Questões de Concurso
Sobre química ambiental em meio ambiente
Foram encontradas 261 questões
Expressa-se pelo quantitativo de matéria orgânica passível de estabilização por parte dos microorganismos, sendo diretamente influenciada pelo tempo de detenção hidráulica, incidência de luz, ventos, entre outros fatores.
O metal citado no texto é representado pelo símbolo químico:
O Brasil é o país com a maior quantidade de espécies de animais vertebrados terrestres ainda desconhecidas pela ciência. Trinta e cinco mil espécies de vertebrados terrestres já foram descritas, mas estimativas apontam que devam existir cerca de cinquenta mil. Porém, o financiamento para pesquisas científicas no Brasil tem sido um entrave para a conservação da biodiversidade, o que obriga os pesquisadores a produzir dados completos a partir de estudos com espécies conhecidas.
Internet: <https://oglobo.globo.com> (com adaptações).
Considerando o texto precedente e assuntos correlatos, julgue o item seguinte.
A biodiversidade consiste apenas em unidades estáticas
chamadas espécies, o que exclui desse conceito a estocagem
de carbono e os microrganismos.
As siglas NOEC (maior concentração de efeito não observado) e LOEC (menor concentração de efeito observado) são empregadas em estudos sobre toxicologia ambiental. Também a avaliação, cuja sigla é MATC, pode ser utilizada em testes de toxicidade do tipo
Aquecimento global é o resultado da intensificação do efeito estufa, ocasionado pelo significativo aumento das concentrações de “gases do efeito estufa” (GEE) na atmosfera, ou seja, gases que absorvem parte do calor que deveria ser dissipado, provocando aumento da temperatura média do planeta. No tratamento anaeróbio de águas residuárias, muito utilizado em Estações de Tratamento de Esgoto no Paraná, são formados gases de efeito estufa.
Os gases formados em sistemas anaeróbios de tratamento são:
No Paraná, na maioria das estações de tratamento de esgoto, é utilizado o tratamento anaeróbio para a remoção da matéria orgânica. Os reatores anaeróbios utilizados são do tipo RALF (Reator Anaeróbio de Leito Fluidizado), desenvolvido pelos projetistas da Companhia de Saneamento do Paraná (SANEPAR) na década de 90, ou do tipo UASB (Upflow Anaerobic Sludge Blanket), desenvolvido pelo pesquisador Lettinga, da Holanda, na década de 70. Os sistemas anaeróbios são operados pela SANEPAR, mas a primeira ETE do Estado foi construída na década de 70 e é um sistema totalmente aeróbio. Pode ser estabelecida uma série de comparações entre os sistemas, mas, atualmente, as pesquisas indicam que a combinação dos sistemas pode apresentar inúmeras vantagens.
Comparando os sistemas aeróbios e anaeróbios, considere as seguintes afirmativas:
1. No sistema aeróbio (com presença de oxigênio), a conversão da matéria orgânica é completa, sendo transformada em energia, CO2 e material celular para o crescimento bacteriano, produzindo muito lodo biológico. No sistema anaeróbio acontece a degradação da matéria orgânica em função de um consórcio de micro-organismos, porém a conversão da matéria orgânica não é completa, e pela ausência de oxigênio no meio, um dos subprodutos da conversão é o gás metano, que pode ser aproveitado como forma de energia.
2. Os sistemas anaeróbios são tecnicamente mais baratos, pois apresentam maior facilidade de operação, menores áreas e equipamentos simplificados, enquanto os sistemas aeróbios, mesmo os simplificados, como lagoas aeróbias, necessitam de grandes áreas de instalação. Quando estas não forem disponíveis, processos mecanizados podem ser implantados, requerendo o consumo de energia e o maior nível de operação, incluindo mão de obra qualificada, o que encarece o sistema.
3. O tratamento anaeróbio é eficiente na remoção de nutrientes, pois realiza maior fotossíntese, elevando o pH e promovendo a volatização da amônia (NH3) e a precipitação parcial do fósforo.
4. O sistema anaeróbio remove DBO na ordem de 80 a 90%, sendo necessário o pós-tratamento. Os sistemas aeróbios podem alcançar eficiências de remoção de DBO acima de 90%. As bactérias e sólidos sedimentáveis, voláteis e inertes, nas duas formas de tratamento, geram um subproduto denominado lodo, cuja proporção é 20% maior no processo anaeróbio do que no aeróbio.
Assinale a alternativa correta.
Segundo a NBR 10.004/ 2004, um resíduo é perigoso em função de propriedades infectocontagiosas quando possui um agente ecotóxico. Para determinação da dose letal DL50 para ingestão oral é comum o uso de ratos e uma análise em proporção direta de pesos.
Foi encomendado a um laboratório um estudo de toxicidade para medir resistência de ratos com peso de 25 g ao resíduo XX e os resultados estão na tabela a seguir.
Quantidade ingerida (mg) |
0 (controle) |
0,01 |
0,02 |
0,03 |
0,04 |
0,05 |
0,06 |
Fração que morreu após 4h |
0 |
0,01 |
0,08 |
0,27 |
0,64 |
1 |
1 |
Considerando que não ocorre sinergia entre o resíduo XX e outras toxinas e que o peso de um ser humano médio é 80 kg, a DL50 (oral) para um ser humano médio é de
Sabendo que as zonas de autodepuração se dividem em trechos, identifique a caracterização de uma zona de degradação:
Marque a alternativa que substitui corretamente a lacuna no texto acima.
1.( ) A coleta seletiva de lixo reduz significativamente a quantidade de resíduos enviados para aterros sanitários, contribuindo para a conservação ambiental.
2.( ) A coleta seletiva e a reciclagem contribuem significativamente para a redução das emissões de gases de efeito estufa, tais como N₂O e CO₂.
3.( ) Programas de coleta seletiva contribuem para a economia circular, incentivando o reaproveitamento e a reciclagem de materiais.
A sequência CORRETA é: