resíduos sólidos, foi iniciado um projeto de recuperação ambiental após a comprovação de contaminação significativa por metais pesados.
Nessa situação hipotética, a técnica de recuperação de áreas degradadas que pode ser empregada visando também a redução da toxidade do solo é denominada 
Alternativas
Q3005935 Engenharia Ambiental e Sanitária
Todos os resíduos sólidos devem ser encaminhados para a reciclagem, EXCETO: 
Alternativas
Q2912662 Engenharia Ambiental e Sanitária

Em uma pesquisa, constatou-se que a geração mensal média estimada de RCD (Resíduos de construção e demolição, ou entulho) por movimento de cargas das empresas coletoras de uma cidade de médio porte foi de 10838,00 m³/mês. Levando-se em consideração que a massa unitária de entulho é de 0,6 ton/m³ e o mês de 24 dias de coleta, assinale a alternativa que apresenta o volume estimado de entulho coletado em reformas, em toneladas por dia, se este representa 60% das fontes do RCD coletado nessa cidade.

Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: D
4: A
5: C
6: C
7: C
8: C
9: A
10: A
11: B
12: E
13: C
14: C
15: E
16: E
17: C
18: A
19: E
20: E