Questões de Concurso
Sobre monitoramento ambiental em meio ambiente
Foram encontradas 272 questões
A respeito das emissões de gases na atmosfera e dos inventários de processos agrícolas, agroindustriais e industriais, julgue o item a seguir.
O Inventário Nacional de Emissões de Gases de Efeito Estufa compreende dados organizados em cinco grandes setores: energia; processos industriais e uso de produtos; agropecuária; uso da terra, mudança do uso da terra e florestas; e resíduos.
Julgue o próximo item, em relação à modelagem e à simulação de ecossistemas florestais.
Tecnologias baseadas em aprendizado de máquina e inteligência artificial — como redes neurais em conjunto com dados de sensoriamento remoto — podem ser uma abordagem alternativa para a modelagem da biomassa acima do solo, pela economia de tempo e capacidade de otimização para grandes áreas, além de trabalharem com um pequeno volume de dados.
Acerca das estratégias de restauração de florestas e áreas degradadas com espécies florestais nativas e(ou) exóticas, julgue o item subsequente.
Por definição, indicador de eficácia é a medida objetiva que permite verificar se os resultados (técnicos, ambientais, econômicos e sociais) previstos em um projeto ambiental foram cumpridos com qualidade.
Com referência à conservação dos recursos naturais e às suas formas de avaliação e caracterização, julgue o item seguinte.
A avaliação dos recursos naturais pode ser realizada por meio de modelos matemáticos e simulações computacionais, dispensando a necessidade de dados empíricos ou observações de campo.
Em relação ao monitoramento de uso e cobertura da terra por meio de imagens de satélites que operam nas bandas espectrais do azul, do verde, do vermelho, do infravermelho próximo e do infravermelho médio, julgue o item que se segue.
Para discriminar diferentes tipos de cobertura vegetal com base na atividade fotossintética, as bandas espectrais mais adequadas são as do vermelho e as do infravermelho próximo.
Julgue o item seguinte, a respeito das aplicações e análises mediante o uso de sensoriamento remoto voltadas aos recursos naturais.
Na realização de estudos de sensoriamento remoto do solo, encontram-se limitações no número de bandas e na largura espectral.
Com relação a sensoriamento remoto, julgue o próximo item.
A segmentação de imagens de satélites em sensoriamento remoto não pode ser usada para distinguir diferentes tipos de uso e cobertura do solo.
Julgue o item seguinte, a respeito de coleta de dados remotos. Para tal, considere que a sigla ARPs, sempre que empregada, se refere a aeronaves remotamente pilotadas.
Dados de sensoriamento remoto não conseguem identificar diferentes tipos de vegetação e distinguir áreas desmatadas de florestas secundárias em regeneração.
Julgue o item seguinte, a respeito de coleta de dados remotos. Para tal, considere que a sigla ARPs, sempre que empregada, se refere a aeronaves remotamente pilotadas.
Drones equipados com sensores de alta tecnologia são ferramentas úteis para a coleta de dados remotos, permitindo monitorar áreas de ecossistemas naturais, identificar mudanças no uso da terra e avaliar os impactos ambientais de maneira precisa e em tempo real.
Julgue o próximo item, referente a indicadores de impactos de restauração ambiental obtidos por sensoriamento remoto.
Para o monitoramento em larga escala das ações de proteção, o NDVI (normalized difference vegetation index) é indicado como ferramenta aplicável à análise em escala de microbacias, em função da abrangência da análise espacial.
Julgue o próximo item, referente a indicadores de impactos de restauração ambiental obtidos por sensoriamento remoto.
Os produtos derivados de imagens de satélite, tais como índices de vegetação e porcentagem de área de preservação permanente, servem como indicador para o monitoramento quantitativo da evolução da cobertura vegetal.
Julgue o próximo item, referente a indicadores de impactos de restauração ambiental obtidos por sensoriamento remoto.
Por meio do sensoriamento remoto, não é possível quantificar variáveis limnológicas em reservatórios, pois, nesse caso, não há correlação entre o fator de reflectância bidirecional e os dados de concentrações de sedimentos inorgânicos, condutividade elétrica, turbidez e transparência.
Com relação a mapeamento de uso e cobertura de terras, julgue o próximo item.
Área artificial, área agrícola, pastagem com manejo, mosaico de ocupações em área florestal, silvicultura, vegetação florestal e corpo d’água continental são classes de cobertura e uso da terra, conforme os sistemas de classificação amplamente reconhecidos.
Assinale a opção em que estão listados apenas tipos de resolução de sensores remotos.
Em relação ao uso de dados de sensoriamento remoto no monitoramento de desmatamentos, de incêndios florestais e da restauração da vegetação, julgue o item subsecutivo.
Os algoritmos LandTrendr e BFAST (breaks for additive season and trend) são indicados principalmente para o monitoramento da restauração da vegetação.
(__) As imagens de satélite utilizadas no sensoriamento remoto fornecem informações apenas visíveis a olho nu, sem possibilidade de análise espectral.
(__) A resolução espacial de uma imagem de satélite determina a quantidade de detalhes que podem ser observados em uma determinada área.
(__) Sensores de sensoriamento remoto podem ser classificados em ativos e passivos, sendo que os passivos dependem da luz solar para captar imagens da superfície terrestre.
(__) O uso de imagens de satélite em monitoramento ambiental permite a detecção de desmatamento e alterações na vegetação, auxiliando na gestão territorial.
A sequência está correta em
I. O monitoramento de impactos ambientais deve incluir indicadores sociais, considerando mudanças nas condições de vida das comunidades afetadas.
II. O uso de tecnologia de sensoriamento remoto dispensa a necessidade de participação das comunidades indígenas no monitoramento ambiental.
III. O acompanhamento de impactos sociais e ambientais deve ser contínuo, permitindo ajustes nas medidas de mitigação ao longo da implementação do projeto.
Está correto o que se afirma em:
I. O sensoriamento remoto pode ser utilizado para monitorar as alterações no uso da terra em áreas indígenas, permitindo a detecção precoce de atividades ilegais, como desmatamento e invasões por madeireiros ou grileiros.
II. O sensoriamento remoto é essencial apenas para a definição de limites geográficos das terras indígenas, sendo desnecessário para a análise das dinâmicas ambientais e sociais dessas áreas.
III. O uso de imagens de satélite na demarcação de terras indígenas tem como objetivo principal garantir a precisão geoespacial dos limites territoriais, o que pode ajudar a evitar conflitos entre diferentes grupos de interesse, incluindo comunidades indígenas e produtores rurais.
IV. Tecnologias de sensoriamento remoto, quando combinadas com o uso de dados históricos e informações obtidas diretamente pelas comunidades locais, podem contribuir significativamente para a proteção e gestão das terras indígenas, assegurando que os direitos territoriais sejam respeitados e protegidos.
Está correto o que se afirma em: