Questões de Concurso Sobre sistemas de esgoto em engenharia ambiental e sanitária

Foram encontradas 505 questões

Q3197612 Engenharia Ambiental e Sanitária
O crescimento excessivo de algas em corpos hídricos pode estar associado ao lançamento de esgotos sanitários sem o devido tratamento prévio. Entre os diversos poluentes que podem estar associados a esse fenômeno, destacam-se os:
Alternativas
Q3197606 Engenharia Ambiental e Sanitária
Filtro anaeróbio, vala de infiltração e tanque de equalização são opções tecnológicas normalmente utilizadas em sistemas de:
Alternativas
Ano: 2025 Banca: UFCG Órgão: UFCG Prova: UFCG - 2025 - UFCG - Engenheiro – Área Civil |
Q3189605 Engenharia Ambiental e Sanitária
O sistema de ventilação em instalações de esgoto sanitário possui uma importante função que vai além somente da condução dos gases para o exterior das edificações. Esse conjunto de tubulações ou dispositivos evitam a autosifonagem e a sifonagem induzida dos aparelhos, ou seja, contribuem para preservar e manter o fecho hídrico, que é a altura de coluna líquida destinada a impedir que haja presença e passagem de gases provenientes do esgoto primário para o esgoto secundário. Assim, o sistema de ventilação em instalações de esgoto sanitário deve:
Alternativas
Q3189382 Engenharia Ambiental e Sanitária
Os processos de tratamento de esgotos podem ser classificados quanto ao nível de tratamento em preliminar, primário, secundário e terciário. Cada um desses níveis consegue solucionar uma parte do tratamento e a junção destes conseguiria limpar os esgotos a níveis aceitáveis. Assinale a opção que apresenta uma informação CORRETA sobre os níveis de tratamento:
Alternativas
Q3188087 Engenharia Ambiental e Sanitária
Os tubos cerâmicos que são empregados tanto em esgotamento sanitário como em sistemas de águas pluviais são denominados
Alternativas
Q3188067 Engenharia Ambiental e Sanitária
Sobre o projeto de sistemas de esgotos sanitários, analise as afirmativas a seguir.

I. Terminais de limpeza (TL) podem ser usados em substituição a poços de visita (PV) no início de coletores.
II. Poços de visita (PV) devem ser utilizados nas extremidades de sifões invertidos e passagens forçadas.
III. O diâmetro mínimo para poços de visita (PV) é de 80 cm.

Está correto o que se afirma em 
Alternativas
Q3177833 Engenharia Ambiental e Sanitária
Com base nas especificações da NBR 17076:2024 para o sistema de acesso, limpeza e retirada de lodo em tanques sépticos, analise as assertivas a seguir:

I. O tubo-guia, com diâmetro mínimo de 15 cm, deve se estender por pelo menos 2/3 da altura útil do tanque séptico, facilitando a remoção do lodo acumulado.
II. A tampa de inspeção, com diâmetro mínimo de 60 cm, deve estar localizada preferencialmente sobre o dispositivo de entrada do tanque séptico, independentemente do seu raio.
III. A altura da chaminé de inspeção deve ser limitada a 50 cm para facilitar o acesso e a realização dos trabalhos de limpeza.

Quais estão corretas?
Alternativas
Q3177832 Engenharia Ambiental e Sanitária
Com base na NBR 17076:2024, qual é a principal restrição para a instalação de um sumidouro em um sistema de tratamento de esgoto individual, composto por tanque séptico e filtro anaeróbio? 
Alternativas
Q3177831 Engenharia Ambiental e Sanitária
Em um projeto de implantação de um sistema de tratamento de esgoto em uma pequena cidade, qual dos seguintes aspectos deve s
Alternativas
Q3177815 Engenharia Ambiental e Sanitária
De acordo com a NBR 17076:2024, qual dos seguintes elementos NÃO é obrigatoriamente exigido em um projeto de sistema de tratamento de esgoto de menor porte?
Alternativas
Q3177813 Engenharia Ambiental e Sanitária
De acordo com a NBR 9649:1986, em qual das seguintes situações é obrigatório o uso de um Poço de Visita (PV)?
Alternativas
Q3175512 Engenharia Ambiental e Sanitária
O tratamento de esgoto é um processo essencial para a preservação da saúde pública e do meio ambiente, sendo composto por diferentes etapas. Cada etapa tem funções específicas, como a remoção de sólidos, a degradação da matéria orgânica e a eliminação de patógenos e nutrientes que causam eutrofização, por exemplo. Sobre as diferentes fases de tratamento do esgoto, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Na fase designada por pré-tratamento ou tratamento preliminar, o esgoto é sujeito aos processos de separação dos sólidos mais grosseiros, como: Gradeamento – que pode ser composto por grades grosseiras, grades finas e/ou peneiras rotativas; Desarenamento – nas caixas de areia; Desengorduramento – nas chamadas caixas de gordura ou em pré-decantadores. Nesta fase, o esgoto é preparado para as fases de tratamento subsequentes, podendo ser sujeito a um pré-arejamento e a uma equalização tanto de caudais como de cargas poluentes ou resíduos.
( ) O tratamento primário do esgoto é geralmente um processo biológico, do tipo iodo ativado ou do tipo filtro biológico, onde a matéria orgânica (poluente) é consumida por microrganismos nos chamados reatores biológicos. Estes reatores são normalmente formados por tanques com grande quantidade de microrganismos aeróbios, havendo a necessidade de promover o seu arejamento.
( ) A segunda fase de tratamento é designada por tratamento secundário, em que a matéria poluente é separada da água por sedimentação. Este processo exclusivamente de ação física pode, em alguns casos, ser ajudado pela adição de agentes químicos que, através de uma coagulação/floculação, possibilitam a obtenção de flocos de matéria poluente de maiores dimensões e assim mais facilmente decantáveis.
( ) Normalmente antes do lançamento final no corpo receptor, é necessário proceder à desinfecção das águas residuais tratadas para a remoção dos organismos patogênicos ou, em casos especiais, à remoção de determinados nutrientes, como o nitrogênio e o fósforo, que podem potenciar, isoladamente e/ ou em conjunto, a eutrofização das águas receptoras.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q3137382 Engenharia Ambiental e Sanitária
Os resíduos produzidos e/ou removidos das Estações de Tratamento de Esgotos (ETE) incluem aqueles peneirados, detritos, escuma e biossólidos. O lodo e os biossólidos resultantes dos processos de tratamento de efluentes encontram-se, geralmente, na forma líquida, sólida ou semissólida e são oriundas de diversas fases do tratamento. Sobre o assunto, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Escuma consiste em materiais flotáveis. Sua densidade geralmente é de 0,95.
( ) O lodo de decantadores primários tem cor acizentada e odor desagradável.
( ) O lodo ativado apresenta, em geral, um aspecto floculento e de coloração marrom.
( ) O lodo ativado pode ser digerido adequadamente por processo anaeróbio.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q3120484 Engenharia Ambiental e Sanitária
Acerca do esgotamento sanitário, assinale a alternativa que descreve corretamente uma das etapas do tratamento de esgoto:
Alternativas
Q3103732 Engenharia Ambiental e Sanitária
Na elaboração de projetos de esgotamento sanitário, no dimensionamento de condutos com escoamento não forçado, é conveniente o uso da equação de: 
Alternativas
Q3079514 Engenharia Ambiental e Sanitária
Sobre as canalizações em sistemas de esgotos sanitários, analise e julgue as proposições abaixo e assinale a alternativa correta:

I. A tubulação que recebe efluentes dos coletores prediais é denominada como coletor de esgoto.

II. O coletor tronco é aquele em que a canalização principal apresenta maior diâmetro e tem como finalidade receber apenas os efluentes de vários coletores de esgoto e direciona-los ao emissário.

III. O coletor principal é caracterizado por apresentar o diâmetro inferior ao estabelecido para a rede.
Alternativas
Q3072774 Engenharia Ambiental e Sanitária
A destinação final dos rejeitos e esgoto sanitário é um desafio social, ambiental e econômico para as atuais e futuras gerações e envolve o comprometimento dos Municípios. Uma forma conhecida com esse fim, de um sistema de recolhimento e lançamento de esgoto doméstico no mar, é o(a)
Alternativas
Q3072763 Engenharia Ambiental e Sanitária
Os sistemas de esgotamento sanitário podem ser categorizados em unitários, separadores parciais e separadores universais. Neste contexto, é correto afirmar que 
Alternativas
Q3072762 Engenharia Ambiental e Sanitária
Em relação aos métodos de tratamento contínuo de esgotamento sanitário, avalie se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas a seguir:

I As lagoas facultativas são feitas a partir da potencialização dos processos de autodepuração natural.
II As lagoas aeradas são parte do tratamento primário que contam com um suprimento artificial de oxigênio a partir da injeção de ar atmosférico.
III O sistema de lodos ativados convencional é destinado à remoção de carga orgânica com alta eficiência.

As afirmativas I, II e III são, respectivamente: 
Alternativas
Q3059544 Engenharia Ambiental e Sanitária
A coleta e o tratamento de esgoto fazem parte dos serviços de saneamento. A finalidade da coleta é levar o esgoto para longe das residências, enquanto a do tratamento é diminuir a carga poluidora para que ele retorne à natureza sem causar prejuízos ao meio ambiente. A etapa do tratamento em que o esgoto segue para a caixa de areia, onde é realizada a remoção de todos os detritos sólidos presentes nele e que possam ter escapado ao processo anterior, mediante sedimentação, é a: 
Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: D
4: C
5: B
6: D
7: C
8: B
9: C
10: D
11: D
12: C
13: C
14: C
15: A
16: A
17: C
18: E
19: E
20: D