Questões de Concurso
Sobre o meio ambiente em meio ambiente
Foram encontradas 1.851 questões
A professora de Ciências promoveu uma atividade para favorecer a compreensão da relação entre camada de ozônio, efeito estufa e aquecimento global.
A partir deste contexto, analise as afirmações abaixo:
I- A turma deverá concluir que o aquecimento global é consequência da intensificação do efeito estufa por parte das atividades humanas, que também favorecem o aumento do buraco na camada de ozônio.
II- É importante explicitar que o buraco na camada de ozônio é causado por reações com substâncias produzidas pelas atividades humanas que destroem o ozônio. Contudo, tal radiação não contribui de forma significativa para o aquecimento global quando comparada a tais atividades.
III- Entre as atividades humanas envolvidas no aquecimento global e aumento do buraco na camada de ozônio, a professora poderá exemplificar a queima de combustíveis fósseis e os processos industriais.
É CORRETO o que se afirma em:
Analise os gráficos abaixo para responder à questão.
DADOS SOBRE DESFLORESTAMENTO DA MATA ATLÂNTICA
FONTE: INPE– Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.
Disponível em: https://terrabrasilis.dpi.inpe.br/app/dashboard/deforestation/biomes/mata_atlantica/increments.Acesso em: 18 out. 2024.
A partir deste contexto, analise as afirmações abaixo.
I- Minas Gerais é o estado com mais ações de conservação ao longo dos anos.
II- A Paraíba tem menos de 1 mil km2 de área preservada.
III- É possível afirmar que 2009 foi o ponto de virada para a redução do desmatamento.
IV- O bioma em questão é um hotspot, ou seja, uma área com alta biodiversidade e ameaçada.
É CORRETO o que se afirma em:
I- As abelhas polinizam pomares gerando o serviço ecossistêmico de provisão.
II- O favorecimento da regulação do clima pelas florestas é um serviço ecossistêmico de regulação.
III- A ciclagem de nutrientes e a formação dos solos são ecossistêmicos de suporte.
IV- Os passeios em praias e cachoeiras geram bem e são serviços ecossistêmicos culturais.
São exemplos CORRETOS de serviços ecossistêmicos o que se afirma em:
I. O pulso de inundação coincide, na parte norte, com a estação das chuvas, e tem uma defasagem de cerca de três meses na parte sul.
II. Regimes distintos de flutuações do nível da água do solo, o chamado pulso de inundação, diferenciam a maioria das áreas úmidas no Brasil, influenciando a distribuição e a composição de comunidades de plantas e animais.
III. A estrutura e funcionamento das paisagens pantaneiras dependem dos níveis de água oscilantes: é a oscilação que promove o intercâmbio de águas, de nutrientes e de organismos entre os rios, lagos e as áreas alagáveis adjacentes.
IV. A flora da região é composta por elementos oriundos de domínios morfoclimáticos e fitogeográficos como o Cerrado, a Amazônia e o Chaco, que imigraram para o Pantanal devido a oscilações climáticas ocorridas durante o Pleistoceno, entre 2,5 milhões e 11,5 mil anos atrás.
Quais estão corretas?
(__) O organismo, a população, a comunidade, o ecossistema e a biosfera representam níveis de organização de estrutura e funcionamento ecológicos.
(__) Um habitat é uma faixa de condição que um organismo pode tolerar e a forma de vida que pode assumir.
(__) Diferentes espécies de organismos representam diferentes papéis no funcionamento do ecossistema.
Assinale a alternativa com a sequência CORRETA de cima para baixo.
É o termo utilizado para definir a relação que inclui todos os organismos vivos em um determinado ambiente físico onde o fluxo de energia interage com componentes não vivos.
ODUM, Eugene; BARRETT, Gary. Fundamentos em ecologia. 5° edição, Cengage Learning, 2015.
O termo ao qual o texto se refere é
Um estudo recente conduzido por brasileiros, com colaboradores da Europa e dos Estados Unidos, e publicado na revista Nature* com repercussão nos meios de comunicação, afirma que nossa floresta pode atingir até 2050 limiar capaz de desencadear transformações irreversíveis. Isso ligou o alarme para o que a degradação ambiental desenfreada pode causar aos ecossistemas brasileiros, principalmente o amazônico. As mudanças climáticas relatadas em estudos, a seca dos rios amazônicos, as queimadas e corte das florestas para criação de pastagens para a pecuária podem causar um efeito nocivo aos biomas brasileiros.
*Flores, B.M., Montoya, E., Sakschewski, B. et al. Critical transitions in the Amazon forest system. Nature, 626, 555–564 (2024). https://doi.org/10.1038/s41586-023-06970-0
Esse possível cenário ambiental relatado no estudo foi chamado de