Questões de Engenharia Ambiental e Sanitária - Tratamento da fase sólida da ETE para Concurso

Foram encontradas 121 questões

Ano: 2009 Banca: ACAFE Órgão: MPE-SC Prova: ACAFE - 2009 - MPE-SC - Engenheiro Sanitarista |
Q2916536 Engenharia Ambiental e Sanitária

Em uma cidade existem vários tipos de esgotos dependendo do uso que se dá à água. Os esgotos podem passar por diversos níveis de tratamento até seu lançamento em um corpo receptor. É classificada como processo de tratamento primário de uma estação de tratamento de esgoto a:

Alternativas
Ano: 2012 Banca: FEPESE Órgão: UFFS Prova: FEPESE - 2012 - UFFS - Sanitarista |
Q2912553 Engenharia Ambiental e Sanitária

Sobre os processos de remoção de dureza da água, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Ano: 2013 Banca: FGV Órgão: CONDER Prova: FGV - 2013 - CONDER - Engenheiro Sanitarista |
Q2912240 Engenharia Ambiental e Sanitária

O percolado de águas de chuva de aterros de resíduos não contaminados é um líquido de odor nauseante e coloração escura. Com relação à este líquido, também chamado de chorume, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.


( ) Ele adquire coloração escura quando a água da chuva percola através depósitos de resíduos orgânicos em decomposição lixiviando grandes quantidades de matéria orgânica.

( ) A DBO do líquido percolado de um aterro com 10 anos é maior que a DBO do líquido percolado desse mesmo aterro obtida durante o segundo ano.

( ) Este resíduo atende aos padrões de lançamento de um rio classe I após passar por uma ETE com caixa de areia e decantador primário.


As afirmativas são, respectivamente,

Alternativas
Ano: 2013 Banca: FGV Órgão: CONDER Prova: FGV - 2013 - CONDER - Engenheiro Sanitarista |
Q2912228 Engenharia Ambiental e Sanitária

Uma indústria possui uma vazão de efluentes de 12.500 m3/dia e possui uma estação de tratamento de efluentes (ETE) instalada antes do lançamento no corpo d’água.


Se a carga antes da estação é de 2000000 g/dia e a concentração efluente é de 60 mg/L, a eficiência da ETE é de

Alternativas
Q2906265 Engenharia Ambiental e Sanitária

Nas instalações de tratamento de esgotos sanitários para o acesso às unidades, por condições de segurança, não serão permitidos(as):

Alternativas
Q2906240 Engenharia Ambiental e Sanitária

No monitoramento da ETE do sistema de tratamento de esgotos, cujo tratamento foi projetado como lodos ativados, quais os parâmetros do esgoto bruto e do efluente tratado que são considerados como avaliação de desempenho do tratamento?

Alternativas
Q2906238 Engenharia Ambiental e Sanitária

As amostras para testes microbiológicos de lodos de ETES devem ser preservadas a uma faixa de temperatura entre 4 e 10°C, e processadas até:

Alternativas
Q2906236 Engenharia Ambiental e Sanitária

O volume ocupado por 1 g de lodo após uma decantação de 30 minutos é um dos principais controles operacionais de uma ETE do tipo lodos ativados.

É definido como:

Alternativas
Q2903003 Engenharia Ambiental e Sanitária

A eficiência dos sistemas de tratamento de esgoto utilizando lodos ativados depende do conhecimento detalhado dos microrganismos presentes que se sucedem ao longo de processo. Entre estes, são de importância fundamental

Alternativas
Q2796490 Engenharia Ambiental e Sanitária

Nas Estações de Tratamento de Esgoto (ETE), dos processos de tratamento de efluentes líquidos, o tratamento secundário tem como objetivo:

Alternativas
Q2785626 Engenharia Ambiental e Sanitária
Com relação ao tratamento de esgoto através do sistema de lodos ativados escolha a alternativa incorreta a respeito deste tratamento:
Alternativas
Q2752514 Engenharia Ambiental e Sanitária

Um reator aproximadamente de uma ETE com volume de 3.500 m3 recebe uma vazão afluente de 500 m3 /dia com concentração de uma substância YY de 190 g/m3 .

Considerando válida a hipótese de mistura completa, no caso de a substância ser biodegradável com uma remoção de primeira ordem em que o coeficiente de decaimento k = 0,40 d–1 , a concentração efluente da substância YY seria de

Alternativas
Q2726031 Engenharia Ambiental e Sanitária

Os processos de tratamento dos esgotos são formados por uma série de operações unitárias. Dadas as afirmativas abaixo quanto a esse tema,


I. Remoção da umidade do lodo, remoção dos sólidos grosseiros, diluição dos esgotos, incineração do lodo são exemplos de processos físicos de tratamento dos esgotos.

II. Os processos químicos comumente adotados em tratamento de esgotos são: elutriação, precipitação química, oxidação química e oxidação biológica.

III. Os processos de tratamento de esgotos podem ser classificados em função dos fenômenos da remoção ou transformação e de acordo com o grau de eficiência. Em função da eficiência das unidades podem ser classificados em tratamento preliminar, primário, secundário e terciário.


verifica-se que está(ão) correta(s)

Alternativas
Q2699355 Engenharia Ambiental e Sanitária

Entre as técnicas utilizadas para o tratamento de esgoto, o uso de lagoas de estabilização é uma das mais simples. Estas lagoas podem ser classificadas como anaeróbias, facultativas, aeróbias e de maturação. Quanto às lagoas citadas, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Q2609553 Engenharia Ambiental e Sanitária

Qual é o objetivo do tratamento secundário de esgotos em uma ETE?

Alternativas
Q2609550 Engenharia Ambiental e Sanitária

Qual é o principal objetivo do tratamento preliminar de esgotos em uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE)?

Alternativas
Q2540912 Engenharia Ambiental e Sanitária

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) em relação ao tratamento físico-químico e biológico de águas residuárias urbanas e industriais.


( ) Em efluentes biodegradáveis a relação Demanda Bioquímica de Oxigênio/Demanda Química de Oxigênio (DBO/DQO) é mais comumente utilizada para verificação do conteúdo orgânico biodegradável. Portanto, podemos dizer que quanto mais próximo da unidade, menor é a fixação de componentes biodegradáveis existentes na água residuária. 


( ) A remoção de matéria orgânica presente em águas residuárias pode ser realizada por processos biológicos aeróbios e anaeróbios singulares ou combinados. De acordo com as características da água residuária industrial, os sistemas biológicos podem ser precedidos de unidades para remoção de sólidos e gorduras. Os processos biológicos comumente utilizados são lodos ativados e suas variantes, filtros biológicos, lagoas de estabilização e reatores anaeróbios de fluxo ascendente com manta de lodo. 


( ) Geralmente os efluentes biodegradáveis requerem caracterização detalhada para definição de processos biológicos destinados à formação de precipitados e sua posterior remoção por operações físicas de separação. Em efluentes com altas concentrações de poluentes, podem ser indicados processos de absorção ou adsorção, sistemas de filtração, osmose reversa ou resinas de troca iônica.


( ) Nitrogênio inorgânico e nitrogênio orgânico são os principais compostos nitrogenados presentes em águas residuárias. A remoção destes compostos é necessária para evitar a eutrofização e a alteração das características da qualidade da água nos corpos receptores. A remoção biológica de compostos nitrogenados presentes em águas residuárias ocorre por nitrificação e desnitrificação.


Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Q2528039 Engenharia Ambiental e Sanitária
A remoção de poluentes no tratamento de esgotos, de forma a adequar o lançamento a uma qualidade desejada ou ao padrão de qualidade vigente, está associada aos conceitos de níveis e eficiência de tratamento. Dessa forma, tem-se como etapa do tratamento primário de esgotos
Alternativas
Q2524336 Engenharia Ambiental e Sanitária
A água residual que vem das residências deve conter cerca de 1% de sólidos e 99% de material líquido. Em razão disso, a primeira etapa do procedimento é a retenção de materiais mais grosseiros, como o lixo, em um filtro formado por grades. Essa primeira fase ajuda a deixar o líquido livre dos resíduos sólidos que foram descartados incorretamente na rede de esgoto e é denominada
Alternativas
Q2381693 Engenharia Ambiental e Sanitária
Quanto à política nacional de recursos hídricos, assinale a opção correta. 
Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: C
4: C
5: B
6: E
7: D
8: C
9: D
10: A
11: B
12: A
13: B
14: B
15: D
16: B
17: D
18: D
19: B
20: D