Questões de Concurso Sobre resíduos em engenharia ambiental e sanitária

Foram encontradas 452 questões

Q3189383 Engenharia Ambiental e Sanitária
A logística reversa é um instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado pelo conjunto de ações, de procedimentos e de meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou para outra destinação final ambientalmente adequada. Assinale a opção que apresenta a informação CORRETA:
Alternativas
Q3189377 Engenharia Ambiental e Sanitária
A segregação dos resíduos na fonte geradora e a identificação da sua origem são partes integrantes dos laudos de classificação, onde a descrição de matérias-primas, de insumos e do processo no qual o resíduo foi gerado devem ser explicitados. Baseando-se na NBR 10.004/2004, os resíduos sólidos devem ser classificados em laudos. Os laudos de classificação podem ser baseados exclusivamente:
Alternativas
Q3189375 Engenharia Ambiental e Sanitária
O acondicionamento de resíduos perigosos, como forma temporária de espera para reciclagem, recuperação, tratamento e/ou disposição final, é uma etapa fundamental no gerenciamento de resíduos nos processos produtivos com vistas. Seguindo a NBR 12.235/1992, quais os meios adequados para o acondicionamento de resíduos sólidos perigosos de forma a proteger a saúde pública e o meio ambiente?
Alternativas
Q3177824 Engenharia Ambiental e Sanitária
DM 22/01/2025 18:16:03 Execução: Fundatec ENGENHEIRO SANITARISTA QUESTÃO 41 – Considerando a NBR 17100-1:2023, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. A norma estabelece que o gerenciamento de resíduos deve ser integrado ao sistema de gestão ambiental da organização, demonstrando a importância da gestão ambiental holística. 
II. A classificação dos resíduos, segundo a NBR 17100-1, é fundamental para a escolha das melhores práticas de manejo e destinação final. 
III. A norma incentiva a adoção de tecnologias limpas e processos de produção mais eficientes para reduzir a geração de resíduos na fonte.
IV. A rastreabilidade dos resíduos, embora importante, não é um requisito obrigatório estabelecido pela norma.
Alternativas
Q3177822 Engenharia Ambiental e Sanitária
Sobre a classificação e gerenciamento de resíduos sólidos, de acordo com a NBR 10004:2004, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Os resíduos sólidos são classificados em perigosos e não perigosos, sendo que os perigosos apresentam risco à saúde pública e ao meio ambiente.
( ) A referida norma não considera a segregação na fonte como uma prática importante no gerenciamento de resíduos sólidos.
( ) O acondicionamento de resíduos sólidos deve ser realizado em recipientes que garantam a integridade e a não contaminação dos resíduos.
( ) A ABNT NBR 10004:2004 permite que resíduos da Classe I sejam dispostos em aterros sanitários sem necessidade de tratamento prévio, desde que sejam embalados de forma adequada.
( ) Resíduos perigosos são classificados com base em características como corrosividade, inflamabilidade, reatividade, toxicidade e patogenicidade, que determinam seu potencial de causar danos à saúde humana e ao meio ambiente.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 
Alternativas
Q3176577 Engenharia Ambiental e Sanitária
Para incentivar, facilitar e expandir a reciclagem de resíduos no País, foi estabelecido um código de cores para os diferentes tipos de resíduos, com validade nacional. Alguns dos coletores mais comuns são o ___________, utilizado para papel ou papelão, o ___________, para plástico, o ___________, para vidro e o marrom, para resíduos orgânicos.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Alternativas
Q3170982 Engenharia Ambiental e Sanitária
Na separação dos resíduos da cozinha escolar de Timbó:
Alternativas
Q3154783 Engenharia Ambiental e Sanitária
Sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e a gestão de resíduos alimentares, escolha a alternativa que melhor reflete os avanços técnicos e regulatórios na área:
Alternativas
Q3120490 Engenharia Ambiental e Sanitária
Acerca das técnicas de tratamento de lixo existentes e aplicadas, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q3119152 Engenharia Ambiental e Sanitária
A coleta e o acondicionamento de resíduos são etapas importantes para a manutenção da limpeza e higiene dos ambientes, além de contribuírem para a preservação ambiental. É fundamental conhecer os diferentes tipos de recipientes e a forma correta de descartar cada tipo de resíduo. Analise as afirmativas a seguir:

I. O lixo orgânico, como restos de alimentos e cascas de frutas, deve ser descartado em recipientes com tampa, evitando odores e a proliferação de insetos.
II. Materiais recicláveis, como papel, plástico e vidro, devem ser separados e descartados em recipientes específicos, contribuindo para a reciclagem e a redução do impacto ambiental.
III. Resíduos perigosos, como pilhas e baterias, podem ser descartados junto com o lixo comum, sem necessidade de tratamento especial.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q3117063 Engenharia Ambiental e Sanitária
Os materiais biodegradáveis são uma alternativa para mitigar os impactos negativos ambientais, econômicos e sociais decorrentes do uso dos plásticos não biodegradáveis, por exemplo. Sobre os materiais biodegradáveis, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

(__) São normalmente obtidos de fontes renováveis.
(__) Não são desintegrados por ação de microrganismos.
(__) Incorporam-se facilmente ao meio ambiente.

A sequência está correta em
Alternativas
Q3117062 Engenharia Ambiental e Sanitária
Analise os excertos abaixo:

Excerto I. A compostagem é um processo de bioxidação anaeróbia endotérmica de um substrato orgânico homogêneo, no estado sólido ou líquido, caracterizado pela produção de CO2, água e liberação de substâncias minerais e formação de matéria orgânica estável.

Excerto II. O processo de compostagem é desenvolvido por uma população diversificada de microrganismos e envolve necessariamente duas fases distintas, a primeira chamada de degradação ativa e a segunda de maturação ou cura.

Fonte: SANTOS, Mirlaine Queiroz. Compostagem de resíduos biodegradáveis desviados dos aterros em Araguari-MG. 2003.

Sobre os excertos, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3112900 Engenharia Ambiental e Sanitária
O que deve ser feito com resíduos de produção de óleos?
Alternativas
Q3093261 Engenharia Ambiental e Sanitária
A ABNT 10.004/2004 estabelece os critérios de classificação e os códigos para identificação dos resíduos sólidos de acordo com suas características, sendo que todos os resíduos ou substâncias têm uma letra para codificação, seguida de três dígitos. Considerando os resíduos perigosos:
Alternativas
Q3088756 Engenharia Ambiental e Sanitária
Em uma obra de construção civil de grande porte, a gestão de resíduos é fundamental para garantir a sustentabilidade e a segurança no canteiro. A separação adequada de materiais recicláveis, o descarte correto de entulhos, e o controle de qualidade no recebimento e estocagem de materiais contribuem para a eficiência da obra e a redução de impactos ambientais. Além disso, é essencial que todos os envolvidos tenham zelo pelo patrimônio público, respeitando normas de descarte e preservação dos recursos disponibilizados.

Julgue o item a seguir, a respeito do texto acima.


O descarte de entulhos deve seguir as normas locais de gestão de resíduos, garantindo que os materiais sejam enviados para locais autorizados de disposição final.

Alternativas
Q3067427 Engenharia Ambiental e Sanitária
São considerados resíduos especiais aqueles que, pela sua constituição, apresentam riscos maiores para a população, assim definidos: resíduos hospitalares, de laboratórios de análises e patologia clínicas, de farmácias e drogarias, químicos, radioativos, de clínicas e hospitais veterinários. Esses resíduos serão:
Alternativas
Q3059543 Engenharia Ambiental e Sanitária
O Sistema Estadual de Manifesto de Transporte de Resíduos (MTR), também denominado Sistema MTR-MG, é um sistema online, de uso gratuito, mantido e operado pela Semad, que permite a rastreabilidade dos resíduos gerados e/ou recebidos no estado de Minas Gerais, com base na emissão de três documentos na plataforma, pelos usuários: Manifesto de Transporte de Resíduos (MTR), Certificado de Destinação Final (CDF) e Declaração de Movimentação de Resíduos (DMR). São resíduos e rejeitos sujeitos apenas à DMR (Art. 11 da DN 232/2019): 
Alternativas
Q3059537 Engenharia Ambiental e Sanitária
Os resíduos de serviços em saúde podem ser classificados em cinco grupos de acordo com o risco que apresentam para o meio ambiente e o homem. A qual grupo pertencem os resíduos de material de assistência ao paciente, como por exemplo, gaze, algodão, chumaço, atadura, compressa inviável para lavagem, fita adesiva (esparadrapo, micropore, fita crepe), restos alimentares e sanitários de paciente com doença infectocontagiosa? 
Alternativas
Q3054349 Engenharia Ambiental e Sanitária
Dos grupos de resíduos abaixo, qual deles contém, exclusivamente, materiais não recicláveis?
Alternativas
Q3054340 Engenharia Ambiental e Sanitária
Em relação aos vários tipos de lixo e suas características principais, relacionar as colunas e assinalar a sequência correspondente.

(1) Rejeitos. (2) Lixo Hospitalar. (3) Lixo Eletrônico.
( ) Resíduos provenientes de unidades de saúde, contendo materiais infectantes e cortantes.
( ) Materiais que não podem ser reciclados, como papel higiênico usado e guardanapos sujos.
( ) Engloba peças de computadores, celulares, televisores e monitores.
Alternativas
Respostas
1: A
2: E
3: A
4: C
5: A
6: A
7: D
8: C
9: C
10: A
11: D
12: D
13: A
14: C
15: C
16: C
17: C
18: A
19: A
20: B