Questões de Concurso
Comentadas sobre saúde pública em meio ambiente
Foram encontradas 160 questões
I- Descarte correto do lixo.
II- Desperdício de água.
III- Redução do consumo de energia elétrica.
É exemplo de hábito de higiene ambiental o que se afirma em:
Considere que o governo federal tenha que decidir sobre o emprego de verbas para a melhoria dos serviços de saúde de diferentes regiões, priorizando as áreas mais carentes. Neste sentido, deveriam ser considerados indicadores demográficos, socioeconômicos, de recursos, de mortalidade, de morbidade e fatores de risco, respectivamente,
Em relação à vigilância ambiental em saúde, considere:
I. Envolve o monitoramento de problemas relacionados ao desequilíbrio do ambiente, de forma a minimizar a exposição humana a fatores prejudiciais à saúde.
II. Objetiva prevenir e controlar os fatores de risco de doenças decorrentes do ambiente e das atividades produtivas.
III. As ações relacionadas ao tema são restritas ao nível federal.
IV. A Fundação Oswaldo Cruz é uma das instituições envolvidas no tema.
V. Por estar ligado à Fundação Nacional de Saúde, o Sistema Nacional de Vigilância Ambiental em Saúde não conta com a participação de entidades privadas.
Está correto o que se afirma APENAS em
Os impactos negativos no meio ambiente, causados pelo ser humano, estão diretamente relacionados, entre outros, com:
Sobre saúde pública, epidemiologia e saneamento, leia as alternativas a seguir e assinale a CORRETA.
Determinada cidade, apesar de seu bom desenvolvimento econômico, enfrenta problemas crônicos relacionados à gestão inadequada de águas residuais e à falta de infraestrutura de saneamento básico, o que tem levado não apenas à degradação dos corpos d’água locais, mas também a problemas de saúde pública, por exemplo, alta incidência de casos de diarreia.
Em referência a essa situação hipotética, julgue o item a seguir.
A implementação de sistemas de saneamento básico
adequados pode reduzir significativamente o número de
casos de diarreia.
( ) A varrição regular de ruas e calçadas também pode ajudar a controlar a propagação de doenças transmitidas por vetores, como dengue e zika, ao eliminar recipientes e acúmulos de água que servem como criadouros para mosquitos.
( ) Um dos benefícios da varrição é a prevenção de enchentes, já que a limpeza das vias públicas impede o acúmulo de detritos que poderiam obstruir os sistemas de drenagem
( ) A varrição de ruas tem como objetivo principal, reduzir o consumo de água potável, uma vez que a limpeza frequente diminui a necessidade de lavagem com água, o que pode ser prejudicial ao meio ambiente.
I. o abastecimento de água, esgotamento sanitário e manejo de resíduos sólidos na zona rural apresenta o mesmo nível de implantação que no meio urbano.
II. na zona rural, quando se trata de saneamento básico, a falta de água potável é recorrente.
III. na zona rural, o esgotamento sanitário se faz principalmente através do uso de fossa rudimentar.
IV. a educação sanitária tem como objetivo estimular a população a adquirir costumes que promovam a saúde e evitem doenças.
V. a educação sanitária é importante em nível de comunidade, não tendo importância no contexto escolar ou em casa.
Assinale a alternativa CORRETA.
Nesse contexto, assinale a alternativa que, de acordo com o que preconizam as boas práticas de higiene, está INCORRETA.
Os laboratórios de instituições de ensino como universidades são locais potencialmente produtores de resíduos classificados como RSS (Resíduos de Serviço de Saúde) e a gestão adequada destes é regulamentada pela resolução CONAMA nº 358, de 2005, que dispõe sobre o tratamento e a disposição final dos resíduos dos serviços de saúde. Analise as afirmações a seguir e marque a alternativa que apresenta a relação de afirmações corretas, relacionadas à resolução CONAMA em questão:
I. Os resíduos de serviços de saúde devem ser acondicionados atendendo às exigências legais referentes ao meio ambiente, à saúde e à limpeza urbana, e às normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas-ABNT.
II. É facultativa a segregação dos resíduos na fonte e no momento da geração, de acordo com suas características, para fins de redução do volume dos resíduos a serem tratados e dispostos, garantindo a proteção da saúde e do meio ambiente.
III. Os veículos utilizados para coleta e transporte interno dos resíduos de serviços de saúde devem atender às exigências legais e às normas da ABNT.
IV. Cabe aos órgãos ambientais competentes dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, a fixação de critérios para determinar quais serviços serão objetos de licenciamento ambiental, do qual deverá constar o Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS).
Sobre o gerenciamento dos grupos de Resíduos de Serviços de Saúde (RSS), segundo a Resolução da Diretoria Colegiada - RDC No 222, de 28 de março de 2018, analise as afirmações a seguir:
I. As culturas e os estoques de microrganismos, bem como os meios de cultura e os instrumentais utilizados para transferência, inoculação ou mistura de culturas contendo microrganismos das classes de risco 3 e 4 podem ser tratados fora da unidade geradora, desde que este tratamento ocorra nas dependências do serviço de saúde.
II. Só podem ser destinados para compostagem forrações de animais de biotérios que não tenham risco biológico associado, os resíduos de flores, podas de árvores, jardinagem, sobras de alimentos e de seu pré-preparo, restos alimentares de refeitórios e restos alimentares de pacientes em isolamento.
III. Os RSS do Grupo B destinados à recuperação ou reutilização devem ser acondicionados em recipientes individualizados, observados os requisitos de segurança e compatibilidade.
Está correto o que se afirma em:
Conforme a Resolução da Diretoria Colegiada - RDC No 222, de 28 de março de 2018, analise as informações a seguir:
I. Os Resíduos de Serviços de Saúde (RSS) do Grupo A que não precisam ser obrigatoriamente tratados e os RSS, após o tratamento, são considerados rejeitos e devem ser acondicionados em saco preto.
II. Os sacos para acondicionamento de RSS do grupo A devem ser substituídos ao atingirem o limite de 2/3 (dois terços) de sua capacidade ou então a cada 48 (quarenta e oito) horas, independentemente do volume, visando ao conforto ambiental e à segurança dos usuários e profissionais.
III. A sala de utilidades ou expurgo pode ser compartilhada para o armazenamento temporário dos RSS dos Grupos A, B e E, devendo ser compatível com a área a ser ocupada pelos coletores em uso.
IV. O coletor utilizado para transporte interno deve ser constituído de material liso, rígido, lavável, impermeável, provido de tampa articulada ao próprio corpo do equipamento, cantos e bordas arredondados.
V. Os RSS do Grupo D devem ser acondicionados de acordo com as orientações dos órgãos locais responsáveis pelo serviço de limpeza urbana.
Está correto o que se afirma em:
Assinale a alternativa correta acerca de conceitos relacionados ao saneamento básico e saneamento ambiental e sua relação com a saúde.
( )A gestão adequada de resíduos sólidos requer não apenas a remoção eficiente de lixos e detritos, mas também um sistema integrado que inclui segregação na fonte, manuseio, armazenamento, transporte, tratamento e destinação final de forma ambientalmente inadequada.
( )O descarte adequado de lixos e detritos, sem considerar a segregação ou a classificação de resíduos, não implica em riscos significativos para a saúde pública e a integridade do meio ambiente.
Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA dos itens acima, de cima para baixo: