Questões de Museologia - Arte e Musealização para Concurso

Foram encontradas 16 questões

Ano: 2024 Banca: Quadrix Órgão: IBICT Prova: Quadrix - 2024 - IBICT - Tecnologista - Museu |
Q2509270 Museologia
    Uma pessoa residente em uma comunidade próxima ao museu leva um objeto à instituição com a intenção de doá‑lo.  
Com base nessa situação hipotética e na avaliação dos procedimentos iniciais que a instituição deve adotar antes de aceitar o objeto, julgue o item.
A etapa de análise do objeto é, também, seu processo de musealização, ou seja, ele deixará de ter uma função cotidiana e passará a ter uma função simbólica.
Alternativas
Ano: 2024 Banca: Quadrix Órgão: IBICT Prova: Quadrix - 2024 - IBICT - Tecnologista - Museu |
Q2509246 Museologia
Acerca dos movimentos “nova museologia” e “Sociomuseologia”, julgue o item.
A museologia social emergiu como uma abordagem que busca utilizar os museus como ferramentas para promover a cidadania, os direitos humanos e diversos outros direitos, incluindo dos trabalhadores, das mulheres, dos povos indígenas, dos negros e da comunidade LGBT+.
Alternativas
Ano: 2024 Banca: Quadrix Órgão: IBICT Prova: Quadrix - 2024 - IBICT - Tecnologista - Museu |
Q2509227 Museologia
Considerando a noção de patrimônio em suas diferentes categorias e os instrumentos para sua identificação e proteção, julgue o item.
Segundo a Convenção para a Proteção do Patrimônio Cultural e Natural Mundial da UNESCO (1972), são considerados parte do patrimônio cultural ou natural mundial: conjuntos urbanos que exibem uma unidade arquitetônica significativa ou uma harmoniosa integração paisagística; monumentos naturais de valor universal excepcional, seja por sua estética ou importância científica; e grutas que ostentam inscrições e pinturas com valor excepcional sob a ótica histórica ou científica.
Alternativas
Q2217979 Museologia
O relatório representa um desafio para as capitais europeias com um volume de obras das antigas colônias semelhante ao da França, onde haveria pelo menos 90000 objetos procedentes da África subsaariana; 70000 deles são mantidos no Museu do Quai Branly, em Paris. Londres, Berlim, Bruxelas e Viena deram, nos últimos anos, sinais de abertura. Por exemplo, o Museu Britânico lidera o grupo de diálogo da cidade de Benin, que encabeça a criação de um centro etnográfico na antiga Edo, situada ao sul da atual Nigéria, com empréstimos que cederia ao grande museu londrino. Na Alemanha, o Ministério da Cultura anunciou há alguns meses novas subvenções para pesquisar a origem das obras que serão expostas no novo Humboldt Forum, em pleno debate público sobre a questão. Na Bélgica, o antigo Museu Real da África Central, que possui 180.000 objetos originários do continente, reabriu no início do mês rebatizado como Museu África e com um percurso repensado, que pretende refletir uma simetria entre europeus e africanos, segundo seus responsáveis.
O debate apontado pelo Relatório Sarr-Savoy (2018), a partir do levantamento de peças não ocidentais nos museus europeus e suas condições de aquisição, colocou na pauta
Alternativas
Ano: 2022 Banca: FEPESE Órgão: UDESC Prova: FEPESE - 2022 - UDESC - Desenhista Gráfico |
Q1994605 Museologia
Segundo Dempsey (2010), a arte conceitual foi um movimento artístico internacional sugido no final da década de 1960 e início da década de 1970 com expoentes como Joseph Kosuth, Sol Lewit, e Joseph Beuys, entre outros. No Brasil, é referência o trabalho crítico de Cildo Meireles. As ideias da arte conceitual continuam a fazer parte da arte contemporânea atual. Atualmente, artistas cujas obras não podem ser facilmente encaixadas em categorias são chamados de artistas conceituais.
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) em relação ao assunto.

( ) Arte conceitual, também designada como arte da ideia ou arte da informação, é a arte em que ideias ou conceitos substituem a verdadeira obra. A arte conceitual questiona a obra de arte, incluindo o corpo e o intelecto do espectador na criação e recepção da arte.
( ) Os formatos de apresentação da arte conceitual são documentos, propostas escritas, filmes, vídeos, performances, fotografias, instalações, mapas ou fórmulas matemáticas, ou seja, formatos que sejam visualmente desinteressantes para enfatizar a ideia que eles transmitem.
( ) No plano do conteúdo da arte conceitual, há uma pluralidade de discursos, desde preocupações com a linguagem e a criação de narrativas, à politização dos discursos das vidas e instituições, assim como críticas às estruturas de poder da arte e condições sociais, econômicas e políticas no mundo.
( ) A arte conceitual efetuou a redescoberta da pintura no mercado de arte, cuja inevitável assimilação se tornou veículo primordial para sua popularização na sociedade contemporânea. Sua influência sobre o design gráfico da década de 1980 foi notória, sobretudo durante o período pós-moderno.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: C
4: A
5: A