Questões de Concurso
Comentadas sobre educação ambiental em meio ambiente
Foram encontradas 280 questões
O Brasil é um país megadiverso, sendo particularmente afetado pelo tráfico de animais silvestres. Esse crime é um fator de grande impacto negativo ao meio ambiente e coloca em risco toda essa riqueza.
A proteção da fauna silvestre é um dever constitucional do Estado, mas a atuação dos órgãos competentes é limitada devido a diversos fatores, como legislação insuficiente, que é um dos principais; falta de integração entre os órgãos fiscalizadores; falta de compartilhamento e tabulação de dados/informações; diversos subsistemas utilizados; falta de educação ambiental para a população e falta de agentes públicos e de treinamento específico.
"O ________________ é a estrutura de órgãos e entidades públicas que coordena, supervisiona e executa a política ambiental do Brasil. Foi criado pela Lei nº 6.938/1981 e é composto por órgãos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. Tem como objetivo a proteção, melhoria e recuperação da qualidade ambiental do país."
I. A singularidade de ideias e concepções pedagógicas na perspectiva da inter, multi e transdisciplinaridade.
II. A concepção do meio ambiente em sua totalidade, considerando a interdependência entre o meio natural, o socioeconômico e o cultural, sob o enfoque da sustentabilidade.
III. A temporária avaliação crítica do processo educativo.
Está CORRETO o que se afirma:
( ) O Iphan surgiu como Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN), sob a gestão de Rodrigo Melo Franco de Andrade (1937-1967), com o objetivo de catalogar e proteger bens culturais de relevância histórica e artística, como a Igreja de São Francisco de Assis, em Ouro Preto.
( ) O Sphan foi suprimido e substituído pela Fundação Nacional Pró-Memória (1979-1990), com o fim de dinamizar o inventário, a classificação, a conservação, a proteção, a restauração e a revitalização dos bens de valor cultural e natural existentes no país, incluindo o Programa Cidades Históricas.
( ) O Instituto Histórico e Artístico Nacional (Iphan) é instituído em 1994 como uma autarquia federal com a função de formular e coordenar a execução da política de preservação, promoção e proteção do patrimônio cultural, em consonância com as diretrizes do Ministério da Educação.
As afirmativas são, respectivamente,
I. O hábito de aproveitar integralmente os alimentos traz uma série de benefícios. Além de promover uma alimentação mais saudável, essa estratégia também é sustentável, uma vez que reduz o desperdício de alimentos, gera economia nos gastos com alimentação e ainda incentiva o consumo consciente.
II. As vantagens do reaproveitamento de alimentos superam o âmbito doméstico. A prática é fundamental para enfrentar alguns dos desafios dos sistemas alimentares atuais, incluindo a redução do desperdício, a melhoria da segurança alimentar e a promoção da sustentabilidade ambiental.
III. De acordo com o Relatório do Índice de Desperdício de Alimentos 2024, mais de um bilhão de toneladas de alimentos foram descartados em 2022, somente nas etapas de varejo, serviços de alimentação e consumo final.
IV. Todo desperdício de alimento representa o aumento da produção de lixo orgânico. Segundo o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), a perda e o desperdício de alimentos geram 8% a 10% das emissões globais de gases de efeito estufa, agravando as mudanças climáticas.
V. A vantagem do reaproveitamento é melhorar a eficiência dos recursos naturais, pois, quando um alimento é desperdiçado, os recursos utilizados para sua produção, como água, terra e energia, também são perdidos.
Estão CORRETOS:
Analise as assertivas e assinale a alternativa correta.
(i) A partir da Conferência Intergovernamental sobre Educação Ambiental realizada em Tsibilisi, (EUA), em 1977, inicia-se um amplo processo em nível global orientado para criar as condições que formem uma nova consciência sobre o valor da natureza e para reorientar a produção de conhecimento, baseada nos métodos da interdisciplinaridade e nos princípios da complexidade.
(ii) Conferência Internacional sobre Meio Ambiente e Sociedade, Educação e Consciência Pública para a Sustentabilidade, realizada em Tessalônica, (Grécia), chama a atenção para a necessidade de se articularem ações de Educação Ambiental baseadas nos conceitos de ética e sustentabilidade, identidade cultural e diversidade, mobilização e participação e práticas interdisciplinares.
(iii) Ulrich Beck identifica a sociedade de risco com uma segunda modernidade ou modernidade reflexiva, que emerge com a globalização, a individualização, a revolução de gênero, o subemprego e a difusão dos riscos globais. Os riscos atuais caracterizam-se por ter consequências, em geral de alta gravidade, desconhecidas a longo prazo e que não podem ser avaliadas com precisão, como é o caso dos riscos ecológicos, químicos, nucleares e genéticos.
(iv) A ideia de sustentabilidade implica a prevalência da premissa de que é preciso definir limites às possibilidades de crescimento e delinear um conjunto de iniciativas que levem em conta a existência de interlocutores e participantes sociais relevantes e ativos por meio de práticas educativas e de um processo de diálogo informado, o que reforça um sentimento de corresponsabilidade e de constituição de valores éticos.
É verdadeiro o que está posto em:
Assinale a alternativa CORRETA sobre a responsabilidade ambiental na organização de eventos e o descarte adequado de materiais.
I. A educação ambiental deve ser uma disciplina isolada no currículo escolar, sem integração com outras áreas do conhecimento, já que seu conteúdo é muito específico.
II. A educação ambiental na infância deve ser baseada em práticas pedagógicas que incentivem as crianças a refletir sobre a natureza, entender a importância da preservação e adotar comportamentos sustentáveis no seu cotidiano.
III. A sustentabilidade na infância deve ser abordada de forma abstrata, sem atividades práticas, pois as crianças ainda não possuem capacidade de compreender as questões ambientais de forma concreta.
IV. A educação ambiental e a sustentabilidade podem ser trabalhadas de maneira transdisciplinar, integrando as questões ambientais com outros campos do saber, como ciências, história e geografia.
I. A concepção do meio ambiente em sua totalidade, considerando a interdependência entre o meio natural, o sócio-econômico e o cultural, sob o enfoque da sustentabilidade é um dos princípios básicos da educação ambiental.
II. O estímulo à participação individual e coletiva, inclusive das escolas de todos os níveis de ensino, nas ações de prevenção, de mitigação e de adaptação relacionadas às mudanças do clima e no estancamento da perda de biodiversidade, bem como na educação direcionada à percepção de riscos e de vulnerabilidades a desastres socioambientais é um dos objetivos fundamentais da educação ambiental.
III. Entende-se por educação ambiental na educação escolar aquela desenvolvida no âmbito dos currículos das instituições de ensino públicas e privadas, englobando exclusivamente o ensino médio, a educação superior e a educação especial.
Quais estão corretas?
Sobre campanhas de sensibilização ambiental e estratégias de comunicação, analise as afirmativas e escolha a alternativa que reflete as práticas mais eficazes no contexto atual:
I. A comunicação ambiental deve ser tecnicamente fundamentada e culturalmente adaptada, promovendo engajamento efetivo por meio da personalização das mensagens para diferentes públicos.
II. O uso de mídias digitais potencializa o alcance de campanhas ambientais, mas deve ser combinado com estratégias locais para garantir a internalização dos valores socioambientais pelas comunidades.
III. O engajamento comunitário em áreas urbanas pode ser desconsiderado em campanhas de larga escala, dada a complexidade da mensuração de impactos individuais nesses contextos.