Questões de Concurso
Sobre saúde pública em engenharia ambiental e sanitária
Foram encontradas 297 questões
(__) A Vigilância em Saúde Ambiental monitora a qualidade da água e age preventivamente ao identificar contaminantes ou patógenos.
(__) Ações como o uso de hipoclorito de sódio e campanhas educativas são insuficientes para reduzir surtos diarreicos em populações vulneráveis.
(__) O monitoramento de água e as ações educativas não têm relação direta com a diminuição de doenças de veiculação hídrica.
(__) Equipes de saúde da família complementam as ações de Vigilância em Saúde Ambiental com educação em saúde e orientação à comunidade.
A sequência está correta em:
Em relação ao potencial de desenvolvimento da indústria agrícola no semiárido, julgue o próximo item.
O licuri é explorado no semiárido da Bahia e de Alagoas. Há um amplo aproveitamento de suas partes, desde a extração de óleo das amêndoas, que possui alto potencial para a produção de biodiesel, até o uso das folhas para confecção de artesanatos.
Acerca de poluição hídrica e qualidade da água, julgue o item que se segue.
As doenças veiculadas pela água poluída são causadas por patógenos de etiologia entérica, ou seja, provenientes do intestino de humanos ou animais, transmitidos por via fecal-oral.
São doenças transmitidas por microrganismos:
São mecanismos da denominada fase toxicodinâmica da intoxicação:
Para que a saúde seja quantificada e comparada, são utilizados os chamados indicadores de saúde, sobre os quais é correto afirmar:
O lixo tem grande influência na transmissão de doenças, já que nele vetores encontram alimento, abrigo e condições adequadas para a proliferação. Nesse sentido, assinale a alternativa correta.
Qual alternativa apresenta a correspondência correta entre a doença de veiculação hídrica e a profilaxia (medida de prevenir a enfermidade)?
Segundo Rouqueirol, a epidemiologia é a ciência que estuda o processo saúde-doença na comunidade, analisando a distribuição e os fatores determinantes das enfermidades e dos agravos à saúde coletiva, propondo medidas específicas de prevenção, de controle ou de erradicação.
Sobre agente etiológico é correto afirmar:
Com relação à epidemiologia e aos mecanismos de transmissão de doença, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) Os bioagentes patogênicos, isto é, vírus, bactérias, protozoários e helmintos, são exemplos de agentes etiológicos físicos.
( ) Na cadeia de transmissão da esquistossomose, os caramujos, desenvolvem as cercárias no seu interior, sendo um exemplo de vetor biológico.
( ) O hospedeiro temporário serve de veículo ao agente até a instalação no hospedeiro definitivo.
As afirmativas são, respectivamente,
As doenças de veiculação hídrica podem ser causadas por vírus, protozoários, bactérias e helmintos. Assinale a alternativa que apresenta um exemplo de doença de veiculação hídrica causada por protozoário.
Compete à direção nacional do Sistema Único de Saúde:
Sobre a saúde humana e os ecossistemas naturais, respectivamente, a poluição do ar pode causar
Barreiras sanitárias
I. são mecanismos utilizados por órgãos governamentais que impedem ou restringem a circulação de organismos vivos, parte deles ou seus derivados.
II. restringem-se a evitar ou prevenir riscos de contaminação e disseminação de organismos que constituam risco à saúde humana.
III. podem ser empregadas para evitar a introdução de espécies invasoras com potencial de causar impactos aos ambientes naturais.
IV. são destinadas exclusivamente a evitar o transporte de microrganismos transmissores de doenças ou de animais por eles contaminados.
V. previnem a introdução de espécies que constituam ameaça à saúde de seres humanos, animais e vegetais.
Está correto o que se afirma APENAS em
Na frase
"Entre as doenças de veiculação hídrica podem ser citadas A e B, cujos agentes etiológicos são respectivamente C e D."
as letras A, B, C e D podem ser substituídas sequencialmente por