Questões de Concurso Sobre ações educativas em museus em museologia

Foram encontradas 36 questões

Q3106059 Museologia
No que se refere à educação museal e à educação patrimonial, julgue o item subsecutivo.

A Política Nacional de Educação Museal (PNEM) é uma orientação para a realização de ações que fortaleçam o campo profissional da educação museal e garantam condições mínimas para a realização das práticas educacionais nos museus e processos museais. 
Alternativas
Q3106058 Museologia
No que se refere à educação museal e à educação patrimonial, julgue o item subsecutivo.

O Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN), instituição que funcionou até ser transformada no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), priorizava, em seus tombamentos, a arte colonial brasileira e a arquitetura religiosa.  
Alternativas
Q3106057 Museologia
No que se refere à educação museal e à educação patrimonial, julgue o item subsecutivo.

A educação museal e a educação patrimonial tem se consolidado como campos de conhecimento distintos, com a criação de diretrizes, normativas e políticas públicas próprias.  
Alternativas
Q3106056 Museologia
No que se refere à educação museal e à educação patrimonial, julgue o item subsecutivo.

O Programa Educativo e Cultural (PEC) é um documento fundamental para orientar o planejamento dos museus, sendo inclusive dever dessas instituições elaborá-lo e implementá-lo, pois é a partir do PEC que se definem a identidade, os objetivos e as estratégias de cada instituição.
Alternativas
Ano: 2014 Banca: IADES Órgão: SEAP-DF Prova: IADES - 2014 - SEAP-DF - Analista - Museologia |
Q2875652 Museologia

Ulpiano T. Bezerra de Meneses (2000) ajuda a evitar erros recorrentes relacionados à educação em museus e aponta objetivos a serem alcançados. De acordo com esse autor, é correto afirmar que se deve

Alternativas
Q2848452 Museologia
“No processo de transformação por que passam os museus, seu papel educativo do público também vem sendo rediscutido. Tornou-se relevante a questão do aprendizado em museus, a chamada educação patrimonial, a ser introduzida no currículo das escolas”.(OLIVEIRA,2008) . De acordo com os trabalhos que vêm sendo desenvolvidos nessa área, a educação patrimonial se caracteriza como:
Alternativas
Ano: 2024 Banca: CESGRANRIO Órgão: UNEMAT Prova: CESGRANRIO - 2024 - UNEMAT - Museólogo |
Q2389033 Museologia
Considere os trechos a seguir.

A diversidade “é a representação, em um determinado sistema social, da multiplicidade de diferenças e similaridades que existem entre os indivíduos ou os grupos que os representam. [Esta noção] está, portanto, associada aos conceitos de pluralidade (...), multiplicidade ou heterogeneidade, dizendo respeito à miríade de ideias, características ou elementos distintos que distinguem os indivíduos sobre um determinado assunto, contexto ou ambiente. É (...) um vocábulo ‘incorrigivelmente plural’ e (...) incontornavelmente associado à multiplicidade de identificações culturais de cada grupo social”.

Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/revcienso/article/view/39632/98931. Acesso em: 23 nov. 2023.


A proteção e a promoção da diversidade das expressões culturais pressupõem o reconhecimento da igual dignidade e o respeito por todas as culturas, incluindo as das pessoas pertencentes a minorias e as dos povos indígenas.

Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/uploads/ckfinder/arquivos/Convencao_protecao_promocao_diversidade_das_expressoes_culturais_2005.pdf. Acesso em: 23 nov. 2023.

No que tange aos museus, a promoção da diversidade cultural é um dos seus propósitos na contemporaneidade.
No escopo desse debate e no que se refere aos povos indígenas, conclui-se que
Alternativas
Ano: 2024 Banca: CESGRANRIO Órgão: UNEMAT Prova: CESGRANRIO - 2024 - UNEMAT - Museólogo |
Q2389022 Museologia
Autores como Desvallées e Mairesse (2014) definem um conceito-chave na área da Museologia como “[...] um conjunto de valores, de conceitos, de saberes e de práticas que têm como fim o desenvolvimento do visitante”.
Trata-se do conceito de
Alternativas
Q2241907 Museologia
Os museus desempenham uma importante função educativa na sociedade contemporânea. Sobre esse assunto, analisar os itens abaixo:
I. Na contemporaneidade, reconhece-se que o papel dos museus vai além da mera documentação, envolvendo também a responsabilidade de denunciar, criticar e promover reflexões.
II. Os museus são menos relevantes atualmente devido à disponibilidade generalizada de informações online e às tecnologias digitais interativas.
III. A função educativa atribuída ao museu na sociedade permitiu uma ampliação das práticas museológicas, bem como uma abertura para a discussão sobre o papel do museu na sociedade contemporânea.

Está(ão) CORRETO(S):
Alternativas
Q2183846 Museologia
Museus têm caráter educativo desde seu início. No entanto, essas instituições produziram exposições tidas como civilizadoras, que distanciavam o público do museu.
Em meados do século XX, no campo das artes, o Masp (Museu de Arte de São Paulo) começa a se relacionar com o público de uma forma inovadora, usada até hoje, que é o(a):
Alternativas
Q2034368 Museologia
Atividades variadas que visam promover a aproximação entre indivíduos ou coletividades e obras de cultura e arte em espaços de museus. Essa aproximação é realizada para facilitar a compreensão da obra, seu conhecimento sensível e intelectual, e iniciar indivíduos e coletividades na prática efetiva de uma determinada atividade cultural.
A descrição se refere:
Alternativas
Q2034366 Museologia
O sentido da ação educativa em um museu de arte é caracterizado corretamente na seguinte opção:
Alternativas
Q2034359 Museologia
A Casa de Cultura Jorge Amado foi fundada em 1997, em Ilhéus (BA), no palacete em estilo neoclássico, onde o escritor morou grande parte de sua vida. Nesse espaço cultural, o turista é guiado pelos cômodos da casa e pode aprender sobre a cultura do cacau, a vida e o cotidiano do escritor baiano. Para que essa visita guiada possa ser considerada uma atividade de educação patrimonial, é necessário que compreenda ações de: 
Alternativas
Ano: 2016 Banca: UFMG Órgão: UFMG Prova: UFMG - 2016 - UFMG - Museólogo |
Q1761591 Museologia

Com a noção de “alfabetização museológica”, Ulpiano B. Meneses (1994) propõe que os museus prepararem seu público para interpretar as exposições a partir do domínio de suas convenções.


Assinale, dentre as ações propostas abaixo, qual delas poderia ser utilizada para trabalhar essa noção junto ao público.

Alternativas
Q1256024 Museologia
Carla G. Carneiro (2014, p. 455) discute alguns problemas que considera óbvios ou recorrentes no desenvolvimento de ações de educação patrimonial em sítios arqueológicos. Assinale a alternativa que não apresenta dificuldades inerentes às ações educativas nesses sítios.
Alternativas
Ano: 2016 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: FUB
Q1220189 Museologia
No que tange à educação em museus, julgue o item seguinte.
Conhecer o perfil e os interesses do público visitante de um museu é necessário para o desenvolvimento de ações educativas que sejam direcionadas a certos conteúdos ou atendam às especificidades de determinada parcela do público
Alternativas
Ano: 2010 Banca: CONSULPLAN Órgão: Prefeitura de Itabaiana - SE
Q1189911 Museologia
Sobre o museu como espaço cultural e educativo na atividade turística, analise: 
I. O museu pode ser um espaço alternativo para passeio em período de férias ou visita alternativa nos intervalos de trabalho. 
II. O museu deve estar a serviço da sociedade e de seu desenvolvimento, aberto ao público. 
III. Como instituição, o museu deve estar aberto à pesquisa dos testemunhos materiais do homem e de seu entorno que os adquire, conserva e comunica. 
IV. Uma visão interdisciplinar e organizacional aprimorada, nos leva a uma relação maior com a atividade do turismo e do lazer, que contam cada vez mais com os museus.   
Estão corretas apenas as alternativas: 
Alternativas
Ano: 2016 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: FUB Prova: CESPE - 2016 - FUB - Museólogo |
Q756716 Museologia

No que se refere a ações educativas desenvolvidas pelos museus, julgue o item subsecutivo.

Mediação é uma estratégia de comunicação que apresenta caráter educativo e mobiliza diversas técnicas para fornecer aos visitantes os meios de melhor compreender certos aspectos das coleções expostas.

Alternativas
Ano: 2016 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: FUB Prova: CESPE - 2016 - FUB - Museólogo |
Q756715 Museologia

No que se refere a ações educativas desenvolvidas pelos museus, julgue o item subsecutivo.

Os audioguias são vantajosos em relação a mediadores humanos porque disponibilizam um volume de informação virtualmente infinito e, uma vez que constituem equipamentos individuais, favorecem a aprendizagem pelo visitante usuário, que não se distrairá com eventuais conversas entre outros visitantes.

Alternativas
Ano: 2016 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: FUB Prova: CESPE - 2016 - FUB - Museólogo |
Q756714 Museologia

No que se refere a ações educativas desenvolvidas pelos museus, julgue o item subsecutivo.

Para que uma visita educativa seja bem-sucedida, o mediador deve dominar o conteúdo a ser apresentado e considerar que o público visitante é leigo e certamente desconhece os assuntos da exposição.

Alternativas
Respostas
1: E
2: C
3: C
4: E
5: B
6: C
7: C
8: D
9: D
10: D
11: E
12: D
13: D
14: A
15: C
16: C
17: D
18: C
19: E
20: E