Questões de Concurso
Sobre tratamento da fase sólida da ete em engenharia ambiental e sanitária
Foram encontradas 147 questões
I. A coagulação é um processo físico-químico que tem como objetivo a desestabilização de partículas suspensas, facilitando sua remoção.
II. O lodo gerado no tratamento secundário de efluentes é considerado um passivo ambiental e pode ser descartado diretamente no solo, sem tratamento adicional.
III. O uso de biorreatores é eficaz na remoção de compostos orgânicos biodegradáveis em efluentes industriais.
IV. O processo de aeração em sistemas de lodos ativados visa aumentar a disponibilidade de oxigênio para os microrganismos presentes.
Estão corretas as afirmativas
I. O tubo-guia, com diâmetro mínimo de 15 cm, deve se estender por pelo menos 2/3 da altura útil do tanque séptico, facilitando a remoção do lodo acumulado.
II. A tampa de inspeção, com diâmetro mínimo de 60 cm, deve estar localizada preferencialmente sobre o dispositivo de entrada do tanque séptico, independentemente do seu raio.
III. A altura da chaminé de inspeção deve ser limitada a 50 cm para facilitar o acesso e a realização dos trabalhos de limpeza.
Quais estão corretas?
Analise os itens em relação ao tratamento de efluentes e marque a alternativa correta.
I- Um sistema de tratamento de efluentes é constituído por uma série de etapas e processos, os quais são empregados para a remoção de substâncias indesejáveis da água ou para sua transformação em outra forma, que seja aceitável pela legislação ambiental, os principais processos de tratamento são reunidos em um grupo distinto, sendo eles os processos físicos, químicos e biológicos.
II- Os processos físicos são caracterizados por métodos de separação de fases, a fim de extrair somente gorduras e graxas do efluente, podendo ser realizado através de gradeamento, peneiramento, sedimentação, decantação e por flotação dos resíduos.
III- Os processos biológicos são aqueles que necessitam da ação de microrganismos, sempre na presença de oxigênio para a transformação da matéria orgânica, sob a forma de sólidos dissolvidos e em suspensão, em compostos simples como sais minerais, gás carbônico, água e outros.
IV- Os processos químicos visam à remoção de substâncias não eliminadas a níveis desejados nos tratamentos físicos e biológicos, como nutrientes e microrganismos patogênicos, sendo estes, cloração, ozonização, radiações ultravioletas, processo eletrolítico, entre outros.
I. Na etapa de Pré-tratamento, é realizada a remoção de materiais em suspensão, utilizando-se grelhas e grades grossas (gradeamento), e a separação da água residual das partículas de areia por meio de canais de desarenação.
II. Na etapa de Tratamento Primário, elimina-se a matéria orgânica solúvel e coloidal biodegradável, por meio de processos biológicos que podem ser aeróbicos ou anaeróbicos.
III. Na etapa de Tratamento Secundário, o efluente passa por processos de equalização e neutralização em um tanque, com a adição de produtos químicos. Em seguida, ocorre a separação de partículas sólidas ou líquidas através de floculação e sedimentação.
IV. Na etapa de Tratamento Terciário, o lodo é transformado em um produto ecologicamente seguro, permitindo sua disposição adequada. Realiza remoções adicionais de poluentes das águas residuárias.
Está(ão) CORRETA(S)