Questões de Concurso
Sobre ações educativas em museus em museologia
Foram encontradas 37 questões
A função educativa dos museus foi amplamente discutida no “Seminário Regional da Unesco”, em 1958, na cidade do Rio de Janeiro, o que já denotava uma preocupação profissional com a problemática educacional dos museus [...] Nesse Seminário, segundo Toral (1995, p. 9), “o museu deveria desenclausurar-se não somente através de programas didáticos dirigidos à educação formal, como também da utilização de outros meios a seu alcance como o rádio, o cinema, a televisão, para atingir, assim, camadas mais amplas da população e poder melhor difundir sua mensagem”.
(CRESPO TORAL, Hernan, 1995.)
Ao longo do tempo, os museus têm sido vistos como locais de preservação do patrimônio cultural e da memória, sendo que esse papel é claro e inequívoco. Em relação ao seu viés educativo, os museus:
A Política Nacional de Educação Museal (PNEM) é uma orientação para a realização de ações que fortaleçam o campo profissional da educação museal e garantam condições mínimas para a realização das práticas educacionais nos museus e processos museais.
O Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN), instituição que funcionou até ser transformada no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), priorizava, em seus tombamentos, a arte colonial brasileira e a arquitetura religiosa.
A educação museal e a educação patrimonial tem se consolidado como campos de conhecimento distintos, com a criação de diretrizes, normativas e políticas públicas próprias.
O Programa Educativo e Cultural (PEC) é um documento fundamental para orientar o planejamento dos museus, sendo inclusive dever dessas instituições elaborá-lo e implementá-lo, pois é a partir do PEC que se definem a identidade, os objetivos e as estratégias de cada instituição.
A diversidade “é a representação, em um determinado sistema social, da multiplicidade de diferenças e similaridades que existem entre os indivíduos ou os grupos que os representam. [Esta noção] está, portanto, associada aos conceitos de pluralidade (...), multiplicidade ou heterogeneidade, dizendo respeito à miríade de ideias, características ou elementos distintos que distinguem os indivíduos sobre um determinado assunto, contexto ou ambiente. É (...) um vocábulo ‘incorrigivelmente plural’ e (...) incontornavelmente associado à multiplicidade de identificações culturais de cada grupo social”.
Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/revcienso/article/view/39632/98931. Acesso em: 23 nov. 2023.
A proteção e a promoção da diversidade das expressões culturais pressupõem o reconhecimento da igual dignidade e o respeito por todas as culturas, incluindo as das pessoas pertencentes a minorias e as dos povos indígenas.
Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/uploads/ckfinder/arquivos/Convencao_protecao_promocao_diversidade_das_expressoes_culturais_2005.pdf. Acesso em: 23 nov. 2023.
No que tange aos museus, a promoção da diversidade cultural é um dos seus propósitos na contemporaneidade.
No escopo desse debate e no que se refere aos povos indígenas, conclui-se que
Trata-se do conceito de
I. Na contemporaneidade, reconhece-se que o papel dos museus vai além da mera documentação, envolvendo também a responsabilidade de denunciar, criticar e promover reflexões.
II. Os museus são menos relevantes atualmente devido à disponibilidade generalizada de informações online e às tecnologias digitais interativas.
III. A função educativa atribuída ao museu na sociedade permitiu uma ampliação das práticas museológicas, bem como uma abertura para a discussão sobre o papel do museu na sociedade contemporânea.
Está(ão) CORRETO(S):
Em meados do século XX, no campo das artes, o Masp (Museu de Arte de São Paulo) começa a se relacionar com o público de uma forma inovadora, usada até hoje, que é o(a):
A descrição se refere:
Com a noção de “alfabetização museológica”, Ulpiano B. Meneses (1994) propõe que os museus prepararem seu público para interpretar as exposições a partir do domínio de suas convenções.
Assinale, dentre as ações propostas abaixo, qual delas poderia ser utilizada para trabalhar essa noção
junto ao público.
Conhecer o perfil e os interesses do público visitante de um museu é necessário para o desenvolvimento de ações educativas que sejam direcionadas a certos conteúdos ou atendam às especificidades de determinada parcela do público
No que se refere a ações educativas desenvolvidas pelos museus, julgue o item subsecutivo.
Mediação é uma estratégia de comunicação que apresenta
caráter educativo e mobiliza diversas técnicas para fornecer
aos visitantes os meios de melhor compreender certos aspectos
das coleções expostas.
No que se refere a ações educativas desenvolvidas pelos museus, julgue o item subsecutivo.
Os audioguias são vantajosos em relação a mediadores
humanos porque disponibilizam um volume de informação
virtualmente infinito e, uma vez que constituem equipamentos
individuais, favorecem a aprendizagem pelo visitante usuário,
que não se distrairá com eventuais conversas entre outros
visitantes.
No que se refere a ações educativas desenvolvidas pelos museus, julgue o item subsecutivo.
Para que uma visita educativa seja bem-sucedida, o mediador
deve dominar o conteúdo a ser apresentado e considerar que o
público visitante é leigo e certamente desconhece os assuntos
da exposição.
No que se refere a ações educativas desenvolvidas pelos museus, julgue o item subsecutivo.
Entre os diferentes tipos de mediação existentes, a
visita-descoberta é a menos indicada a museus de arte, visto
que ela envolve interatividade e atividades ou jogos dentro do
espaço expositivo.
No que tange à educação em museus, julgue o item seguinte.
As ações educativas desenvolvidas pelos museus são
consideradas ações de educação formal.