Questões de Concurso Sobre arte e musealização em museologia

Foram encontradas 22 questões

Q3089480 Museologia
Sobre os movimentos artísticos Renascimento, Maneirismo e Barroco, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3089476 Museologia
Sobre as tipologias de obras de arte, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3074978 Museologia
A curadoria de exposições de arte contemporânea, em museus, exige do profissional a capacidade de:
Alternativas
Q3074975 Museologia
A relação entre museus e arte contemporânea tem sido marcada por tensões e desafios. Uma das principais críticas à atuação dos museus nesse campo é:
Alternativas
Q3074970 Museologia
A musealização, enquanto processo de atribuição de valor e significado a objetos e práticas culturais, envolve uma série de etapas e procedimentos que:
Alternativas
Ano: 2024 Banca: Quadrix Órgão: IBICT Prova: Quadrix - 2024 - IBICT - Tecnologista - Museu |
Q2509270 Museologia
    Uma pessoa residente em uma comunidade próxima ao museu leva um objeto à instituição com a intenção de doá‑lo.  
Com base nessa situação hipotética e na avaliação dos procedimentos iniciais que a instituição deve adotar antes de aceitar o objeto, julgue o item.
A etapa de análise do objeto é, também, seu processo de musealização, ou seja, ele deixará de ter uma função cotidiana e passará a ter uma função simbólica.
Alternativas
Ano: 2024 Banca: Quadrix Órgão: IBICT Prova: Quadrix - 2024 - IBICT - Tecnologista - Museu |
Q2509246 Museologia
Acerca dos movimentos “nova museologia” e “Sociomuseologia”, julgue o item.
A museologia social emergiu como uma abordagem que busca utilizar os museus como ferramentas para promover a cidadania, os direitos humanos e diversos outros direitos, incluindo dos trabalhadores, das mulheres, dos povos indígenas, dos negros e da comunidade LGBT+.
Alternativas
Ano: 2024 Banca: Quadrix Órgão: IBICT Prova: Quadrix - 2024 - IBICT - Tecnologista - Museu |
Q2509227 Museologia
Considerando a noção de patrimônio em suas diferentes categorias e os instrumentos para sua identificação e proteção, julgue o item.
Segundo a Convenção para a Proteção do Patrimônio Cultural e Natural Mundial da UNESCO (1972), são considerados parte do patrimônio cultural ou natural mundial: conjuntos urbanos que exibem uma unidade arquitetônica significativa ou uma harmoniosa integração paisagística; monumentos naturais de valor universal excepcional, seja por sua estética ou importância científica; e grutas que ostentam inscrições e pinturas com valor excepcional sob a ótica histórica ou científica.
Alternativas
Q2217979 Museologia
O relatório representa um desafio para as capitais europeias com um volume de obras das antigas colônias semelhante ao da França, onde haveria pelo menos 90000 objetos procedentes da África subsaariana; 70000 deles são mantidos no Museu do Quai Branly, em Paris. Londres, Berlim, Bruxelas e Viena deram, nos últimos anos, sinais de abertura. Por exemplo, o Museu Britânico lidera o grupo de diálogo da cidade de Benin, que encabeça a criação de um centro etnográfico na antiga Edo, situada ao sul da atual Nigéria, com empréstimos que cederia ao grande museu londrino. Na Alemanha, o Ministério da Cultura anunciou há alguns meses novas subvenções para pesquisar a origem das obras que serão expostas no novo Humboldt Forum, em pleno debate público sobre a questão. Na Bélgica, o antigo Museu Real da África Central, que possui 180.000 objetos originários do continente, reabriu no início do mês rebatizado como Museu África e com um percurso repensado, que pretende refletir uma simetria entre europeus e africanos, segundo seus responsáveis.
O debate apontado pelo Relatório Sarr-Savoy (2018), a partir do levantamento de peças não ocidentais nos museus europeus e suas condições de aquisição, colocou na pauta
Alternativas
Ano: 2022 Banca: FEPESE Órgão: UDESC Prova: FEPESE - 2022 - UDESC - Desenhista Gráfico |
Q1994605 Museologia
Segundo Dempsey (2010), a arte conceitual foi um movimento artístico internacional sugido no final da década de 1960 e início da década de 1970 com expoentes como Joseph Kosuth, Sol Lewit, e Joseph Beuys, entre outros. No Brasil, é referência o trabalho crítico de Cildo Meireles. As ideias da arte conceitual continuam a fazer parte da arte contemporânea atual. Atualmente, artistas cujas obras não podem ser facilmente encaixadas em categorias são chamados de artistas conceituais.
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) em relação ao assunto.

( ) Arte conceitual, também designada como arte da ideia ou arte da informação, é a arte em que ideias ou conceitos substituem a verdadeira obra. A arte conceitual questiona a obra de arte, incluindo o corpo e o intelecto do espectador na criação e recepção da arte.
( ) Os formatos de apresentação da arte conceitual são documentos, propostas escritas, filmes, vídeos, performances, fotografias, instalações, mapas ou fórmulas matemáticas, ou seja, formatos que sejam visualmente desinteressantes para enfatizar a ideia que eles transmitem.
( ) No plano do conteúdo da arte conceitual, há uma pluralidade de discursos, desde preocupações com a linguagem e a criação de narrativas, à politização dos discursos das vidas e instituições, assim como críticas às estruturas de poder da arte e condições sociais, econômicas e políticas no mundo.
( ) A arte conceitual efetuou a redescoberta da pintura no mercado de arte, cuja inevitável assimilação se tornou veículo primordial para sua popularização na sociedade contemporânea. Sua influência sobre o design gráfico da década de 1980 foi notória, sobretudo durante o período pós-moderno.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Alternativas
Ano: 2022 Banca: FEPESE Órgão: UDESC Prova: FEPESE - 2022 - UDESC - Desenhista Gráfico |
Q1994604 Museologia
Em 1965, as primeiras imagens geradas por computador são expostas em Nova York e Stuttgart, na Alemanha. A primeira exposição de arte computadorizada tem lugar em Paris em 1971. Apesar da simplicidade, as imagens exibidas dão início a uma nova categoria da arte contemporânea que não cessa de incorporar cada vez mais possibilidades: a arte digital.
Assinale a alternativa que define corretamente arte digital.
Alternativas
Ano: 2022 Banca: FEPESE Órgão: UDESC Prova: FEPESE - 2022 - UDESC - Desenhista Gráfico |
Q1994603 Museologia
A Op art adota ilusões de óptica com a finalidade de provocar uma confusão dos processos normais de percepção do espectador da obra de arte, de acordo com Dempsey (2010).
Assinale a alternativa que apresenta apenas as características da op art:
Alternativas
Ano: 2022 Banca: FEPESE Órgão: UDESC Prova: FEPESE - 2022 - UDESC - Desenhista Gráfico |
Q1994602 Museologia
A imagem ao lado mostra um cartaz de autoria do designer Milton Glaser, cuja influência do movimento pop arte é citada pela historiadora da arte Amy Dempsey (2010). Nesse sentido, Dempsey aponta duas tendências na difusão da pop art , sobretudo na Europa e nos Estados Unidos na década de 1960 em diante: 1. A arte pop circunscrita ao domínio das artes visuais; 2. Pop como uma definição cultural mais ampla: música pop, ficção pop, cultura pop, etc.
Imagem associada para resolução da questão



Analise as afirmativas abaixo com relação às características da pop art presentes no cartaz de Glaser.


1. Faz uso de imagens de celebridades da época em colagens, serigrafias ou outras técnicas.
2. Usa readymades, objetos deslocados de seu contexto familiar que são reposicionados em novo contexto como obra de arte.
3. Faz uma afirmação política radical e utópica, buscando resgatar a arte da exploração comercial, numa postura anticonsumista.
4. Inspira-se no design comercial e na cultura popular. No caso do cartaz, o uso de cores intensas e de formas sinuosas demonstram as tendências psicodélicas populares da época.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Alternativas
Ano: 2022 Banca: FEPESE Órgão: UDESC Prova: FEPESE - 2022 - UDESC - Desenhista Gráfico |
Q1994601 Museologia
Até a década de 1920, a arte brasileira exibida nos circuitos oficiais se restringia à arte acadêmica. A Semana de Arte de 1922, realizada no Teatro Municipal em São Paulo, é considerada por alguns críticos de arte como o marco divisor da arte no Brasil por apresentar novas tendências à produção artística nacional.
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) com relação à Semana de Arte de 1922.

( ) Visava traçar um perfil mais livre, com a quebra de cânones que impediam a renovação da criatividade artística: renovar o estagnado ambiente artístico e cultural de São Paulo e do país, dominado pelas reproduções de obras acadêmicas impressionistas.
( ) Necessidade de “descobrir” ou “redescobrir” o Brasil, repensando-o de modo a desvinculá-lo, esteticamente, das amarras que ainda o prendiam à Europa.
( ) As obras mostradas no saguão do Teatro Municipal suscitaram reações divididas, inclusive a indignação dos visitantes.
( ) Foi uma semana que possibilitou a divulgação de diversos meios artísticos como música, arquitetura, pintura, escultura e design de produtos inspirados no neoconcretismo.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo. 
Alternativas
Ano: 2016 Banca: UFMG Órgão: UFMG Prova: UFMG - 2016 - UFMG - Museólogo |
Q1761597 Museologia
Eram objetivos da organização das coleções em exposição nas Galerias Nacionais e Museus Nacionais de Arte criados no século XIX, EXCETO:
Alternativas
Ano: 2016 Banca: UFMG Órgão: UFMG Prova: UFMG - 2016 - UFMG - Museólogo |
Q1761594 Museologia
Para transportar um acervo de telas que será utilizado numa exposição, é CORRETO afirmar que o acervo deverá ser embalado
Alternativas
Ano: 2018 Banca: CCV-UFC Órgão: UFC
Q1214246 Museologia
Criada em Fortaleza, em 1944, a Sociedade Cearense de Artes Plásticas (SCAP) cuja origem remete ao Centro Cultural de Belas Artes (CCBA), primeira entidade inteiramente dedicada às artes visuais na capital cearense. A SCAP tem se destacado na afirmação de qual tipo de arte no Ceará? 
Alternativas
Ano: 2011 Banca: FEPESE Órgão: Prefeitura de Tijucas - SC
Q1206164 Museologia
O texto:
“Designação genérica do processo de concepção, organização e montagem da exposição pública. Inclui todos os passos necessários à exposição de um acervo, quais sejam: conceituação, documentação e seleção do acervo, produção de textos, publicações e planejamento da disposição física dos objetos.”
Julião, 2006: 29
é coerente com a definição de:
Alternativas
Ano: 2016 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: FUB Prova: CESPE - 2016 - FUB - Taxidermista |
Q756801 Museologia

Acerca das ações de curadoria relacionadas à conservação e à preservação de coleções biológicas, julgue o item subsequente.

As plumagens de aves taxidermizadas são materiais frágeis, por isso devem ser higienizadas com pincéis de cerdas finas e macias, seguindo-se o movimento em sentido contrário ao das hastes.

Alternativas
Ano: 2016 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: FUB Prova: CESPE - 2016 - FUB - Taxidermista |
Q756800 Museologia

Acerca das ações de curadoria relacionadas à conservação e à preservação de coleções biológicas, julgue o item subsequente.

A higienização de animais taxidermizados requer, muitas vezes, a eliminação de gorduras, o que pode ser feito mediante cuidadosa aplicação de espuma de detergente neutro, observando-se possíveis fragilidades da peça.

Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: B
4: C
5: D
6: C
7: C
8: C
9: A
10: A
11: B
12: E
13: C
14: D
15: A
16: D
17: D
18: E
19: E
20: C